PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: As três qualidades do cristão.

As três qualidades do cristão.


   17 de setembro de 2024.   

Terça-feira da 24ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Lc 7,11-17

Naquele tempo, 11Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 12Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. 13Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chores!”
14Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” 15O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. 16Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”. 17E a notícia do fato espalhou-se pela Judéia inteira e por toda a redondeza.



   Meditação.   


Deus veio visitar o seu povo (Lc 7, 16)

Os tempos mudaram. E o cristão, mudou? Na sua essência, não. Ser cristão não é moda que passa. É um modo de ser e viver dos seguidores de Jesus Cristo. Mas, claro, em cada tempo há alguma qualidade que torna mais significativo o seu modo de ser e de agir. No evangelho de hoje, reconhecemos pelo menos três qualidades do cristão de ontem e de hoje. Cristão é o que segue os passos do Mestre, o que o imita em seu caminho humano.

Jesus entrou na cidade de Naim. Chegou acompanhado dos discípulos e de muita gente que o seguia. Encontrou um enterro saindo da cidade. Uma situação de dor e sofrimento: uma viúva que perdera seu único filho, um jovem. Consolou a pobre senhora. Parou o enterro, mandou o moço levantar-se. Comoção, júbilo, festa. Deus visitou o seu povo: concluiu a multidão. E a voz espalhou a alegria do Reino que estava chegando como saúde, inclusão, solidariedade, vida.

A primeira qualidade do cristão, hoje, é a abertura para os outros. Jesus não foi um profeta com um endereço fixo. Nesse episódio de Naim, ele aparece chegando a essa pequena cidade. Ele circulava por todo o país, indo ao encontro do povo nos povoados, nas cidades, nos sítios. Participava com o seu povo das peregrinações a Jerusalém. Como expressou numa parábola, ele buscava a ovelha que se perdeu, até encontrá-la. E essa tem que ser a postura do cristão: alguém que superou o egoísmo e está voltado para os outros, para o mundo, não mais centrado em si mesmo; alguém que vive uma atitude missionária de abertura ao encontro com o outro. Naquela grande reunião dos bispos da América Latina em Aparecida, o grande compromisso foi esse: ajudar os cristãos a serem mais missionários.

A segunda qualidade do cristão, hoje, é a solidariedade. Nessa história do enterro de Naim, isso apareceu claro em Jesus. Ele encheu-se de compaixão, diz o texto, e foi consolar a viúva. Foi a compaixão que o moveu a deixar os planos de descanso e dedicar-se a ensinar àquele povo todo do outro lado do mar. Ele sensibilizava-se pelo sofrimento, deixava-se tocar pela dor dos outros. Tornava viva aquela palavra dita a Moisés, no Monte Sinai: “Ouvi os clamores do 
meu povo e desci para libertá-lo”. A solidariedade, a compaixão é a marca de Jesus, e tem que ser a marca do cristão também. No meio de tanto sofrimento, de tantos dramas humanos – o desemprego, a solidão, a injustiça, a dependência das drogas, a violência – o cristão há de ter o mesmo coração solidário do Senhor.

A terceira qualidade do cristão, hoje, é a defesa da vida. Jesus parou o enterro e devolveu o jovem vivo à sua mãe. Com as obras, realizava o seu mote: “Eu vim para que todos tenham vida”. Todas as histórias do evangelho são histórias de resgate, de inclusão, de defesa da vida, de promoção da dignidade das pessoas. Como ser um seguidor de Jesus e não ter compromisso com a vida, com a cidadania, a dignidade da pessoa humana, a sustentabilidade do planeta? Compromisso com a vida se traduz concretamente na luta contra o aborto e a pena de morte, contra as drogas, a discriminação, a desigualdade, em favor do salário digno, em defesa da família, do meio ambiente, da paz.





Guardando a mensagem

Jesus chegou à pequena cidade de Naim e encontrou um enterro de um moço, filho único da viúva. Admiramos no Mestre a sua preocupação com os outros, os seus deslocamentos para encontrar o povo em suas realidades. Abertura para os outros. Vemos como ele teve compaixão daquela viúva e mostrou-se próximo daquela família. Solidariedade. Em atenção àquela situação, ele parou o enterro e ressuscitou o morto. E encheu de alegria a sua mãezinha viúva. Defesa da vida. Essas são três qualidades que o cristão precisa ter hoje: abertura para os outros, solidariedade e defesa da vida. Nisto, imita Jesus.

Deus veio visitar o seu povo (Lc 7, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

providencialmente, barraste o enterro daquele jovem, em Naim. Infelizmente, um número surpreendente de jovens, hoje, está naquela mesma condição daquele filho da viúva: tendo a vida ceifada pela violência urbana, pelos acidentes de trânsito, pelas drogas, pela depressão, pelo suicídio. Senhor, hoje somos nós que, à tua imitação e com a tua graça, precisamos barrar essa procissão de morte dos jovens. Aprendemos contigo a ser pessoas abertas às necessidades dos outros, solidárias e comprometidas com a vida, como tu. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze, hoje, pelos jovens de sua família e de sua comunidade. Peça ao Senhor a graça de imitá-lo na defesa da vida, da saúde, da dignidade de todos, particularmente dos mais sofridos e desamparados. 

Comunicando

Começamos, ontem, o curso bíblico sobre o Profeta Ezequiel. Fiquei muito contente em ver a quantidade de pessoas participando, demonstrando um grande interesse pelo estudo da Palavra de Deus. O e-book com o conteúdo do curso foi entregue, nos grupos de estudo, em duas versões: uma para leitura no celular e outra para impressão (muita gente quer ter o texto em mãos). Escrevi esse e-book especialmente para ser lido pessoalmente. Lendo-o, você terá uma visão completa do livro bíblico de Ezequiel. Hoje, os grupos ficam abertos das 13 às 15 horas, para receber a resposta à pergunta do dia: 'Qual foi a missão do profeta Ezequiel?'. O material da aula de ontem já está nos grupos de estudo. No caso de você ainda não estar inscrito(a), acesse o site sympla.com.br ou faça contato pelo whatsapp 81 3224-9284.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


INSCRIÇÃO PARA O CURSO BÍBLICO





Pelo Sympla: 



Pelo Whatsapp:

81 3224-9284

9 comentários:

  1. evangeli.net
    200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
    1

    Novos Quiz de perguntas: História da Igreja através dos santos
    + Info
    Família
    Meditando
    Master
    Meditando o Evangelho de hoje Evangelho de hoje + homilía (de 300 palavras)
    terça-feira 17 Setembro 2024
    Ver santos: Santa Hildegarda de Bingen, virgem e doutora da Igreja
    Terça-Feira da 24ª semana do Tempo Comum
    Baixar
    Compartilhar
    Ver 1ª Leitura e Salmo Responsorial
    Evangelho (Lc 7,11-17): Naquele tempo, Jesus foi a uma cidade chamada Naim. Os seus discípulos e uma grande multidão iam com ele. Quando chegou à porta da cidade, coincidiu que levavam um morto para enterrar, um filho único, cuja mãe era viúva. Uma grande multidão da cidade a acompanhava. Ao vê-la, o Senhor encheu-se de compaixão por ela e disse: «Não chores!». Aproximando-se, tocou no caixão, e os que o carregavam pararam. Ele ordenou: «Jovem, eu te digo, levanta-te!». O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram tomados de temor e glorificavam a Deus dizendo: «Um grande profeta surgiu entre nós», e: «Deus veio visitar o seu povo». Esta notícia se espalhou por toda a Judeia e pela redondeza inteira.
    «Jovem, eu te digo, levanta-te!»

    Rev. D. Joan SERRA i Fontanet
    (Barcelona, Espanha)
    Hoje se encontram duas comitivas. Uma comitiva que acompanha à morte e a outra que acompanha à vida. Uma pobre viúva seguida por seus familiares e amigos, levava o seu filho ao cemitério e de repente, vê a multidão que ia com Jesus. As duas comitivas se cruzam e se param, e Jesus lhe diz à mãe que ia enterrar o seu filho: «Não chores» (Lc 7,13). Todos ficam olhando Jesus, que não permanece indiferente a dor e ao sofrimento daquela pobre mãe, mas, pelo contrário, se compadece e lhe devolve a vida ao seu filho. E, é que encontrar a Jesus é encontrar a vida, pois Jesus disse de si mesmo: «Eu sou a ressurreição e a vida» (Jo 11,25). São Bráulio de Saragoça escreve: «A esperança da ressurreição deve-nos confortar, porque voltaremos a ver no céu a quem perdemos aqui».

    Com a leitura do fragmento do Evangelho que nos fala da ressurreição do jovem de Naim, poderia salientar a divindade de Jesus e insistir nela, dizendo que somente Deus pode voltar um jovem à vida; mas hoje preferiria salientar a sua humanidade, para não ver Jesus como um ser alheio, como um personagem tão diferente de nós, ou como alguém tão excessivamente importante que não nos inspire a confiança que pode nos inspirar um bom amigo.

    Os cristãos devemos saber imitar Jesus. Devemos pedir a Deus a graça de ser Cristo para os demais. Tomara que todo aquele que nos veja, possa contemplar uma imagem viva de Jesus na terra! Quem via São Francisco de Assis, por exemplo, via a imagem viva de Jesus. Os santos são aqueles que levam Jesus nas suas palavras e obras e imitam seu modo de atuar e a sua bondade. A nossa sociedade precisa de santos e você pode ser um deles no seu lugar.

    Pensamentos para o Evangelho de hoje
    «Cristo é a encarnação definitiva da misericórdia, seu sinal vivente » (São Joao Paulo II)

    «O que mexia a Jesus em todas as circunstâncias não era senão a misericórdia, com a qual leia o coração dos interlocutores e respondia a suas necessidades mais reais» (Francisco)

    «Jesus liga a fé na ressurreição a sua própria pessoa: “Eu sou a Ressurreição e a Vida” (Jo 11,25). (...) Ele dá um sinal disto mesmo e uma garantia, restituindo a vida a alguns mortos e preanunciando assim a sua própria ressurreição» (Catecismo da Igreja Católica, n° 994)

    Você sabe como é financiada evangeli.net?
    Você sabe como é financiada evangeli.net?

    Quer colocar *evangeli.net* na sua web ?
    Quer colocar evangeli.net na sua web ?

    Novos Quiz de perguntas:

    História da Igreja através dos santos
    O que é evangeli.net
    Quem somos?
    Doações
    Falar conosco
    Segue-nos no:

    © evangeli.net
    Associació Cultural M&M Euroeditors
    Aviso legal | Privacidade | Política de Cookies | Dar baixa

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor primeiro agradecer por vc existir e perdir perdão e mesericordia pelos pecados e pedir saúde e sabedoria para mim emeus filhos, que afaste todo o mal do nossos caminhos. Amém

    ResponderExcluir
  3. Glória a Vós Senhor!
    Jesus teve compaixão daquela mulher e salvou o seu filho, da mesma forma quantos de nós ainda estão mortos pelos pecados, pelas escolhas e caminhos errados e tortuosos, o Senhor continua tendo compaixão por cada um de nós, traduzindo é o mesmo Amor no Seu coração quando jorrou sangue e água até a última gota na Santa Cruz que transformou em misericórdia, que ainda se comove por nós, por nossas dificuldades, por nossas fraquezas, Ele sabe que somos fracos e imperfeitos, pois somos falhos e pecadores, por isso quer nos dar uma vida nova, basta apenas nós confiarmos que Ele sabe de tudo que vivemos, sentimos e necessitamos.
    Irmãos, precisamos apenas aguardar confiantes pois Sua compaixão por nós é infinita, assim Ele nos quer de bem com a vida demonstrando alegria pois somos protegidos e amados, então valorizando e sendo agradecidos entendemos que temos o mais importante, o Espírito Santo que nos conduz com todo o Amor do Pai das Misericórdias a um caminho de Santidade,.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Deus obrigada pelo dom da vida

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Sempre agradecendo a Deus por tudo que nos dá todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família e para todos. Senhor cura meu netinho Bento e aumenta sempre a nossa fé. Que possamos sempre ser solidários com os sofrimentos do outro amém.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Senhor Jesus oriente o nosso coração ❤️
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  7. Muito rico.

    ResponderExcluir
  8. PADRE ABENCOA MEU FILHO EDUARDO Q ESTÁ EM DEPRESSAO.OBRIGADA.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Diante de uma decisão.

01 de maio de 2025   Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa.    Dia do Trabalhador          Dia de São José Operário.    Abertura do Mês M...

POSTAGENS MAIS VISTAS