PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Quem sou eu?

Quem sou eu?



   08 de agosto de 2024.   

Dia de São Domingos



   Evangelho   


Mt 16,13-23

Naquele tempo, 13 Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" 14 Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". 15 Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" 16 Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". 17 Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus". 20 Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. 21 Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir à Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. 22 Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: "Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!" 23 Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: "Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus mas sim as coisas dos homens!"


   Meditação.  


Então Jesus lhes perguntou: “E vocês, quem dizem que eu sou?” (Mt 16, 15)

O que os outros dizem de mim me toca, de alguma forma. Se for coisa ruim, eu posso ficar com raiva, ficar triste ou posso até me deixar corrigir em alguma coisa. Se for coisa boa, eu aceito, com prazer, afaga o meu ego, mas pode também me fortalecer naquilo que já expresso de bom com minha vida. 
O que os outros dizem de mim, de alguma forma, mexe comigo. Tem gente que só aceita o que lhe convém. Mas, saber o que os outros pensam de mim pode ser bom, se servir para eu corrigir o rumo da minha vida ou me fortalecer no caminho que estou percorrendo.

Mas, não posso me guiar apenas pelo que os outros acham ou dizem. Não podemos ser gente movida pela opinião pública, influenciada pela ditadura do ‘politicamente correto’, movendo-nos apenas ao sabor das tendências do mundo de hoje. Precisamos estar atentos. A opinião pública pode ser manipulada pelos interesses de quem faz a comunicação de massa, pelas fakenews da desinformação nas redes sociais, por ideologias favoráveis a um certo tipo de sociedade.

Nesse nosso mundo hiperconectado, de gente que pensa pouco e compartilha tudo o que aparece, está em gestação um tipo de cristão inseguro, ansioso, desconfiado. Não é o seu caso, claro. Inseguro, porque conhece pouco da fé cristã; ansioso, porque percebe que suas verdades estão sob cerrada crítica; e desconfiado, porque sua confiança nas instituições está abalada.

Num certo momento, Jesus quis saber o que os outros estavam dizendo sobre ele. O povo o reconhecia como um homem de Deus, na linha dos profetas. Ok. Quis saber mais: o que o seu grupo de discípulos pensava sobre ele. 'E segundo vocês, quem sou eu?' Pedro deu uma bela resposta: “Tu és o Messias, o filho do Deus vivo”. Jesus gostou do que ouviu. E reconheceu que aquilo era revelação de Deus, não simples conclusão do conhecimento humano. Ele era o Messias, o filho de Deus.

Jesus indagou, mas não se deixou influenciar pelo resultado da pesquisa; nem pelas acusações que foi colecionando nos três anos de ministério: comilão, amigo de pecadores e publicanos, infrator da Lei do sábado, aliado de Belzebu, blasfemo... Nada disso o intimidou na sua caminhada. E mesmo diante da boa resposta de Pedro, ele manteve cautela: orientou que não dissessem aquilo a ninguém. Aquela compreensão sobre ele ainda precisava ser purificada por sua paixão e morte.

Fica uma pergunta: Como Jesus conseguiu se manter firme no seu caminho, apesar da oposição que foi crescendo ao seu redor? A resposta está na montanha. Frequentemente, subia para orar, para conferir com o Pai o seu caminho e para fazer suas opções. O Papa Francisco tem falado, desde o início do seu ministério como pastor da Igreja, na necessidade do discernimento. É preciso escutar todas as opiniões, dialogar para entendê-las e fazer-se entender e conferir a sua resposta e a dos outros com Deus, com a revelação divina. Nisto, nos ajudam a leitura orante da Palavra de Deus, o estudo da fé cristã e a oração que dá espaço à escuta de Deus.

A Igreja é de Cristo, mas é feita também de homens e mulheres, frágeis e pecadores. Jesus fez a pedra-alicerce de sua Igreja aquele discípulo que proclamou a fé verdadeira, revelada por Deus, apesar de sua fraqueza. “Sobre esta pedra, edificarei a minha Igreja”. E lhe deu as chaves do Reino dos céus: para ele, como servo fiel, abrir e fechar, ligar e desligar, isto é, cuidar da casa do Senhor com a autoridade dele.




Guardando a Mensagem

Nesses tempos em que os interesses insistem que a verdade é relativa e a fé é apenas uma opinião privada, precisamos ouvir o que dizem sobre nós, mas não para nos moldar ao seu pensamento, nem para nos amesquinhar às suas intenções destruidoras da vida, da família, da casa comum. Ouvir para dialogar, para apresentar o testemunho de nossa fé, para aprender também e nos corrigir, se for o caso. Jesus constrói sua Igreja sobre homens como Pedro, que apesar de sua fraqueza, acolheu e professou a revelação de Deus. O Senhor constrói famílias e comunidades santas sobre homens e mulheres que dão mais ouvido à sua voz que ao vozerio vaidoso, ou às vezes raivoso, dos homens. O Senhor alicerça a construção de um novo mundo de justiça, de paz e de liberdade sobre homens e mulheres que ouvem e praticam a sua palavra.

Então Jesus lhes perguntou: “E vocês, quem dizem que eu sou?” (Mt 16, 15)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
quiseste saber o que o povo e os teus discípulos estavam pensando e dizendo de ti. Não era uma pesquisa de mercado, na intenção de redefinir estratégicas para vender melhor o teu produto. Era um gesto de diálogo para conferir o nível de compreensão que estavam alcançando e levá-lo em conta no processo da evangelização. As opiniões dos outros de alguma forma sempre mexem conosco, sobretudo quando são maldosas, destruidoras, mal-intencionadas. Mesmo sentido tristeza, e às vezes raiva, não podemos deixar que elas nos paralisem, nos bloqueiem os passos. Isto aprendemos contigo. Contigo, também estamos aprendemos a valorizar gente de fé como Pedro, aberto ao que o Pai lhe revela. Queremos, hoje, Senhor, renovar nossos laços de amor e adesão à tua Igreja, a Igreja de Pedro, assistida pelo teu Santo Espírito. Ajuda-nos a construir famílias e comunidades santas, edificadas sobre a fé da tua Igreja. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a Palavra

Aplicando esse texto à sua vida, pense aí em que medida você está se deixando condicionar pela opinião dos outros. E de que modo está alimentando suas próprias convicções e escolhas. Veja se tem subido a montanha, como Jesus.

Comunicando

Como todas as quintas-feiras, hoje temos a Santa Missa às 11 horas. Ponha sua intenção, por favor, pelo formulário ou pelo nosso WhatsApp.

Na semana que vem, teremos, no Recife, com transmissão pelo Youtube, a Semana de Salesianidade para associados, ouvintes e amigos da AMA. O tema: "Dom Bosco e a missão da AMA". Será nos dias 10 a 16 de agosto, das 14 às 16 horas, gratuito, presencial e on-line, com Certificado, no final. Inscrições pelo fone ou WhatsApp 81 3224-9284.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Anônimo7/8/24 23:39

    Jesus Cristo é a Graça e a Misericórdia de Deus 🙏🙌

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Anônimo8/8/24 08:02

      Amém

      Excluir
    2. Anônimo8/8/24 08:31

      O senhor é o nosso pastor e sempre os guiará pelos seus ensinamentos e pelos caminhos.ido bem. A éscolha e nossa ele os da o livre arbítrio para seguirmos o caminho certo ou não

      Excluir
  3. Anônimo8/8/24 04:14

    Bom dia padre João Carlos sua benção e muito bom receber o ensinamento da palavra de Deus amém até amanhã se Deus quiser 🙏🖐️

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8/8/24 06:19

    A palavra de Deus nos aponta o caminho da perfeição. Obrigada padre .Deus continue a abencoa lo .Conte com nossas orações pelas vocações.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/8/24 07:10

    Bom dia Padre João Carlos, gostaria de pedir para que coloque em suas missas intenção a alma de Maria Luísa Claudino Saraiva. Que foi morar com Deus!! Hoje ela estaria fazendo um aninho!! 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8/8/24 07:27

    Bom dia padre João Carlos e muito bom ouvir o áudio que vem explicando a palavra do evangelho, todos dias estou lendo a palavra através do senhor que Deus continue abençoando o senhor como pastor

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8/8/24 07:35

    Bom dia Padre
    Hoje não venho pedir
    Venho agradecer pelo livramento que o senhor meu Deus realizou na vida de minha filha
    Obrigado Deus

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor!
    Quando Jesus perguntou a Simão Pedro, quem ele achava que Ele era, sabia que a partir daquela resposta iluminada pelo próprio DEUS estava construindo a Pedra angular, que hoje é nossa Igreja Santa, irrepreensível, sem manchas, casa do Senhor, morada do Altíssimo e mais, assim recebeu também as chaves do Reino dos Céus, afirmando que, oque for ligado ou desligado por ele na terra, também será ligado ou desligado nos Céus.
    Imaginemos a responsabilidade transmitida a um pescador analfabeto quando recebeu estas honras, DEUS o escolheu porque enxergou uma fé imensa naquele coração humilde e que estava pronto para ser trabalhado, transformado para defender até a morte o Reino do Pai.
    Da mesma forma acontece conosco, quando deixamos DEUS nos revelar o Vosso Plano nas nossas vidas, Ele entra e nos transforma em pessoas melhores e mais humildes, mesmo sabendo que Pedro iria logo após responder com sua pequenez humana declarando que Jesus não deveria sofrer em Jerusalém e nem ser crucificado, depois ainda o trairia, mas como Jesus já sabia de tudo então só o repreende, mas não deixa de agir com compaixão, pois conosco age da mesma forma, ou seja quando o traímos no pecado e nos arrependemos, Jesus nos renova com Sua infinita Misericórdia, pois o Seu desejo é nos amar e formar pescadores de homens para o Seu Reino,.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo8/8/24 08:16

    Bom dia padre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, obrigada senhor por tudo , senhor quero te pedir perdão e mesericordia e proteção e discernimento para resolver as coisas, ilumine minha vida e afaste todo o mal de perto de mim e dos meus filhos Lucas e Gabriel, obrigada senhor, tenha piedade de mim e mim der saúde e muitos anos de vida, amém

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8/8/24 08:20

    Senhor JESUS CRISTO! Eu creio em TI mas aumentai a minha FÉ. Quando eu claudicar segura a minha mão. Rogo SENHOR pela cura da minha enfermidade. De meus filhos Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo. E me dê a sua benção. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8/8/24 11:17

    Bom dia padre, quero pedir pela cirurgia que meu marido vai fazer daqui a pouco. Deus tenha misericórdia e como médico dos médicos, abençoe a o médico que vai ter fazer o procedimento. Glória a ti senhor.Seja bendito teu santo nome agora e sempre. Amém!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo8/8/24 11:25

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Ajuda-nos Senhor a construir famílias e comunidades santas edificadas sobre a fé da tua igreja . Que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos conceda, saúde, paz e fé , para vivemos nossa vida a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Anônimo8/8/24 13:03

    Boa tarde padre João Carlos o brigado pela medicação todos os dias que senhor manda para mim eu só tenho gratidão

    ResponderExcluir
  14. Anônimo8/8/24 14:31

    Tudo que esperava que Jesus me dissesse

    ResponderExcluir
  15. Anônimo8/8/24 19:24

    Anônimo amém Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  16. Anônimo8/8/24 19:55

    Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Anônimo9/8/24 07:16

    BOM DIA esse momento de oração de reflexão e muito importante pra mim onde eu aprendo e passou para muitas pessoas mais tem vezes que vocês não manda eu sinto falta por que depois eu vou para bíblia, como não recebi nem terça e nem quarta e hoje sexta feira se possível mande porque é muito importante pra mim mim obrigado Padre João Carlos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Diante de uma decisão.

01 de maio de 2025   Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa.    Dia do Trabalhador          Dia de São José Operário.    Abertura do Mês M...

POSTAGENS MAIS VISTAS