PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Podres por dentro.

Podres por dentro.



   28 de agosto de 2024   

Memória de Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja


   Evangelho.   


Mt 23,27-32

Naquele tempo, disse Jesus: 27“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça.
29Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. 31Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32Completai, pois, a medida de vossos pais!”

   Meditação.   


Vocês, por fora, parecem justos, diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça (Mt 23, 28).

Jesus foi muito duro com os fariseus. Desmascarou neles a presunção de serem santos e fiéis diante do povo, mas na verdade serem movidos por sentimentos e interesses reprováveis: o desprezo pelos mais pobres ou menos praticantes, o sentimento de superioridade sobre os outros, o exibicionismo de sua piedade, a hipocrisia de suas ações. No evangelho de hoje, os chamou de sepulcros caiados, bonitos por fora, mas podres por dentro. Olha a palavra de hoje: “Vocês, por fora, parecem justos, diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça” (Mt 23, 28).

Nesse confronto com os fariseus, Jesus usa a fórmula dos “ais” dos antigos profetas. É uma forma de denúncia e condenação. O capítulo 23 do evangelho de São Mateus registra sete “ais” que ele dirigiu contra os fariseus. O texto de hoje nos reporta dois deles. E a denúncia é clara: aparentam uma coisa e são outra (são como sepulcros caiados); e são coniventes com a violência, disfarçando homenagem às vítimas (ficam enfeitando os túmulos dos justos).

Bom, essa palavra de Jesus não é mais para reprovar os antigos fariseus que já não existem. Hoje, essa palavra vem para nos corrigir no que exista, em nós ou entre nós, de farisaísmo, de hipocrisia, de culto à aparência. Sim, porque o mundo presta culto à aparência, como eu digo naquela música “Profetas”. Vale mais a fachada, do que o interior. Vale mais a aparência do que a realidade. E é isso que Jesus está recriminando.

E onde a gente precisa se corrigir? Bom, por fora, a coisa já está bonita. É por dentro que precisamos mudar, para sermos tão cordiais com os de casa como o somos com as pessoas de fora; para que o nosso sorriso corresponda aos verdadeiros sentimentos do nosso coração. É um convite, então, para limparmos nosso coração de tanta coisa ruim, de tantos sentimentos negativos, preconceitos, desejos de vingança... Sermos bons por dentro e por fora, sem segundas intenções, nem mascaramentos. E o remédio, qual é? A conversão. Nada de farisaísmo. Nada de máscaras, de mentiras, de faz de conta. Verdadeiros e bons, por dentro e por fora. É assim que Jesus nos quer.





Guardando a mensagem

São sete “ais” que Jesus dirige aos fariseus, usando a fórmula clássica de condenação usada pelos antigos profetas. Nos dois “ais” do evangelho de hoje, Jesus denuncia a falsidade deles. São sepulcros caiados: cara bonita, aparência de santidade, mas movidos a ambições, maldades e a preconceito. Enfeitam os túmulos dos justos: é apenas um disfarce de sua conivência com a violência e a exclusão. Isso tudo Jesus está dizendo, hoje, não mais para os antigos fariseus, mas para o que existir de ‘fariseu’ dentro de nós e em nossa convivência social.

Vocês, por fora, parecem justos, diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça (Mt 23, 28).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a palavra, hoje, é uma chamada de atenção para nós. Como cristãos, precisamos ser coerentes com o que professamos. Não podemos ser pessoas que parecem uma coisa e são outra, que defendem uma coisa e vivem outra. Ah, Senhor, vivemos numa sociedade que valoriza mais a embalagem que o conteúdo. Assim, somos permanentemente tentados a parecer mais do que ser. Ensina-nos, Senhor, a ser verdadeiros, a cultivar uma consciência reta, um coração puro como o teu. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, a Igreja está celebrando um homem irrequieto que buscou altos conhecimentos, reconhecimento social e os prazeres de uma vida desregrada. Chegou a ser uma afamado professor de retórica, em Milão. Acostumado com os clássicos gregos, achava a Bíblia um livro grosseiro e sem lógica. Mas, Deus ouviu as orações de sua mãe. E ele ouviu os sermões do bispo Ambrósio de Milão. E conheceu a verdade que está em Cristo, a verdade de um Deus que o amava sem reservas. Santo Agostinho. Na sua conversão, Agostinho fez uma profunda experiência de Deus, lendo um trecho da Carta de São Paulo aos Romanos: Rm 13, 13-14. Que tal você ler, hoje, esse texto em sua Bíblia: Rm 13, 13-14?

Comunicando

Como todas as quartas-feiras, hoje, os grupos de estudo da Segunda Bíblica no WhatsApp e no Telegram estarão abertos para receber a resposta da pergunta da Semana. 

A partir de hoje, estamos começando no meu Canal do Youtube a publicação semanal do podcast chamado "Diálogos de Fé". Neste primeiro episódio, converso com Déborah Brito, jovem educadora, que está de malas prontras para um ano de voluntariado missionário em Angola.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos, sua benção.
    Fico feliz pelos jovens comprometidos com o voluntariado, trocando experiência e Evangelizando, que Nossa Senhora Auxiliadora esteja sempre com eles.

    ResponderExcluir
  2. Lúcia de Fátima28/8/24 06:46

    Que maravilha o Podcast com Débora! Estou guardando no coração essa ação dela em Angola e pedindo ao Bom Deus que as linhas da vida de Débora, nessa missão, estejam muito bem alinhadas com os passos de Jesus ! Vai ser uma experiência única, de muitos desafios mas de muitos e muitos frutos! Uma atitude de fé e desprendimento! Foi muito bom ter assistido!
    Sempre escuto com Padre Neto, mas saber dessa graça divina que o senhor vai realizar O PODCAST, (já realizou,) enche meu coração de muita alegria! Louvado seja Deus! Nossa Senhora Auxiliadora continue iluminando e abençoando tudo que é feito pelos Salesianos de Dom Bosco ! Obrigada Padre João! Deus o abençoe imensamente!🌹

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor primeiro agradecer por tudo que tenho e peço ao senhor, peço perdão e misericórdia pelos meus pecados e peço pelos meus filhos, afaste todo o mal de perto deles , vós proteja ,peco pela minha saúde e meus exames der certo , senhor peço pelo meu irmão neném que esta na UTI ,senhor cuida dele , nossa senhora segura na mão dele, obrigada e perdão, minha fé e pequena, mas te peço , aumente minha fé , amém

    ResponderExcluir
  4. Bom dia
    Padre João Carlos, é muito bom ouvir as palavras do senhor, recebo as mensagens enviadas pela colega Marta Dourado que Deus abençoe vocês

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos !
    Que evangelho lindo , que nos ensina , não ser "sepulcros caiados" . Hoje vivemos neste mundo , grande parte da humanidade deste jeito ! Que sejamos humildes e tenhamos a sabedoria de Jesus para enfrentar todos e tudo ! Obgda

    ResponderExcluir
  6. Glória a Vós Senhor!
    O Evangelho de hoje continua falando dos Ais, ai de vós, nos alertando que precisamos ser e parecer Cristãos, não só parecer nem só ser, devemos ser Luz para o mundo e Sal da Terra, temos que demonstrar em todas as nossas atitudes por onde passarmos, seja em casa, nas ruas, na sociedade, no trabalho, seja onde for, precisamos mostrar a todos os exemplos de Jesus, Maria e José, eles nos deixaram na Sagrada família e como todos os outros Profetas e Santos fizeram, precisamos testemunhar nossa fé, deixarmos ser conduzidos pelo Espírito Santo, para assim transmitir ao próximo todos sentimentos bons, amor, perdão, esperança, piedade, misericórdia, bondade, companheirismo e tudo mais que edifica.
    Na caminhada cristã, conseguimos ser melhores pela Graça de DEUS perseverando a cada dia no estado de graça somos purificados com este Amor do Pai e fortalecidos na paz de Cristo vamos garantindo para nós o céu e assim vivendo a autenticidade transmitiremos alegria e levaremos esperanças para os hoje ainda hipócritas, perdidos e desacreditados, também possam em tempo converterem seus caminhos e serem salvos,.

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada por essa reflexão , que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e perdoe os nossos pecados. obrigada meu Deus!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos, sua benção.Ensina- nos, Senhor a ser verdadeiro, a cultivar uma consciência reta, um coração puro como o teu. Nos abençoando e nos protegendo, com saúde, paz, união e fé a mim e a minha família.Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Senhor JESUS CRISTO eu te adoro e louvo. Guardai a minha fé. Se eu claudicar segura a minha mão. Peço -lhe a minha recuperação e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos o senhor que representa Jesus interceda por mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  10. Cecilia Assis - Brasília28/8/24 09:57

    Padre João Carlos, bom dia, às reflexões são como um bálsamo em nossas vidas, como o sermão do "Bispo de Hipona que Santo Agostinho ouviu"; hoje chega até nós a palavra de Deus, através do Senhor com uma clareza e amor, Deus em sua infinita misericórdia nos dá este presente mesmo sendo filhos ingratos. Estou lendo o livro , Um coração inquieto, Vida de Santo Agostinho, narrada para o homem de hoje por Hylton M.Rocha. Muito obrigado por este amor e partilha com a palavra do Senhor. Deus abençoe! ❤️

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde 💕 Querido padre peço oração para mim em Todas as áreas da minha vida 🙏🏽 precipalmente dois filhos e três irmãos . DEUS É FIEL 🙏🏽❤️

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde Amém 👐👐👐❤️

    ResponderExcluir
  13. A sua benção padre João Carlos como todos os dias eu reso o terço por uma intenção hoje em especial estou rezando pela caminhada dessa nossa irmã que está de malas prontas que a sagrada família acompanhe nessa missão e que o espírito santo ilumine sempre

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Ensina-nos Senhor a ter um bom coração, manso e humilde como o Vosso!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Diante de uma decisão.

01 de maio de 2025   Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa.    Dia do Trabalhador          Dia de São José Operário.    Abertura do Mês M...

POSTAGENS MAIS VISTAS