PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Uma nova direção para a minha vida.

Uma nova direção para a minha vida.

 



   05 de julho de 2024.   

Sexta-feira da 13ª Semana do Tempo Comum

    Evangelho.    


Mt 9,9-13

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.
11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.


    Meditação.   


Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores (Mt 9, 13).

A escolha de Jesus foi surpreendente. Ele chamou um cobrador de impostos para segui-lo, para fazer parte do seu grupo. Um cobrador de impostos? Pois é, este era o tipo de gente detestada, porque arrancava o dinheiro do povo em favor dos dominadores romanos. Estavam a serviço dos pagãos, eram, portanto, tidos como traidores e impuros. E ainda assim, Jesus o chamou. “Segue-me”. O homem vê a cara, mas Deus vê o coração. Jesus o chamou para ser seu discípulo. Ele mesmo explicou depois: “eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

A resposta de Mateus também foi surpreendente, foi imediata e generosa. Ele se levantou e seguiu Jesus. Deixou a sua posição cômoda, seu emprego de funcionário de uma rede a serviço do Império e seguiu Jesus. Estava sentado na coletoria de impostos e levantou-se, acompanhando Jesus prontamente. E mais: deu um jantar em sua casa para Jesus e seus discípulos e convidou seus colegas de profissão. Ist o foi razão de escândalo e crítica para os fariseus. Mateus, desta forma, está homenageando seu Mestre e aproximando-o de outros pecadores como ele. Seu exemplo certamente levou outros a abraçarem o convite de Jesus, tornando-se discípulos do Reino de Deus.

Ele era um funcionário, trabalhava coletando impostos para os romanos, profissão mal vista pelo seu povo. Deixou tudo. Tudo o quê? Tudo o que representava segurança, estabilidade, ser um elo na rede de arrecadação de impostos. Largou isso. Deu outro rumo à sua vida. Zaqueu também era um cobrador de impostos, e mal afamado. Ao que parece, ele não deixou a sua profissão, como Mateus, mas também deu novo rumo a ela. Prometeu reparar a quem prejudicara. Vá, então, pensando no seu caso. Deixar tudo pode significar dar um rumo novo ao seu trabalho, à sua profissão, ao seu casamento.

O seguimento de Cristo não é um detalhe em nossa existência. É um novo rumo que damos à nossa vida, uma nova direção. Seguir Jesus é a nossa resposta ao chamado que Deus nos faz. O próprio Jesus nos convida: "Segue-me". Segui-lo é permitir que ele vá à frente, é acompanhá-lo com a docilidade de um discípulo, de um aprendiz. É tê-lo como mestre. E, com ele, não aprendemos apenas as coisas espirituais. Pelo seu Santo Espírito, ele nos guia na direção que damos à nossa profissão, à nossa vida familiar, às nossas opções de vida. 




Guardando a mensagem

Jesus chamou um cobrador de impostos para ser seu discípulo. Fez dele um apóstolo. Mateus, o convidado, aceitou com prontidão e generosidade o convite. E logo arrumou um jeito de colocar Jesus em contato com seus colegas de profissão. E qual é a lição que você pode tirar desse evangelho? Bom, não aja como um fariseu, se escandalizando porque Jesus continua se misturando com os pecadores e os convidando a se tornarem seus discípulos. Ele veio para chamar os pecadores. Encante-se com Jesus, que age de uma forma assim tão surpreendente. E mais: Reconheça que também você é um pecador, uma pecadora que precisa se levantar de seu comodismo, de sua zona de conforto para por o pé na estrada, na companhia de Jesus. E prepare-se para enfrentar a língua dos fariseus, porque de fariseu o mundo está cheio.

Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores (Mt 9, 13).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a prontidão de Mateus em largar tudo e te seguir nos encanta. Chamado, não ficou protelando a sua adesão. Entendendo que o convite para te seguir comportava largar aquele vínculo de serviço ao Império como cobrador de impostos e a segurança do seu emprego, ele soube largar tudo, sem demora, nem desculpas. É um exemplo para nós, Senhor, esse teu apóstolo e evangelista. Também nos encanta o fato de tu, Senhor, não o teres discriminado por sua condição de colaborador dos romanos, mas o teres convocado para a missão, ao teu lado. Precisamos aprender contigo, Senhor, a dar valor às pessoas, fugindo de preconceitos e de qualquer discriminação. E precisamos aprender com Mateus a responder com generosidade ao teu chamado. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, responda: ‘Como tem sido a minha resposta ao chamado de Jesus?’

Comunicando

Em minha passagem aqui em São Paulo, ontem, foi um dia dedicado à Canção Nova, em Cachoeira Paulista. Hoje, os compromissos são em Aparecida do Norte, na TV e na Rádio. 

Amanhã, sábado, estarei, na parte da manhã, na Expo-Católica, nos stands da Rádio 9 de julho e da Rede Vida. A Expo-Católica é uma grande feira de produtos e serviços católicos, que está acontecendo em São Paulo.  

Amanhã, à noite, e domingo pela manhã, celebro a Santa Missa na Paróquia N. Sra. de Fátima, na cidade de Guarujá. No domingo à noite, a celebração será na Paróquia de N. Sra. das Graças da cidade de Praia Grande. Nas duas cidades, vou encontrar ouvintes da Rádio Boa Nova de Praia Grande. 

Segunda-feira, encontro os ouvintes da Rádio 9 de julho, em Missa na Catedral da Sé, em São Paulo, ao meio dia. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. Respostas
    1. Anônimo5/7/24 09:19

      Obrigado padre João Carlos por nos presentear com a palavra de Deus.Sou de General Carneiro Sabara MG,me chamo Neuza.

      Excluir
    2. Anônimo5/7/24 12:57

      Bom dia Pé. CARLOS! Suas palavras são de grande reflexão para minha vida. Diariamente tomo posse da palavra de Deus para fortalecer minha caminhada. Gratidão!

      Excluir
  2. Anônimo5/7/24 03:43

    Obrigada padre por estas pregações aprendo muito que o nosso Deus te abençoe sou marta de Moçambique

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/7/24 05:34

    Gratidão por tudo que eu estou aprendendo com.o senhor amém

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/7/24 05:37

    Muito obrigado senhor padre

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/7/24 05:57

    Bom dia padre João Carlos sua benção que Deus abençoe sempre sua vida 🙏 e de todos que fazem parte da sua vida 🙏🖐️ pesso oração pra mim e minha família e pesso pra todos meus irmãos dó mundo inteiro amém 🙏🖐️ até amanhã se Deus quiser

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5/7/24 06:10

    Bom dia padre a sua bênção com a paz de Jesus e o amor de Maria Amém Gildete dos Santos Cerqueira de São Gonçalo dos Campos BA

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/7/24 07:26

    Bom dia padre!que eu escuto o chamado de Deus. Glória a foz senhor.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre.Ouvir o senhor todas as manhãs e uma bênção em minha vida.Deus e Fiel Deus está com nosco. Amém. A sua bênção Padre

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/7/24 07:46

    Padre João Carlos bom dia, muito obrigada pelos ensinamentos tenho aprendido muito aqui agradeço a Deus por fazer parte desta comunidade abençoada por Deus.
    Sou Bebiana de Angola.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5/7/24 07:54

    Bom dia padre,sua benção,Jesus chamou Mateus, para segui-lo,além do seu sim de ser um apóstolo, é, um grande evangelista.Impressiona o trablho de Jesus de conquistar pecadores, como é bom seguir Jesus, apesar das nossas falhas as vezes,obrigado SENHOR por tudo amém.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/7/24 08:10

    Bom dia padre João Carlos peço oração pelo meu irmão José Beto está com pamonha donte peço uma graça para ele

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5/7/24 08:13

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, Precisamos aprender contigo Jesus, e dar valor às pessoas, fugindo de preconceitos e de qualquer discriminação . Que Deus faça com que nos aproxime mais de Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, para sermos abençoados e protegidos de todo mal, com saúde, paz e fé a mim e a minha família. Obrigada Pe João Carlos pela suas meditações, que Deus abençoe sempre o senhor em sua caminha de fé, rezei ontem o terço na Canção Novo que o senhor estava presente rezando com todos nós que assistiu o terço, fiquei feliz. Que Deus acompanhe em suas viagens. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Anônimo5/7/24 08:29

    Boa Tarde padre João Carlos e muito obrigado pela meditação. Deus abençoe sempre a sua missão de evangelização!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo5/7/24 08:40

    Bom dia padre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel , senhor cure a mim e meu irmão neném , basta uma palavra e nós ficaremos curados, senhor piedade e mesericordia e perdão pelos nossos pecados, senhor peço por toda a minha família salvação e livramento e paz , senhor obrigada por tudo e cuida dis meus tesouros Lucas e Gabriel e afaste todo o mal de perto deles , obrigada por tudo , abençoe meu dia e is meus pagamentos. Amém

    ResponderExcluir
  15. Anônimo5/7/24 08:42

    Deus pelos momentos que fraquejamos, por te padre por tantos encanamentos, por Gilson que sofre 🙏

    ResponderExcluir
  16. Glória a Vós Senhor!
    O ensinamento de Jesus nesta visita, neste chamado nos faz entender que: para anunciar o Evangelho e resgatar almas para o Reino dos Céus será preciso irmos em todos os lugares imagináveis, conviver com todos os tipos de pessoas sem fazer acepção nenhuma, ricos, pobres, brancos, negros, dependentes, bandidos, corruptos, etc,.. ou seja, encontraremos todo tipo imagináveis de pecadores como nós mesmos, necessitados de amor, de carinho, muitas vezes carentes de diálogo, de atenção e compreensão.
    Se nós formos escolhidos por DEUS por um motivo ou outro para passarmos pela vida de um desses irmãos necessitados, muitas vezes desacreditados e talvez já desesperançosos na vida, devemos como Cristãos não agir como os fariseus julgando e sim devemos ter compaixão, acolher, escutar e sempre testemunhar o Amor do Pai, mostrando que DEUS os ama também, não importa o que eles fizeram e nem o que eles foram, eles também são filhos muito amados, e só depende deles abrir o coração, se arrependerem e deixar tudo que os prende no pecado, e até muitas vezes os escravizam para trás, levantarem e aceitarem seguir Jesus, assim também estarão compreendendo o que significa a misericórdia e vivendo na obediência serão merecedores da salvação em tempo,.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo5/7/24 08:50

    Senhor JESUS! Tudo que peço e que apesar de te amar e crer em TI, quando eu claudicar segura a minha mão e aumentai a minha fé. Preciso demais estar em sintonia com o SENHOR, meu Deus e Salvador. Peço -te como filho teu que recupere a minha saúde, de meus filhos Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos, interceda por mim junto a Jesus. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  18. Bom dia abençoado para todos nós!
    Jesus nos ensina a obediência e a segui-Lo. O Amor frutifica ao se expressar generosamente.
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  19. Anônimo5/7/24 12:25

    Amém pela meditacao

    ResponderExcluir
  20. Anônimo5/7/24 12:26

    Amém glórias desus

    ResponderExcluir
  21. Ó Deus, fonte da inocência e alegria dos puros de coração, eu LHE agradeço pela vida de Santo Antônio Maria Zaccaria. Entretanto, me conceda a graça para fugir do pecado, da violência, da exploração e da desonestidade. Me conceda a graça para seguir o caminho do discipulado, da conversão, da misericórdia, da hospitalidade, da penitência e da humildade. Me conceda a graça para cantar com alegria. Me conceda a graça para ouvir, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  22. Boa noite a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família e para todos. Cura meu netinho Bento , Senhor. Tu podes tudo, aumenta a nossa fé amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Os pequeninos do evangelho.

   17 de julho de 2024    Memória do Bem-aventurado Inácio de Azevedo,  presbítero, e companheiros, mártires    Evangelho.      25Naquele te...

POSTAGENS MAIS VISTAS