PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Eles não acolheram Jesus.

Eles não acolheram Jesus.


   07 de julho de 2024.   

14º Domingo do Tempo Comum


   Evangelho.  


Mc 6,1-6

Naquele tempo: 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: 'De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?' E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: 'Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares'. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.


   Meditação.   


Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares (Mc 6, 4)

Diga-me uma coisa: a sua família é numerosa ou é bem pequena? ... O pessoal de outra geração tinha família muito grande, não é verdade? No tempo de Jesus, na Palestina, as famílias eram numerosas. Todos os aparentados com o chefe da casa ou que morassem juntos pertenciam à mesma família. Os parentes moravam na mesma casa ou eram vizinhos. E os filhos, claro, se criavam juntos, convivendo com os parentes da mesma idade. No hebraico, não há palavras específicas para parentes próximos. Todos são chamados de irmãos. Irmãos podem ser primos, tios, sobrinhos, etc. Irmãos são todos os que pertencem à grande família.

No evangelho de hoje, aparece uma lista de irmãos de Jesus. Seriam irmãos mesmo ou é uma forma de designar os parentes próximos? 

Vamos à sinagoga de Nazaré pra ver o que está acontecendo. Jesus está pregando. É um dia de sábado. As pessoas dali mais ou menos devem ser conhecidas dele. É verdade que ele ficou um tempo fora, mas foi ali que se criou. As pessoas estão admiradas com sua pregação. Mas, já começa um burburinho, gente que está estranhando ou querendo desqualificar a presença de Jesus. Vamos ouvir... “Oi, este homem não é o carpinteiro? É ele mesmo. Oi, e ele não é o filho de dona Maria? Não é irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E as irmãs dele não vivem todas por aqui? Onde é que arrumou tanta sabedoria? E esses milagres que dizem que ele anda fazendo por aí? Como é isso?”.

Vamos sair um pouquinho da sinagoga, para eu lhe dar uma explicação. Venha aqui fora... Escute só: “Irmãos” é uma forma de nomear os parentes próximos, possivelmente seus primos, aqueles com quem ele tinha se criado. Esses supostos irmãos Tiago, José, Simão e Judas aparecem em outras partes do evangelho, como filhos de outros pais e outras mães. A Igreja sempre entendeu, lendo a Bíblia Sagrada e escutando a Tradição desde o tempo dos apóstolos, que Maria teve apenas Jesus. Ele é o seu primeiro e único filho. Ser primogênito no povo de Deus era uma coisa muito especial, porque tinha uma relação especial com Deus, era consagrado ao Senhor. Jesus era um primogênito. Mas, isso não quer dizer que depois dele, vieram outros filhos. Tira qualquer dúvida o fato de Jesus, antes de sua morte na cruz, ter entregue sua mãe aos cuidados do seu discípulo João, este era filho de Zebedeu. Se Maria não ficou com nenhum filho é porque não os tinha, como não tinha mais o seu esposo José, àquela altura.

Bom, o importante é notar que ter conhecido Jesus, tê-lo visto crescer entre os seus muitos parentes, foi uma razão para muita gente em Nazaré não acolher a sua pregação. Tinham um conhecimento superficial da pessoa de Jesus. Julgavam conhecê-lo. E isso foi para eles um motivo para fechar o coração para a mensagem de Deus da qual ele era portador, para a pessoa divina que ele era e para sua mensagem sobre o Reino de Deus.




Guardando a mensagem

O povo de Nazaré, por ter acompanhado superficialmente a infância e a juventude de Jesus, por conhecer seus pais e seus parentes, negaram-se a crer na sua pregação. Fecharam o coração às maravilhas de Deus que ele testemunhava com suas palavras, suas atitudes e seus milagres. Que grande oportunidade eles perderam para reconhecer e acolher a manifestação de Deus na pessoa do seu filho humanado! Eles fecharam-se no sentimento mesquinho da inveja e do preconceito. Isso pode acontecer com você, com todos nós. Podemos permanecer com uma vaga ideia sobre a pessoa de Jesus, perdendo a chance de nos deixar evangelizar com maior profundidade. Ou nos deixar iludir por discussões inúteis que nos tiram do foco a pessoa do filho de Deus e seu anúncio sobre o Reino. Não faça como o povo de Nazaré, pelo amor de Deus.

Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares (Mc 6, 4)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
ficaste triste em Nazaré, decepcionado. Não te acolheram. Então, não acolheram o Pai que te enviou. Deram as costas ao anúncio do Reino de Deus. Foi quando disseste, com certo amargor: “É, um profeta só não é estimado em sua própria pátria, entre seus parentes e familiares”. Senhor, longe de nós, hoje, te decepcionar. Não queremos que nenhum preconceito ou opiniões duvidosas nos impeçam de acolher o evangelho do Reino que tu nos trazes. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Sabe quem conhece bem Jesus, em sua humanidade? A mãe dele. Ela pode lhe dizer muita coisa sobre ele. Faça hoje uma prece a essa nossa boa mãe: “Mãe, me diz quem é Jesus, me fala sobre ele”.

Comunicando

Neste domingo, celebro a Santa Missa na Paróquia N. Sra. de Fátima, na cidade de Guarujá, às nove e meia da manhã. Às sete e meia da noite, a celebração será na Paróquia de N. Sra. das Graças da cidade de Praia Grande. Nas duas cidades, vou encontrar ouvintes da Rádio Boa Nova.

Amanhã, segunda-feira, encontro os ouvintes da Rádio 9 de julho, em Missa na Catedral da Sé, em São Paulo, ao meio dia.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

10 comentários:

  1. Anônimo7/7/24 10:09

    Cláudio Siqueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/7/24 12:55

      Peço oração padre, saúde, entendimento, ansiedade 🙏🙌

      Excluir
  2. Anônimo7/7/24 10:12

    Bom domingo Padre João Carlos, obrigado por sua dedicação, agradeçamos o dom da vida, amém 🙏😍

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/7/24 10:37

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus e Nosso Senhor Jesus Cresto, nos aproxime cada dia mais do Reino de Deus, com esperança, força, sabedoria, saúde, paz e fé a mim e a todos da minha família, abençoe sempre todos nós. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Glória a Vós Senhor!
    Irmãos, como pode aquele povo de Nazaré duvidar da presença real?
    Jesus nasceu e cresceu naquele lugar, todos sabiam ou ficaram sabendo de Sua trajetória familiar, do testemunho de vida de Seus pais, da Sua bondade e pureza desde pequeno, do Seu testemunho de vida e dos Seus milagres e prodígios já na vida pública. Mas mesmo assim ainda resolvem julgá lo, fofocar, arrumar intrigas, O discriminando de todas as formas,.
    Que aprendamos com esta passagem a retirarmos o ensinamento, ao invés de julgar, possamos valorizar e acolher o irmão, reconhecendo o que ele tem de bom para conosco repartir, partilhar, as virtudes e qualidades essenciais herdadas da família, como humildade, honestidade, simplicidade, caridade, paciência, benevolência, bondade de coração, abertura ao perdão, etc,.. E assim nos alegrarmos sempre, dando graças a DEUS pelas conquistas e determinações do irmão, só devemos falar e comentar o que achamos que irá ajudar, resumindo construir e não destruir em palavras. Pois sabemos que: quando apontamos um dedo julgando, temos os outros quatro voltados para nós, então irmãos, nos momentos que houver dúvidas, antes de comentar, falar, devemos perguntar a nós mesmos, o que Jesus faria, como Jesus Cristo reagiria nesta situação,.?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7/7/24 12:03

    Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço por tudo que Deus nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família em especial pela minha mãe q se encontra com uma dessas viroses e em sendo idosa precisa de mais cuidados. Por isso peço orações pela saúde dela. Que Deus nos abençoe sempre amém.

    ResponderExcluir
  6. Ó Virgem Maria mãe de jesus e nossa mãe tú que acolheu o anúncio do anjo enviado de Deus de cer mãe de jesus Cristo ajuda - nós a abrir o nosso coração p8 para os ensinamentos do vosso filho presente no meio da nós pela palavra e pela eucaristia Santa mãe de Deus rogai por nós

    ResponderExcluir
  7. Ó Deus, pela humilhação do VOSSO Filho reerguestes o mundo decaído, eu LHE agradeço pela vida da Beata Maria Romero. No entanto, me ensine ser fiel ao Espírito Santo. Me ensine seguir o caminho do discipulado, do amor, do profetismo, da graça, da cura, da evangelização, da docilidade, da oração, da conversão, da humildade, da sabedoria, da fé e da obediência. Me ensine fugir do pecado, do escândalo, da soberba e da rebeldia. Me ensine vencer o sofrimento, a angústia, a injúria e a perseguição. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8/7/24 04:19

    Como posso receber os audios

    ResponderExcluir
  9. Anônimo8/7/24 13:34

    Deus abençoe e que a força do Espírito Santo esteja sempre conosco e que a sua presença permanece constante em nos nossos corações, não sejamos como os ignorar antes da palavra mas sim ouvintes dos ensinamentos da palavra de Deus.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Ele está pra chegar.

   22 de outubro de 2024   Terça-feira do 29º Domingo do Tempo Comum     Evangelho.    Lc 12,35-38 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discí...

POSTAGENS MAIS VISTAS