PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Viva São Pedro e São Paulo!!!

Viva São Pedro e São Paulo!!!



30 de junho de 2024

 Solenidade dos Santos apóstolos Pedro e Paulo 


  Evangelho.  


Jo 21,15-19

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.
16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.

  Meditação. 


Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21, 17).

Mesmo Pedro tendo sido purificado pela palavra de Jesus, caiu na tentação. Negou o Mestre, por três vezes. Acovardou-se diante do risco de ser sua testemunha. Negou conhecê-lo, ser seu discípulo, ter parte com ele. E o galo cantou duas vezes, denunciando a fraqueza do apóstolo, reprovando a covardia do profeta. E a palavra de Jesus ecoou forte no coração de Pedro: “Antes que o galo cante duas vezes, tu me negarás três vezes”. É, Pedro estava devendo uma conta a Jesus. Mas, coitado, quando Jesus preso passando o olhou, Pedro, envergonhado e decepcionado consigo mesmo, chorou amargamente. Um pecador arrependido de sua falta, precisando redimir-se.

Mas, Pedro, não fique triste! Você negou Jesus três vezes. É hora de professar que o ama, por três vezes. Pedro, é o amor que nos redime dos nossos pecados: o amor de Jesus que o levou a morrer por nós e o nosso amor por ele, que nos faz acolher a sua obra redentora, de coração aberto. Pedro, é o amor que passa a limpo a nossa vida de erros e pecados. E, mais, Pedro: Jesus é fiel no seu amor. Ele chamou você para ser pescador de gente, pois vai confirmá-lo à frente do seu rebanho. E você, Pedro, fique certo, só poderá realizar essa missão de pastor se você amar muito a Jesus, se o amar mais do que os outros.

Ressuscitado, o Mestre voltou a olhar Pedro de frente. E Pedro já não desviou o olhar. Seu coração arrependido tinha acompanhado o Mestre na descida à mansão dos mortos. Mas, subira com ele. Ressuscitara com ele. Como se fazia quando se descia às águas, na piscina batismal do início do cristianismo. Nascemos de novo. Já não tem mais vez o Adão que nos habitava. O Ressuscitado traz pela mão o Pedro renascido na sua morte redentora. Três vezes traiu. Três vezes vai declarar seu amor incondicional ao Mestre. Como um neófito, um catequizando, vai subindo degrau por degrau da piscina batismal. “Simão, tu me amas?”. “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo.” “Então, cuida dos meus carneiros”. Sim, é isso, nossa fraqueza não conta mais. Conta a força da ressurreição do Senhor que nos ergue. Conta o amor com que respondemos ao seu chamado. Mais um degrau. “Simão, tu me amas?”. “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. “Então, toma conta das minhas ovelhas”.

Tantos quantos foram os degraus que descemos, tantos subimos, ressuscitando com ele. E assumindo a sua mesma missão. Identificando-nos com ele. “Já não sou eu que vivo. É Cristo que vive em mim”. “Simão, tu me amas?”. E Pedro um pouco entristecido: “Sim, Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”. “Então, toma conta do meu rebanho”. Apóstolo é que o foi escolhido. E enviado. Não porque é o melhor, o mais santo, o mais douto, mas porque amado pelo Mestre, porque escolhido por ele. Escolhido e enviado, porque ama o Senhor, porque confia apenas na fidelidade do seu Senhor, não na sua força, no seu poder, na sua sabedoria.




Guardando a mensagem

É para você a mensagem do evangelho de hoje, mesmo que você não se chame Pedro. O pecado leva você a se esconder de Deus, a se sentir indigno de estar em sua presença, como Pedro. O amor de Jesus por você, provado na sua morte na cruz, comunica-lhe vida nova, por sua ressurreição. É o amor que passa sua vida a limpo, cancelando as manchas do pecado, e fazendo de você uma testemunha do amor de Deus, um missionário de sua misericórdia, um cuidador, uma cuidadora do seu rebanho.

Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21, 17).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
na palavra de hoje, entendemos que é o amor por ti que nos sustenta na missão. Pai e mãe, como bons pastores de sua família, receberam de ti essa missão e, apesar de sua fraqueza, são confirmados na sua missão na medida em que te amam verdadeiramente. Ao assumirmos o cuidado com os outros, nas muitas funções que a vida nos reserva, todos nos espelhamos em ti. Tu és o bom pastor que, por amor, dá a vida por suas ovelhas. Concede-nos, como Pedro, amar-te verdadeiramente e, nesse amor, cuidar daqueles que nos confias. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje é o Dia da Caridade do Papa. Nas celebrações, se faz uma coleta para o Óbulo de São Pedro, uma oferta para ajudar o Papa a acudir as necessidades de tanta gente em tantos lugares de sofrimento, no mundo. Essa pequena oferta anual aumenta em nós o senso de Igreja e de nossa responsabilidade na missão. Hoje, além de oferecer sua participação no Óbulo de São Pedro, reze pelo nosso Papa Francisco, como ele sempre nos pede. 

Comunicando

Na Semana que vem, eu e uma equipe da AMA estaremos em São Paulo, em missão, em diversos compromissos. Destaco já as Missas que celebraremos com os ouvintes. Missas na Paróquia N. Sr.a de Fátima e de Santo Amaro na cidade Guarujá, no sábado, dia 06 de julho, à noite e domingo, dia 07, pela manhã; Missa na Paróquia N. Sra. das Graças em Praia Grande, no domingo, dia 07, à noite; Missa na Catedral da Sé, em São Paulo, na segunda-feira, dia 08, ao meio dia. 


Pe. João Carlos Ribeiro, SDB

20 comentários:

  1. A palavra de hoje toca bem no fundo do CORAÇÃO. O AMOR de JESUS é forte e transformador da nossa vida frágil e limitada. GRATIDÃO SENHOR por teu perdão acolhedor e libertador.

    ResponderExcluir
  2. O AMOR É TUDO ,FELIZ É QUEM AMA, O AMOR E MAIS ,TAMBÉM É MAIS, O AMOR É VIDA sou nair de angra dos Reis

    ResponderExcluir
  3. Hoje agradeço a Deus o retorno dos filhos para casa e peço a te pai por Juliana e os que estão com ela nesse momento 🙏

    ResponderExcluir
  4. Por meu pai e minha sogra idosos felizes , com 92 e 102 anos🙏

    ResponderExcluir
  5. Padre por você e pelo papa nessa missão linda, São Pedro e São Paulo, sejam guia protetores 😇😇🙏

    ResponderExcluir
  6. O amor de Jesus é lindo lendo esse texto, sinto como ele olhou para Pedro, como se eu estivesse presente no momento, senhor aumente meu amor cada vez mais pelos meus familiares, amigos e pelos meus semelhantes🙏

    ResponderExcluir
  7. A paz e bençãos de nosso criador nosso pai verdadeiro e puro que nos não si neque de ama eternamente deus abençoe sempre sua vida amém

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado meu Deus por mais um dia que você está mim a mostrado na sua presença amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João carlos, obrigado senhor pelo dom da vida, é pela minha família e pelo papa Francisco!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre, sua benção,o negar de pedro é demostração pra nós,JESUS pediu pra apacentar suas ovelhas,hoje tem muitas ovelhas perdidas e pouco interresse de busca- las, infelismente.Jesus como vê tudo, não está contente.

    ResponderExcluir
  11. Glória a vós Senhor lindo e vamgelho medetacao gratidão Senhor por tudo que fizeste por nós minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós bom dia meu abraço

    ResponderExcluir
  12. Senhor Jesus! Eu creio em TI e te amo. Quando eu claudicar me levanta e aumenta a minha fé. Peço pela recuperação da minha saúde, de meus filhos Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Senhor. Uns a nossa família. Pe. João Carlos interceda por mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  13. Glória a Vós Senhor!
    Como Jesus perguntou a Pedro várias vezes, hoje é o mesmo que um idoso ou até mesmo os nossos pais, quando nos perguntam alguma coisa da mesma forma, temos que responder com muita prudência, respeito e paciência, pois se soubéssemos quantas vezes perguntamos quando pequenos a eles a mesma coisa e com certeza deveriam nos responder com toda paciência do mundo.
    A vida é muito perfeita, todas as perguntas e respostas encontramos na Palavra de DEUS.
    Percebamos que em todas as perguntas Jesus responde: "então apascenta Meus cordeiros, Minhas ovelhas", entendendo estas palavras, estaremos evangelizando, Ele nos pede, leve Minhas Palavras, Meus ensinamentos ao próximo para que eles me conhecendo melhor, também possam se salvar, Isso sim é Me amar, por isso precisamos aumentar cada vez mais nossa intimidade com Jesus, na Santíssima Eucaristia, na Sagrada Escritura, no amor ao próximo, pois a qualquer momento podemos ser questionados e precisamos apascentar, então invocando o Espírito Santo e dotados com a Sabedoria acolher e ajudar os irmãos e com nossa vida consagrada testemunhar e Glorificar o Senhor,.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Senhor Jesus, na palavra de hoje, entendemos que é o amor por ti que nos sustenta na missão . Tu és o bom pastor que por amor, dá a vida por suas ovelhas. Senhor dai-nos amor a todos nós, que nos dê amor , como tu nos dá, para vivermos nossa vida de amar uns aos outros, Deus nos abençoe com saúde, paz, amor e fé a mim e a minha família. Proteja minha amiguinha que corra tudo bem com ela, nada de mal ti acontecerá. Que Deus abençoe nosso Papa em sua vida cristã, abençoe nosso Pe João Carlos e a todos meus amigos e amigas. Amém 🙏 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora e todos. Senhor cura o meu neto Bentinho e abençoa a Clarice que vai chegar, como mais um presente Divino em outubro e aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Padre João Carlos! Que Jesus nos dê o coragem de Pedro, com sua verdade ,mesmo tendo ele negado por três vezes que não conhecia jesus, e que mesmo assim jesus não desistiu ,e depositou sua confiança nele muito Pedro era um homem simples,,e o mais forte é por ter sido ele o primeiro apóstolo e ver jesus ,e ainda no seu primeiro sermão conseguiu converter três mil pessoas são Pedro rogai por nós.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Pe João Carlos, sua benção, Que Jesus abençoe a saúde do Papa Francisco para que ele possa cumprir todas suas missões, que assim seja 🙏🙌❤️

    ResponderExcluir
  19. Deus de majestade, eu LHE agradeço pelos anjos que foram colocados na minha vida. Contudo, me ajude fugir do pecado e do mal. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude rezar da melhor forma possível. Me ajude dormir. Me ajude seguir o caminho do profetismo, do discipulado, do amor, da salvação, da esperança, da fé, da libertação, da luz e da obediência. Me ajude ter bons pensamentos. Me ajude combater o bom combate. Me ajude alcançar a coroa da justiça. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude com a VOSSA proteção. Me ajude evangelizar com sabedoria. Me ajude colaborar na construção do VOSSO reino. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém

    ResponderExcluir
  20. Senhor abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, perdão e misericórdia, senhor aumentar minhá fé , amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Diante de uma decisão.

01 de maio de 2025   Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa.    Dia do Trabalhador          Dia de São José Operário.    Abertura do Mês M...

POSTAGENS MAIS VISTAS