PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: As tentações do caminho.

As tentações do caminho.





01 de julho de 2024

  Segunda-feira da 13ª Semana do Tempo Comum. 


  Evangelho  


Mt 8,18-22

Naquele tempo, 18vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”.
20Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.



  Meditação. 


Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos (Mt 8, 22).

Nos evangelhos, encontramos textos maravilhosos em que aparece a generosidade de pessoas que foram chamadas a seguir Jesus e largaram tudo para atender ao seu convite. É Deus quem chama. Seguir Jesus é uma expressão para indicar a condição de ser seu discípulo, sua discípula. Caminhar com ele, ao lado dele, como muitos faziam, era uma espécie de escola, de tempo de formação e um modelo para toda a vida. Mesmo não andando com Jesus o tempo todo, o discípulo ou a discípula tinha sempre em mente estar caminhando com ele, seguindo os seus passos.

Generosos foram os primeiros discípulos, como narrado nos evangelhos. Aqueles pescadores largaram o barco, o mar, a família e passaram a acompanhar Jesus em suas andanças missionárias. Levi, sentado na coletoria de impostos, deixou tudo, ao ouvir o convite ‘Segue-me’. Mas, nem sempre a resposta foi pronta e generosa por parte de quem foi chamado. É assim que lemos, no texto de hoje, casos em que os convidados se mostraram reticentes e pouco generosos diante do convite para seguir Jesus.

No Evangelho de São Lucas, aparecem três tentações para os que caminham com Jesus: o entusiasmo sem compromisso, as desculpas para protelar a adesão e as sementes ruins da desistência. Hoje, o mesmo episódio está sendo lido em São Mateus. Neste evangelho, dois casos são contemplados. O primeiro caso é do mestre da Lei que se apresentou, todo animado, para seguir Jesus. O Mestre lhe disse: “As raposas têm tocas. Os pássaros têm ninhos. Mas, eu não tenho nem onde deitar a cabeça”. Está claro. O discípulo não pode estar atrás de segurança e de comodidades. Deve acompanhar Jesus em seu despojamento. Esse tal, pela conversa de Jesus, não estava disposto à vida de andarilho e sem conforto que Jesus levava.

Outro discípulo arrumou logo uma desculpa para retardar o seu engajamento no movimento de Jesus: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. Isso quer dizer que ele adiaria o seu seguimento de Jesus para depois que o seu pai se fosse. Aí, sim, pensou ele, estaria livre, desimpedido... Não, meu amigo, o chamado é pra hoje. “Deixe que os mortos enterrem os seus mortos, mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. Anunciar o Reino de Deus é comunicar ao povo uma boa nova, uma notícia maravilhosa. É anunciar a vitória da vida sobre a morte e o mal. O pai dele precisava exatamente desta boa notícia. Não de um coveiro.

O Reino de Deus pede prioridade e exclusividade. ‘Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus’, ensinava Jesus.




Guardando a mensagem

Nos evangelhos, são narrados muitos exemplos de pessoas que, sentindo-se chamadas para o seguimento de Jesus, deixaram tudo e prontamente aderiram ao convite do Senhor. O evangelho de hoje, curiosamente, traz dois exemplos de convidados que não foram generosos e prontos na resposta. O primeiro estava preocupado com a segurança e as comodidades. Precisava entender o estilo de vida de Jesus e imitá-lo. O segundo condicionava sua adesão ao convite de Jesus ao final da vida do seu pai. Precisava entender que seguir Jesus é participar da experiência e do anúncio da vida nova, com plenitude e sentido. Esse era o bem maior a fazer ao seu pai.

Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos (Mt 8, 22).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
todos os dias, podemos sentir o teu chamado. A tua palavra é um permanente 'Vem e Segue-me!". Senhor, vivemos no meio de muitas amarras, de muitas urgências, de muitos compromissos, especialmente com a sobrevivência. Em tua Palavra, nos fazes perceber que, às vezes, queremos te seguir, como se isso fosse uma fuga dos nossos compromissos de família, de trabalho, de cidadania. Ao contrário, tu nos dizes, o teu caminho, sem nos tirar de nossa realidade, apenas exige de nós uma outra postura: simplicidade de vida, confiança em Deus, solidariedade com os irmãos. Igualmente, nos orientas que o que mais nossas famílias precisam é da vida que vem de vós, do sentido da existência que emana da tua Palavra, da experiência de amor que fazemos ao viver o teu evangelho. Senhor, queremos te seguir, com prontidão e generosidade. Dá-nos o teu Santo Espírito para nos ajudar a entender e viver os teus ensinamentos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Será que alguma coisa está impedindo você de seguir Jesus com mais entusiasmo? Seria interessante você escrever alguma coisa sobre isso, no seu caderno espiritual.

Comunicando

Hoje é dia de Segunda Bíblica. Ezequiel capítulo 15 é o tema de hoje. Para acompanhar a aula, é só ir no Youtube e procurar o Canal Padre João Carlos. Aproveite e se inscreva no canal. O nosso encontro da Segunda Bíblica começa sempre às oito e meia da noite.

Uma boa semana. Até amanhã, se Deus quiser!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



16 comentários:

  1. Anônimo1/7/24 07:16

    Amem, graças a Deus!! Que esteja sempre atenta ao chamado de Deus a segui-lo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/7/24 07:29

    Fico me perguntando o que aconteceu com estas duas pessoas! Será que seguiram Jesus posteriormente ou repensaram suas decisões após as palavras de Jesus? Acho que estavam ali justamente para serem objetos de reflexão futura. Acredito que fizeram parte dos primeiros cristãos.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/7/24 07:44

    Senhor JESUS! Caminhe comigo para que eu não te perca, pois és, meu Senhor e meu Deus em quem procurou moldar a minha vida. Fazei-me instrumento de Deus. Recuperai a minha saúde, de meus filhos Ivan e Fabrício. Abençoe a minha esposa, noras e netos. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/7/24 08:11

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção.Senhor, queremos ti seguir com prontidão e generosidade, ajuda-nos senhor, que Deus nos proteja e nos ajude a ti seguir Jesus, abençoe e proteja com saúde, paz e fé a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/7/24 03:17

      Padre pessoa oração por Manoel Filgueira está acamado muito doente

      Excluir
  5. Anônimo1/7/24 08:17

    Obrigado por dar a oportunidade de ouvir a palavra de Deus e nos mostrar sempre que Deus é o caminho para a salvação da humanidade obrigada por dar à oportunidade a nós seres humanos

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/7/24 08:33

    Bom dia padre, Deus nós abençoe e proteja de todo o mal, senhor obrigada pelo dom da vida minha e dos meus filhos Lucas e Gabriel e vós proteja , e também por toda minha família, nis fortaleça com muita fé e peço mesericordia oara toda a minha família, amém

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/7/24 09:01

    Bom dia padre João Carlos Rosa Maria de Caucaia ceará peço oração pela minha família uma cirurgia que eu vou fazer muito obrigado pela meditação que senhor manda todos os dias é um alimento espiritual mim sinto muito feliz só gratidão Deus abençoe sempre ilumine seus caminhos

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/7/24 10:01

    Bom dia, paz e bem pra todos nós!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo1/7/24 11:01

    Glória a vós senhor! Todos os dias Jesus nos chama a caminhar e muitas vezes agente não entendi vamos prestar bem atenção o que Jesus quer de nós. Jesus é tão bom que não merecemos este amor.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia abençoado para todos nós!
    Jesus Obrigada pelo Seu Amor Incondicional por nós! Ajude-nos a receber a Sua Vontade!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  11. Ó Deus, que curais nossos males, eu LHE agradeço pela vida da Beata Madre Maria Assunta Marchetti. Entretanto, me ensine fugir do pecado e da profanação. Me ensine ser justo e humilde. Me ensine vencer o sofrimento e a opressão. Me ensine seguir o caminho do discipulado, da libertação, da salvação e da obediência. Me ensine ser pobre em espírito. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo1/7/24 19:47

    Amém padre João Carlos🙏🙏🙏
    Muito obrigado pela partilha

    ResponderExcluir
  13. Anônimo1/7/24 20:24

    Boa noite padre João Carlos. O evangelho de hoje em Mt(8,v 18-22) nos trás uma esperança e confiança ,quando um dia discípulos pediu pra que ele deixasse primeiro ele sepultar o pai, e jesus respondeu-lhe:deixe que os mortos sepultem os seus mortos . Essa palavra nos inspira a confiança que devemos depositar em jesus pois é ele que cuida de cada um de nós.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo2/7/24 05:10

    Amém. Realmente seguir Cristo é a melhor opção. Embora existe vários empecilhos, com tudo precisamos ter Fé, esperança e confiança. Padre João Carlos muito obrigada pela partilha.Deus o abençoe. 🙏

    ResponderExcluir
  15. Anônimo2/7/24 11:20

    Por favor podem me enviar a meditação de hoje 02.07.2024 p/ o meu zap 84988865820 por favor

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Ele está pra chegar.

   22 de outubro de 2024   Terça-feira do 29º Domingo do Tempo Comum     Evangelho.    Lc 12,35-38 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discí...

POSTAGENS MAIS VISTAS