PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O Dia de São João Batista.

O Dia de São João Batista.

   



   24 de junho de 2023.   

Solenidade da Natividade de São João Batista


     Evangelho.     


MISSA DA VIGÍLIA

Lc 1,5-17

5 Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia. Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel. 6 Ambos eram justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. 7 Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada. 8 Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no Templo, pois era a vez do seu grupo. 9 Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso. 10 Toda a assembleia do povo estava do lado de fora rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido. 11 Então apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. 12 Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor apoderou-se dele. 13 Mas o anjo disse: "Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. 14 Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, 15 porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará repleto do Espírito Santo. 16 Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. 17 E há de caminhar à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto".


MISSA DO DIA


Lc 1,57-66.80

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.
61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.

     Meditação.     


Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela (Lc 1, 58).

A festa de São João celebra os acontecimentos em torno do nascimento do profeta João Batista, que preparou a chegada do Salvador, dando início a um tempo novo. O evangelho de Lucas dá notícia da admiração e da alegria que tomaram conta de vizinhos e parentes da família de Izabel e Zacarias pelo que Deus fez em favor deles e do seu povo. Um casal maduro, eles idosos, sem filhos, ela estéril... de repente, a mulher engravida e, no meio de muitos sinais do poder de Deus, dá à luz um menino que marca o início do novo tempo, o tempo do Messias que estava chegando. O menino, nascido de Izabel, seria o mensageiro que iria preparar a chegada do Salvador.

Os sinais de Deus foram muitos. O anjo anunciou a Zacarias que sua mulher iria engravidar. O pai, sacerdote em função no Templo, achou muito difícil acontecer o que lhe fora anunciado, por isso ficou mudo. Sua mulher Izabel, idosa e estéril, engravidou. A boa notícia se espalhou pelos moradores das montanhas de Judá, onde eles moravam. Alguma coisa muito importante Deus estava preparando. A jovem Maria, prima de Izabel, chegou da Galileia e com ela uma alegria imensa inundou o coração de Izabel. Ela conheceu, pelo Espírito Santo, que Maria, sua parente, também estava grávida e que era ela a mãe do Messias. Foi quando o bebê de Izabel, no sexto mês de gestação, estremeceu de alegria no ventre de sua mãe.

A idosa senhora deu à luz um menino. Que notícia boa para aquele casal sem filhos. Não havia pré-natal naquele tempo, então ninguém sabia se seria menino ou menina. Menino era garantia de continuação da família, segundo a organização do seu povo. Foi uma boa notícia. Deus estava mudando a vida daquela família, assegurando-lhe um futuro. Na hora de circuncidar o menino, aos oito dias, rito pelo qual a criança entrava em aliança com Deus como membro do povo eleito, outra surpresa. A tradição de colocar um nome de um parente foi quebrada. Deu-se um nome diferente, um nome novo. João. Essa criança é algo novo, em ruptura com os velhos tempos. A mãe queria assim. O pai confirmou, escrevendo numa tabuinha. Essa sintonia de Zacarias com o novo de Deus na vida de sua família restaurou sua comunhão com Deus. Voltou a falar. E glorificou a Deus, de uma maneira emocionada e feliz. Disse, com o coração cheio do Espírito Santo, que o seu filho, como profeta do Altíssimo, iria à frente do Messias, o Senhor que estava chegando, como sol nascente.

Tudo isso se espalhou pela vizinhança... Maria, claro, estava presente nesses acontecimentos. Espalhou-se o sentimento que algo novo estava acontecendo, Deus estava cumprindo as promessas feitas ao seu povo. Estava começando um tempo novo. Razão de alegria e contentamento para aquela gente.




Guardando a mensagem

O nascimento de João Batista foi um momento de grande alegria para parentes, vizinhos e amigos de Izabel e Zacarias. Eles entenderam que estava começando um novo tempo, por obra de Deus. Quando os cristãos portugueses plantaram a fé católica no Brasil mesclaram essa alegria da chegada do profeta João Batista, celebrada no solstício de verão da Europa, com as comemorações que os povos da terra e os africanos faziam pela mudança na natureza. Assim, na festa de São João temos uma festa com raízes rurais e com um grande sentimento de esperança.  O clima de festa e alegria (é o começo do inverno no hemisfério sul) une-se à espernaça e à certeza de que Deus está construindo um novo tempo. 

Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela (Lc 1, 58).

Rezando a palavra

Rezemos com as palavras da oração do sacerdote Zacarias, após a circuncisão do seu filho João:

Serás profeta do Altíssimo, ó menino,
pois irás andando à frente do Senhor
para aplainar e preparar os seus caminhos,
anunciando ao seu povo a salvação,
que está na remissão de seus pecados;
pelo amor do coração de nosso Deus,
sol nascente que nos veio visitar lá do alto
como luz resplandecente a iluminar
a quantos jazem entre as trevas
e na sombra da morte estão sentados
e para dirigir os nossos passos,
guiando-nos no caminho da paz.

Vivendo a palavra

Havendo uma oportunidade, nesta semana, faça um gesto de atenção em relação a uma família pobre e suas crianças. 

Comunicação

Amanhã, na sede da AMA, no Recife, teremos a Missa da comemoração mensal de N. Sra. Auxiliadora com a presença dos que vão viajar conosco à Itália, no mês de outubro. Depois da missa, teremos reunião sobre a viagem. A Missa começa às duas da tarde. Participarão da reunião apenas os que moram no grande Recife. 

Mesmo sendo o Dia de São João Batista, temos hoje nosso encontro às oito e meia da noite, na Segunda Bíblica. E eu espero por você. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




18 comentários:

  1. SÃO JOÃO BATISTA, ROGAI POR NÓS, AMÉM.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Pe. João Carlos , pela meditação! Peço a São João Batista que aponte sempre para nós, Igreja de Cristo, o verdadeiro caminho que nos conduz a Deus e nos faz sermos mais santos. Amém!❤❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JESUS aumenta minha fé Marcelo 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🌟🌟🙏🏼

      Excluir
  3. Bom dia padre ,Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel ,vós proteja e afaste todo o mal de perto deles e de toda a minha família, obrigada senhirbpit tudo , amém

    ResponderExcluir
  4. Linda mensagem

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos Rosa Maria de Caucaia ceará peço oração pela minha família augusto pela paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São José aumenta minha fé 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

      Excluir
  6. Por favor qual o nome da música ?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe. João Carlos que tenhamos uma excelente semana e que Deus na sua infinita sabedoria e bondade nos dê discernimentos prá resolvermos todos nossos problemas. Ronald

    ResponderExcluir
  8. Ronald Lima24/6/24 09:20

    Fico muito feliz em está participando desse espaço. Foi por intermédio do amigo Mário.Sou aqui de Caucaia.

    ResponderExcluir
  9. São João Batista, rogai por mim e por todos nós. Amém

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor!
    Da mesma forma DEUS é quem escolhe nossos nomes, pois para Ele somos únicos não importa se mais um José ou Maria, DEUS nos chamou e ainda nos chama pelo primeiro nome, porquê conhece cada um de nós melhor que nós mesmos, melhor dizendo desde a confirmação nossa nesta vida que por sinal foi também concedida por Ele, desde aquela data que fomos escolhidos dentre milhares de espermatozóides, tudo já estava pronto, ou seja escrito nossas vidas e nosso destino nos Planos de DEUS.
    Porquê, pensemos irmãos se não cai uma folha da árvore se Ele não permitir, imaginamos a imensidão de árvores que existem, ou ainda então a imensidão de folhas ?
    Isto não tem explicação é simplesmente Divino.
    Com toda certeza podemos afirmar que DEUS foi Misericordioso com Isabel e Zacarias, que ao revelar o nome até voltou a falar, pois Isabel também já era de idade avançada e desde quando recebeu a visita de sua prima Maria de Nazaré João Batista ficou cheio do Espírito Santo e pulou de alegria, e assim se tornaria o precursor do Messias, com a missão importantíssima de com seu testemunho clamar a DEUS preparar o Caminho unindo o Antigo e o novo testamento e pelo batismo das águas, preparar e converter o povo escolhido a se purificarem para receber o Messias, Jesus o Salvador,.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Pe João Carlos sua benção pra mim e toda minha família , São João Batista rogai por nós 🙏🙌❤️

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. São João Batista, rogai por nós. Que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos abençoe e nos livre de todo mal. Que São João Batista cuide de mim e da minha família, nos abençoando e nos protegendo com saúde, paz e fé. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde. Paz e bem. Que reflexao linda

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família e hj , em especial pelos exames da minha filha que deram bem. Senhor cura meu netinho Bento e abençoa o nosso dia amém.

    ResponderExcluir
  15. Ó Deus, que recompensais os méritos dos justos e perdoais os pecadores que fazem penitência, eu LHE agradeço pela vida de São João Batista. Todavia, me ajude seguir o caminho do serviço, do profetismo, da alegria, da misericórdia, da evangelização, da santificação, da penitência, bons frutos. Me ajude testemunhar o EVANGELHO. Me ajude da salvação, da luz, da união, da conversão, da justiça, da recompensa. Me ajude viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ajude com a VOSSA proteção. Me ajude glorificá-Lo e louvá-Lo. Me ajude produzir fazer a VOSSA vontade. Me ajude viver o meu batismo. Me ajude ter bons pensamentos. Me ajude ter o santo temor. Me ajude vencer o medo. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você consegue amar seus inimigos?

     12 de setembro de 2024.    Quinta-feira da 23ª Semana do Tempo Comum    Evangelho    Lc 6,27-38 Naquele tempo, falou Jesus aos seus dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS