PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Deus ama você.

Deus ama você.

 


   10 de junho de 2024  

Segunda-feira da 10ª Semana 
do Tempo Comum 

   Evangelho.  


Mt 5,1-12

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:
3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

   Meditação   


Os discípulos aproximaram-se e Jesus começou a ensiná-los (Mt 5, 1-2).

São quatro ações de Jesus descritas na abertura do Sermão da Montanha (Mt 5). Faça as contas: “Vendo Jesus as multidões (1ª. Ação), subiu ao monte (2ª. Ação) e sentou-se (3ª. Ação). Os discípulos aproximaram-se (essa ação é dos discípulos), e Jesus começou a ensiná-los (4a. Ação de Jesus). Quatro, você sabe, é um número de totalidade, abrangente como os quatro pontos cardeais.

Estamos no início do chamado Sermão da Montanha, que compreende os capítulos 5, 6 e 7 de Mateus. O Sermão da Montanha é a proclamação da Lei do povo da nova aliança.

Vamos às quatro ações iniciais de Jesus. 

A primeira foi “vendo as multidões”... Ele vê o povo que acorre para ouvi-lo, para pedir a cura de suas doenças... Ele não vê só com os olhos, vê com o coração. Na história que contou do homem assaltado e caído na estrada, só o samaritano viu, aproximou-se e cuidou dele. O sacerdote e o levita viram, mas passaram adiante. Jesus vê as multidões como Deus que falou com Moisés no Monte Sinai: “Eu vi, eu vi a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi seu grito por causa dos seus opressores, pois eu conheço as suas angústias”. A primeira ação foi “Ver as multidões”, um olhar de compaixão e de compromisso com o seu bem.

A segunda ação de Jesus foi “subiu ao monte”. Que detalhe curioso, “subiu ao monte”! Que monte? Com certeza, uma das colinas próximas de Cafarnaum. O monte, na tradição bíblica, é um lugar privilegiado de encontro com Deus. Mas, por que subiu com a multidão ao monte? Claro, ele é o novo Moisés que está levando o povo hebreu para o Monte Sinai, para prestar culto a Deus, celebrar aliança com ele e dele receber a Lei. “Subiu ao monte” é uma ação cheia de significado. Refazendo o caminho da história, Jesus, o novo Moisés, está restaurando o seu povo, que renasce em aliança com Deus.

A terceira ação foi “sentou-se”. Por que sentar-se? Por que estava cansado? Para ficar mais próximo do povo? Os mestres, em Israel e em outros povos, ensinavam sentados. Na Sinagoga, o pregador ficava sentado. Lembra Jesus, na Sinagoga de Nazaré? Depois que leu, de pé, o profeta Isaías, sentou-se para explicar aquela passagem. Na Sinagoga, havia uma cadeira especial para o pregador, perto do púlpito, num lugar de destaque. Chamava-se a Cadeira de Moisés. Quando pediu uma barca para se afastar da multidão e falar-lhes sobre o Reino de Deus, lembra em que posição Jesus ficou? Sentado, claro. Sentar-se é a posição de quem vai ensinar, Jesus assume a condição de Mestre. É o novo Moisés que ensina a Lei de Deus ao seu povo.

A quarta ação foi “começou a ensiná-los”. O que ele começou a ensinar vem a seguir: as bem-aventuranças, as bem-aventuranças do Reino. Na interpretação que se fazia do decálogo do Monte Sinai, o bem-aventurado era o praticante da Lei, o que observava os mandamentos e as normas. Nas bem-aventuranças do Monte, Jesus proclama que o Reino de Deus é um dom para os humildes, os sofredores, os pecadores. O Reino é o consolo para os aflitos e perseguidos, a vitória da justiça e da paz para os sofredores, a força dos mansos, o conhecimento de Deus para os de coração limpo, a misericórdia para os pecadores. Afinal, o bem-aventurado no povo da nova aliança é o humilde e pecador amado por Deus.

Ouvindo essa palavra, sinta-se no meio daquela multidão. Você está na lista dos bem-aventurados do Reino. Não porque você seja muito bom, nem muito santo(a), nem muito praticante da Lei de Deus. Você está na lista dos bem-aventurados porque, na sua fraqueza, nos seus limites, na sua condição de pecador, Deus ama você. É o que Jesus está dizendo.




Guardando a mensagem

Está começando o Sermão da Montanha. Jesus, com compaixão, vê o povo, como Deus na revelação a Moisés, da sarça ardente. Jesus, com o povo e os discípulos, sobe ao monte. Ele é o novo Moisés que liderou a saída do Egito e levou o povo ao Monte Sinai para celebrar a aliança com Deus. Ele é o mestre que, sentado, ensina ao seu povo a lei do Reino de Deus. O seu ensinamento é o manifesto do Reino. Os pequenos são os amados de Deus, os cidadãos do seu Reino.

Os discípulos aproximaram-se e Jesus começou a ensiná-los (Mt 5, 1-2)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
longe de nós por nossa confiança no dinheiro, na riqueza deste mundo. Queremos acolher o Reino de Deus, como dom que nos é oferecido, como nossa maior riqueza. Longe de nós vivermos na condição de quem não precisa mais de nada, nem de ninguém. Queremos acolher o Reino, com sede e fome de justiça, buscando fraternidade, solidariedade e confiança na tua Providência. Longe de nós vivermos a alegria falsa da bebida, das drogas ou da indiferença com a dor dos outros. Queremos viver a verdadeira alegria que o Reino nos traz pelo perdão, pela salvação que nos alcançaste. Longe de nós querermos agradar ao mundo e à opinião pública, negando o evangelho da vida, da família, da verdade. Queremos ser fieis, mesmo no meio de incompreensões ou perseguições, certos que este é o caminho da vitória. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Leia, na sua Bíblia, a passagem de hoje: Mateus 5, 1-12.

Comunicando

Dois convites pra você, na noite de hoje. 

O primeiro convite. Hoje, temos o Encontro dos Ouvintes na Paróquia da Várzea, no Recife. Começaremos com o Terço Mariano, às 18 horas, transmitido em rede pela Rádio por 13 emissoras. Às 19 horas, começa a Santa Missa, seguida de Adoração Eucarística. No início da celebração, vamos receber relíquias do jovem Carlo Acútis, beato que em breve será canonizado. Você acompanha tudo pelo rádio ou pelo Canal do Youtube. 

O segundo convite. A Segunda Bíblia. Hoje, temos a 4ª aula do Módulo II. Estamos estudando o Livro do Profeta Ezequiel. Faça todo esforço para acompanhar esse estudo. Todos estamos precisando investir mais em nossa formação bíblica.  Acompanhe pelo Canal do Youtube, às 20:30 horas. 
 
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Bom dia a todos e uma boa semana cheia do espírito santo e que nossa mãe Maria passa a frente amém

    ResponderExcluir
  2. Glória a Vós Senhor!
    Parece me que nesta passagem, conhecida como o sermão da montanha, Jesus fez um resumo de todos os ensinamentos vividos por Ele na Sua vida pública, desta forma estava transmitindo aos discípulos. Traduzindo, podemos entender que são Bem-aventurados, ou seja felizes, os que resistindo todas as interpéreis da vida amarem a DEUS e acima de tudo realizarem a vontade do Pai, O defendendo sobre todas as coisas e também quando amamos o próximo como a nós mesmos, os humildes de coração e só contemplarão a face de DEUS e alcançarão a felicidade perfeita na morada eterna, porque transmitiram a paz mesmo nas aflições e nas tribulações continuaram evangelizando, perdoaram e souberam agradecer a DEUS em todas as experiências da vida, dando exemplos de que com a Graça Santificante e salvífica dos Sacramentos, entendendo e se esforçando para viver os princípios do Reino, com esperança e a fé sendo restabelecida constantemente pela perseverança Cristã, confiando como a exemplo de todos os Santos confiaram que é possível vencer e chegar até o fim honrando o Pai, o Filho e o Espírito Santo que nos guiará para todo e sempre, até recebermos a recompensa, o prêmio da eternidade,.

    ResponderExcluir
  3. Maria de Lourdes10/6/24 08:34

    Bom dia, Padre João Carlos. Gratidão pelos ensinamentos, que Deus continue abençoando sua caminhada.🙏🤝🙇‍♀️♥️🙋🏻‍♀️

    ResponderExcluir
  4. SENHOR JESUS! Eu te amo e creio em TI, mas aumentai a minha fé. Peço-te sua benção para a reconciliação de meu filho e nora. Pela recuperação minha e de meu filho Ivan e conservai a saúde de minha esposa e a paz na minha família. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre, Deus nós abençoe, senhor obrigada por mas uma semana e por tudo , senhor peço pelo meu irmão neném que está fazendo seu procedimento hoje no hospital o cure ,der força e fé esperança. que ele não sofra e peço proteção para toda aminha família, abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e nós livre de todo o mal, obrigada e perdão pelos meus pecados.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Queremos ser fiéis, no meio de incompreensões ou perseguições, certo que este é o caminho da vitória . Que Deus nos abençoe com força e coragem, saúde, paz e fé a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde querido padre João Carlos e a todos vós meus caríssimos irmãos na fé. Que esta meditação de padre João Carlos nos ajude a ser o que nosso Senhor Jesus Cristo exortou no discurso de bem aventurança!

    ResponderExcluir
  8. Padre como é bom acompanhar seus ensinamentos,me faz Alegre e confiante na palavra no evangelho vivo no coração.Deus abençoe que se torne presente junto a nós amém

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos Deus nos abençoe sempre🙏👂

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Peço saúde para mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora e todos. Senhor ajuda o povo do Rio Grande do Sul a se recuperar de toda essa catástrofe. Abençoa e protege o nosso dia amém.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos, feliz aniversário chuvas de bençãos na vida hj e sempre que Deus continue te abençoando por ser esse anjo na vida de muita gente um abraço 🎂🎈

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, tenham todos uma abençoada semana 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Padre João Carlos! Mais uma vez estou aqui para agradecer-lhes, por tamanha dedicação para conosco.e as explicitacões que nos deixa cada dia mais apaixonada pelos ensinamentos que o senhor nos proporciona.sò peço a Deus força ,e perseverança para cada dia melhorar minhas ações,meu modo de agir e de pensar. E me tornar um ser humano capaz de saber discernir,o que jesus quer que sejamos para cada vez mais estarmos com essa resiliência para com para permanecer fiel ao nosso Deus.

    ResponderExcluir
  14. Deus bondoso e compassivo, eu LHE agradeço pela vida de São Censúrio. Contudo, me conceda a graça para seguir o caminho do profetismo, do discipulado, do serviço, da justiça, da obediência, da paz e da evangelização. Me conceda a graça para que eu seja pobre em espírito. Me conceda a graça para vencer o sofrimento, a perseguição e a aflição. Me conceda a graça para que eu seja manso e misericordioso. Me conceda a graça para que eu seja puro de coração. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Tem joio no meu roçado.

  27 de julho de 2024   Sábado da 16ª Semana do Tempo Comum  Evangelho   Mt 13,24-30 Naquele tempo, 24Jesus contou outra parábola à multidão...

POSTAGENS MAIS VISTAS