PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: As quatro tarefas da missão.

As quatro tarefas da missão.



11 de junho de 2024

  Memória do apóstolo São Barnabé. 



  Evangelho.  


Mt 10,7-13

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento.
11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz”.




  Meditação.  



Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios (Mt 10, 8)

Jesus percebe a situação de sofrimento e abandono do seu povo. E procura organizar o seu grande grupo de discípulos, nomeando doze líderes. Chamou doze, porque estava simbolicamente reorganizando todo o rebanho de Deus, o povo das doze tribos, que fora liderado por doze patriarcas. E Jesus enviou os doze em missão. É urgente que o rebanho conte com bons pastores, com boas lideranças. Pastores que cuidem das ovelhas estropiadas, que recuperem as desfalecidas, que lavem as sujas, que as defendam dos lobos.

A missão é anunciar a proximidade do Reino, que é o que Jesus já estava fazendo. “Em seu caminho, anunciem: o Reino dos céus está próximo”. Na realização desta missão, Jesus deu aos doze quatro tarefas: Curar os doentes; Ressuscitar os mortos; Purificar os leprosos; e Expulsar os demônios. Você sabe, quatro é um número de totalidade. Quatro é tudo, pois quatro são os pontos cardeais. A missão de anunciar a chegada do Reino de Deus mostra-se nestas quatro ações.

Vamos dar uma olhada nessas tarefas. A primeira foi curar os doentes. Jesus tinha um carinho especial pelos doentes. Basta lembrar a cena da sogra de Pedro ou do paralítico descido em sua maca diante dele. Cuidar dos doentes é uma forma de anunciar o Reino de Deus. Deus está perto de quem está sofrendo. Deus é a força de quem está debilitado. Estamos diante do tema da SAÚDE. Assistir os doentes e sofredores, rezar por eles, rezar com eles, acompanhá-los em seu tratamento são formas de mostrar o amor de Deus, a proximidade do Reino. Curar os enfermos.

A segunda tarefa foi ressuscitar os mortos. Jesus ressuscitou a filha de Jairo, o filho da viúva de Naim, o seu amigo Lázaro. Em todos esses episódios, vemos como Jesus deu atenção às famílias enlutadas, como ele ajudou as pessoas a crerem em Deus e na ressurreição que ele nos promete. Estamos diante do tema da VIDA. Na parábola do bom samaritano, o homem estava caído, semimorto, na beira da estrada. Acudir quem está caído, quem está em situação de morte é ressuscitar os mortos. Hoje, temos muita gente que está em situação de morte: pela droga, pela exploração do trabalho, pela fome... Trabalhar pela recuperação dos dependentes químicos, salvar do suicídio quem perdeu o sentido da vida, por exemplo, são também formas de anunciar a proximidade do Reino. Ressuscitar os mortos.

A terceira tarefa foi purificar os leprosos. Os leprosos, no evangelho, têm a ver com a impureza em relação à Lei. Pela impureza, a pessoa estava apartada de Deus e de sua comunidade. A lepra é uma imagem do pecado. Estamos diante do tema da RECONCILIAÇÃO. Purificar os leprosos é ajudar a pessoa a se aproximar de Deus e alcançar o perdão dos seus pecados. Fomos reconciliados com Deus, por Jesus Cristo que morreu por nós. Trabalhar pela conversão, aproximar as pessoas do Sacramento da Confissão são formas de anunciar que o Reino está vizinho, próximo. Purificar os leprosos.

A quarta tarefa foi expulsar os demônios. Jesus venceu as tentações. E libertou muitas pessoas possuídas pelo mal. Estamos diante do problema da LIBERDADE. Muita gente está possuída, escravizada pelo preconceito, pelo sentimento de inferioridade, pela ignorância, por ideologias totalitárias, pela inveja, pela dependência cultural... são numerosas as formas de dominação do mal sobre as pessoas! Contribuir para a superação desses males, ajudar as pessoas a se libertarem dessas forças de opressão são formas de realizar o anúncio do Reino de Deus. Expulsar os demônios.




Guardando a mensagem

Jesus, diante do seu povo sofrido e humilhado, enche-se de compaixão. Vê que aquele é um rebanho sem pastor. Realizando sua missão de reorganizar o povo de Deus disperso, nomeia doze lideranças para o seu movimento. Ele envia os doze em missão. Eles devem, como Jesus, anunciar a proximidade do Reino de Deus. Para servir o seu povo cansado e abatido, Jesus providencia pastores que cuidem das ovelhas estropiadas (os enfermos), que recuperem as desfalecidas (os mortos), que lavem as sujas (os leprosos), que as defenda dos lobos (os demônios). A missão dos doze é a missão de todo o povo de Deus. A minha, a sua também.

Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios (Mt 10, 8)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
aos teus missionários de ontem e de hoje, estás instruindo que todos estamos em missão. E que a missão não depende de contarmos com muitos recursos (ouro, prata, dinheiro). O que temos para oferecer não tem preço, nem são coisas que estamos distribuindo. Somos testemunhas do Reino que chegou com tua presença redentora. Estás insistindo, Senhor, que precisamos manter a postura de missionários, de viajantes, evitando a busca de benefícios pessoais (não levar sacola) e a busca de segurança ou bem-estar (duas túnicas, sandálias, bastão). Ajuda-nos, Senhor, a realizar, ao teu lado, a grande tarefa da evangelização. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Dedique uma prece especial, hoje, pela missão da Igreja, pedindo que todos, leigos, consagrados e ordenados, estejamos em missão, como Jesus mandou.

Comunicando

Nosso estudo bíblico de ontem foi maravilhoso. Bom, maravilhosa é a palavra de Deus. O encontro de ontem ficou gravado no Youtube. Caso você não o tenha assistido, sugiro que dê uma olhadinha. Procure o meu canal no Youtube -  Padre João Carlos. Por favor, não fique de fora. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. A paz, padre João Carlos. Chamo-me Conceicao ,vivo em Angola-Luanda. Gostaria de agradecer a si e a sua equipe pelo alimento de todos os dias na minha vida. Neste momento encontro-me acamada, peço oração pela minha saúde. Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Deus te abençoe Conceição com muita saúde e paz. Jesus restaure a sua saúde totalmente. Nossa Senhora interceda por você. Amém!

    ResponderExcluir
  3. Glória a Vós Senhor!
    O Evangelho é muito claro, enfatiza mais uma vez as instruções para os enviados ao anúncio do Reino, devemos anuncia lo sem nos preocupar com nada, pois DEUS é providência, é Misericórdia, é Amor infinito, nos dará o necessário para o cumprimento da missão, assim também nos lembra, que não levaremos nada quando partirmos desta vida.
    Passa também um manual de como devemos nos comportar ao entrar e sair dos lugares a qual levamos Vossa Palavra, resumindo, sempre falar em nome de DEUS, se alguém não aceitar por um motivo ou outro, devemos sacudir a poeira dos pés e partir para outra, na humildade sempre invocar o Espírito Santo ao falar, nunca discutir e não desistir de testemunhar e propagar independente de qualquer lugar a bondade do Senhor na vida daqueles que aceitam Jesus, e ainda complementa para nos lembrar, que de graça recebemos de graça também devemos nos doar,.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João. Glória a voz senhor

    ResponderExcluir
  5. Senhor me abençoe e a minha família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre vc é um homem mto ungido pelo poder fo Espírito Santo!

      Excluir
  6. SENHOR JESUS! Obrigado por mais um dia. Eu creio e te amo SENHOR, mas aumentai a minha fé. Peço-te pela reconciliação de Fabrício e Cida. Pela minha recuperação e de Ivan. Abençoe minha esposa Oriete e mantém sobre sua proteção toda a minha família.. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  7. Amém Bom dia Padre João Carlos sua benção. Padre quero lhe dá meus parabéns Que Deus o Abençoe sempre 🙌 muitas felicidades saúde e Paz 🙏 não tive oportunidade de lhe parabenizar estou fazendo agora 💙👏👏👏 PAZ é BEM

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Padre João Carlos, por evangelizar tão bem e claramente!
    Peço ao Espírito Santo que me ilumine e ajude a discernir! Que Jesus me dê forças e coragem para fazer o que mais lhe agradar e o que Ele espera de mim! Amém!

    ResponderExcluir
  9. Curar os doentes; Ressuscitar os mortos; Purificar os leprosos; e Expulsar os demônios. Você sabe, quatro é um número de totalidade.

    ResponderExcluir
  10. Plano de Jesus cristo pra sua vida seja profeta de deus e não se afaste do senhor Jesus cristo ele proverá tudo e possível ao seu poder e glória só confiar o seu se abre à palavra se cumpre DEUS ABENÇOE

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Ajuda-nos a Senhor, a realizar, ao teu lado, a grande tarefa da evangelização . Que sejamos abençoados e iluminados com a presença de Deus e do Espírito Santo, com saúde, união,Felicidade ,paz e fé para mim e a minha família. Que Deus abençoe nosso Pe João Carlos em sua evangelização de fé. Amém 🙏🙏🌺

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Pe, João Carlos,Pesso muito que Jesus tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro,e que Oriente todos os adolescentes do mundo 🙏🙌

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias, obrigada Senhor. Abençoai e protegei o nosso dia amém.

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos peço orações por Edinaldo Martins,Francisco Neto Adriana Teixeira,Edvan da Silva Nunes, Tereza Neuma , todos estão fazendo tratamento de CA, A sua Bênção

    ResponderExcluir
  15. Ó Deus de clemência, eu LHE agradeço pela vida de São Barnabé, no entanto, me ajude seguir o caminho do Espírito Santo, do profetismo, do discipulado, do evangelho, da cura, da obediência, da paz, da hospitalidade, da dignidade, da purificação, da ressurreição, da conversão, da graça, da alegria e da fidelidade. Me ajude ser firme de coração. Me ajude ser um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. Me ajude trabalhar na VOSSA IGREJA. Me ajude celebrar santamente. Me ajude honrá-Lo com amor. Me ajude jejuar e rezar da melhor forma possível. Me ajude trabalhar na construção do VOSSO REINO. Me ajude expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  16. Amém, padre João Carlos e muito obrigado pela meditação da palavra de hoje.

    ResponderExcluir
  17. Boa Noite eu sou Maria Aparecida Da Silva Oliveira. Sou da cidade de iporã Paraná. Peço orações por todos os Padre os ministros da palavra e dos doentes. E por todos os consagrados a nossa Senhora é o coração de Jesus Cristo. Também peço orações por todos da minha família. Peço oração por minha filha Suzana que sonha em ser mamãe, e não consegue em grávida, peço ajuda nas orações por ela.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A fé que vence o medo.

   23 de junho de 2024.       12º Domingo do Tempo Comum.       Evangelho.   Mc 4,35-41 35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus ...

POSTAGENS MAIS VISTAS