PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Foi para isso que nascemos.

Foi para isso que nascemos.




10 de maio de 2024

  Sexta-feira da 6a. Semana da Páscoa. 



     Evangelho.    


Jo 16,20-23a

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.
22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”.



   Meditação.    

Depois que a criança nasceu, a mulher já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo (Jo 16, 21)

Essa palavra de Jesus é impressionante: uma comparação que ajudou os discípulos e as discípulas a entenderem o que estava acontecendo ou se prepararem para o que iria acontecer. A comunidade estava angustiada e sofrendo, porque chegara a hora de Jesus, a hora de sua paixão. Jesus comparou a situação da comunidade à mulher que está sentindo as contrações do parto.

No tempo de Jesus, não havia cesariana, nem anestesia. As mulheres davam à luz em casa, nem nenhuma assistência médica. As mães da idade de minha mãe, mesmo vinte séculos depois, também deram à luz em casa, apenas com a assistência de parteiras práticas. Essas mães podem dizer de que sentimentos eram tomadas na proximidade do parto: apreensão, angústia. E as dores que tinham que suportar no parto... É a essa angústia da chegada da hora que Jesus está se referindo.

Ele está falando de sua paixão e morte, da apreensão e do sofrimento que provocaram na comunidade dos discípulos. E olha que coisa incrível! Está falando de sua morte como de um parto, de um nascimento. “A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora”. Essa palavrinha ‘hora’ é usada muitas vezes por Jesus, no evangelho de João, para falar de sua paixão e morte. Por exemplo: “Pai, chegou a hora, glorifica o teu filho”. A hora é a hora de sua morte. E ele está comparando a comunidade dos discípulos com a parturiente. Quando a comunidade pressentiu que chegara a hora de Jesus, ficou triste, angustiada, sofrida.

E Jesus completou: “Mas, depois que a criança nasceu, a mulher já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo”. A alegria de um homem ter vindo ao mundo. De que Jesus está falando? Está se referindo à sua ressurreição. A ressurreição está sendo comparada com um novo nascimento. A tristeza vai se transformar em alegria. A ressurreição é a vitória sobre a morte, a morte natural e a morte eterna. Na ressurreição, nasceu o homem novo, a nova criatura. Jesus ressuscitado é a pessoa humana que realizou plenamente a sua vocação de pessoa humana. Na ressurreição, nasceu a nova humanidade: a pessoa humana em paz com Deus, vencedora sobre o pecado e a morte. Renascemos na ressurreição de Jesus. Renascemos numa nova condição, a de filhos e irmãos reconciliados. Foi para isso que nascemos.




Guardando a mensagem

Jesus comparou a sua morte com o parto. Hora de angústia e sofrimento. Mas, a ressurreição trouxe muita alegria, pois significou a chegada de um novo momento na história. Com a ressurreição, a pessoa humana chegou naquele ponto de plenitude e realização para a qual foi criada. Pela comparação com a mulher em dores de parto, a gente logo entende o que ele queria dizer. Quando nasce a criança, a mãe se esquece das dores e do sofrimento, fica tomada de alegria. A tristeza é vencida pela alegria.

O que Jesus falou no contexto de sua morte e ressurreição, também serve para as situações de crise e sofrimento nas comunidades e na vida dos seus seguidores. Em todas as situações de angústia e sofrimento, você pode contar com a vitória de Deus em sua vida. Você que está passando por um momento de dor e sofrimento, acolha essa palavra de hoje, é palavra de Jesus. Persevere no bem, na verdade, no que é justo e certo, afaste-se do mal. Aguarde com paciência a hora de Deus. Mergulhe sua dor na paixão redentora do Senhor. O justo vive pela fé. O justo triunfa por sua fidelidade e pela fidelidade do seu Senhor.

Depois que a criança nasceu, a mulher já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo (Jo 16, 21)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nós te agradecemos pela tua vitória na cruz. Com ela, aprendemos que a vitória já está inscrita em nossa luta e nas horas turbulentas de nossas cruzes. Aprendemos também que a alegria da ressurreição, a alegria da vitória é sem tamanho, e que ninguém tirará essa nossa alegria. E ninguém a roubará, porque ela é vitória de Deus em nossas vidas de gente sofrida e pecadora. Apressa, Senhor, esse dia de vitória e alegria na vida de tantos irmãos e irmãs que estão vivendo dias de sofrimento e tribulação. Abençoa, Senhor Jesus, com a bênção da paciência e da fortaleza as pessoas que estão angustiadas por situações de família, de trabalho, de saúde. Dá a todos nós a tua paz e a alegria de tua ressurreição, da qual participamos desde o batismo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a Palavra

Inspirados no ensinamento de Jesus, aprendemos que precisamos enfrentar as situações de crise com paciência, humildade, confiança e esperança. Não perder a calma (é a paciência). Reconhecer a parte de responsabilidade que lhe cabe (é a humildade). Saber que não se está só, que se pode contar com outras pessoas e, especialmente, com Deus (é a confiança). E respirar a certeza de que vai dar certo, que a justiça vencerá, que, em Cristo, somos mais que vencedores (é a esperança).

Comunicando

No próximo mês de outubro, eu vou conduzir uma peregrinação à Itália. Vamos visitar os lugares de São Francisco de Assis e de São João Bosco. Vamos a Roma, Assis e Turim. Dez dias de imersão na história e na espiritualidade salesiana. Que tal você ir com a gente? Faça contato pelo whatsapp 81 9 9964-4899.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

21 comentários:

  1. Anônimo9/5/24 23:17

    Boa noite padre João Carlos acompanho todos esta dirigiia
    E tem cido de grande importância para mim
    GRATIDÃO

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua benção que Deus abençoe sempre nossas vidas amém 🤚🙏

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos que Deus lhe abençoe amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre sua bênção gratidão por me envia tds os dias a meditação da palavra repasso pra alguns amigos que Deus abençoe o senhor e sua equipe um abençoado final de semana para todos nós

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos ! Sua benção para minha familia ! Gratidão pela operação da minha amiga ! Deus abençoe o senhor ! Obrigado pai por tudo que ele nos da ! Amém !

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre que o espírito santo venha ilumine nosso mundo e nos afasta do pecado amém

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos sua benção! Deus abençoe a minha família e os familiares do mundo inteiro 🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos sua bênçãos! Ler a palavra de hoje me fez enxergar que as atribulações que estou passando não chega a comparar com o sofrimento de nosso senhor Jesus Cristo.. Estou deixando ser levada pelo egoismo peço orações por me e minha familia para não cai em tentação que tem horas que os fardos ficam muito mais pesados senhor seja bendito seu santo nome hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre Deus te abençõe, e abençõe tenha misericórdia todas as pessoas que estão sofrendo com enchente e os que estão trabalhando no Rs, um abraço

    ResponderExcluir
  10. José Lúcio de Araújo10/5/24 07:40

    A meditação de hoje inspirada por Pe. João Carlos refrigera a alma e amacia o coração.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia
    Abençoe grandemente nosso dia 🙏🏼

    ResponderExcluir
  12. BOM DIA PADRE JOÃO CARLOS BENDITO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO EM NOSSA MÃE MARIA SENHORA NOSSA NA TRAVESSA DA SITUAÇÃO NA MINHA FAMÍLIA

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre , Deus abençoe a mim e meus filhos e toda a minha família, amém

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João Carlos. Primeiro eu agradeço pelo dom da sua vida, eu sou Nair Neri de senador canedo.goias por muito tempo morou aqui minhas vizinhas irmãs Dorotéia uma delas e irmã marinha que amor muito, aí elas foi transferida, mas nunca esqueceu de mim. Envia o evangelho meditado pelo senhor que nós ajude muito no nosso crescimento espiritual muito obrigado, todos dia eu ousa senhor. Gratidão Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos,a sua benção e o meu muito obrigada por todos os dias nos,presentear com essa reflexão tão valiosa! Tereza Teixeira Ferro

    ResponderExcluir
  16. SENHOR eu te amo muito e preciso sempre da tua presença em minha vida, mas aumentai a minha fé para que eu seja digno de receber a sua benção. Rogo pela minha recuperação e de meu filho Ivan, devolva-nos a alegria de viver em toda a sua plenitude. Pe. João Carlos a sua benção e por sua intercessão rogai por nós. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus mim ajude a esperar pelo tempo dele, que Jesus mim fortaleça a esperar por esse tempo, com paciência e esperança, que Deus mim proteja a mim e a minha família, com saúde, paz, paciência e fé. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Jesus é o Amor Incondicional que veio para nos salvar! Onde se encontra o Amor, a Sabedoria e o Amor de Deus, isso é a nossa Terra. Gratidão!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  19. Obrigada Padre João Carlos, pela linda meditação da palavra de hoje e de todos os dias tenho o prazer de de receber e ouvi-la enviada pelo padre Mário de Carlli.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por todas as bençãos que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Hj em especial quero agradecer muito pela missão do meu filho q é bombeiro e foi mandado para o Rio Grande do Sul e graças a Deus a viagem correu. Peço Senhor q proteja a ele e toda a equipe nessa missão tão solidária e Divina. Ajuda a todos do Rio Grande do Sul e faz com q essas chuvas parem Senhor. Aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  21. Deus santo de Abraão, eu LHE agradeço pela vida de São João de Ávila. No entanto, me ajude vencer o sofrimento e o medo. Me ajude evangelizar com sabedoria. Me ajude fugir do pecado e do mal. Me ajude seguir o caminho da alegria e da adoração. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Santa Maria, Mãe de Deus.

20 de maio de 2024    Memória da Bem-aventurada Maria, Mãe da Igreja.    Segunda-feira depois de Pentecostes   Evangelho.   Jo 19,25-34 Naqu...

POSTAGENS MAIS VISTAS