PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O amor é a lógica do evangelho.

O amor é a lógica do evangelho.

 




24 de maio de 2024

  Dia de Nossa Senhora Auxiliadora.  


  Evangelho.  


Mc 10,1-12

Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo, em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!”
10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.

  Meditação.  


O que Deus uniu, o homem não separe (Mc 10, 9)

Jesus está ensinando ao povo. O que ele ensina? Ele descreve o Reino de Deus que já está acontecendo por sua presença, por suas palavras e por suas ações. Não se trata de uma lei a ser cumprida, mas de um amor a ser acolhido e amado. Jesus revela o Pai que ama o mundo e o envia para resgatá-lo. E o filho, que por amor aos seus, entrega a sua vida. O convite é que entremos nessa dinâmica de amor: amemos a Deus, amemos o próximo, imitemos o Pai que dá seu filho e o filho que dá sua vida. O amor é a lógica do Evangelho.

A obra de Jesus foi restaurar o projeto original de Deus. Nele, a humanidade decaída em Adão e Eva encontra a reconciliação, o perdão. E o ser humano redimido vai se identificando progressivamente com Cristo, pela fé, pelo batismo, pela prática da palavra. É ramo enxertado na videira. Para ele ou para ela, o matrimônio é uma vocação, um chamado de Deus, vivido como caminho de santidade. O casamento não é uma formalidade, um rito social. É a acolhida de um dom maravilhoso, da graça de Deus e do seu Espírito para realizar, na família, o amor de Deus pelo seu povo, o amor de Cristo por sua Igreja. No matrimônio, um se entrega ao outro. E nisso expressam e realizam o amor nupcial de Cristo e de sua Igreja. “Já não serão dois, mas uma só carne”. Os cônjuges realizam, em sua vida e em sua sexualidade, a unidade de Deus, a comunhão.

Mesmo mergulhados na ótica do amor de Deus, os casados continuam frágeis e sujeitos a quedas. Na sua fraqueza humana, são, no entanto, sustentados pela graça de Cristo e aplicam-se mutuamente o remédio do perdão. Na sua vida de casal e na família que formam exprimem o amor de Deus no cuidado um com o outro, no carinho com que se tratam, no cuidado mútuo, na comunhão de bens, na abertura à vida que chega como fecundidade do amor. O matrimônio cristão está no nível do amor do Reino de Deus, não no nível do simples cumprimento de leis. Participa da experiência do amor de Deus pela humanidade e de Cristo por sua Igreja. Por isso, é experiência de unidade (“já não dois, mas uma só carne”) e de fidelidade (não é um vínculo que se dissolve, que se desfaz).

O casamento é obra do Criador, que o concebeu como expressão de verdadeira comunhão. Jesus restaurou o projeto original de Deus em relação ao casamento. Mesmo que os casais do seu tempo encontrassem dificuldades e limites na vida a dois, Jesus confirmou o ensinamento da Escritura: a unidade (os dois serão uma só carne) e a indissolubilidade (o que Deus uniu, o homem não separe). Feliz o casal que chega a viver o seu matrimônio como expressão de amor e de obediência a Deus e ao seu projeto de felicidade e salvação!






Guardando a mensagem

Jesus elevou o casamento, obra divina, ao nível de sacramento, sinal visível do amor de Deus que se manifestou nele como salvação. Você é casado, é casada? Então, viva essa condição como verdadeira graça de Deus. Nos dias de hoje, há muita coisa que conspira contra o matrimônio. Mas, não se deixe seduzir pelo mal. Não assuma o pensamento do mundo sobre o casamento. Assimile o pensamento de Deus, como Jesus o exprimiu no seu evangelho. A vida a dois é exigente, porque pede esforço de superação do egoísmo, do individualismo; mas conta com o perdão e a graça de Deus para superar os pequenos e grandes desencontros.

O que Deus uniu, o homem não separe (Mc 10, 9)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
abençoa os casais que estão enfrentando turbulências no seu casamento. Senhor, que eles possam beber da fonte do amor que és tu mesmo e em ti encontrar forças para perseverar no amor, exercitando a paciência e o perdão. Cura, Senhor, as chagas abertas pela infidelidade no matrimônio. Dá a graça da reconciliação, da restauração da vida matrimonial a tanta gente que se vê tocada pela tua graça. Abençoa, Senhor, com a bênção dos filhos, a união matrimonial dos casais jovens. Abençoa, com a bênção dos netos, os casais mais adultos. Repete no coração de todos que o casamento é santo, lugar de santificação e de união com Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Muita gente está enfrentando turbulências no seu casamento. Se for o seu caso, procure conversar com alguém que tenha uma caminhada de fé. Não dê ouvido a qualquer um. Se não for o seu caso, tudo bem. Quem sabe, hoje, não apareça uma oportunidade pra você ajudar alguém a pensar melhor o seu casamento!

Novena de Nossa Senhora Auxiliadora 

Bênção com a invocação de Nossa Senhora Auxiliadora

— A nossa proteção está no nome do Senhor.
— Que fez o céu e a terra.

— Ave Maria…

— À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

— Maria, Auxiliadora dos Cristãos.
— Rogai por nós.

— Ouvi, Senhor, a minha oração.
— E chegue a vós o meu clamor.

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

Oremos.

Senhor eterno e onipotente, que, pela intervenção do Espírito Santo, vos dignastes preparar o corpo e a alma da gloriosa Virgem e Mãe Maria para digna morada do vosso Filho, fazei que sejamos livres da morte eterna e dos males que nos rodeiam, pela intercessão daquela cuja comemoração nos alegra. Por Cristo, nosso Senhor.
— Amém.

— E a bênção de Deus Todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre ti (vós) e permaneça para sempre.
— Amém.

Comunicando

Hoje, no dia de nossa peregrinação ao Santuário Basílica de N. Senhora Auxiliadora em Jaboatão, você pode nos acompanhar, pela Rádio Amanhecer ou pelo Canal do Youtube, às 10 horas, na Santa Missa e às 15 horas, na Adoração e Consagração. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos
    Sua benção sobre mim e meu esposo,pois hoje estamos fazendo aniversário de casamento 28 anos!
    Como se diz, uma vida a dois tem muitas exigências, mas na amizade, na compreensão e no perdão estamos conseguindo beber da água dessa fonte, que é o amor!
    Na caminhada sempre buscando a proteção de Deus e de nossa senhora.
    Um abraço padre
    Meu nome é Deuza e sou da cidade de cascavel Ceará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus aumenta minha fé Marcelo 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

      Excluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua benção mãe ouxiliadora junto com meu pai eu li peço trás paz e saúde pra minha família agente não saber mais o que fazer com tanto apereinho que tá acontecendo com todos nós eu mãe de a liberdade desse filho pra agente ter paz juntos com Jesus Cristo amém

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos que o pai abençoe todos que faz parte dessa corrente de oração amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Nossa Senhora Auxiliadora, livra- nos de todo mal e conceda- nos saude e paz

      Excluir
    2. São José aumenta minha fé 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

      Excluir
  4. Bom dia João Carlos. Peço Nossa Senhora Auxiliadora saúde a toda minha família e peço que há em especial por todo estado do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  5. Amém assim seja

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João, eu e Meu esposo que hoje se encontra preso .estamos passando pelo vale ..Mais um dando forças ao outros. Com amor e carinho. Ele tá pagando pelo que fez e te no fé em deus que ele vai sair transformado..la ele ler livros faz provas..trabalha pela seres.eu peço oração

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João , eu e meu marido somos casados no civil e recebemos uma benção da Igreja , pois ele já era divorciado ... Nós podemos comungar?

    ResponderExcluir
  8. SENHOR JESUS! Não estou trocando o meu amor por TI por pedidos que me afligem. É que eu creio que só VÓS pode atender as minhas necessidades. Peço sua benção a meu filho e nora para que se reconciliem. Peço pelo milagre da minha condição física que é frágil e tbem do meu filho Ivan. Abençoe a minha esposa e toda a família. Eu TE rogo SENHOR. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre,Deus nós abençoe, obrigada senhor pelo dom dá vida minha e dos meus filhos, Lucas e Gabriel , abençoe e vós proteja e afaste todo o mal de perto deles , proteja também minha família , cure senhor meu irmão neném, amém

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus e Nossa Senhora Auxiliadora nos abençoe, nos proteja e nos livre de todo mal a mim e a minha família com saúde, paz, fé. Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor!
    Precisamos entender que no tempo de Moisés era a lei dos homens que valia, e agora depois da ressurreição devemos obedecer a lei Divina, porque DEUS desde o início da criação fez o homem e a mulher e quando unidos ao Sacramento do Matrimônio formam uma só carne, assim não é uma restrição da Igreja Católica de que casais que não tenham impedimento nenhum para se casarem e os de segunda União não sejam liberados para receber a comunhão Eucarística do corpo e sangue de Jesus Cristo.
    Como percebemos esta é uma exigência séria, confirmada no Evangelho.
    Qualquer homem que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar se com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também estará adulterando.
    Esta tem de ser mais uma de nossa missão de fé, acreditar fielmente no matrimônio em DEUS, não na lei dos homens, ou seja, o que DEUS uniu o homem não separa. Que sejamos confiantes, na alegria na tristeza na doença na saúde, na riqueza e na pobreza, enfim com aquele ou aquela que DEUS escolheu para nós devemos permanecer até o fim juntos numa só carne,.

    ResponderExcluir
  13. Paz e bem. Abençoa senhor meu casamento que possamos nos entender melhor e viver em paz o nosso matrimônio pois já são 12 anos de união matrimonial.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço por tudo que Deus nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e noras e todos. Senhor afastei essas tempestades do Rio Grande do Sul e protegei o nosso país do comunismo. Aumenta sempre a nossa fé Senhor amém.

    ResponderExcluir
  15. AMÉM 🙇 🙏 ASSIM SEJA SENHOR JESUS 😇 💟 QUE A FAMÍLIA COMECE TERMINE EM SABEDORIA VERDADE. E O AMOR COM FÉ E ESPERANÇA É NOSSA FORÇA.

    ResponderExcluir
  16. Olá padre João Carlos a sua benção. Que Deus abençoe todos os casais. A maioria hoje levá o casamento como brinquedos se não der certo deixar pra lá.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo8/6/24 04:24

    Obrigado pe. João Carlos pela oportunidade de agradecer a Mãe Maria de ser oferecida ao Seu Filho Jesus.
    Obrigado mãe Maria que estas no céu com Seu Filho Jesus e
    todas as mães e toda à humanidade deste Mundo. Agradeço por ser nossa Mãe e em especial peço pela vida do pe.João Carlos que nos abencoa todos os dias. Assim Seja AMÉM

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Seu "sim" seja SIM.

  15 de junho de 2024 .   Sábado da 10ª Semana do Tempo Comum   Evangelho   Mt 5,33-37 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:33 &qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS