PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Amem-se uns aos outros.

Amem-se uns aos outros.



05 de maio de 2024

   6° Domingo da Páscoa.    


   Evangelho.  


Jo 15,9-17

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isso, para que minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena.
12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando.
15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá.
17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

   Meditação.  


Amem-se uns aos outros, como eu amei vocês (Jo 15, 12)

Não sei se você lembra qual foi a palavra-chave do domingo passado. Não lembra? Vou lhe dar uma dica. Domingo passado, Jesus fez a comparação da videira. Lembrou?! A palavra foi... PERMANECER. Permanecer é estar em comunhão com Cristo e com a comunidade, realizando a Palavra, tornando-se discípulo, discípula. A palavra forte de hoje é fácil de identificar. É só prestar atenção no evangelho, onde ela se repete nove vezes. AMOR. Na segunda leitura, primeira carta de São João, também esta palavrinha volta nove vezes. AMOR. Vamos prestar atenção nela.

Olha como começa o evangelho de hoje. “Como meu Pai me amou, assim também eu amei vocês. Permaneçam no meu amor”. Podemos nos perguntar: Como vemos o amor do Pai por Jesus? E a resposta é simples: Na criação, o Pai já tinha demonstrado o seu amor pelo filho. Fez tudo pensando nele, nos criou à sua imagem e semelhança. No batismo de Jesus, vemos outra manifestação maravilhosa do amor do Pai. Ele declarou bem alto: “Este é o meu filho amado”. E derramou sobre ele o seu Espírito. Foi quando veio sobre Jesus o Espírito Santo, em forma de pomba. Na transfiguração, de novo o Pai disse aos discípulos: "este é o meu filho amado."

“Como meu Pai me amou, assim também eu amei vocês”. E como foi que Jesus nos amou? Fácil de responder. Jesus se aproximou de nós, pela sua encarnação. Veio viver conosco, assumindo nossa condição humana. Mais? Ele nos anunciou o Reino de Deus, ele nos revelou o Pai e o seu projeto de salvação. E deu a prova maior de amor: deu a sua vida por nós. Foi assim que ele nos amou. E tem mais: ele também nos deu o seu Espírito. No domingo em que ressuscitou, se encontrou com a comunidade dos discípulos e soprou sobre eles, comunicando-lhes o Espírito Santo. E, cinquenta dias após a páscoa, derramou o seu Espírito sobre toda a comunidade.

O Pai amou Jesus. Jesus nos amou. E nos orientou a vivermos no amor. Deixou-nos o seu mandamento: “amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês”. O amor virou a marca da comunidade cristã. Logo as pessoas de fora começaram a reparar como, na comunidade eles se queriam bem, dividiam os seus bens, acudiam as necessidades dos mais pobres, rezavam juntos. “Um só coração e uma só alma”. São João escreveu na sua primeira carta: “Quem ama, nasceu de Deus, conhece Deus, porque Deus é amor". Na comunidade, procura-se viver o amor como o de Jesus: proximidade, acolhimento, inclusão, partilha, diálogo na verdade, perdão, comunhão.

Esse amor vivido na comunidade - expressão do amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo – transborda do círculo comunitário para ser fermento no meio da sociedade. Os cristãos e suas comunidades vão fermentando o mundo com esse amor. Acompanham os doentes, visitam os presos, defendem os injustiçados. Com o amor de Jesus, estendem a mão aos moradores de rua, aos órfãos, aos dependentes químicos. No amor por Jesus e pelos irmãos, educam para a cidadania, fortalecem a luta pela paz e pela justiça, defendem a vida ameaçada no útero materno e fora dele, convocam a todos para salvar o planeta, a casa comum. É o amor que se torna fermento no meio da sociedade.




Guardando a mensagem

A comunidade cristã, onde se incluem também as famílias dos cristãos, é o grande o espaço do amor fraterno. Conhecemos aí o amor de Deus por nós. Nosso amor aos irmãos, como Jesus nos amou, é a nossa resposta ao amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Na comunidade, somos chamados a viver o amor como acolhimento, amizade, ajuda mútua, correção fraterna, perdão. Esse amor forma cada cristão e toda a comunidade para serem, na sociedade, uma força de transformação. O amor se torna um fermento de paz, de justiça e de solidariedade.

Amem-se uns aos outros, como eu amei vocês (Jo 15, 12)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
não somente nos mandaste amar, mas nos amar, como tu nos amaste. E tu nos amaste, sobretudo, sacrificando-se por nós. Amar é ficar feliz com a alegria do outro, vencendo o egoísmo. Amar é tomar como seu o sofrimento do outro, vencendo a indiferença. Amar é assumir o seu posto de cidadão pra melhorar o mundo, vencendo a alienação. Ajuda-nos, Senhor, a por em prática tua palavra, a viver no amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

O amor que Jesus ensinou logo materializou-se na inclusão, na queda de preconceitos, em gestos de solidariedade, na missão voltada para os de fora. É o que você vai concluir lendo a história de Cornélio. Leia, hoje, na sua Bíblia, em Atos capítulo 10, a história de Cornélio e sua família. Essa passagem é a primeira leitura da Missa deste 6º domingo da Páscoa. Por falar em Missa, a que horas você vai participar da celebração dominical, hoje, em sua comunidade?

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB

15 comentários:

  1. Anônimo5/5/24 05:51

    Bom dia hoje peço oração para rio grande do sul que Deus tenha misericórdia daquele povo amém

    ResponderExcluir
  2. A população do Rio Grande do Sul o SOCORRO DE NOSSA MÃEZINHA MARIA INTERCEDENDO POR TODAS AS FAMÍLIAS O PODER DE DEUS NOSSO PAPAI PELA EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO SOB A NATUREZA O CONTROLE SÓ TÚ PODES SENHOR JESUS O TEU PODER REALIZAR PRODÍGIOS 🙌🏾🙏🏾

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/5/24 06:28

    Bom dia. Peço orações para o meu sobrinho neto Theo e Luciano Padilha Guerra

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/5/24 07:15

    Amém padre João Carlos, bom dia, obrigada por essa reflexão. que Deus nosso senhor Jesus Cristo perdoe os nossos pecados e nos livre de todo mal.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/5/24 08:09

    Bom dia João Carlo peço oração pra pra rio grande do sul que Deus tenha misericodia tenha compaixão do mundo que Deus abençoe os desobrigados

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5/5/24 08:09

    Bom dia padre João Carlos, ouço todos os dias suas meditações que Deus possa ter misericórdia de todos nós que Jesus Cristo nosso salvador possa interceder por nós
    !

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/5/24 08:11

    Bom dia padre carlos peço oraçao pra rio grande do sul que Deus tenha misericórdia que tenha compaixão da queles que estão desobrigados que alivie os sofrimento deles

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5/5/24 09:32

    Padre João Carlos, a sua homilia é diferente de todos os padres que eu já ouvi, pois tem aquele gostinho de quero mais. Não é cansativa e o senhor faz uma contextualização muito prática além de em alguns momentos teatrializar

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/5/24 09:57

    SENHOR JESUS, recuperai a minha saúde e do meu filho Ivan. Abençoai as famílias que sofrem com as enchentes no RS/SC.. Amenize a dor do sofrimento. Despertai o AMOR das pessoas para que auxiliem os que mais precisam. Amém

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5/5/24 11:08

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção.Ajuda-nos Senhor, a por em prática tua palavra a viver do amor. Que Deus e Nossa Senhora de Fátima, nos abençoe nos proteja e nos livre de todo mal a mim e a minha família com saúde, paz, amor, felicidade. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Senhor ajuda o Rio Grande do Sul, faz com q essas chuvas parem. E cura meu netinho Bento, realiza esse milagre neles pela Tua imensa misericórdia amém.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5/5/24 14:54

    Boa tarde abençoada para todos!
    O Amor Incondicional de Jesus frutifica ao se expressar generosamente.
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  13. Anônimo5/5/24 16:12

    Glória a voz senhor. Paz e bem

    ResponderExcluir
  14. Pai de bondade, Deus santo, eu LHE agradeço pela vida do Beato Gregório Frackowiak. No entanto, me conceda a graça para seguir o caminho do amor, do serviço, do discipulado, da oração, da fé, da fidelidade, da justiça, da adoração, da alegria e da evangelização. Me conceda a graça para ter o santo temor. Me conceda a graça para receber os dons e os frutos do Espírito Santo. Me conceda a graça para louvá-Lo com sinceridade. Me conceda a graça para viver o meu batismo. Me conceda a graça para fugir do pecado. Me conceda a graça para guardar os VOSSOS mandamentos. Me conceda a graça para fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça para produzir bons frutos. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo5/5/24 18:18

    Glória a vós senhor Jesus descha bem Claro no evangelho que devemos amar atodos como Eli nós nos amar devemos us mandamentos gratidão senhor por tudo que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós meu abraço

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Os pequeninos do evangelho.

   17 de julho de 2024    Memória do Bem-aventurado Inácio de Azevedo,  presbítero, e companheiros, mártires    Evangelho.      25Naquele te...

POSTAGENS MAIS VISTAS