PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O que é permanecer em Cristo?

O que é permanecer em Cristo?


01 de maio de 2024

Dia de São José Operário.

Dia do Trabalhador.

Abertura do Mês Mariano.

  Quarta-feira da 5ª Semana da Páscoa.  


  Evangelho   


Jo 15,1-8

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.


   Meditação  


Permaneçam em mim e eu permanecerei em vocês (Jo 15, 4)


Qual é a grande palavra de hoje?

PERMANECER. ‘Permaneçam em mim e eu permanecerei em vocês’. Jesus está à mesa com os discípulos. No clima de intimidade da ceia, ele descreve a comunhão existente entre ele e os discípulos como a relação entre a videira e os ramos. A videira era já uma representação do povo de Deus, no Antigo Testamento. Ele lhes diz: “Eu sou a videira verdadeira, vocês são os ramos. Meu Pai é o agricultor”.

Jesus está unido ao Pai, permanece no Pai. E o Pai nele. Assim, os discípulos: permaneçam em Jesus, pois Jesus permanece neles. Como ramos, estejam inseridos na videira, profundamente, para dar frutos. O Pai poda os ramos para que dêem mais frutos e corta os que não dão fruto. Como bom agricultor, o Pai cuida da videira e é glorificado pelos frutos que colhe.

Mas, o que é ‘permanecer’? A imagem da videira nos ajuda a entender bem o que seja ‘permanecer’. Permanecer é estar inseridos em Cristo, em comunhão com ele, alimentando-nos dele e produzindo frutos.

Em primeiro lugar, PERMANECER EM CRISTO é estar em comunhão com ele, reconciliados e perseverantes na oração e na prática de sua palavra. “Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto”. Estamos unidos a Cristo pela fé e pelo batismo. No batismo, fomos inseridos nele, enxertados como ramos na videira. O batismo foi o banho purificador, que nos lavou do pecado, inserindo-nos no mistério de sua morte e ressurreição. Jesus falou que o Pai limpa o ramo e que nós já estávamos limpos pela palavra que recebemos. É bom lembrar que eles estavam ali na ceia, e que a ceia começou com o lava-pés. Por sua morte e ressurreição, Jesus nos limpa, nos purifica, nos reconcilia. Permanecendo em Cristo, o que pedimos ao Pai, ele nos concede. Permanecendo nele, suas palavras permanecem em nós. Temos já uma primeira resposta: PERMANECER em Cristo é estar em comunhão com ele, reconciliados e perseverantes na oração e na prática de sua palavra.

Em segundo lugar, PERMANECER EM CRISTO é estar em comunhão com a sua Igreja, com a comunidade dos discípulos. Lemos no livro dos Atos dos Apóstolos (At 9), Saulo tinha chegado em Jerusalém, mas ninguém queria saber dele, a fama dele era de perseguidor. Barnabé o apresentou aos apóstolos e contou-lhes a sua conversão. Os apóstolos o acolheram. Ele integrou-se na comunidade e começou a pregar ao povo. Olha que grande lição. Quem está unido a Cristo, como Saulo já estava, precisa viver unido à comunidade dos discípulos, à Igreja, ser conhecido, participar, contribuir com a missão. Essa segunda resposta é muito valiosa: PERMANECER em Cristo é estar em comunhão com a sua Igreja, com a comunidade dos discípulos.

Em terceiro lugar, PERMANECER EM CRISTO é guardar os seus mandamentos. Lemos na primeira carta do apóstolo João: “Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus com ele” (1 Jo 3). E o apóstolo resume o mandamento de Deus: crer no nome do seu Filho e nos amarmos como irmãos. Jesus, de muitos modos, nos falou disso: o discípulo de verdade é o que faz a vontade de Deus, como ele. E ali na ceia, ele nos deu o mandamento do amor fraterno: “amem-se uns aos outros, como eu amei vocês”. Terceira resposta: PERMANECER em Cristo é guardar os seus mandamentos.




Guardando a mensagem

Como os ramos estão unidos à videira, assim nós estamos unidos a Cristo. Para dar frutos, isto é, para realizarmos nossa vocação de ramos precisamos permanecer nele. Permanecer é estar em comunhão com ele, participando de sua Igreja e praticando os seus mandamentos. Só assim podemos dar frutos. O grande fruto é nos tornarmos seus discípulos: andar nos seus caminhos, ter os seus mesmos sonhos, amar com o seu coração compassivo, servir aos sofredores como ele o fez, ter o seu mesmo compromisso com o Reino.

Permaneçam em mim e eu permanecerei em vocês (Jo 15, 4)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
pela fé e pelo batismo, estamos unidos a ti. Como ramos, fomos enxertados na videira verdadeira. Não é fácil, Senhor, manter essa comunhão contigo, permanecer na graça. São tantas as provações, as tentações que teimam em nos afastar de ti e da comunhão com a tua Igreja, o teu corpo místico. Ajuda-nos, Senhor, com a força do teu Espírito, a nos mantermos perseverantes e fiéis, alimentados pelo pão da Palavra e da Eucaristia, produzindo muitos frutos para a glória do Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

No seu caderno espiritual, escreva um propósito: fazer algo que o(a) ajude a permanecer em Cristo. 

Comunicando

O Mês de Maio é uma oportunidade preciosa para a evangelização de nossas famílias. Vou lhe deixar duas sugestões: a primeira é que, neste mês, tenha, em sua casa, um altarzinho dedicado a Nossa Senhora. Sendo possível, faça o mesmo no seu ambiente de trabalho. E a segunda: veja se consegue rezar o terço em família, ao menos uma vez por semana.

E o desafio desse mês pra você é rezar o terço, os 31 dias. Deu para entender? O desafio deste mês de maio é rezar o terço mariano, todos os dias. Neste sentido, preciso lhe perguntar: Você topa o desafio? Mande a sua resposta pelo formulário ou pelo whatsapp 81 3224-9284.


Pe. João Carlos Ribeiro, SDB

46 comentários:

  1. Anônimo1/5/24 05:07

    Um desafio e tanto! Vou tentar

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/5/24 05:43

    Que Deus abençoe sempre sua vida padre e a cada um que participa desse momento de benção de oração o evangelho nos ensina a viver corretamente tua vida e si afastar só pecado
    Neste mês peço oração pela minha casa minha família amém

    ResponderExcluir
  3. Esse mês peço oração pelo meu lar, e minhas família, pelo meu trabalho estou ,sofrendo perseguição, mais são José operário, vai me defender e intersecções por mim a Jesus Cristo pra mim socorre. E sim vou topa o desafio amém 🙏🙌

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/5/24 06:11

    Bom dia! Obrigada Padre João Carlos por fazer parte da minha vida.
    É uma benção receber diariamente a palavra do dia, me sinto fortalecida e mais próxima de Deus.
    Rezo o terço todos os dia, as vezes mais de uma vez, me sinto bem .
    Hoje vou ser operada, uma esterectomia.
    Peço oração para que tudo corra bem!
    Tenha um excelente mês de maio.
    Que Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/5/24 06:19

    Bom dia padre João Carlos sua benção peço senhor para que eu tenha minha saúde e paz na minha vida 🙏 até amanhã se Deus quiser

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/5/24 06:48

    Bom dia padre a sua benção! Eu já rezo todos os dias! Graças a Deus 🙏❤️🙏

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/5/24 06:53

    Vou rezar o terço todos os dias do mes de Maio.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/5/24 07:02

    Amém bom dia Padre João Carlos GRAÇAS Deus peço oraçao pela a minha visão. Maria das graças: Fortaleza ceara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1/5/24 22:00

      Pela minha saúde física e mental eu sou helenici morro em cascavel

      Excluir
    2. Anônimo8/5/24 05:34

      Eu vou tentar rezar todos os dias eu sempre rezo com uma amiga, mais quando vou pra Igreja não rezo,mais vou tentar. Edilene Morais, peço sua benção padre pra todos da minha família

      Excluir
  9. Anônimo1/5/24 07:06

    Bom dia padre João Carlos primeiro peço que o sr nós abençoe sou claudemir aqui da cidade de Garanhuns onde estamos contando o tempo pra sua chegada em nossa paróquia pra realização dos 75 anos da paróquia ns do perpétua socorro vamos ter o prazer de estarmos com ou sr na celebração já está sendo um grade momento de fe e gratidão a nosso Senhor Jesus Cristo seja muito bem vindo a nossa humilde paróquia padre João carlo que nosso bom Deus abençoe e ilumine sempre o sr

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1/5/24 07:08

    Pde que benção ler e rezar com o Senhor, tantos bons ensinamentos. Vou tentar, sei que não vai ser fácil. Peço oração pela minha saúde e de minha família. Deus derrame infinitas bençãos sobre o Senhor!! Gorete Rodrigues.

    ResponderExcluir
  11. Glória a Vós Senhor!
    Mais uma vez Jesus nos lembra que sem Ele não somos nada, ou seja aqueles que acreditam que podem viver sem temor e sem comunhão com DEUS estão totalmente enganados, porque Ele nos afirma: se alguém não permanecer nEle na Videira verdadeira, o ramo não poderá dar fruto por si só, então como ramos que somos independentemente da poda que passamos ou mesmo do tempo de colheita, todos dependemos da Videira que é Jesus Cristo e também da proteção e cuidados de nosso Pai celestial que é o Agricultor, quando absorvemos Sua Palavra, Sua presença real na Santíssima Eucarístia em Corpo e Sangue, alma, Espírito e Divindade, assim cheios do Espírito Santo, tomados da paz de Cristo adquirimos a Sabedoria, e vivendo a prática dos ensinamentos da Palavra, dotados da graça Sacramental nos tornamos frutos vistosos, abençoados, traduzindo permanecemos como Cristãos autênticos.
    Jesus é a Luz da Verdade, o Caminho da libertação e a Salvação para eternidade. Nesta parábola mais uma vez nos confirma que já estamos limpos e para conseguirmos produzir bons frutos precisamos estar ligados a Raiz, permanecer na Videira, permitir, aceitar a poda necessária para conversão, confiar e nos entregar aos cuidados do Agricultor,.

    ResponderExcluir
  12. Gabriela Silva1/5/24 07:53

    Sua pregação é uma benção padre João Carlos tem me ajudado muito

    ResponderExcluir
  13. Anônimo1/5/24 07:54

    Bom dia padre, sua benção. Na nossa igreja tem a reza do terço todos os dia as 17 hs, todo ano, cada dia um fica a frente , é,uma escala, eu participo, dias de missa, se reza em casa, tão lindo !! , faz tão bem.Sem Deus e sem oração,a vida não tem graça. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo1/5/24 07:58

    Bom Dia Pa. João Carlos!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo1/5/24 08:09

    Bom Dia Pe.Joao Carlos! São tantas graças que tenho que agradecer, são tantos livramentos...Vou rezar o terço como sempre faço e pedir mas uma graça a da cura do meu irmão José Maria Rodrigues Teixeira de Siqueira, que está na UTI passará por vários procedimentos médicos, mas a minha fé e com Jesus. Peço oração por Ele.🙏

    ResponderExcluir
  16. Anônimo1/5/24 08:17

    Bom dia!Gostaria de agradecer a Deus pela vida e pedir proteção divina a mim e a minha família nos libertando das doenças. Que os casos de dengue parem na cidade de São Carlos-SC e Águas de Chapecó- SC. Peço orações.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo1/5/24 08:31

    Que Deus e nossa senhora de Fátima esteja sempre no comando dos nossos caminhos, acalmando nosso coração e nos dando saúde, trabalho e sabedoria.
    Gratidão Infinita! 💓🙏🏾🙏🏾🙏🏾

    ResponderExcluir
  18. Anônimo1/5/24 08:41

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção, senhor Jesus pela fé e pelo batismo estamos unidos a ti, Pe João Carlos, já rezo meu terço todos os dias, sempre rezei com minha mainha, Deus a levou para perto dele, continuo rezando meu terço todos os dias, vou rezar sim era a oração de minha mainha. Que Deus nos abençoe e nos proteja e nos guarde a mim e a minha família, com saúde, paz e fé. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Anônimo1/5/24 08:55

    Bom dia padre João Carlos a sua benção. Esse Evangelho é muito tocante amo.gloria à vós senhor.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo1/5/24 08:56

    SENHOR JESUS! Faça que eu seja um discípulo seu. Guiai-me. P.J. Carlos por sua intercessão peço pelo meu filho Ivan e que Deus nos cure de nossas doenças. Amém

    ResponderExcluir
  21. Anônimo1/5/24 09:26

    Bom dia padre, Deus nós abençoe e abençoe o mês de maio , para mim e meus filhos e toda a minha família, mês de nossa senhora que ela passe na frente de nossas vida , nos protegendo e afastando todo o mal de ierto da gente, obrigada se hor por tudo .

    ResponderExcluir
  22. Anônimo1/5/24 09:27

    Bom dia Padre João Carlos.
    Fico muito feliz,aliviada,serena quando ouço suas palavras.
    Rezo o terço todos os dias,agora vou fazer o esforço de rezar todos os dias junto com a família.
    Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo1/5/24 09:27

    Com a graça de Deus, vou rezar o terço mariano!

    ResponderExcluir
  24. Milce Borges1/5/24 09:40

    Sim, eu topo o desafio de rezar o terço Mariano todos os dias neste mês. São bênçãos sobre bênçãos.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo1/5/24 09:44

    Bom dia, padre João Carlos,sua benção. Eu topo rezar o terço já rezo mais sempre deixo um dia sem.🙏🙌🫶🙏

    ResponderExcluir
  26. Anônimo1/5/24 10:08

    Amém ,que Deus nos abençoe hoje amanhã e sempre .gratidão senhor por tudo pelas as alegrias e tristeza tbm.
    Obrigada padre João Carlos por estar sempre presente e nos evangelizando gratidão Deus te ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  27. Cláudio Siqueira1/5/24 10:10

    Sua abencão Padre João Carlos

    Padre João Carlos - Eu topo sim o desafio rezar o terço todos os dias no Mês Mariano
    🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    Lembro quando era criança o Meu Pai e minha Avó Reuníamos fielmente todos os dias do mês de maio para rezamos o terço- Preparava-se o Oratório com flores e vela éramos felizes em Cristo
    E nossa Senhora 🙌🏻🙌🏻🙌🏻 este mêsde maio irei rezar o terço mariano aqui em casa inda que sozinho - estarei acompanhado com o Deus Pai🙌🏻 Deus Filho🙌🏻Deus Espírito Santo🙌🏻 e Nossa Senhora Mãe Santissima🙌🏻 Obrigado Por tudo Padre João Carlos Deus lhe proteja 🙌🏻
    Deus proteja Nossas Famílias 🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/5/24 21:56

      Eu sou legionaria e adoro rezar o terço, pra mim não é sacrifício é um prazer pq rezo até mais de um. Cada primeiro sábado do mês temos um grupo que rezamos o rosário.

      Excluir
  28. Anônimo1/5/24 10:14

    A sua benção Pe João Carlos! SIM, eu topo

    ResponderExcluir
  29. Anônimo1/5/24 11:14

    Vou rezar e permanecer em Cristo

    ResponderExcluir
  30. Anônimo1/5/24 11:26

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção, Que o Espírito Santo nos oriente para que vivemos unidos na videira para que demos muitos frutos, que assim seja Sempre Senhor 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  31. Anônimo1/5/24 11:31

    Quanto ao desafio do terço,vou fazer de tudo para conseguir rezar todos os dias

    ResponderExcluir
  32. Gostei demais desse desafio. Vou tentar realizar! Gostei das reflexões da Palavra e ensinamentos. Quero receber todos os dias! Como fazer para receber?

    ResponderExcluir
  33. Anônimo1/5/24 13:21

    Madalena, vou aceitar rezar o terço todos dia...

    ResponderExcluir
  34. Anônimo1/5/24 13:59

    Boa tarde abençoada para todos nós!
    Que estejamos juntos ❤️ com Jesus e Maria neste mês de Maio, que se inicia hoje.
    Vamos sentir o Infinito Amor Incondicional de Jesus quando oramos!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  35. Nildia Carvalho Nunes1/5/24 15:37

    Padre João Carlos, eu faço o Rosário todos os dias. O difícil está em rezar em família porque minha filha mora em Brasília, meu filho em outra cidade, e o outro filho em minha casa . Estou cuidando de minha mãe. Verei se ela topa fazer comigo. É meio complicado mas vou tentar. Maria passe na frente.

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Obrigada Senhor pela cura do meu netinho José, q ficou bom da virose. Peço pela cura do Bentinho e pela união de toda minha família. Senhor aumenta a nossa fé, principalmente da Paula e Sancho a precisam muito para cuidar do Bentinho amém.

    ResponderExcluir
  37. Pai Celeste, eu LHE agradeço pela Solenidade de São José Operário. No entanto, me ensine seguir o caminho do discipulado, do apostolado, da oração, da purificação, da alegria, da conversão, da fé e da salvação. Me ensine viver o meu batismo. Me ensine produzir bons frutos. Me ensine viver e pregar a VOSSA palavra. Me ensine viver unido ao meu SALVADOR. Me ensine glorificá-Lo. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  38. Anônimo2/5/24 06:45

    Bom dia vou rezar peço oração pela minha família por cura e libertação e minha vida financeira

    ResponderExcluir
  39. Anônimo2/5/24 07:12

    Bom dia Padre João Carlos rezo o terço todos os dias e faço minhas orações também e me sinto bem pois Deus é nossa força enfim Deus e tudo na minha vida

    ResponderExcluir
  40. Anônimo2/5/24 07:41

    Eu topo, padre. Farei um altarzinho para a Mãezinha e rezarei diariamente o terço mariano.

    ResponderExcluir
  41. Lucia Vitor2/5/24 09:04

    Eu topo rezar o terço todos os dias

    ResponderExcluir
  42. Anônimo2/5/24 09:22

    Eu topo rezar o terço

    ResponderExcluir
  43. Anônimo2/5/24 21:27

    Amém padre João Carlos. Rezar o terço nem sempre. Mais vou aceitar o desafio. Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A fé que vence o medo.

   23 de junho de 2024.       12º Domingo do Tempo Comum.       Evangelho.   Mc 4,35-41 35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus ...

POSTAGENS MAIS VISTAS