PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

 




29 de abril de 2024

  Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa  

Dia de Santa Catarina de Sena



  Evangelho  


Jo 14,21-26

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.


  Meditação  


Se alguém me ama, guardará minha palavra (Jo 14, 23)

Jesus está falando com os seus discípulos, gente que o ama, que o segue. Imaginemos você participando dessa reunião e Jesus dizendo isso: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra”.

Você, com a liberdade de um discípulo, um amigo, uma amiga de Jesus, poderia perguntar-lhe diretamente que “palavra” é essa pra gente guardar. Vai, pergunta... Coragem, vai... “Oh Jesus, desculpe, que palavra é essa pra gente guardar?” Escute bem a resposta. “A minha palavra pra você guardar é o que eu disse a vocês e ao povo, o que eu fiz entre vocês, a minha vida. A palavra é a minha vida, vivida entre vocês”. Puxa, que resposta! Pensa bem: como é que a vida dele é a palavra? Pergunte mais não. Eu mesmo lhe explico: Toda a vida de Jesus é uma grande palavra que Deus falou na história da humanidade. Ficou complicado? Vou dizer de outra forma: a vida de Jesus na terra, sua vida humana, é uma grande comunicação, uma boa notícia, um evangelho. Ih, parece que você não entendeu... Então, é melhor você perguntar a Jesus.

Vai, pergunta... pergunta... “Jesus, aqui, você diz assim 'Se alguém me ama, guardará a minha palavra'. Amá-lo, eu amo, mas eu queria saber qual é mesmo a palavra que você quer que a gente guarde". Escute bem a resposta dele. “O Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele ensinará tudo a vocês e lhes recordará tudo o que eu tenho dito a vocês”. Puxa vida, respira fundo, que resposta ... Olha só, o Espírito Santo ajuda a gente a entender o significado e o alcance do que Jesus disse e fez, de sua vida humana e muito mais. A vida de Jesus é o seu evangelho. Aliás, o evangelho de Marcos começa assim: “Início do Evangelho de Jesus Cristo, filho de Deus”. Então, o evangelho é a vida de Jesus, com tudo o que ele fez e disse.

Tudo claro? “Se alguém me ama, guardará a minha palavra”. E “guardar”, o que é? Responda você. Não vale dizer que ‘guardar’ aqui é conservar. Claro,...’guardar’ é praticar. Praticar. E praticar a Palavra de Deus é, segundo o mesmo Jesus, o mais importante. Não é apenas dizer “Senhor, Senhor”, mas fazer a vontade do Senhor. A palavra é, afinal, a vontade de Deus, que está manifestada na história da vida de Jesus, na história do povo eleito, na história da salvação que a Bíblia conta. Guardar é tomar a vida de Jesus como referência para a própria vida, é acolher a boa notícia do amor de Deus que se manifesta nela.




Guardando a mensagem

Nos evangelhos, está a história de Jesus, o testemunho de como sua vida impactou a primeira geração de cristãos, guiada pelo Espírito Santo. Neste testemunho, revela-se o rosto misericordioso do Pai, revelado por Jesus. Foi o que ele disse “E a palavra que vocês escutam não é minha, mas do Pai que me enviou”. A história de Jesus, sua vida, o que ele disse e o que fez, esse é o evangelho que precisamos conhecer e tomar como inspiração para a nossa vida. É a palavra que precisamos guardar. Você que ama Jesus, tome hoje um propósito: meditar diariamente os Evangelhos. Aliás, já é o que fazemos juntos aqui na Meditação. Então, estamos no bom caminho.

Se alguém me ama, guardará minha palavra (Jo 14, 23)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu nos tranquilizas, quando nos dizes que o Espírito Santo enviado, pelo Pai em teu nome, ele nos ensinará tudo que precisamos para entender e realizar a tua palavra. Todos os dias, procuramos meditar a tua palavra, palavra que é toda a tua vida, tuas atitudes e teus ensinamentos. Aos poucos, vamos assimilando tua maneira de ver o mundo, com o olhar do Pai. São Paulo mesmo nos recomendou que tivéssemos os mesmos sentimentos teus. Nós te amamos e queremos guardar a tua palavra. Guardar a tua palavra é uma questão de amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Renove hoje o seu compromisso de ler diariamente a Palavra de Deus e meditá-la. Uma dica: diariamente, como você sabe, comentamos aqui o evangelho do dia. Seria muito importante você ler esse evangelho. Para você que recebe a Meditação pelo celular, veja que, além do áudio, sempre enviamos o texto do evangelho e da meditação. É só clicar no link que chega aí pra você. 

Comunicando

Hoje tem Segunda Bíblica, às oito e meia da noite, no Youtube. Será o nosso 8º encontro sobre o Profeta Ezequiel. Está nos acompanhando? Os encontros anteriores estão todos gravados no Youtube. Nunca é tarde para começar. O amor a Cristo é que faz a diferença. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. Bom dia a todos pais e benção
    Que nesse dia podemos renovar nossa fé em Cristo ama-lo cada vez mais
    Ler medita o santo evangelho e uma forma de retribuir nosso amor ao pai amém

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos sua benção eu gosto de ler o evangelho que o senhor manda obrigada que Deus lhe abençoe amém

    ResponderExcluir
  3. Verdade sua meditação nos esclarece o Evangelho para nós leigos é uma benção! O senhor Pe.Carlos está encaminhando muita gente para o CÉU, é o nosso Pastor, não podemos perder o CÉU pois o PAI nos espera lá. Bom dia Pe.Csarlos que o Senhor continue lhe abençoando nesta sua missão evangelizadora Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua benção obrigado por mandar a homilia todos os dias muito bem explicado que o Espírito Santo continue te iluminando.

      Excluir
  4. Paz e bem que Deus abençoe a todos nós. Aumenta minha fé senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  5. AMÉM 🙇 🙏 ASSIM SEJA SENHOR JESUS 😇 💟 GRATIDÃO PE JOÃO CARLOS PELA MEDITAÇÃO MARAVILHOSA MEDITADA COM AMOR IMENSO PELO SENHOR!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos!
    Paz e Bem!🙏❤️

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! padre João Carlos Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todos os dias recebe suas meditação .uma amiga manda manda sempre .fico muito feliz .nao faco nada antes de escutar Deus nos abençoe sempre

      Excluir
    2. Bom dia a todos!
      Todos os dias minha cunhada residente em Fortaleza, me envia o Evangelho por celular.
      Agradeço muito e tb ao Sr. Padrel João Carlos
      Sou de Manaus/Am

      Excluir
  8. Bom dia a todos

    ResponderExcluir
  9. SENHOR JESUS,! Desculpa pedir e tenha um pouco de paciência comigo. Eu CREIO e TE AMO muito, mas tem aqueles momentos que eu preciso que o SENHOR me e desejar fazer prevalecer a sua verdade. Amém.fortaleça mais. Eu quero cada vez mais te amar. Pe. J.Carlos o senhor tem me auxiliado muito a compreender as palavras de Jesus. Quero te pedir hoje pela minha recuperação e de meu filho Ivan e para que o Fabrício perca essa atitude de questionar

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre, sua benção.Fácil entender a palavra e amar JESUS.todos os enscinamentos que ele nos deixou, quando esteve na terra,basta ler a bíblia,está tudo nela, e lendo é difícil de esquecer.Ex:Eu vim para salvar o mundo, não para condena-lo.Não pensem que eu vim mudar a lei dos profetas e do meu PAI, tudo é desde o prencípio.Então temos que conhecer todas as escrituras para entender e amar a Deus,seu filho JESUS e grardar a palavra. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre ,senhor Jesus Cristo peço por mim e meus filhos Lucas e Gabriel , nós proteja e afaste todo o mal de oerto nós e também de toda a minha família, obrigada senhor pelo dom da vida e por tudo que tenho, perdão e misericórdia, amém

    ResponderExcluir
  12. Cecília Assis de SJC29/4/24 09:55

    Bom dia! Linda mensagem de amor! Guardar a mensagem é colocar em prática! Obrigada por este momento de paz e amor! 🍂🍁🙌🏼

    ResponderExcluir
  13. Boa Tarde padre João Carlos e muito obrigado pela palavra e meditação dela!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, nós ti amamos e queremos guardar a tua palavra, Guardar a tua palavra é uma questão de amor, que a mim e minha família queremos ti amar ainda mais , que Deus nos abençoe com saúde, paz e fé . Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Bom dia! Paz e bem a todos.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Para estar com Jesus devemos dizer todos os dias: " Pai seja feita a Vossa Vontade e não a minha " . Divino Espírito Santo esclarecei a nossa inteligência e fortificai a nossa vontade.
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Pe João Carlos, sua benção, Que o Espírito Santo oriente todas as Criaturas para seguir a palavra de Deus para ganhar a salvação,M das Mercês ♥️

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Senhor hj quero te pedir em especial pelo meu netinho José, está com essa virose q não termina, cura Senhor. Fortalece a minha filha, Paula , que já não tem como reagir: seu filhinho mais velho é especial, cadeirante. Cura o Bentinho TB Senhor. Senhor aumentai sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  19. Bondoso Deus e Pai, eu LHE agradeço pela vida de Santa Catarina de Sena. Todavia, me conceda a graça para vencer o sofrimento. Me conceda a graça para escutar, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça para seguir o caminho do discipulado, do amor, do apostolado, da alegria, da conversão, da oração, da fé, da cura e da obediência. Me conceda a graça para fugir do pecado e da idolatria. Me conceda a graça para dar um bom testemunho. Me conceda a graça para acolher e observar os VOSSOS mandamentos. Me conceda a graça para ser uma boa morada da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me conceda a graça para ser defendido pelo Espírito Santo. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Com serteza leio o Evangelho e a meditação todos os dias. Só gratidão. Obrigado boa noite

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A fé que vence o medo.

   23 de junho de 2024.       12º Domingo do Tempo Comum.       Evangelho.   Mc 4,35-41 35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus ...

POSTAGENS MAIS VISTAS