PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Deus nos deu um pastor para cuidar de nós.

Deus nos deu um pastor para cuidar de nós.



17 de abril de 2024

  Quarta-feira da 3ª Semana de Páscoa.  

  Evangelho  


Jo 6,35-40

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.
38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.

  Meditação   


Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna (Jo 6, 40)

Jesus diz ao povo que o Pai tinha lhe confiado muita gente para ele cuidar. E que veio exatamente para fazer a vontade do Pai que o enviou. Ele descreve a vontade do Pai de três formas: que ele, o Filho, não perca nenhum dos que o Pai lhe deu; que aquele que crê no Filho receba a vida eterna; e que o Filho o ressuscite no último dia.

Qual é o projeto de Deus, isto é, qual é a vontade de Deus? A vontade de Deus se manifesta em relação a Jesus e em relação a nós. E qual foi a tarefa que Jesus recebeu do Pai? O Pai o enviou a nós, nos confiou a ele, pediu que ele não perdesse nenhum de nós e nos ressuscitasse no último dia. O que Jesus finalmente tem para nos dar, para nos comunicar é a vida em plenitude. Um dia ele falou disso: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”. Essa ‘vida em plenitude’ está dita de várias formas no evangelho: pão para saciar a fome, água para matar a sede, vida eterna, ressurreição no último dia. São formas de dizer ‘Deus quer dar a vocês a vida em plenitude’. E é isso que Jesus tem para nós.

E qual é a vontade de Deus a nosso respeito, isto é, o que Deus nos pede? O Pai nos pede para ir a Cristo, para crer nele. É assim que podemos ser cuidados por ele, alimentados por ele, conduzidos por ele. É crendo nele, acolhendo-o em nossa vida como nosso Deus e Senhor, que podemos receber o que ele tem para nos dar: a vida em plenitude.

Nós existimos porque Deus pensou em nós, nos chamou à existência. Nossa vida tem um propósito. Não nascemos por acaso. E foi o Pai que nos aproximou de Jesus, seu Filho. O Pai nos confiou a Jesus. É nele que encontramos o modelo acabado do ser humano, em sintonia perfeita com o Pai e em comunhão solidária com seus irmãos de humanidade. E não só nos deu Jesus como modelo-caminho-exemplo, mas no-lo deu também como guia de nossa humanidade. Pela ressurreição, Jesus tornou-se o nosso líder, o nosso mestre. Pedro, no dia de Pentecostes, disse à multidão: “Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vocês crucificaram”.




Guardando a mensagem

Não estamos sozinhos neste mundo. Não estamos abandonados aos nossos próprios limites biológicos ou sociais. Deus nos deu um pastor, para nos acompanhar, para cuidar de nós. Jesus vem buscar a ovelha perdida e levá-la de volta ao redil, carregando-a nos ombros. Ele nos defende do lobo voraz, pondo em risco a própria vida. Ele dá a vida por suas ovelhas. Ele nos comunica a vida plena, a vida de Deus. Em Cristo, somos herdeiros de Deus. Viver bem é crer nele, amá-lo e segui-lo.

Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna (Jo 6, 40)


Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o Pai nos confiou a ti. Ele espera que nós nos aproximemos de ti, que creiamos em ti, que te acolhamos como nosso pastor e guia. Dá-nos, Senhor, que te reconheçamos na fé e te sigamos com perseverança e amor. Também nós temos pessoas que o Pai nos confiou para cuidar, para acompanhar. Nós te pedimos por elas. Nós queremos conduzi-las a ti, pois só em ti a verdade, a graça, a salvação. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Pense bem nesse Evangelho de hoje e, com sinceridade, aproxime-se ainda mais de Jesus. Ele é o pastor que o Pai enviou para cuidar de nós. Ler o texto da Meditação pode ajudar você a perceber melhor a mensagem. 

Comunicando

Na Semana que vem temos show na cidade Bom Conselho, Diocese de Garanhuns, no dia 25; Show Evangelizar com o Pe. Reginaldo Manzotti, no Recife, no dia 27; e Show em São Vicente Férrer, Diocese de Nazaré, no dia 28. 

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB

33 comentários:

  1. Que o espírito santo conforte cada coração que está distante do pai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus aumenta minha fé Marcelo 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

      Excluir
    2. Meu nome é Célia Maria a sua E esplicações são maravilhosas padre João Carlos obrigado por o senhor sexistir

      Excluir
    3. Ana Beatriz17/4/24 15:32

      A palavra de Deus todos os dias, logo pela manhã, entra na minha vida e no meu ser como um forte alimento. Por incentivo de uma amiga aprendi a partilhar a palavra de Deus todos os dias com outras pessoas. E assim conseguiremos evangelizar muitas pessoas. Que Deus o abençoe Pe.João Carlos e abençoe tbm sua missão.🙇🙏

      Excluir
    4. Obrigada por esta linda palavra que de graça recebemos, que o senhor te cubra de muita saúde e sabedoria amor e paz.

      Excluir
  2. Para Deus nada e impossível !

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre,sua benção.O SENHOR é meu pastor e nada me faltará.Temos um Deus maravilhoso, tanto o pai, como o filho JESUS, que nos ama e nos conduz,para isso precisamos crer e segui- lo amém.

    ResponderExcluir
  4. Maravilha nossa teologia da libertação as Cebs e toda Igreja

    ResponderExcluir
  5. Deus cuida de tudo precisamos confiar e fazer nossa parte e Deus faz o impossível amém

    ResponderExcluir
  6. Glória a Vós Senhor!
    Jesus mais uma vez nos confirma a Sua missão, melhor dizendo, o que o Pai celestial lhe confiou. Foi O escolhido para ser o Bom Pastor, participar de toda nossa humanidade e após experimentar todos nossos sentimentos, vivendo, resistindo, sofrendo tudo por Amor a nós, ou seja, esperimentou tudo menos o pecado, teve ainda que vencer a morte, assim vive para sempre como o Pão da vida para nos saciar em Espírito e em Verdade, alma e Divindade todos os dias na Santíssima Eucaristia.
    Além dEle nos deixar todos os exemplos escritos nos Evangelhos, a todo momento nos orienta que quem O seguir, acreditar, manter a fé e perseverar até o fim, nada faltará, será julgado no ultimo dia e conquistará o céu com segurança, mesmo nas dificuldades e tribulações adversas.
    Esta é a vontade de DEUS Pai, que Jesus Cristo não perca nenhum de Seus filhos amados para o mundo, então nossa missão também é como batizados, discípulos, instrumentos e missionários, conduzir a salvação aqueles que DEUS nos confiar e nos esforçar para conquistar a Santidade auxiliando na Evangelização e como profetas das nossas gerações com nosso testemunho, anunciar a cultura do Reino, sendo propagadores da Boa Nova e indicar o Caminho a todos que se fizer necessário,.

    ResponderExcluir
  7. SENHOR! Eu creio em TI, mas aumentai a minha fé. Eu estou precisando muito do teu abraço e me dê a mão para segurar. Atendei meus pedidos. Amém!

    ResponderExcluir
  8. Meditando este Evangelho, por que não pedir a Jesus que a Sua graça alcance a TODOS? Por que conservar ódio no coração se o Pai deseja que todos se salvem? Será que Deus não os quer também para Si?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos sua benção Que lindo o ensinamento que eu possa melhorar há cada dia e ser esta filha obediente à Deus🙏🙌🙌🙌🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus aumente nossa fé, para vivermos bem, para alcançarmos nossos desejos, com fé, esperança e paz. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre Deus nós abençoe, senhor obrigada pelo dom da vida minha e dis meus filhos Lucas , monalisa e seu filho e Gabriel e nailma , senhor tenha piedade e mesericordia do meu irmão nenem e o salve , obrigada por tudo e perdão pelos meus pecados, amém

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Padre João Carlos!! Que Deus o abençoe e proteja sempre e obrigada pelos ensinamentos. Obrigada meu Deus por mais um dia. O Senhor é meu Pastor, nada me faltará.

    ResponderExcluir
  13. Amém, Deus nosso Pai e protetor, guia-nos e daí nos sabedoria para resolvermos todos os nossos problemas . Abençoe nosso trabalho e ajude-nos a servimos ao próximo sempre mais e de todo coração 🙏🙏🙏♥️

    ResponderExcluir
  14. São José aumenta minha fé 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  15. Amém obrigado meu senhor por estar presente na minha vida gratidão eterna amém

    ResponderExcluir
  16. Tania Silva obrigado meu senhor por estar presente na minha vida.
    Gratidão eterna amém

    ResponderExcluir
  17. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Hoje em especial quero agradecer pelo sucesso do procedimento que meu irmão fez ontem. Deu tudo certo graças ao Nosso Deus maravilhoso e a todas as orações recebidas. Obrigada Senhor amém.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia a todos do grupo
    Agradeço a Deus por as meditações que o padre João Carlos passa pra gente todos os dias
    É bênçãos de Deus, só tenho a agradecer

    ResponderExcluir
  19. Glória a vós senhor Jesus descha bem Claro que a queli que acreditar Neli não morera más têm a vida eterna gratidão senhor por tudo que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós minha gratidão bom dia meu abraço

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Que saibamos compreender o coração ❤️ amoroso de Jesus e segui-Lo com amor, entusiasmo e dedicação.
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Pe João Carlos, sua bênção para mim ,e todos de minha família Eu te peço Senhor, tem de Misericórdia de nós e do mundo inteiro 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  22. Como faco p.receber as meditacoes diarias?

    ResponderExcluir
  23. Célia Maria Pereira Gomes17/4/24 14:30

    Amém Amém amém

    ResponderExcluir
  24. Célia Maria Pereira Gomes17/4/24 14:33

    Amém Amém amém

    ResponderExcluir
  25. Célia Maria p Gomes

    ResponderExcluir
  26. Deus, eu LHE agradeço pela vida de Santa Catarina Tekakwitha. Todavia, me conceda a graça para vencer o sofrimento e a perseguição. Me conceda a graça para seguir o caminho do discipulado, do apostolado, da salvação, da ressurreição, da evangelização, da cura, da piedade, da alegria e da santificação. Me conceda a graça para fugir do pecado. Me conceda a graça para expulsar o que não presta. Me conceda a graça para fazer boas comunhões. Me conceda a graça para procurá-Lo com muita fé e confiança. Me conceda a graça para fazer a VOSSA vontade. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  27. Olá boa noite obrigada pela bela Reflexão. Glória à vós senhor

    ResponderExcluir
  28. Bom diaaaaaa meu querido padre João Carlos, e a todos vós, meus caríssimos na fé! Hoje a sua meditação sobre este evangelho nos faz perceber a vontade de Deus sobre nossas vidas. Porque Deus não nos criou para depois nos matar, pelo contrário, o Senhor nos fez a sua imagem e semelhança para que nós percebamos que Viemos dEle e para Ele voltaremos. O Senhor nos chamou para uma vida para sempre, por isso que Ele morreu na cruz para que nós tenhamos a vida eterna juntos dEle. Também não posso me esquecer de ti agradecer por esta rica reflexão sobre o amor de para a humanidade.

    ResponderExcluir
  29. Senhor eu não sou digno de que entrai em minha morada mas dize uma só palavra e eu serei salva. Que a paz do senhor esteja com todos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS