PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: As duas mesas da Missa.

As duas mesas da Missa.



16 de abril de 2024

   Terça-feira da 3ª Semana da Páscoa.   


   Evangelho.   


Jo 6,30-35

Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obras fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.
32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.
34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

   Meditação.   


O pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo (Jo 6, 33).

Quando peregrinava pelo deserto, o povo de Deus enfrentou muitas dificuldades: falta de água, falta de comida, insegurança, descrença... E Deus sempre paciente, presente, providente. Depois de uma grave crise de alimento, Deus mandou o maná. Pela manhã, eles colhiam uns floquinhos que caíam na madrugada, como se fosse neve. Era um alimento forte, sustentando o povo na marcha durante o dia. Um pão que vinha do céu, das mãos providentes do Senhor Deus.

Jesus utilizou essa experiência do povo peregrino no deserto, no seu duro caminho para a terra prometida, para fazer-se entender sobre o alimento que ele daria. O maná foi dado por Deus, por meio de Moisés. Isso foi já uma preparação para o verdadeiro pão que seria dado depois. No tempo certo, Deus nos deu o verdadeiro pão do céu. O pão descido do céu é o próprio Jesus, que com sua palavra, seu amor e sua vida nos alimenta e nos sustenta na travessia desta vida. 

Essa explicação que Jesus está dando, no capítulo 6 do evangelho de São João, é ao povo que participou da multiplicação dos pães. Jesus alimentou aquele povo, como Deus alimentou os israelitas com o maná, no tempo antigo. E Jesus o alimentou de duas formas: a primeira, foi a Palavra de Deus que ele anunciou; a segunda, o pão de cevada e os peixes com que ele saciou a sua fome. Isso, nos outros três evangelhos, fica ainda mais claro. Ele ensina o povo e o alimenta com o pão.

Na Missa, a ceia do Senhor, são postas as duas mesas: a da Palavra e a da Eucaristia. Jesus se dá como alimento nas duas mesas. Ele é o verbo, a palavra. Ele é o pão vivo descido do céu. Como ensinou o Concílio Vaticano II em sua Constituição Sacrosanctum Concilium, “estão tão intimamente ligadas entre si as duas partes de que se compõe, de algum modo, a missa - a liturgia da Palavra e a liturgia Eucarística - que formam um só ato de culto”.

Diz o mesmo texto conciliar: “O nosso Salvador instituiu na última Ceia, na noite em que foi entregue, o Sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar pelo decorrer dos séculos, até Ele voltar, o Sacrifício da cruz, confiando à Igreja, sua esposa amada, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade (36), banquete pascal em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é concedido o penhor da glória futura (37).”

No Pai Nosso, o Senhor nos ensinou a pedir ao Pai o pão de cada dia: “O pão nosso de cada dia, nos dai hoje”. Esse pão nosso que é, em primeiro lugar, o pão da sobrevivência, não deixa de ser também o pão da Palavra e o Pão da Eucaristia de que precisamos para nossa caminhada nesta vida.




Guardando a mensagem

No deserto, Deus alimentou o seu povo em marcha com o maná. O maná é uma imagem da Eucaristia. No caminho da vida, agora o Senhor nos alimenta com o pão vivo descido do céu, que é o próprio Jesus. Na Santa Missa, refeição do povo em caminho, somos alimentados nas duas mesas: a da Palavra e a da Eucaristia. No Pai Nosso, pedimos o pão de cada dia: o da sobrevivência, o da Palavra, o da Eucaristia. 

O pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo (Jo 6, 33).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Deus mandou o maná para alimentar o povo que estava atravessando o deserto, esfomeado e já sem forças. Foi uma linda experiência: toda manhã, recolhiam aquela bênção que caía do céu. Foi o tempo da Antiga Aliança. Agora, nesse novo tempo, o Pai nos enviou o seu filho amado, tu, Senhor Jesus. Tu és o pão verdadeiro descido do céu, o pão que verdadeiramente nos sustenta na caminhada desta vida. Como o povo daquela reunião, te pedimos: “Senhor, dá-nos sempre deste pão”: o pão-palavra de Deus que tu nos anuncias; o pão-amor misericordioso com que nos abraças; o pão da vida, tu mesmo que te dás em alimento na santa Eucaristia. Senhor, dá-nos sempre deste pão. Amém.

Vivendo a palavra

Esta oração para comunhão espiritual, simples e de profundo significado, foi escrita por Santo Afonso como uma forma de união ao Corpo de Cristo quando não é possível receber o sacramento. 

“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, ao meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós”. 

Comunicando

Gratidão a quem, ontem, se interessou para conhecer a nossa Associação Missionária Amanhecer (AMA) e a quem acolheu nosso convite para participar desse projeto de evangelização.

Parece que você não participou, ontem, na Segunda Bíblica, do nosso 6º encontro sobre o Livro do Profeta Ezequiel. Veja se é possível acompanhar esses encontros. Ezequiel é o livro de estudo na Igreja no Brasil, neste ano. Todos os nossos encontros da Segunda Bíblica ficam gravados no Canal Padre João Carlos, no Youtube. Estão lá à sua disposição.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Sou motorista de aplicativo e o Sr Élcio foi um dos passageiros que transportei e sou grata a Deus, por isso, pois desde então ele me incluiu no ZAP e todos dias eu ouço a palavra de Deus, com Padre João Carlos. Eu agradeço muito por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a vós, senhor! 🙌🏻

      Excluir
  2. Que o pão da vida não falte na mesa de ninguém tenhamos mas fe amém

    ResponderExcluir
  3. Bom diaaaaaa de luz, paz e amor a todos vós meus queridos irmãos na fé e a si padre João Carlos. Que às suas ricas meditações sejam para nós um caminho de reencontro com Jesus ressuscitado! Mais uma vez, muito grato por tudo que tenho recebido de ti para o meu crescimento espiritual.

    ResponderExcluir
  4. Glória a Vós Senhor!
    Em toda a trajetória de vida Jesus Cristo dizia ao povo, "Em verdade, em verdade Eu vos digo, " que nada é feito do homem, mas sim tudo é dom e Graça de DEUS e tem que ter o propósito para o Pai.
    Afirma também que o Pai por Amor a nós enviou Jesus Cristo para nos salvar e como Enviado o Emanuel o DEUS Conosco, o Paráclito, o Advogado fiel, o Defensor, tem a missão como Espírito Santo de nos acompanhar até o último dia de nossas vidas.
    Aquele que confiar neste mistério, acredita que nada o faltará, ou seja se nos alimentarmos do Pão da vida, a Santíssima Eucaristia que é o próprio Jesus vivo em alma, Espirito e Divindade, a Palavra viva, o mesmo que todos os dias se oferece como altar, vítima, oferta, para o Santo Sacrifício e assim possamos nos aproximar do céu, pois este é o Único alimento capaz de saciar a fome da alma, do espírito, pela transubstanciação de se transformar em Corpo e Sangue do Cordeiro Perfeito de DEUS e nos alimentar para a vida eterna,.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre,sua benção.Como é fácil entender a palavra de Deus,basta conhecer a bíblia.Começando pela criação do mundo,até a vinda de JESUS. Tudo verdade,precisamos se ligar nas coisas do céu,que são verdadeiras amém.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, padre João Carlos.sua benção obrigado pelos seus ensinamentos que Deus lhe abençoe sempre🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Padre joao Carlos, obrigada por ser boca de Deus para nos e nos ajudar a viver essa partilha de fe e amor. Deus seja louvado por sua vida evocacao. Maria Elinaura./ Sao paulo

    ResponderExcluir
  8. SENHOR JESUS! Eu preciso muito de TI.

    ResponderExcluir
  9. Paz 🕊️ e bem 📿

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos sua benção que Jesus de lhe muita paz e saúde

    ResponderExcluir
  11. Bom dia PAZ e bem. Que este pão descido do céu nunca me falte.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus nosso Senhor Jesus Cristo, nunca deixe faltar o pão em minha mesa e de meus familiares , abençoe senhor a mim e a minha família, com saúde, paz e fé, que Deus abençoe nosso Pe João Carlos. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Terezinha Proença16/4/24 13:15

    Lindo, maravilhoso os evangelho que o padre João Carlos evangeliza a todos,a reflexão 🙏🙏🙏🙏🙏👏👏

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pela dedicação da vida em favor do evangelho de Jesus

    ResponderExcluir
  15. Amém obrigada padre por essas lindas palavras. Eu fiquei alguns dias sem acompanhar o evangelho porque o meu celular estava com problemas.
    Que Deus nos abençoe hoje amanhã e sempre..

    ResponderExcluir
  16. Ó Deus Pai, eu LHE agradeço pela vida de Santa Maria Bernadete. Entretanto, me ensine seguir o caminho do perdão, do profetismo, da oração, da evangelização, da fé e da sensibilidade. Me ensine fugir do pecado. Me ensine vencer o sofrimento, a fúria e a perseguição. Me ensine ser justo. Me ensine observar a VOSSA lei. Me ensine viver cheio do Espírito Santo. Me ensine glorificá-Lo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João Carlos! Desde já quero agradecer por tantos momentos preciosos em nossas vidas , não tenho palavras para discernir,o quanto o senhor nos proporciona ,com as homilias do santo Evangelho,com as aulas das segundas feiras bíblicas.é memorável para cada momento.meu muito obgda por tudo.SoniaMaria soares de lima Aldeia jacaré de César PB

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS