PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Tomaram a decisão: matar Jesus.

Tomaram a decisão: matar Jesus.


23 de março de 2024

   Sábado da 5a. Semana da Quaresma.   

   Evangelho.   


Jo 11,45-56

Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”.
49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus.
54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: “Que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”

   Meditação.   


Vocês não percebem que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira? (Jo 11,50)

Eu tenho um convite pra você. Gostaria que você fosse comigo a uma sessão especial do alto Conselho de Jerusalém, o Sinédrio. Se aceitar, temos que ir logo, porque já vai começar a reunião. Vai?! Ótimo. Vamos lá, mas apresse o passo. A reunião do Sinédrio é no Templo. Repare bem que o templo não é como uma igreja que você conheça. O templo é uma grande estrutura, com muitas áreas para diversas finalidades. Uma delas é a sala do grande Conselho, o Sinédrio. Vamos entrar e ficar num cantinho, meio escondidos.

Olha, estão entrando as autoridades. Simbolicamente, o Sinédrio deveria ser formado por 70 homens, mas não virão todos. A maior parte pertence ao movimento dos fariseus. Eles são os mais influentes junto do povo, estão por todo o país. Claro, aqui só têm assento os mestres da Lei, os mais estudados. Vários pertencem ao movimento dos saduceus, inclusive são eles que comandam o Templo e o Conselho, através do sumo-sacerdote. Outros conselheiros são os chamados anciãos, grandes proprietários de terra da Judeia, representantes de famílias influentes. Esse que está entrando? Pelas vestes, é o Sumo-Sacerdote. Parece que cada ano muda o sumo-sacerdote, mas sempre do grupo dos saduceus. Neste ano, o Sumo-Sacerdote é Caifás. Vai começar a sessão. Caifás deu o sinal. Estão se sentando e se calando.

Dá pra escutar o que estão dizendo? Tens uns de pé, contando à assembléia alguma coisa. Parece que estão falando de Jesus. Eu sabia... eles estão relatando o que aconteceu em Betânia, dois ou três dias atrás. Você está sabendo? Gente, na casa de Marta e Maria... O amigo de Jesus tinha morrido. É um judeu conhecido, Lázaro. Jesus chegou de viagem antes de ontem e foi visitar a família enlutada. O amigo já estava enterrado há quatro dias. E Jesus mandou abrir o túmulo e chamou Lázaro. E ele saiu vivinho. Foi um rebuliço maior do mundo na redondeza. Muita gente passou a acreditar em Jesus. E, pelo jeito, a notícia já chegou aqui. Também Betânia é perto, uns 11 km daqui.

Levantou-se outro. Pelo menos, esse fala mais alto. “O que faremos? Esse homem realiza muitos sinais. Se deixarmos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso lugar santo e a nossa nação”. Eita, agora tá todo mundo falando junto, não dá pra entender nada... Epa, o Sumo-sacerdote se levantou e vai falar. “Vocês não entendem nada mesmo. Não percebem que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?”.

Ih, gente lá vem um guarda do Templo na nossa direção. É melhor a gente sair, antes que ele nos expulse. Vamos... rápido! “Já estamos saindo, desculpe”. Está escutando? Estão se combinando para dar fim a Jesus. A maioria está apoiando. A decisão é matar Jesus. Santo Deus!




Guardando a mensagem

Nesta sessão do Sinédrio, ficou clara a razão da morte de Jesus para as autoridades do seu povo. Eles disseram: “Se deixarmos que ele continue assim, todos vão acreditar nele”. Para os líderes, Jesus era uma ameaça para o seu poder, para a sua hegemonia. “Todos vão acreditar nele”. Para eles, seria péssimo. Como eles iriam ficar nesse negócio? Então, tinham que acabar com Jesus. E, logo, encontraram uma desculpa, uma razão política. Assim, “virão os romanos e destruirão o nosso lugar santo e a nossa nação”. Eles estavam interessados na manutenção de sua boa situação e no seu controle sobre o povo. Negaram-se a perceber a ação de Deus que enviara Jesus, para chamar para a vida os que estavam à sombra da morte, inclusive eles mesmos. Foi assim que Caifás, o sumo-sacerdote, resumiu que era melhor um só morrer do que o povo todo ser prejudicado. Ou como está escrito, disse que era melhor “um só morrer pelo povo”. E, aqui, o evangelista João viu uma manifestação profética. Caifás, sem querer já disse a razão da morte de Jesus no plano da salvação. “Ele iria morrer pela nação. E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos”. Ele morreria no lugar de todo o povo. Em vez de o povo perecer por causa do seu pecado, Jesus morreria no seu lugar. Pagaria por todos. Todos ficariam quites, perdoados dos seus pecados. Assim, pela morte do Filho, o Pai comunicaria a vida, a reconciliação, o perdão ao seu povo.

Vocês não percebem que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira? (Jo 11,50)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
às vésperas da Semana Santa, tua palavra nos recorda as razões de tua morte. Os que te condenaram, o fizeram como completa rejeição a Deus que te enviou para comunicar vida. Para os planos de Deus, a rejeição deles foi oportunidade para, por meio de tua morte, comunicares a vida plena aos que te acolherem pela fé. Que a celebração de tua paixão, nesses dias, Senhor, aumente em nós a fé, a comunhão com Deus e a solidariedade com os sofredores. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Meditando este evangelho que mostra a rejeição das pessoas a Jesus e ao Pai que o enviou, um bom propósito seria você participar bem da Semana Santa. O ponto alto desta semana maior da fé cristã é o Tríduo Pascal (que começa no entardecer da quinta-feira santa e vai até a manhã do domingo de páscoa). 

Comunicando

Na manhã da quarta-feira santa, aqui no Recife, vamos realizar a Via Sacra da Fraternidade no cento da cidade. A Santa Missa, no encerramento, será transmitida pelo nosso Canal do Youtube. Bom, participe bem da Semana Santa, começando amanhã, pelo Domingo de Ramos. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Bom dia Pe João Carlos,, sua benção, senhor aumente em nossa fé a comunhão com e Deus e a solidariedade com os sofredores, que Deus nos abençoe com saúde e fé a mim e a meus familiares. Amém

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos
    Gratidão pelas meditações que ouço todos os dias, só tenho que agradecer a Deus por tudo

    ResponderExcluir
  3. Dia abençoado a todos. Peço a Deus que aumente minha fé e me dê forças porque os desafios são muitos. Santo Anjo cuida da minha filha. Amém.

    ResponderExcluir
  4. Glória a Vós Senhor!
    Até nesta passagem, quando já chegava próximo a Páscoa, já no Domingo de Ramos, mesmo com todas as tramas, Jesus vai demonstrar mais uma vez Sua infinita humildade, quando vai aparecer montado num jumentinho, sabemos que Ele mesmo sendo perseguido, sendo DEUS poderia aparecer da forma que quisesse.
    Mesmo assim o povo irá O reconhecer dizendo: Bendito seja o Rei que vem em nome do Senhor, Hosana nas alturas no mais alto dos céus.
    O interessante é que mesmo alguns judeus terem O conhecido na casa de Maria, fazendo uma experiência com o Mestre Salvador acreditaram e outros não, devido a permanecerem com o coração duro, e depois Caifás profetizando sobre a morte de Jesus, entendemos que ninguém tinha nem noção de como seria tão perfeito o Plano de DEUS, mesmo com tanto sofrimento até Sua entrega por nós, Ele vencendo a morte na cruz, desceu a mansão dos mortos e no terceiro dia ressuscitou para nos salvar das guarras do inimigo, por isso que devemos honrá- lo com todo amor possível, resistindo bravamente o pecado, nos esforçando para permanecer no estado de graça em comunhão constante, em retribuição oferecer nossas vidas se necessário for para honrar nosso Salvador,.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado pela palavra de Deus amém domingo de temos ami

    ResponderExcluir
  6. Bom dua padre, Deus nós abençoe a mime meus filhos e toda minha família, amém

    ResponderExcluir
  7. Foi bom fazer a viagem em sua companhia. Aproveito e peço sua intercessão e conversei com Jesus para recuperar a saúde do meu filho Ivan.. obrigado

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre , peço sua ajuda pois tô passando por uma fase tão difícil da minha vida , 😢 ore por mim.Salete Carneiro

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço por tudo que o Senhor nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Peço orações pois estou passando por uma situação difícil em família. Aumenta minha fé Senhor amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Pe João Carlos, Senhor Jesus queremos todos seguir o teu Caminho, Perdoa aqueles que não escuta a tua palavra eles não sabem o que faz

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde! Rogo à intercessão e misericórdia divina por meu sobrinho neto Rafael Alces Rocha, 11a que está tendo crises bipolares espirituais psicológicas mentais p q Deus o cure liberte e dê sua a saúde e peço tbem por seus pais Evandro e Vanessa, e claro todos os familiares ❤️😘🙏🏻 Gilvania Alves em PaulistaPE

    ResponderExcluir
  12. Obrigado padre João Carlos só abri mais nossos conhecimentos da palavra. Silvio do Ipsep.🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Amém 🙌🙌👏

    ResponderExcluir
  14. Boa noite e boa tarde para todos os meus caríssimos irmãos de Brasil 🇧🇷 e para todos os que fazem parte desta lindíssima família de Deus. Agradeço mais uma vez a sua querida atenção dispensada na preparação deste texto de meditação de hoje e também a partilha do evangelho.

    ResponderExcluir
  15. Senhor dos exércitos, eu LHE agradeço pela vida de São Turíbio de Mongrovejo. Entretanto, me ensine seguir o caminho do bom pastor, do discipulado, do profetismo, da aliança, da paz, da purificação, da fé, da libertação, da santificação e da conversão. Me ensine fugir do pecado, da idolatria e da abominação. Me ensine ser um bom servo. Me ensine viver os VOSSOS preceitos e as VOSSAS leis. Me ensine ser uma boa morada da SANTÍSSIMA trindade. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine tomar boas decisões. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Glória Deus nasaltura tu és minha vida meu refugo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A fé que vence o medo.

   23 de junho de 2024.       12º Domingo do Tempo Comum.       Evangelho.   Mc 4,35-41 35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus ...

POSTAGENS MAIS VISTAS