PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A traição começa nas coisas pequenas.

A traição começa nas coisas pequenas.



26 de março de 2024

   Terça-feira da Semana Santa.   


  Evangelho.  


Jo 13,21-33.36-38

Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 21Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. 22Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando.
23Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. 24Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. 25Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?”
26Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. 27Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”.
28Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. 29Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: ‘Compra o que precisamos para a festa’, ou que desse alguma coisa aos pobres. 30Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite.
31Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. 33Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”.
36Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas me seguirás mais tarde”. 37Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” 38Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.

   Meditação.  


Então Jesus molhou um pedaço de pão e o deu a Judas (Jo 13, 26)

Chegamos à terça-feira da semana santa. No domingo, caminhamos com Jesus que montou o jumentinho. Ficou claro: ele é o rei manso e desarmado que Deus mandou para cuidar de nós. É o que está escrito no Profeta Zacarias. Ontem, segunda-feira santa, estivemos com ele no jantar em Betânia, na casa de Marta, Maria e Lázaro. Maria lavou os pés de Jesus com meio litro de perfume caro. Nesse gesto, Maria mostrou o seu amor pelo Mestre. Mostrou que aprendeu a amar como Jesus amava, de maneira gratuita, generosa e total. Ele ama, dando-se a si mesmo. Judas fez uma cara de desacordo com a ação de Maria. É o tipo do discípulo que não aprendeu a amar como Jesus.

Hoje, já estamos sentados com os discípulos na ceia da páscoa. No evangelho de João, a ceia é o espaço para uma conversa muito longa com os discípulos e para uma longa e bela oração de Jesus pelo seu pequeno rebanho. Jesus está triste, comovido. E revela a razão de sua tristeza: está para ser traído por um deles. Todo mundo quer saber quem é, mas Jesus não o diz claramente. João estava perto dele e perguntou quem seria. A João, Jesus deu uma pista: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Molhou o pedaço de pão no molho e o deu a Judas. Disse alguma coisa a Judas e este se levantou e saiu. Os discípulos não entenderam que era Judas o traidor. Pensaram que ele tinha saído pra fazer algum mandado de Jesus.

O que é que estava acontecendo com Judas? Há muito tempo, ele estava com o pé atrás. A uma certa altura, começou a agir com desonestidade em relação ao caixa do grupo que ele tomava conta. Você lembra bem como ele reagiu na casa de Marta. Ficou revoltado com o gesto de Maria. Achou um desperdício ela gastar aquele perfume todo com Jesus. Ele não tinha assimilado o jeito de Jesus pensar e fazer as coisas. Não aprendeu a amar como Jesus. Não estava disposto a dar a sua vida, como Jesus estava para fazê-lo. De descontente, ele tinha passado à condição de aliado dos inimigos de Jesus. E já tinha feito um trato com eles. Entregaria Jesus, em troca de dinheiro.

O que é triste em Judas é que ele era um discípulo, uma pessoa que Jesus escolhera, confiava e queria bem. Como diz o salmo que Jesus também citou: “Quem comia comigo, levantou contra mim o calcanhar”. A traição que mais dói é a dos amigos e dos parentes. E, claro, da pessoa que se ama. Essa é a traição mais dolorosa. Até o fim, Jesus o tratou bem, esteve em comunhão com ele, não o denunciou ao grupo. Ali, na ceia, pegou o pão repartido, passou no molho e lhe deu. No final das contas, esse pão repartido, esse pedaço de pão, lembra a Eucaristia. Não era, com certeza, o momento sagrado que conhecemos, mas o contexto é o da Ceia. Parece uma última chance. Jesus está em comunhão com ele, o trata com deferência, come com ele. Ainda assim, Judas o rejeita. Deixa o seu coração ser tomado pelo mal. O evangelista escreveu tristemente: Satanás entrou em Judas. Judas permitiu que o mal o dominasse. João escreveu: Judas saiu. Era noite. Foi concluir as negociações para entregar o seu Mestre, naquela mesma hora.




Guardando a mensagem

O texto de hoje nos apresenta o caso de um discípulo, que tinha andado com Jesus nos seus três anos de ministério, que aos poucos foi se afastando do evangelho. De infidelidade em infidelidade, Judas chegou a romper com o seu Mestre, justo na ceia pascal, onde Jesus consagrou ao Pai a oferta de sua própria vida em resgate pelos pecadores. Pedaço de pão é uma expressão que faz referência ao contexto da Eucaristia. “Fração do pão” foi o nome da celebração da Ceia nas primeiras comunidades. Na mesa da comunhão, celebramos a nossa união com Jesus que se entregou por nós. Uma lição que você poderia tirar, hoje, dessa leitura, seria a necessidade de fazer um bom exame de consciência, para saber quanto de Judas tem dentro do seu coração. E ficar alerta: a traição começa nas coisas pequenas. Dê um jeito em Judas, enquanto é tempo!

Então Jesus molhou um pedaço de pão e o deu a Judas (Jo 13, 26)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
Pedro pensou que, com ele, a coisa seria diferente. Jurou que te seguiria, para onde quer que fosses. Tu disseste que naquela hora não era possível, mas depois ele seguiria mesmo. Mas, Pedro era mesmo impetuoso, decidido. Disse logo que daria a sua vida por ti. Que grandeza de coração, a de Pedro. Mas, coitado, não contava com o galo. Tu o chamaste para a realidade, dizendo que ele te negaria três vezes, antes que o galo da madrugada cantasse. Somos fracos e pecadores, Senhor. Tem misericórdia de nós. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Faça, hoje, um bom exame de consciência. Identifique pequenas ações ou omissões que podem estar, devagarinho, afastando você de Jesus, do seu evangelho e de sua Igreja.

O passo da caminhada quaresmal é preparar-se para o Tríduo Pascal com um bom exame de consciência. Se houver ainda possibilidade na sua comunidade, procure o Sacramento da Confissão. 

Comunicando

A Via Sacra da Fraternidade, no centro do Recife, é amanhã, pela manhã. Você pode acompanhar a Santa Missa no encerramento, às 11 horas, pelo nosso Canal do Youtube ou pela Rádio Amanhecer. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. Cláudio Siqueira26/3/24 06:16

    Padre João Carlos sua benção
    A mensagem do Evangelho de hoje me traz para o silêncio e preciso vigiar quanto de judas tem em mim. Deus tenha misericórdia de mim e toda Humanidade 🙌🏻 Deus proteje todas as Famílias 🙌🏻 Deus Proteje
    Minha Mãe lá na Cidade de Tabira-PE🙌🏻 Deus proteje meus Irmãos (Antônio Amâncio de Siqueira lá Na cidadede Ouricuri-PE) 🙌🏻 Deus proteja minhas Filhas Cláudia Siqueira Cidade do Recife-PE e Sarah Siqueira Em São Caetano do Sul-SP
    Deus obrigado por tudo em minha Vida🙌🏻
    Padre Deus proteja o Senhor e todos da Sua equipe Obrigado Padre João Carlos por existir em nossas Vidas🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
  2. Peço hoje a Deus, fortaleza para me manter fiel a Deus e proteção para minha familia ,filhos,noras, genro,netos e netas e bisneto, que eu possa viver a Caridade e a fé sob as luzes do Espirito Santo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Pe. João Carlos, dê-me a bênção. Sou o Diác. Dirceu Pereira da Silva, daa Palavra de Deus. Diocese de Apucarana -Pr. Venho te agradecer pela reflexão de cada dia, de forma simples, objetiva, clara da Palavra de Deus. Reenvio para aproximadamente 500 irmãs e irmãos. Louvado seja Deus por tua vida e ministério.

    ResponderExcluir
  4. Maria d Céu Cortez26/3/24 07:20

    Deus abençoe o padre João Carlos e que lhe livre de todo mal. Senhor Deus tende miseriocordia de mim e da minha familia pobres pecadores. Que a presença do espirito Santo esteja sempre connosco, nos iluminando e abençoado as nossas vidas. Amém

    ResponderExcluir
  5. Obrigado padre, e obrigado a meu amigo de infância, pq, através dele estou conhecendo a palavra. Silvio josé.recife .

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos, bom dia. obrigada por essa reflexão, que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e nos livre de todo mal. senhor tem misericórdia de nós e do mundo inteiro. obrigada meu Deus!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre, Deus nós abençoe, obrigada senhor pelo dom da vida minha e dos meus filhos Lucas e Gabriel nós livra de todos o mal , perdão e misericórdia para toda a minha família, saúde para meu irmão neném, obrigada , amém

    ResponderExcluir
  8. Uma abençoada terça-feira santa a todos.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, Jesus tenha piedade de todos nós nos livrando e nos abençoando de todo mal, nos dê saúde e paz para mim e a minha família, que Deus abençoe nosso Pe João Carlos. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. SENHOR JESUS! Eu creio em ti mas aumentai a minha FÉ. Por sua intercessão Pe. J. Carlos peço a cura de Ivan meu filho.Amem

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos, bom dia
    E com imenso amor que leio as suas mensagens
    A mensagem de hoje fez com que a gente lembrar de pessoas traidoras
    Então, só Jesus pra nos livrar dessas pessoas Amém Amém Amém

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor!
    Em mais uma passagem concretizasse que Jesus sabia e sabe de tudo, antes mesmo de acontecer, através da revelação de DEUS Pai, Ele já tinha a resposta. Provado está nas conversas de Judas Iscariotes e no negar de Pedro.
    Através do Sacramento inicial do Batismo, somos consagrados com a marca da Promessa a reis, profetas e sacerdotes, com a marca indelével recebemos o direito a vida eterna, mas também ao mesmo tempo vivemos uma tensão escatológica em sermos Santos e pecadores. Assim entendemos porquê Pedro mesmo sendo fraco, no momento com medo de assumir que era sim um deles nega Jesus, mas ainda sim em tempo, se arrependeu e foi escolhido com a missão apostólica de ser o primeiro Papa. Ao contrário Judas Iscariotes mesmo com todos os ensinamentos e chances dadas, escolheu permanecer com o coração duro, ganancioso e mal intencionado.
    Que o Espírito Santo, nos conduza a cada vez mais sermos edificados, purificados e Santificados, nos tornando mais humildes de coração, fiéis e adoradores, fomentados da Palavra, obedientes aos ensinamentos e mandamentos de DEUS, assim sempre buscando transmitir o amor aos irmãos jamais iremos trair Jesus, honrando o preciosíssimo Sangue do Cordeiro no Santo Sacrifício, que é derramado todos os dias por nós e por todas as gerações,.

    ResponderExcluir
  13. Amém que lindo e ouvi a palavra de Deus. Que jesus tá tua infinita bondade tenha misericórdia dos meus pecados e dos da minha família uma abençoada semana santa pra TDS nós gratidão por TD meu senhor que eu possa fazer melhor viver na presença de Deus e muito difícil se Deus abençoe grandemente tua vida padre tua benção



    ResponderExcluir
  14. Meditação perfeita, convincente. Obrigada Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  15. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  16. Amém 🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Temos q ser fiéis a Jesus sempre. Não há prova de amor maior que doar a vida pelo irmão. E foi isso q Jesus fez por nós. Abençoa Senhor a minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Aumenta sempre a nossa fé Senhor amém.

    ResponderExcluir
  18. Deus da partilha e da providência, eu LHE agradeço pela vida de São Ludgero. No entanto, me ensine seguir o caminho do discipulado, do profetismo, do serviço, da salvação, da fé, da luz e da justiça. Me ensine ouvir, aprender, viver e pregar a VOSSA palavra. Me ensine glorificá-Lo. Me ensine fugir do pecado e do mal. Me ensine ter bons pensamentos. Me ensine vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  19. As mensagens transmitidas pelo padre joao carLos sao muito lindas.um amigo da da paraiba me envia todos os dias.assisto com mjita atencao e fico emocionado.com as mensagens principalmente como esta de hoje.que o judas traiu jesus. Foi muito triste.

    ResponderExcluir
  20. Está faltando dia 27 e 28!! 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  21. Deus livra-nos do mal, proteger eu e minha família, proteja o Papa Francisco e os Bispos e sacerdotetes do mundo inteiro

    ResponderExcluir
  22. Quero receber os evangelho no zap. Como faço.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS