PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Viver com respeito e liberdade.

Viver com respeito e liberdade.



   16 de janeiro de 2024.   

Terça-feira da 2ª Semana do Tempo Comum



   Evangelho.   


Mc 2,23-28

23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?”
25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”.
27E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.

   Meditação.   


O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado (Mc 2, 27)

Outro dia, dedicamos dois programas, no rádio, a uma conversa sobre o desemprego. Ouvimos relatos dolorosos. Gente desempregada há bastante tempo, gente perdendo a esperança, gente passando necessidade. Diante dessa situação, as pessoas se viram como podem, com a ajuda de parentes, a caridade de desconhecidos e muito espírito de iniciativa. Uma grande maioria sobrevive no mercado informal, sai vendendo alguma coisa de porta em porta ou batalha algum trocado como camelô pelas ruas. Quando não pode mais pagar aluguel, fica pela rua mesmo ou ocupa algum imóvel fechado ou constrói um barraco na beira de um canal. No aperto, empurra o filho adolescente para vender alguma coisa no semáforo ou farol de uma avenida ou ser flanelinha em algum lugar. É, o desemprego é um drama pra todo mundo, mas para a família pobre é uma verdadeira tragédia.

Diante da lei, essa família está cometendo graves irregularidades. No comércio informal, não recolhe impostos e atrapalha a atividade dos comerciantes estabelecidos. A fiscalização da Prefeitura e os lojistas estão de olho no camelô. Na moradia, é um invasor de propriedade privada. Mais cedo ou mais tarde a justiça, a polícia e a prefeitura vão chegar lá, nem sempre com bons modos. No cruzamento ou nas ruas, a sociedade olha com desconfiança o flanelinha e já o julga um trombadinha, um marginal, quem sabe, um traficante. No aperto da família pobre, a lei e a sociedade os condenam.

Os fariseus estavam de olho nos discípulos de Jesus. Essa turminha era vista com reserva e desconfiança. Eles não jejuavam como os discípulos piedosos de outros mestres. Não se mantinham separados, evitando contato com gente reconhecidamente pecadora. Não guardavam o sábado, com o respeito e a seriedade que ele merecia. Afinal, mal cumpridores da Lei. No texto de hoje, os fariseus vão tomar satisfação com Jesus. “Num dia de sábado, em que não se pode trabalhar por respeito à Lei de Deus, os teus discípulos vem pelo caminho, arrancando espigas de trigo para comer”. Por que eles fazem uma coisa dessas num dia de sábado, violando a lei?

Jesus foi claro. Eles estavam com fome. A necessidade da pessoa humana interpela a norma, a regra, a lei. A lei foi feita para o homem. Não o homem para a lei. Aí Jesus lembrou um episódio do Antigo Testamento. Davi e seus guerreiros, com fome, chegaram ao Santuário e comeram os pães exclusivos dos sacerdotes. Na necessidade, agiram acima da lei. O sábado foi feito para o homem, não o homem para o sábado.



Guardando a mensagem

O camelô não é um fora da lei. O ocupante não é invasor mal intencionado. O flanelinha não é um marginal. A lei é que precisa se adaptar à sua realidade, à sua fome, à necessidade premente de sobrevivência. Aliás, a situação de desemprego e abandono social não foi criada pelos marginalizados. A lei deve estar aí para assegurar oportunidades para todos. O pobre não merece cadeia porque está “arrancando espigas em dia de sábado”. Merece emprego, moradia digna, escola integral para os seus filhos.

O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado (Mc 2, 27)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
disseste aos fariseus que o “o filho do homem é senhor também do sábado”. Falavas de ti mesmo; e do sábado, que era uma lei civil e religiosa, ao mesmo tempo. És o senhor também do sábado. Teu evangelho nos liberta de uma interpretação da lei que desconheça a necessidade do outro. Estás nos ensinando que a situação de carência e sofrimento deve ser a primeira inspiração da lei. As leis, as normas, as regras, nós as estabelecemos para garantir a justiça, o direito, a segurança, a boa convivência. Elas estão a serviço do homem. Podem ser revistas e modificadas, se se tornarem instrumento de opressão ou quando não respeitarem as pessoas em suas reais condições. Obrigado, Senhor, por dares à pessoa humana o primeiro lugar, por nos ensinares a viver com respeito e liberdade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
 
Vivendo a palavra

Quem sabe, hoje, você não veja na rua ou no noticiário alguma situação em que a pessoa humana necessite ser respeitada, acima de qualquer regra estabelecida!

Comunicando

Deixo aqui o meu muito obrigado a você que rezou por nossa missão ou nos acompanhou, ontem, na Santa Missa de Ação de Graças pelos 10 anos do Programa Tempo de Paz. Você sabe, todos somos responsáveis pela missão: levar a todos, o testemunho sobre Jesus. Faça bem a sua parte. 

O aplicativo da Rádio Amanhecer está de cara nova. Aproveite para baixá-lo no seu celular. E acompanhar a nossa programação religiosa 24 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

31 comentários:

  1. Não tem como não lembrar da perseguição que o Padre Júlio Lancelotti está passando por priorizar a Dignidade Humana dos moradores de rua em São Paulo. Os seus acusadores dizem que ele viola leis mas ele apenas dar o pão a quem tem fome, um cobertor a quem tem frio, veste o nu, enfim, tenta dar o mínimo de dignidade aqueles marginalizados. Que Deus abençoe sempre pessoas que pensam na vida humana.

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe nosso terço dos homem na capela São José amém

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Deus te abençoe grandemente sua vida pois estou aprendendo ler o e vangelio todos os dias a companhando o senhor

    ResponderExcluir
  4. Obrigado padre por o senhor existir na minha vida Deus fez eu te encontrar o brigada senhor Jesus Cristo por tudo

    ResponderExcluir
  5. SOCORRO-SLMA16/1/24 06:50

    Senhor, ensina-nos a praticar os teus ensinamentos, e colocar a tua lei acima de qualquer preceito humano. Em nome de Jesus, o mesmo ontem, hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia abençoado por Deus e uma benção especial pra todos nós ter a palavra de Deus todos os dias Amém fique com Deus.AMÉM.GRATIDÃO 🕊🙏😘👨‍👩‍👧‍👦💒

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    Mais uma vez, tinha que ser julgamento dos fariseus né, imaginemos a cena, os discípulos com fome e eles em vez de demonstrar compaixão, se preocuparem em ajudar de alguma forma, se preocuparam em acusar, dizendo que, por ser sábado não poderiam nem saciar a fome, como pode isso?
    DEUS quer de nós misericórdia e não pede para nós sacrifício algum, porque Ele nos ama sem igual.
    A esperança do cristão precisa estar no servir o irmão na ajuda ao próximo, abrir o coração, os braços para acolher em vez de abrir a boca para julgar, só assim teremos um mundo melhor, de nada adianta julgar intrigar e murmurar colocando pensamentos e palavras negativas, enfim, se não tivermos uma solução de ajuda para o próximo, melhor dizendo se não podemos ajudar, então ficamos quietos intercedendo nas orações e com toda compaixão e pensamentos positivos nos preocupamos, pedimos misericórdia em vez de criticar e julgar.
    Assim Jesus também nos convence que o Sábado e todos os dias foram feitos para o homem e não ao contrário. Com isto nos faz entender que não podemos considerar lei ou restrição alguma acima da vida, da necessidade humana,.

    ResponderExcluir
  8. Bomdia p.joao ,que Deus abençoe a todos nós e sejamos apóstolos fiéis sempre.
    Amen!

    ResponderExcluir
  9. Marli, Elisângela, Eliane, ALINE,PEDRO, LAVÍNIA, GABRIEL, LUCAS, SIRLEI,LOURDES,QUE O PODER DE DEUS SEJA DERRAMADO EM MINHA FAMÍLIA ❤❤❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou gostando muito em ouvir o padre João Carlos todos os dias.peco por favor orem por minha família estamos com muitos problemas estou orando e agradeço a Ednalva e família

      Excluir
  10. Bom dia padre , peço sua benção, senhor afaste todo o mal oerto de mim e dis meus filhos e toda a minha família nos livra de todo o mal , obrigada senhor .

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado por mim mandar todos os dias a palavra de Deus amém 🤚 que o senhor tenha uma lindo dia na presença de Deus amém 🤚 até amanhã se Deus quiser

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre a sua bênção obrigado pela explicação do evangelho amém

    ResponderExcluir
  13. Tenham todos um dia Abençoado na Paz e na Alegria do nosso Senhor Jesus Cristo Maravilhoso Amém

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus abençoe a mim e a minha família com saúde e paz. Que esse dia seja um dia de fé, esperança, vitória, que Deus abençoe e proteja minha irmã, que vai fazer uma cirurgia hoje, que Deus e Nossa Senhora Auxiliadora, esteja ao seu lado com as mãos abençoadas do cirurgião, corra tudo bem, em nome de Jesus, pela cura dela que vem sofrendo. Obrigada por tudo Deus. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos peço a sua benção para a minha família e peço que o senhor reze pela minha irmã que está com câncer no fígado ela vai começar a quimioterapia e por mim para arrumar um serviço

    ResponderExcluir
  16. Concordo com o Senhor Padre. Tem muitos brasileiros passando fome e muitos governantes roubando fruto dos impostos e enchem os bolsos não se importando dos irmãos necessitados. O governo Federal é um péssimo exemplo e deve ser combatido também pela Igreja. Que DEUS proteja os necessitados. Vamos Padre denunciar os políticos corruptos que vai sobrar dinheiro para a comida e emprego de nossos irmãos.

    ResponderExcluir
  17. Linda cansao

    ResponderExcluir
  18. Muito boa tarde, padre João Carlos,
    Espero que esteja tudo bem consigo!

    Muito obrigado pela esta grande interpretação.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Padre João Carlos Eu,M das Mercês M, da C me sinto muito feliz por receber o Evangelho todos os dias Agradeço a Deus, e ao Senhor por existir para nos Orientar

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço tudo que Deus nos dá todos os dias especialmente o bem da minha família. Peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Hj em especial peço para q minha filha vença essas crises de pânico amém.

    ResponderExcluir
  21. Ó Pai, eu LHE agradeço pela vida de São Berardo e companheiros mártires. No entanto, me ajude seguir o caminho do Espírito Santo, do discipulado, do profetismo, da fé, da unção, da purificação, da paz, da obediência e da oração. Me ajude fugir do pecado e da violência. Me ajude fazer boas ofertas. Me ajude ter um coração cheio de amor e humildade. Me ajude trabalhar santamente. Me ajude defender a vida e o ser humano. Me ajude fazer o bem. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite 🌙😘😴💤

    ResponderExcluir
  23. Acompanho o programa da Suécia 🇸🇪
    Miriam💞Johansson 💕

    ResponderExcluir
  24. Miriam Johansson
    Boa noite e Deus nos abençoe…❤️
    Amém 🙏

    ResponderExcluir
  25. Padre, hoje não concordei com a meditação da palavra.. fugiu um pouco do evangelho.

    ResponderExcluir
  26. Excelente meditação Padre, me fez repensar os menos afortunados!

    ResponderExcluir
  27. Eu adorei, precisamos ouvir a palavra diareamente para transformar nosso coração e fortalecer a nossa fé, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  28. BOM DIA. Gosto muito da meditação da palavra com o Padre João Carlos. Gostaria de receber a palavra todos os dias.🙏🌹

    ResponderExcluir
  29. João Quissanga Domingos28/2/24 03:55

    Bom dia Padre João Carlos, ouvi o evangelho e fiquei muito feliz, estou com o meu dia tranquilo ao lado de Jesus Cristo, muito obrigado senhor padre pela palavra nos têm passado, Deus te abençoe senhor padre,continue com esta missão linda a comunidade cristã agradece.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS