PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Livrai-nos do mal.

Livrai-nos do mal.


   28 de janeiro de 2024.   

4º Domingo do Tempo Comum


   Evangelho.   


Mc 1,21-28

21Na cidade de Cafarnaum, num dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.
23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” 26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.



   Meditação.   


Cala-te e sai dele! (Mc 1, 25)

Jesus estava na sinagoga de Cafarnaum. Era um dia de sábado. O povo estava reunido para a oração e a escuta da palavra de Deus. E Jesus estava ensinando. As pessoas, ali, estavam admiradas com o seu ensinamento. Foi aí que um homem ali presente, possuído por um espírito impuro, começou a gritar e esbravejar contra Jesus. Jesus mandou o espírito calar a boca e sair daquele homem. Dito e feito. O homem foi sacudido com violência pelo espírito mau, que deu um urro assustador e saiu. As pessoas ficaram assustadas, não era pra menos. E admiradas com aquele ensinamento novo de Jesus, com a sua autoridade.

Uma coisa que impressiona nesse texto é que a manifestação do espírito mau, do demônio, deu-se ali dentro da casa de oração, da sinagoga, digamos, dentro do templo, da igreja. Impressiona porque ali é um lugar santo, onde se reverencia o nome de Deus, onde se proclama o seu senhorio, as suas maravilhas. Justo lá, nessa cena, bem no começo do evangelho de Marcos, está essa manifestação do mal que enfrenta Jesus
. “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 

Jesus já tinha enfrentado o demônio no deserto, nas tentações. E o tinha vencido. Em terras pagãs, como em Gadara, expulsou demônios que faziam homens viverem em túmulos. Numa praça ou no campo, expulsou o demônio de um jovem e o devolveu sadio à sua família. Bom, entende-se que o mal esteja por toda parte, especialmente no mundo pagão (pensavam as pessoas religiosos do tempo de Jesus), mas nunca no espaço religioso como seria a sinagoga. Atenção, nos lembra o texto de hoje, também no espaço religioso o mal pode se esconder e se levantar contra Deus e os seus enviados.

Olhemos para a figura do missionário que o Senhor colocou à frente de sua Igreja, nesses tempos difíceis de nossa humanidade. O Papa Francisco é um bom exemplo da atualidade desse texto. Ele, com os gestos que faz e com sua pregação, é a voz mais respeitada e admirada nesse nosso mundo confuso e em conflito. Mas, dentro da própria igreja se levantam algumas vozes indignadas contra ele, revoltadas com seu ensinamento, dizendo quase a mesma coisa que o diabo disse na sinagoga de Cafarnaum: “Vieste par nos destruir?!”. O ensinamento novo de Jesus, que é libertador das pessoas de todas as opressões, esse ensinamento desmascara o mal que está escondido também dentro da comunidade cristã, dominando a vida de algumas pessoas.

O que será que Jesus dizia e fazia que pudesse incomodar alguém? As pessoas viam uma grande diferença entre o ensinamento de Jesus e o ensinamento dos fariseus. Penso que a primeira coisa que marcava uma grande diferença era a atenção que Jesus dava aos sofredores e marginalizados. Estes estavam à margem de tudo, na vida social e na religião. E Jesus os incluía como pessoas importantes no anúncio do Reino de Deus. E uma segunda coisa que mexeu demais com as lideranças do seu povo foi a imagem que ele passava de Deus. Ele revelava Deus como um pai amoroso, pronto para acolher o filho pecador de volta à sua casa. Esse não era exatamente o Deus que eles estavam acostumados a perceber como juiz e retribuidor das boas ações e da prática da Lei.

Esse ensinamento de Jesus - feito de gestos de atenção e proximidade, de parábolas e diálogos sobre o Reino de Deus – despertou muita indignação e ódio nos fariseus, nos sacerdotes do Templo, nos partidários de Herodes. Essa gente estava possuída por preconceitos contra o povo, por interesses de classe, seduzida pelas benesses do poder, tomada de ciúme... e muita coisa ruim. Era como se estivessem possuídos por um espírito mau. Claro, o mal lança seus tentáculos nas estruturas sociais e nas pessoas. 

E ali, na sinagoga e nas ruas, muita gente tomou consciência de que o ensinamento de Jesus era realmente novo, sobretudo quando viu que ele enfrentava essas manifestações do mal, as calava e conseguia libertar pessoas dessa dominação. É só olhar a lista de pessoas que foram resgatadas para o Reino: Mateus, Madalena, Zaqueu, Bartimeu, e, certamente, Nicodemos, José de Arimateia e tantos mais.



Guardando a mensagem

O evangelho é uma força de mudança, anuncia o Reino de Deus que começa já aqui na terra. Jesus, com suas atitudes e palavras, estava instaurando o reinado de Deus. Podemos entender esse reinado, como Deus acolhendo, na comunhão de sua casa, todos os seus filhos, a começar pelos que saíram de casa e estavam retornando pela conversão. Jesus partia do que o povo de Deus já conhecia e manifestava mais claramente o amor de Deus que restaura, perdoa, liberta as pessoas. Esse evangelho, essa boa notícia, encontrou oposições também dentro da própria sinagoga, a comunidade de fé que ele frequentava. Essa oposição à novidade do evangelho que Jesus anuncia, ontem e hoje, só pode mesmo ter raízes no maligno. Mas, Jesus é vencedor sobre todo o mal. Com ele, nós também somos vencedores. No Pai Nosso, continuamos a pedir, com confiança,ao Pai: “Livrai-nos do mal”.

Cala-te e sai dele! (Mc 1, 25)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a novidade do evangelho corre sempre o perigo de ser esquecida ou abafada pelas forças que não têm interesse na emancipação das pessoas e no senhorio de Deus. Essas forças atuam dentro e fora da comunidade. Não é à toa que a Igreja tenha tantos mártires. Eles experimentaram a oposição à fé cristã por parte de pessoas maldosas e violentas. Uniram-se, assim, ao teu sacrifício na cruz. Em sua fidelidade, são vitoriosas, contigo. Senhor, livra-nos do mal. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Ao rezar o Pai Nosso hoje, acentue bem essa prece: “Livrai-nos do mal”. Aproveite e repita essa prece hoje, muitas vezes. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

30 comentários:

  1. Colocar já da sexta-feira para o sábado a meditação do evangelho do domingo, uma vez que já se celebra a liturgia do domingo no sábado.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Senhor livra me do mal ajuda me ter paz no meu coração.

      Excluir
    2. Nós não somos nada neste mundo diante de Deus! Por isso só temos gratidão por tudo que temos! Limpamos sempre nosso coração de toda maldade!

      Excluir
    3. Livrai-nos de todo mal.
      Amém!

      Excluir
    4. Amém

      Excluir
  3. anamarinho825@gmail.com28/1/24 01:19

    Se amamos o mundo ñ amos OPAI consequência ñ conhecemos Jesuscristo Lemos o evangelho e colocamos a nossa imagem fraca desgastando o progeto Do pai e estamos perdendo tempo da salvação. Quanto mais fracos mais. Somos derrubados (pai nós livros do Mel )

    ResponderExcluir
  4. Amém Amém. Peço Oração para Restauração da minha Vida e minha Familia . Livranos de Todo O Mal . Amém Aleluia gloria a Deus.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos sua benção pesso oração péla minha saúde e que mim renove a minha vida senhor 🙏 e vida dá minha família 🙏 amém até amanhã se Deus quiser 🙏🖐️🌹

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos peço oração pra saúde de maria elza silva maria jose silva enfim pra todos nos

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe João Carlos, peço a sua benção, livrai-nos do mal, que Deus em sua infinita bondade, nos conceda ,paz, saúde, união, fé e sabedoria para mim e a minha família, que Deus ajude minha irmã na recuperação dela, pela cura dela, que Deus nos abençoe sempre.. Livrai-nos do mal. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Peço orações para a minha família,amigos,parentes,alunos e familiares de meus alunos.

    ResponderExcluir
  9. Livrainos do mal senhor Jesus, dainos saúde e paz

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!!🙏🏼🙏🏼 Hoje (28/01) faltou o áudio da meditação. Deus abençoe a todos q trabalhando p enviar a meditação da palavra e principalmente ao Pe. João Carlos q nos traz tantas palavras de conforto e de sabedoria a palavra de DEUS!!🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  11. Livrai nos do mal senhor Jesus 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre, João Carlos, gostaria de saber como faço para receber diariamente suas mensagens, hoje uma colega envia no grupo, Deus de abençoe, Jakson de Macaé RJ.

    ResponderExcluir
  13. Leio todos os dias o evangelho e suas explicaçoes me ajudam a saber mais do amor de Deus por nos. Deus lhe pague.

    ResponderExcluir
  14. Leio o evangelho e suas explicaçoes e fico feliz em aprender mais nossa fe em Deus. Deus lhe pague e o conserve com saude.

    ResponderExcluir
  15. PAZ E BEM PADRE JOAO CARLOS peço orações por Minha família e todos que estão passando por dificuldades

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, Pé João Carlos! Hoje. dia 28/012024, eu peço a sua benção, livrai-vos do mal. Que Deus, na sua santidade, Nos conceda, a paz, saúde, união, fé e ajude nossa irmã, na recuperação dela, pela cura dela, que Deus nos abençoe sempre e livrai-nos do mal. Amém!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia!
    Paz e bençãos para todos 🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Obrigada, Pe. João Carlos!
    Agradeço seu ensinamento e sua reflexão de hoje que me traz a paz, o discernimento na fé. Entre tantas palavras, opiniões , ensinamentos até dentro de nossas comunidades, ficamos muitas vezes confusos e decepcionados. Como é gratificante e bom termos um direcionamento confiável que nos indique o Caminho a seguir.
    Bendito seja Deus que nos concedeu o senhor, padre João Carlos, para nos devolver a paz de Jesus e seguir nas Suas pegadas. Amém ❤❤❤

    ResponderExcluir
  19. Boa Tarde Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  20. Glória a vós Senhor

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde amém 🙏

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Pe João Carlos Esse Evangelho de hoje me fez lembrar do dia que Pe Marcelo Rossi estava celebrando a missa quando apareceu uma mulher e deu um empurrão nele aí sim é a força do inimigo Creio em Deus Paí todo poderoso 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  23. Senhor Livrai nos de todo mal Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  24. Pai misericordioso, eu LHE agradeço pela vida de São Tomás de Aquino. No entanto, me ajude seguir o caminho do profetismo, da obediência e da santificação. Me ajude escutar, aprender, viver e pregar a VOSSA palavra. Me ajude fugir do pecado, da violência e das preocupações. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude permanecer na VOSSA presença. Me ajude ensinar com autoridade. Me ajude expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  25. Senhor livra meu Irmão Eduardo de todo mal, ele sofre de esquizofrenia e no momentos encontra se com problemas na perna já fez várias sessões de fisioterapia com muita resistência a mehora foi pouca agora ele está andando de andador, os medocos não sabe o que aconteceu, mais Deus sabe!
    Senhor livra meu irmão dessa enfermidades!
    Peço oração por meu irmão Eduardo!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS