PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A Palavra nos aponta Jesus, para que nós o sigamos.

A Palavra nos aponta Jesus, para que nós o sigamos.


   03 de janeiro de 2024.   

Quarta-feira do Tempo do Natal antes da Epifania



   Evangelho.  


Jo 1,29-34

29No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.
32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”



   Meditação.   


Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus! (Jo 1, 34)

A Palavra do Senhor nos aponta a pessoa de Jesus. Os evangelhos são testemunhos sobre Jesus, para que nós o conheçamos, para que o acolhamos. E mesmo o Antigo Testamento é lido pelos cristãos na perspectiva da revelação da pessoa de Jesus, o Messias prometido e já figurado na atuação dos sábios, profetas e reis. A Escritura nos aponta a pessoa de Jesus.

A missão de João Batista foi preparar o povo para receber Jesus e revelá-lo a este mesmo povo por ele preparado. O ponto alto de sua missão foi indicar-lhe Jesus, apontar-lhe o Messias ali presente. “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. O grande testemunho de João sobre Jesus foi esse: ‘Ele é o Filho de Deus’.

Podemos dizer assim: todo o evangelho é um João Batista indicando Jesus. O que os evangelhos querem é exatamente apresentar Jesus para que sejamos seus seguidores. Seguir Jesus é tomá-lo como modelo de vida, é tornar-se seu discípulo, para aprender a viver como ele. A imitação de Cristo é possível por causa da encarnação. O Verbo se fez carne e habitou entre nós. Ele viveu nossa vida humana de maneira plenamente santa. É assim que queremos nascer, viver e morrer. Como ele. Os evangelhos nos convidam ao seguimento de Jesus.

João Batista, os evangelhos, os missionários nos apontam Jesus. “Eis o cordeiro de Deus”. Nós, em atenção a esta palavra, nos pomos no seguimento dele. Seguir Jesus é toma-lo como nosso Mestre, nosso orientador, nosso guia; É abraçar o seu evangelho, os seus ensinamentos. Seguir Jesus é acolher o seu sacrifício salvador na cruz, tomando posse da salvação que ele nos alcançou, o dom de agora sermos filhos de Deus. Seguir Jesus é por-se a caminho com ele, imitando seu modo humano de amar e servir, acolhendo-o como caminho, verdade e vida. E, claro, integrar-se no grupo dos discípulos que o seguem e cultivam a sua memória, a sua Igreja. Assim, nos tornamos discípulos do Senhor, seus seguidores.

Guardando a mensagem

Nós até que temos bastante informações sobre Jesus. Nós temos, inclusive, ouvido diariamente o seu evangelho. Mas, a Palavra nos aponta Jesus para o seguirmos. Nossa resposta à Palavra de Deus proclamada é nos tornarmos seguidores de Jesus. Segui-lo é tomá-lo como nosso mestre, nosso guia. Segui-lo é imitá-lo no seu amor e na sua fidelidade ao Pai e ao seu povo. Segui-lo é tomar cada dia a cruz de nossas dificuldades e lutas e subir o calvário com ele. E ressuscitar com ele, em cada vitória, em cada conquista, em cada etapa vencida. Nisso consiste a santidade, isto é, em vivermos habitados por sua graça: sermos seus seguidores na normalidade de nossas vidas.

Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus! (Jo 1, 34)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
João Batista, no auge do seu trabalho de preparação do povo para te receber, te revelou como Cordeiro de Deus, como aquele que iria batizar com o Espírito Santo, como Filho de Deus. Esse testemunho, nós o temos recebido pela pregação, pela meditação bíblica, pela evangelização. Senhor, que a nossa resposta à Palavra seja o teu seguimento, como nosso mestre, modelo e guia. Ajuda-nos, Senhor, a sermos, hoje, outros João Batistas, apontando aos outros a tua pessoa, o teu caminho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.




Vivendo a palavra

No seu momento de oração pessoal, peça a Deus a graça de ser fiel no seguimento de Jesus. 

Comunicando

Hoje, a Rede Vida de Televisão transmite o ESPECIAL PADRE JOÃO CARLOS, às dez da noite. Por favor, avise a outras pessoas, compartilhe a chamada que estou lhe enviando e assista o Especial com sua família. É hoje, às dez da noite. Deus abençoe o nosso compromisso com a evangelização.  

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Anônimo3/1/24 06:39

    Bom dia Padre
    Que o espírito santo nos abençoe nesse dia
    Que Maria nossa mãe passa a frente
    Ásia seja amém

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/1/24 06:48

    Bom dia Padre João Carlos que o espírito venha sobre nós e permaneça entre nós 🙏🌹

    ResponderExcluir
  3. Geralda Andrade3/1/24 07:18

    Obrigada padre João Carlos pelas reflexões profundas que nos transmitem,as quais nos ajudam a mergulhamos nas águas mais profundas da espiritualidade.Gratidao

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3/1/24 07:20

    Bom dia padre João Carlos que o espírito santo esteja com senhor 🙏 até amanhã se Deus oração pra mim e minha família 🙏 meu nome é ornillda

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/1/24 07:22

    Eu século sempre amei tacão Eu mem chamo Carlos_alberto Bispo Santos

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/1/24 07:38

    Bom dia!!!!
    Que o Espírito Santo esteja sempre em nossos corações, dando muita paz, saúde e muito amor ❤️🕊️

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3/1/24 08:00

    Padre João Carlos que Deus continue abençoando sua vida. Que Deus nos abençoe e nos livre de todos os perigos. Quero pedir ao senhor que coloque em suas orações as famílias, os irmãos de uma comunidade chamada Portugal. O ano já iniciou com uma grande tragédia, uma família enlutada . Que Deus venha a derrubar toda e qualquer maldição que ronda está comunidade. Que Deus cuide e proteja todos os filhos teus. Amém!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3/1/24 08:06

    Bom dia padre , Deus abençoe a mim e meus filhos e toda a minha família, amém, obrigada senhor por tudo

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3/1/24 08:31

    Bom dia padre João Carlos e toda sua equipe. Paz e bem pra todos e todas.
    A alguns bons anos gosto de te ouvir refletir a palavra de Deus e tbm suas canções, e agora ter aqui todo esse conteúdo tão bem preparado ficou ainda melhor. Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3/1/24 08:39

    Amém ao evangelho que Deus nos abençoe sempre com muita paz e amor no coração

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos, peço minha benção, que Deus mim abençoe, dia 02 de janeiro meu aniversário, para que Deus mim proteja e ilumine e mim dê saúde,paz, força e coragem, realizações,para resolver meus problemas, com fé, oriente o que tenho que resolver, que 2024, seja um ano de mudança positiva em minha vida. Que Deus abençoe minha família, que 2024, seja uma ano de muita saúde para cirurgia de minha irmã e minha sobrinha. Que Deus abençoe todos nós, nosso Pe João Carlos e a todos nós. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Anônimo3/1/24 12:29

    Bom dia Padre João Carlos, sua benção padre João pelos seus ensinamentos e a música 🎶 tu és mesmo um seguidor de Jesus Cristo de Nazaré.
    Gosto muito de ouvir suas explicações sobre a palavra de Deus vivo Jesus Cristo de Nazaré e sua mãe virgem Maria santíssima. Amém

    ResponderExcluir
  13. Anônimo3/1/24 12:30

    Te desejo muita paz e saúde e proteção divina pra continuar sua missão. Amém

    ResponderExcluir
  14. Anônimo3/1/24 12:45

    Pe João Carlos!
    Gostaria muito que a Rede Vida pusesse legenda para que os deficientes auditivos, como eu,pudessem aproveitar o programa
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo3/1/24 13:23

    Muito obrigado pela meditação Senhor padre João. Eu lhe prometo que irei compartilhar o evangelho e a sua querida meditação

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Tenho muito a agradecer por tudo que nos dás todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora e todos. Obrigada pela união dos meus comigo e entre ele. Peço pela união e paz dos meus irmãos comigo, a situação tá muito difícil por causa de dois deles. Acalma esses corações e faz voltar a paz e união Senhor amém.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo3/1/24 13:37

    Sobreexcelente tarde a todos,
    Padre, de onde saiu a idéia de “Memória FACULTATIVA do santíssimo nome de Jesus⁉️” Se TODAS as Escrituras Sagradas de Deus, tem Jesus Cristo como prioridade para a salvação e principalmente para a redenção dos pecados ‼️
    Mateus 18: 6. Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.
    ☝️🧐 Essa é uma condição que parece estar a porta de “TODOS” os pregadores do evangelho de Cristo Jesus, e até daqueles que não pregam esse evangelho ‼️
    Que tenhamos cuidado de não sermos achados em falta no tempo da prestação de contas com Deus‼️
    Lembre-se:
    João 20: 31. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
    Tenho muito o que vos dizer, mas, vós não podeis suportar ainda‼️
    22999780177 Wilson Costa
    Cristão

    ResponderExcluir
  18. Pai eterno, eu LHE agradeço pela vida de Santa Genoveva. Contudo, me conceda a graça para ser justo. Me conceda a graça para praticar a justiça. Me conceda a graça para ser um bom filho. Me conceda a graça para seguir o caminho do profetismo, do amor, da obediência, da santificação, da esperança e da purificação. Me conceda a graça para fugir do pecado e da iniquidade. Me conceda a graça para viver o meu batismo. Me conceda a graça para testemunhar o evangelho. Me conceda a graça para ser guiado pelo Espírito Santo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Márcia Do Socorro Piani De Albuquerque6/1/24 21:49

    Padre, me abençõe e aos meus filhos Roberto Leonardo e João Pedro, novas Viviany e Thaynara e netos Raul,Jorge e Rosa. Abençõe também meu namorado Haroldo e filhos Lucas e Laura. Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Os pequeninos do evangelho.

   17 de julho de 2024    Memória do Bem-aventurado Inácio de Azevedo,  presbítero, e companheiros, mártires    Evangelho.      25Naquele te...

POSTAGENS MAIS VISTAS