PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A comunidade da barca.

A comunidade da barca.



   18 de janeiro de 2024.    

Quinta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.    


Mc 3,7-12

Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Iduméia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse.
10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

   Meditação   


Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca (Mc 3, 9)

Jesus está à beira do mar, com os seus discípulos. Gente de todo canto vem atrás dele. Doentes querem tocá-lo, de todo jeito. E se jogam sobre ele. Espíritos impuros caem aos seus pés, dizendo que ele é o filho de Deus. Jesus os manda calar a boca. Que confusão! Foi aí que Jesus pediu aos discípulos que arrumassem uma barca. O evangelista Marcos só conta até aí. Terminou na barca. Em Mateus, está que Jesus, na barca, ficou ensinando ao povo.

Eu queria que você ficasse atento ao cenário dessa narração. Jesus foi para a beira do mar. É para lá que tanta gente está convergindo. No texto, há uma lista de diversos lugares diferentes de onde o povo está chegando, inclusive de fora da terra de Jesus. Está imaginando o cenário? O mar... uma área talvez plana perto do mar... aquele espelho d’água brilhando.... vá imaginando. Aquele povo todo assediando Jesus. E Jesus que arrumou uma barca e entrou nela, afastando-se um pouco da multidão.

Vamos entender esse cenário... A maior parte da atuação de Jesus foi na Galiléia, que é o norte do país. Lá, há um grande lago de água doce, mas grande mesmo, que o povo chama de ‘Mar da Galileia’. Muitas vilas e pequenas cidades estão às margens desse grande lago. Cafarnaum, onde Jesus morava (quando não estava em suas andanças) ficava às margens deste Mar da Galileia. Muita gente vivia desse lago: pescadores, agricultores, comerciantes. Pescava-se, em grupo, com grandes redes. As barcas serviam para a pesca e para o transporte entre as vilas. Sabe-se hoje que essas barcas podiam chegar a oito metros de comprimento, com uns dois metros de largura. E que para pescar, cada barca levava 6 a 8 homens. Então, esse local onde eles estão é um local de trabalho, não é uma praia de veraneio como se poderia pensar.

Deixe-me acrescentar mais um elemento para compreendermos melhor esse texto. Para o povo da Bíblia, o mar é como o mundo, no qual a gente se aventura, podendo encontrar ventos contrários, ondas fortes, forças de oposição. E como a atividade de Jesus se concentra muito na Galileia, fica aquela imagem de que a evangelização (o trabalho de Jesus) é como o trabalho dos pescadores no mar. Veja que os primeiros discípulos são pescadores.

Nessa iniciativa de Jesus, de pedir uma barca para falar ao povo, afastando-se um pouco da multidão, bem que poderia estar uma representação dos passos que ele deu em sua atividade missionária. É como se ele estivesse organizando a sua comunidade no mar, que é o mundo. Pela pregação do evangelho (ele sentado na barca), aquele povo maravilhado pelas curas, milagres e exorcismos é chamado a passar para a condição de igreja (representada pela barca). A barca é de Pedro, conforme o evangelista Mateus. E a barca de Pedro foi sempre uma representação da comunidade-igreja nascida de Jesus e liderada pelo apóstolo Simão Pedro.




Guardando a mensagem

Ali, à beira do Mar da Galileia, o imenso lago de água doce do norte do país, está um povo que encontra em Jesus a recuperação de sua saúde e a libertação da opressão do mal. Pela pregação do evangelho, vai gradativamente entrando noutro nível, o nível da Igreja, o povo congregado por Cristo, o povo da barca. Nos próximos versículos, o evangelista nos informará o novo passo de Jesus. Ele escolherá os 12 apóstolos. Então, é fato, neste episódio da barca podemos ver a Igreja que está nascendo na obra missionária de Jesus. Muita gente hoje está buscando curas e milagres, como naquele tempo. É como se estivesse à beira mar. É preciso acolher a Palavra de Deus para ser Igreja, para estar na barca de Pedro.

Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca (Mc 3, 9)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o mar é o mundo. A barca é a Igreja, onde estás com os discípulos. Pescar é a obra da evangelização, uma obra de equipe como a pescaria no Mar da Galileia. Ajuda-nos, Senhor, a passar da busca de bênçãos e curas (que tanto necessitamos) para a escuta e a prática de tua Palavra (que nos faz Igreja). Abençoa, Senhor, os evangelizadores do teu povo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Dom Bosco teve um sonho impressionante: a grande nave da Igreja, em alto mar, estava sofrendo um furioso ataque e se salvou, atracando junto a duas colunas. Você que recebe a Meditação pelo celular pode ler essa linda história que lhe enviei junto com a reflexão do evangelho. Descubra o que são as duas colunas onde a barca da Igreja se atraca e se salva dos ataques dos inimigos. É só clicar no link da Meditação.

Comunicando

Como todas as quintas-feiras, temos hoje a Santa Missa às 11 horas, com transmissão pela rádio e pelas redes sociais. Participe, colocando sua intenção no formulário ou pelo whatsapp 81 3224-9284.

Pe João Carlos Ribeiro, sdb

25 comentários:

  1. Sejamos todos pescadores de almas, despovoado o mundo e engrandecendo a igreja de Cristo , alimentando - a com a palavra que cura, liberta e transforma.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia senhor padre João Carlos,eu sou de Angola, Luanda, estás mensagem tem me ajudado muito a entender o evangelho e saber meditar as palavras, que Deus abençoe sempre o senhor

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito de ouvir a palavra com o padre ele tem um jeito especial de explicar

    ResponderExcluir
  4. Amém glória a Deus 🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Estou a procura da cura. Meu Senhor é meu Deus aumenta a minha fé que é tão pequena. Eu creio em vós. Eu sei que o Senhor pode tudo…tudo. Tenha misericórdia de mim e do mundo inteiro. Cuida da minha família e os coloques debaixo do seu manto sagrado. Eu confio em vós.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre , Deus nós abençoe, senhor obrigada por tudo ,senhor peço proteção para mim e meus filhos e toda a minha família, mesericirdia e piedade para meu irmão nenem o cure e peço também pela mi ga irmã nargarida e theo que eles se entende e ele deixe essa bebida, obrigada senhor

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado pela palavra do senhor Jesus Cristo amém às vezes padre João Carlos eu entendo às palavras aí espero o senhor.esprica aí fico entendendo até amanhã

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, a sua benção peço orações para minha família e agradeço a Deus pela benção recebidas amém! José Antônio, Praia Grande.

    ResponderExcluir
  9. A Deus gratidão! Para te padre saúde ! Para meu esposo meus filhos , pai e sogra a tua benção 😇🙏

    ResponderExcluir
  10. Hoje vejo Deus em tudo e vivo com o coração cheio de amor e muito feliz 🙏

    ResponderExcluir
  11. Estou longe de meus filhos e familiares e sinto uma saudade , peço por todos 🙏

    ResponderExcluir
  12. Obrigado padre pelos ensinamentos diários 😇🙏

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre,que Deus te abençoe sempre, muita saúde pra continuar na sua linda caminhada ,o senhor eu vejo com se fosse nosso Jesus terrestre porque o senhor faz exatamente oque o nosso Jesus Cristo fez la atrás quando começou sua jornada pregando a palavra pra todas as nações do mundo e eu admiro muito o senhor e também pessoas como o senhor que tem esse dom de falar de Deus e de Jesus a todos ,mais uma vez Deus o abençoe sempre, graças e paz um abraço 🤗

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada Pe. João Carlos, por estar sempre compartilhando conosco … que o Nosso Deus nos dê sabedoria e discernimento pra que , através dos vídeos enviados pelo Sr. Possamos escutar e colocar em prática todos os ensinamentos aqui deixados pelo Sr !
    Que nossa mãezinha querida interceda a Deus , para que continue iluminando o Sr sempre !

    ResponderExcluir
  15. Amém ao evangelho. Obrigado Senhor pela nossa saúde. Obrigado pela sua benção e misericórdia

    ResponderExcluir
  16. Jesus. Aumente a minha fé Marcelo

    ResponderExcluir
  17. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço tudo q Deus nos dá todos os dias em especial a saúde. Senhor peço que meu irmão entenda o que está fazendo causando essa desarmonia entre nós. E peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Obrigada Senhor por tudo amém.

    ResponderExcluir
  18. Adoro ouvir as Palavras de Deus através das pregações do Pe João Carlos.

    ResponderExcluir
  19. Em primeiro lugar agradeço a Deus....e em seguido lugar agradeço o padre João Carlos e toda sua equipe pela meditação que eu ouço todos os dias

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Padre João Carlos, infelizmente não foi Possível colocar essas intenções pra missa de hoje mas pesso que o Senhor coloque na próxima missa intenções pelas almas de Manoel José Maurício e Severina Pereira de Araújo Maurício e família

    ResponderExcluir
  21. Obrigado padre pelas explicações da Palavra. A sua benção hoje é sempre e Deus nosso Senhor nos abençoe sempre. Amém .

    ResponderExcluir
  22. Deus onipotente, eu LHE agradeço pela vida de Santa Prisca. Todavia, me conceda a graça para dá bons conselhos. Me conceda a graça para seguir o caminho do bem, do serviço, do amor, da evangelização, da obediência, da cura, da libertação, da vitória e da alegria. Me conceda a graça para fugir do pecado e da raiva. Me conceda a graça para ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça para viver na VOSSA presença. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  23. os 2 pilares são Jesus Cristo o nosso criado e Pedro com sua força e fé

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS