13 de dezembro de 2023.
Memória de Santa Luzia, virgem e mártir
Evangelho.
Mt 11,28-30
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Meditação.
Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos (Mt 11, 28)!
Que fardos são esses? Esses fardos eram, em primeiro lugar, no tempo de Jesus, as obrigações que a Lei de Moisés impunha, ou melhor, a interpretação da Lei feita pelos mestres e fariseus. Era uma carga pesada demais, oprimindo e afastando as pessoas de Deus. A religião como obrigação continua sendo um fardo pesado para muita gente, hoje. Mas, como Jesus pode aliviar esse nosso peso? O seu ensinamento nos liberta, torna leve a nossa carga. O seu maior ensinamento é que Deus nos ama como um pai. Ele compreende a nossa fraqueza. Ele enviou seu filho para nos conduzir no caminho. O Filho se revestiu de nossa humanidade e tornou-se agora o nosso guia. A fé é nossa melhor resposta. O seu ensinamento alivia o nosso peso.
Que fardos são esses? O peso do nosso pecado e de suas consequências. E Jesus alivia esse nosso peso pela reconciliação. Ele está nos sugerindo que troquemos os fardos que estamos carregando pelo seu peso que é leve, o nosso coração inquieto pelo seu coração manso e humilde. Ele nos revela que o Pai nos perdoa e nos reconcilia consigo pelo sacrifício de sua cruz. Assim, o peso do pecado nos é retirado das costas. Podemos caminhar com mais leveza e esperança. O amor de Deus nos liberta. O perdão nos tira o peso do pecado das costas.
Que fardos são esses? O peso massacrante da vida. Diante de pessoas acachapadas pelo sofrimento, pelo medo, pelo cansaço do trabalho com pouco retorno, pela falta de horizonte, Jesus se apresenta com um convite: "Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso". Ele nos tranquiliza: o Pai cuida de nós, nos sustenta, nos socorre. Não estamos sós. Não lutamos apenas com as nossas forças. Sendo assim, o peso de nossas obrigações já fica mais leve. O amor a Deus e ao próximo, ensinado por Jesus, liberta o nosso trabalho da marca da obrigação desumanizadora. Nossas responsabilidades, na lógica do amor, passam a ser serviço criativo e amoroso. O amor nos liberta do massacrante peso da obrigação.
Guardando a mensagem
Jesus encontrou o povo de Deus oprimido por muitas situações de exploração, violência e dominação. Por isso, o evangelho está cheio de doentes, leprosos, cegos, possessos, encurvados. Ele chamou a si esse povo humilhado, oferecendo-lhe a vida, a liberdade, a felicidade. Ele nos revelou o amor do Pai e o seu amor por nós. Ele carregou-se de nossas dores e nos abriu o caminho da vitória sobre toda opressão por meio de sua palavra, de suas atitudes, de sua morte na cruz, de sua ressurreição.
Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos (Mt 11, 28)!
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
é grande o peso dos nossos fardos: a condição imposta pelos limites de nossa condição biológica; as dificuldades na luta pela sobrevivência e a manutenção de nossas famílias; os desencontros, os drama da vida familiar; a doença; o clima de guerra e violência no mundo ... cansados e fatigados, sob o peso dos nossos fardos, nos aproximamos de ti, implorando a graça do teu abrigo, do teu repouso, da tua paz. Dá-nos a sabedoria que nos vem do Santo Espírito para encontrarmos as melhores soluções e a serenidade para atravessarmos com paciência as horas difíceis, na fé de que estás sempre conosco e nos conduzes como bom pastor de nossas vidas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Que tal você atender essa palavra de Jesus “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados”? Vou lhe deixar uma sugestão. Reserve, hoje, um tempinho para um momento de oração. A sós com Deus, fale de sua vida... Alguma coisa muito importante, ele tem para lhe dizer.
Comunicando
Vou lhe mostrar hoje, mais uma faixa do meu novo álbum musical, em que gravei canções religiosas de Roberto Carlos. Esta se chama "Quando eu quero falar com Deus". Escute-a com o coração. Sábado é a gravação do novo DVD, em Brasília.
Até amanhã, se Deus quiser.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Obrigada pelas palavras de paz e conforto
ResponderExcluirAmém 🙏🏻
ExcluirObrigada Senhor por essas palavras, são palavras de consolos. Gratidão 🙏
ResponderExcluirMuito obrigado pelas suas palavras quê mim ajudam todos os dias
ResponderExcluirMarcelo Jesus aumente a minha fé
ExcluirPé. João por favor mudei o número do celular e perdi sua meditação como consigo voltar?
ExcluirSenhor padre João Carlos muito obrigado pela alimentação da palavra todos os dias da minha vida
ResponderExcluirObrigada pai pelo seu amor incondicional
ResponderExcluirObrigada a Deus e ao Senhor pelas palavras de sabedoria e força .
ResponderExcluirDeus te abençoe 🙏❤️
meu nome é ornillda do Recife Pernambuco Bom dia padre João Carlos sua benção não vejo a hora de escutar às músicas que o senhor vai gravar em nome de Jesus eu sei que tá linda. queria eu pôde Participa dó seu DVD seria um previlegio muito bom sei que tá vindo músicas muito linda com as palavras do senhor Jesus que jesus abençoe sempre sua vida 🙏 tô ansiosa pra prá escutar até amanhã se Deus quiser 🙌🙏
ResponderExcluirBom dia, obrigada padre por essas palavras de conforto
ResponderExcluirAqui é Adail, minha eterna gratidão ao senhor Padre João Carlos!🙏
ResponderExcluir🙏🙏🙏
ResponderExcluirRogério Lopes de São Luís Maranhão, desejo à todos da AMA saúde e paz e ao Papa Francisco
ResponderExcluirBom dia sua benção padre
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos, peço sua benção, para me e minha família, pois eu sou seu ad irados, gosto muito dessa meditação, não posso ficar sem ele,me faz ficar mais próximo de Deus. Peço também suas orações para as pessoas de minha comunidade as pessoas que estão enferma, que no momento elas não estão podendo re eber visita missionária em virtude de força maior, onda de gripe logo nesse período do advento. Orem para essas pessoas, pois elas são nossos irmãos em Cristo. Peço também oração para os meus parentes mais distante de me
ResponderExcluirPreciso deles ao meu lado. Que Deus os abençoe a todos eles.
Peço a Jesus pra nós dar força pra continuar na nuta do meus pecado .Bom dia padre João
ResponderExcluirBom dia! Todas manhas faço a leitura do evangelho e de suas explicaçoes. Peço suas oraçoes por intençao do meu marido que teve que amputar todos os dedos do pe direito. Somos catolicos praticantes mas esta dificil para ele.Reze por nos.
ResponderExcluirMuito bom ouvir o SR todas as manhãs padre, junto com sua bênção, fico feliz, Deus lhe abençoe e ilumine seus caminhos amém..
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirIrmãos, é na caminhada cristã que encontramos a paz espiritual e que nos faz suportar os desafios e as tribulações adversas da vida, e permanecermos fortalecidos.
Conforme a Palavra nos revela inicialmente:
Jesus tomou a Palavra, então hoje vem nos ensinar que em todas nossas escolhas, inicialmente também precisamos tomar a Palavra e seguir confiando no Espírito Santo Edificador reconhecendo nossa pequenez e total dependência no Senhor, obtemos humildade, paciência, forças para continuar, discernimento e toda Sabedoria necessária para distinguir o certo do errado.
A certeza é que, Jesus não dá a cruz maior que possamos carregar.
Por isso não importa como está a nossa vida hoje, se estamos cansados, se achamos que nossos fardos estão pesados ou parece que irão fatigar, com DEUS no coração e decididos a viver uma fé autêntica, escolhendo e priorizando as coisas do alto, em Jesus tudo se torna leve para continuarmos protegidos até chegar a felicidade eterna,.
0BRIGADA meu Deus por absolutamente TUDO na minhs vida e da minha família e das pessoas que eu Amo. 0BRIGADA pela cirurgia nos .eus olhos agradeço também a Santa Luzia. Amém
ResponderExcluirDeus seja louvado e guie o meu caminho me dando força e coragem na caminhada AMÉM
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, peço a sua benção, que Deus mim oriente em minha caminhada da vida, que tenha fé e sabedoria,para enfrentar os obstáculos da vida, que mim conduza, que mim inspire sempre, todos os dias converso com Deus em minhas orações, ele vai mim conduzir pelo que for de melhor para mim. Que Deus e Santa Luzia, hoje é o dia dela, que mim proteja minha visão e de meus familiares, com saúde e paz. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirJesus Cristo, tem misericórdia de nós!
ResponderExcluirBom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Hoje quero agradecer por mais um ano de vida. Obrigada Senhor e continua abençoando e protegendo a mim e a minha família com muita saúde, filhos, netos, genros e nora e todos. Obrigada pelo exame do meu netinho ontem , que o resultado revele melhoras pra ele. Obrigada por tudo Senhor amém.
ResponderExcluirBoa tarde Padre João Carlos me sinto muito feliz em receber a palavra de Deus todos os dias aprendo muitas coisas que Jesus nos abençoe hoje e sempre Obrigado
ResponderExcluirÓ Deus de clemência, eu LHE agradeço pela vida de Santa Luzia. Contudo, me ensine seguir o caminho do Criador, do descanso, da santificação, da evangelização, da sabedoria, da coragem e da esperança. Me ensine ser manso e humilde de coração. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.
ResponderExcluirBoa noite Padre João Carlos, peço sua benção, pois preciso muito das suas orações,tenho dificuldade de
ResponderExcluirMe expressar na caminha com o seu ensinamento muito bom para a minha caminhada de evangelização, a perseguição é uito forte, vem de todos os lados, ou seja as pessoas são ousada se assim posso dizer, que que o senhor ore muito para que essas pessoas me deiche em com Deus.nao posso ficar sem esta meditação que o senhor nos manda todos os dias,e também a sua benção, ela me faz muito forte. Hoje fui a missa na igreja de Fátima em Fortaleza, para agradecer e pedir para me
E para meus familiares e terceiros.que nossa senhora de Fátima e Santa Luzia rogai por todos nós.que tenhamos uma ótima noite de paz.
Obrigada pela rica reflexão , ajuda interiorizar, rezar a palavra do Evangelho. Valeu
ResponderExcluirAleluia 🙌 senhor padre João Carlos pela sua sabedoria de interpretação da palavra de Deus, obrigado.
ResponderExcluirObrigado padre João Carlos.
ResponderExcluir