PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Os pequenos acolhem o Reino.

Os pequenos acolhem o Reino.



   05 de dezembro de 2023.   

Terça-feira da 1ª Semana do Advento

   Evangelho.   



Lc 10,21-24


21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.


   Meditação.   



Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos (Lc 10, 21)

Jesus gosta dessa palavra “pequeninos”. Pode ver que. o tempo todo, ele está cercado por gente sem grande expressão social do seu tempo: pobres, doentes, mulheres, crianças, sofredores de todo tipo. Eles são os pequeninos. Quase toda a atividade de Jesus ocorreu na periferia do mundo judaico, na Galiléia, norte do país, terra de agricultores, artesãos, pescadores, moradores de vilas e pequenas cidades. Os evangelhos nem chegam a citar a capital da Galileia, Tiberíades, onde morava o rei Herodes. Em Jerusalém, capital da Judéia, Jesus ia, basicamente, nas grandes romarias.


Os grandes, os importantes, os ricos tinham mais dificuldade de acolher o Reino. Basta lembrar o episódio do encontro com o jovem rico e o comentário que Jesus fez em seguida: “como é difícil o rico entrar no Reino de Deus”. A Nicodemos, um membro importante do Sinédrio que o procurou à noite, Jesus explicou que ele precisava nascer de novo, renascer do alto. Muitas vezes disse aos discípulos e discípulas que só dava para entrar no Reino de Deus quem fosse como as crianças, isto é, quem se tornasse como os pequeninos ou fosse solidário com eles.


No evangelho de hoje, Jesus está em oração. Ele louva o Pai porque o Reino está sendo revelado aos pequeninos. Igualmente o louva porque, revelando o Reino a uns, o Pai o esconde a outros, os sábios e entendidos. E o que é que está havendo com os sábios e entendidos, isto é, com os estudados, os professores da Lei, os que se sentem conhecedores da Palavra de Deus? Estes fecharam o coração. Não conseguiram ver em Jesus de Nazaré a revelação do Pai amoroso e fiel que fez aliança com Israel. Encheram o peito de presunção de que já sabiam de tudo. E de inveja, sentindo-se ameaçados pela popularidade de Jesus, de seus ensinamentos e de seus milagres.


Embora Jesus pregasse pra todo mundo, a todos procurasse iniciar no Reino, via-se cercado de gente simples e pobre, pecadores, sofredores. Os grandes também se aproximavam, mas quase sempre para censurar, para tentar coibir a sua palavra, para desafiá-lo... Estes tentavam desmoralizar o seu ministério ou encontrar motivo para denúncias e perseguições. Os grandes fecharam o coração. Os pequenos abriram-se à obra de Deus. É o que Jesus está vendo. E por isso está louvando o Pai.





Guardando a mensagem


Jesus rezou, publicamente, louvando o Pai porque este estava revelando o Reino aos pequeninos. E o estava revelando por meio do Filho. Em Jesus, reconhecemos a bondade e a misericórdia do nosso Deus, atuando em favor do seu povo. Os grandes fecharam o coração. Os grupos de poder rejeitaram Jesus. Os pobres e os pecadores aproximaram-se dele, acolhendo o Reino que ele anunciava. A lógica de Jesus é a lógica do Pai. Ele escolhe os pequenos. A lógica de Jesus deve ser a nossa também. Valorizemos os pequenos. O Reino é deles. No sermão da Montanha ele disse: “Felizes os pobres porque o Reino de Deus é deles”. Tornemo-nos pequenos, sejamos solidários com eles, se quisermos ter parte no Reino.


Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos (Lc 10, 21)

Rezando a palavra


Senhor Jesus,

na oração que nos ensinaste, pedimos ao Pai: “venha a nós o vosso Reino!” Tu nos ensinaste a rezar assim para que entendamos que o Reino é um dom que nos vem do Pai, não é uma conquista de nossas obras, de nossa inteligência ou de nossa santidade. O Reino vem a nós por pura bondade e graça de Deus, nosso Pai. E és tu, Senhor Jesus, que nos revelas o Pai, que nos comunicas o seu Reino, sua presença amorosa em nossa história. Venha a nós o vosso Reino! Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Hoje, durante o dia, reze com Jesus, mais de uma vez: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos”.


Comunicando


Em nome da Associação Missionária Amanhecer (AMA), fica aqui a nossa gratidão a você que participou ontem da Campanha 'Oferta de Final de Ano'. Estamos rezando por você e sua família, pedindo ao Bom Deus que o seu natal seja de paz, saúde e prosperidade.

Nesta semana, faço show no Recife, na quinta-feira, dia 07, na festa do Morro da Conceição e na cidade de Grossos, Rio Grande do Norte, na sexta, dia 08, na festa da emancipação do município.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

29 comentários:

  1. "EU TE LOUVO, PAI, SENHOR DO CÉU E A DA TERRA, PORQUE ESCONDESTE ESSAS COISAS AOS SÁBIOS E INTELIGENTES, E REVELATES AOS PEQUENINOS".
    AMÉM 🙇 🙏. GRATIDÃO SENHOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém senhor Deus todo poderoso

      Excluir
    2. Jesus misericordioso eu confio em vós 🙏

      Excluir
    3. Jesus quero agradecer a Deus Pai,como Vós agradeses-te Jesus....ensina-me a ser fiel.

      Excluir
    4. Jesus eu te louvo e te agradeço

      Excluir
    5. Jesus eu creio em vós,pois sois o caminho ,a verdade e a vida.
      Vos
      amo Senhor de todo o meu coração.

      Excluir
    6. Amém gratidão senhor jesus

      Excluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado pela às palavras do nosso pai eo emcinamento de cada dia amém 🤚🙏 até amanhã se Deus quiser 🙌🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo Jesus aumente a minha fé

      Excluir
  3. Bom dia padre
    Que o espírito santo hoje nos proteja
    E nossa mãe imaculada Maria passa a frente
    Meu pedido de oração hoje vai para as crianças amém

    ResponderExcluir
  4. Rosa Lúcia - Manaus5/12/23 06:42

    Como é difícil o rico entrar no Reino de Deus !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo Jesus aumente a minha fé

      Excluir
    2. Eu Te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra" Amém...

      Excluir
    3. Quero louvar PAI, que enxergas os corações dos pequeninos, e tens a confiança necessária de que podemos com humildade, vivermos dia a dia, a palavra e ensinamento nos dado.amem

      Excluir
  5. Muito bom dia senhor padre João Carlos Ribeiro,
    Espero que o Senhor se encontre muito bem com saúde e muita paz! A sua homilia sempre é uma bênção para mim e para os meus amigos e irmãos na fé. Peço que você reze para a minha saúde, obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Pai em coloco em suas mãos a vida do padre Gilberto Oliveira versiane da cidade de montes claros Minas Gerais, que está no hospital entre a vida e a morte, fala segundo a tua vontade.

    ResponderExcluir
  7. Eu te louvo senhor e agradeço por tudo , obrigada , senhor nos abencie, amém, proteção e livramento para mim e meus filhos Lucas e Gabriel, amém

    ResponderExcluir
  8. Pai eu coloco minha vida na tuas mãos mim livra do mal

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor!
    Este com certeza é um dos maiores mistérios entre o Céu e a Terra, "Ninguém conhece Jesus senão for a vontade do Pai e ninguém contemplará a face de DEUS se não for revelado pelo próprio Jesus".
    Imaginemos a importância naquelas palavras de agradecimentos de Jesus, quando demonstrando Sua humanidade se exulta do Espírito Santo e louvando e agradecendo ao Pai proclamou:
    “Eu Te louvo, porque escondestes essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos.
    Estava nos dizendo que quanto mais humildes de coração, simples e verdadeiros formos, somos envolvidos pelo Poder da porção redobrada do Espírito Santo e assim entenderemos melhor o que a Palavra de DEUS tem a nos dizer.
    Devemos nos alegrar e também dar graças sempre reconhecendo a oportunidade, porque hoje nós podemos enxergar essa Luz e acreditar em um Cristo ressuscitado que vive entre nós, através da nossa fé ao ler ou escutar a Santa Bíblia ou até mesmo em outros meios de anúncio e Evangelização disponíveis. Quantos queriam poder fazer isso, mas não podem, por um motivo ou outro, hoje em dia temos tanta tecnologia, tanta facilidade, tantas oportunidades, somos agraciados ou não,.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos seus comentários tão elucidativos. Acompanho - os sempre. AMÉM !

      Excluir
  10. Pai coloco minha vida em suas mãos chagadas dai-me a minha cura e liberação proteger minha família livra de todo o mal amém

    ResponderExcluir
  11. SENHOR meu DEUS e PAI! Eu acredito, mas aumentai a minha fé. Faça que eu seja digno de ser recebido por ti. Acolha os pedidos que lhe faço, pois eu sei que sempre me abençoastes. Hoje te peço pelos enfermos, Max rogo pelo restabelecimento de meu filho. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Viver os ensinamentos do Pai,através do Filho "JESUS" é nossa maior missão aqui na terra.Caminho do Reino.Que assim seja !

    ResponderExcluir
  13. Um bom dia para todos.peco a Deus que me dê muita fé e me abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia com saúde e proteção divina Padre João Carlos. Essa evangelho de hoje é muito importante pra nós e pra ficarmos atentos com a inveja, obrigado pela explicação da palavra de Deus vivo, gosto muito e fico feliz quando o senhor abençoe as pessoas.
    Sua benção Padre João Carlos, desejo que Deus abençoe todos vocês e sua cidade e o estado. Amém 🌎 🌎 🫡🤗💔💘💗❤👏🙌🫶🤲🙏🤝

    ResponderExcluir
  15. Pe João Carlos, meu bom dia, peço primeiro minha benção. Eu ti louvo, senhor, pai do céu e da terra, que Deus nos cubra com o espírito santo a mim minha família, nosso Pe João Carlos, com saúde e fé. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Que possamos ser puros como as crianças para q mereçamos o amor e a misericórdia de Deus. Peço saúde para mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora e todos. Senhor cura meu netinho Bento, faz com que ele comece a falar, pois tem um problema neurológico, é cadeirante e TB atingiu a fala. Cura Senhor amém.

    ResponderExcluir
  17. Pai, Senhor do céu e da terra, eu LHE agradeço pela vida de São Martinho de Dume. No entanto, me ajude seguir o caminho do Espírito Santo, do discipulado, do profetismo, do discernimento, do conselho, da sabedoria, da fortaleza, da ciência, da justiça, da humildade, da paz, da fidelidade, da fé, da união, da santificação, da oração e do santo temor. Me ajude fugir do mau e do orgulho. Me ajude glorificá-Lo e louvá-Lo. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Eu ti louvo pai a minha gratidão .Glória a vós senhor

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS