PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A Palavra e o Pão.

A Palavra e o Pão.




   06 de dezembro de 2023.   

Quarta-feira da 1ª Semana do Advento

  Evangelho   


Mt 15,29-37

Naquele tempo, 29Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha, e sentou-se. 30Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. 31O povo ficou admirado, quando viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel.
32Jesus chamou seus discípulos e disse: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho”.
33Os discípulos disseram: “Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?” 34Jesus perguntou: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete, e alguns peixinhos”. 35E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. 36Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os, e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. 37Todos comeram e ficaram satisfeitos; e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.

   Meditação   


Jesus pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os e os dava aos discípulos, e os discípulos às multidões (Mt 15, 36)

Uma cena superinteressante nos reserva o evangelho de hoje. Jesus está em território pagão. Também ali a missão está acontecendo. A missão, em várias partes do evangelho, é descrita como libertação dos sofredores. Assim, cercado de doentes e gente sofrida, Jesus os cura, os liberta. Num certo momento, ele chama os discípulos e lhes diz que sente compaixão daquele povo. Há três dias, eles o estão seguindo e, claro, estão com fome. Os discípulos só têm uma pergunta: como vão conseguir pão pra tanta gente naquele deserto? Informaram logo a Jesus que tinham somente sete pães e alguns peixinhos.

Com os sete pães que os discípulos tinham, Jesus alimenta todo mundo. Ele pega os pães, dá graças e os dá aos discípulos que os distribuem com a multidão. O mesmo faz com os peixinhos. Todos comem e ficam satisfeitos. As sobras enchem sete cestos.

Uma história tão simples e tão cheia de significados. Sete pães e sete cestos de sobras. No capítulo anterior, capítulo 14, o evangelista tinha contado outra multiplicação de pães. Na outra, sobraram doze cestos. Doze é o número do povo de Deus. Tudo bem. Deus alimenta o seu povo. Nesta, Jesus está em território pagão. Sete é o número das nações pagãs. Também os pagãos têm lugar no banquete de Jesus. Lá também, a missão está acontecendo.

Eu queria que agora a gente se concentrasse no lindo significado que tem esse texto, como uma catequese que é da Eucaristia, da Santa Missa. O fato de estarem numa região deserta, com fome, já nos lembra a situação que o povo de Deus passou quando peregrinava antes de entrar na terra prometida. No tempo antigo, o povo faminto foi alimentado por Deus com o maná. Deus teve compaixão do seu povo e mandava toda manhã o maná, o pão que descia do céu. O maná é um símbolo da Eucaristia e valeu como uma preparação para a Ceia, a Santa Missa.

Jesus tem compaixão daquele povo que está com ele já há três dias, com fome, e providencia o alimento. Agora, acompanhe os gestos de Jesus: “Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíam ao povo”. Deu pra todo mundo. Ficou todo mundo satisfeito. As sobras foram recolhidas. E Jesus despediu a multidão. Esses gestos de Jesus vão se repetir na última Ceia. Essa refeição coletiva é já uma preparação para a Eucaristia, uma espécie de catequese sobre a Santa Ceia.

Na narração, percebe-se a estrutura da celebração da Eucaristia: o povo reunido em torno de Jesus; Jesus que anuncia o Reino de Deus; Jesus que toma os pães, dá graças, reparte e manda distribuir; a multidão que é alimentada; Jesus que despede o povo. É a estrutura da missa: a acolhida, a mesa da palavra de Deus, a mesa do pão consagrado, a despedida.




Guardando a mensagem

Olha quanta coisa podemos aprender nesse texto: antes do pão, vem a Palavra (Jesus passou três dias anunciando o Reino de Deus ao povo, antes da multiplicação dos pães); a Eucaristia é especialmente partilha, dom de si mesmo aos outros (Os discípulos só tinham sete pães e alguns peixinhos e ofereceram tudo. Eles recebiam os pedaços de pão de Jesus e os entregavam ao povo); a Eucaristia é o próprio Jesus que se entrega em alimento para a multidão faminta (Jesus mesmo parte o pão e o entrega, como se a si mesmo se desse em alimento); toda refeição em família é uma espécie de eco da Eucaristia (ali também damos graças a Deus e abençoamos a comida); as sobras devem ser recolhidas e guardadas (é assim que guardamos a reserva eucarística no sacrário e também aprendemos que devemos evitar todo desperdício de alimento).

Jesus pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os e os dava aos discípulos, e os discípulos às multidões (Mt 15, 36)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
vemos nessa cena da multiplicação dos pães no deserto, uma preparação para a Ceia Eucarística que celebraste com teus discípulos, antes de tua paixão e que celebras conosco todos os dias, especialmente no domingo, o dia de tua páscoa. Tu és o pão da vida. Tu a ti mesmo te deste como alimento, verdadeiro maná que alimenta para a vida eterna. Concede-nos, Senhor, que aprendamos contigo a compaixão e a partilha como disposições necessárias para celebrar contigo a Eucaristia. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, responda a esta pergunta: Como é que anda a sua participação na Santa Missa, na Eucaristia?

Comunicando

Amanhã, quinta-feira, dia 07, faço show no Recife, na festa do Morro da Conceição. Na sexta-feira, dia 08, o show será na cidade de Grossos, Rio Grande do Norte, na festa da emancipação do município.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. AMÉM 🙇 🙏. GRATIDÃO 💟 SENHOR JESUS TU ÉS O PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU. QUEM COMO DESSE PÃO PERMANECE CONTIGO .GLÓRIA A DEUS PAI TODO PODEROSO.

    ResponderExcluir
  2. No mês de novembro estávamos rezando pelo Papa e agora em Dezembro?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua benção até amanhã a se Deus quiser 🙌🙏

    ResponderExcluir
  4. Amemm meu senhor Deus muito obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Eu recebo todos os dias e gosto muito de ouvir suas orações 🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos sua benção , que a palavra de Deus s nós ilumine a nossa caminhada 🙏

    ResponderExcluir
  7. Amem Bom dia padre Joao carlos muito lindo as metitasa do dia Deus ti abemcoa sempre

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor!
    Observemos que quando Jesus percebeu aquela multidão vindo na Sua direção, teve compaixão, não apavorou e de imediato pensou em acalmá los, conseguindo que todos se sentassem, só assim consagrou e realizou a multiplicação, assim disse aos seus discípulos: Daí vós mesmo de comer, e distribuiu os pães e os peixes, para sacia los e até sobrou. Quando perguntou o que eles tinham, já sabia, porém precisava provar que o pouco com DEUS se torna muito, mostrou que precisamos viver acreditando na providência Divina, confiar que quando preciso for DEUS realizará a multiplicação.
    Nas nossas vidas temos que fazer da mesma forma, por mais que a situação seja preocupante, que pareça desesperadora, devemos manter a calma sempre, confiando em um DEUS misericordioso, o DEUS do impossível, podemos ter certeza de que nossas necessidades serão atendidas, claro se aquilo que pedimos for o melhor que DEUS tem para nós no momento, seremos saciados e alcançaremos a cura e o milagre desejado, basta confiar,.

    ResponderExcluir
  9. Meu nome e antonia, sou de fortaleza.ce
    Recebo a palavra diaria e isto me satisfaz, repasso para meys contatos. Quero dizer que eu nao tinha o costume de ler a biblia. Ainda nao o faxo com regularidade, espero que deus me cobceda a graca de poder ler mais a santa palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Judite sou igual a você, não fazia , moro em Fortaleza,amo a palavra de Deus, ele é o mundo, minha vida. 🙏🙏

      Excluir
  10. ..... é que voce esxplica a palavra de uma forma clara, objetiva nos permitindo bom entendimento. Obrigada por tudo que faz aos menos favorecidos de espirito e de fe.

    ResponderExcluir
  11. Bom padre, Deus nós abençoe, quero primeiro agradecer e pedir perdão pelos meus pecados , ectambem pedir por mim e meus filhos Lucas e Gabriel, proteção e livramento e muira saúde evtambem por toda a minha família e principalmente oelo meu irmão neném, piedade e mesericodia que ele fique curado em nome de jesus. Amém

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Pe João Carlos, peço sua benção, para ser abençoada, que Deus nos ilumine, nos abençoe, nos proteja de todo mal, a mim, minha família, nosso Pe João Carlos e a todos nós, com saúde e paz. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Obrigada Senhor por tudo que nos dás todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora e todos. Ler o evangelho aqui todos me faz sentir o quanto nosso Deus é bom e misericordioso. Aumenta sempre a minha fé Senhor amém.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Pe. João Carlos peçolhe sua benção,muito importante o que JESUS
    nos fala no v,32 tenho compaixão da multidão, tenhamos também compaixão de nossos irmãos que
    Passam por necessidade que possamos repartir com eles um pouco.

    (Que o senhor JESUS nós abençoe sempre ,quem dar com amor
    recebe com amor.)



    ResponderExcluir
  15. Amém, bom dia 🙏

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos peço sua benção

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Padre João Carlos sua bênção Meu nome é Maria das Mercês M da Cunha tenho problema de audição

    ResponderExcluir
  18. Rica reflexão. Obrigada. Ajuda rezar Ir. Matilde

    ResponderExcluir
  19. Todos os dias participo da Sta Eucaristia! Não SEI VIVER SEM JESUS EUCARISTICO!

    ResponderExcluir
  20. Padre João Carlos pessoa oração pelo meu neto pra que ele se liberte de um vida dois sem rumo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS