PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O que São José nos ensina no caminho do natal.

O que São José nos ensina no caminho do natal.



   18 de dezembro de 2023.   

Segunda-feira da 3ª Semana do Advento 


   Evangelho.  


Mt 1,18-24

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.

   Meditação.   


José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo (Mt 1,20)

Eles estavam noivos e ela apareceu grávida. Na verdade, já tinham feito as demoradas cerimônias de casamento. Mas, como era costume, não se ia logo morar juntos. Foi nesse tempo, em que ela ainda estava com os pais, que apareceu grávida. Mas, não era dele. Ele ficou desnorteado. Por que ela fez isso comigo? Casamento pronto, tudo arrumado... Num caso como esse, a Lei previa que ele devia denunciá-la ao conselho dos anciãos de sua vila, no caso Nazaré. Ela seria julgada e sentenciada. Certamente, o caso seria reconhecido como adultério.... e a Lei era rigorosa com esse gravíssimo deslize. Devia ser apedrejada. José estava triste e confuso. O casamento estava acabado. E o que ele iria fazer? Denunciá-la? Não, isso não, de jeito nenhum. Ele amava demais sua noiva para fazer isso. Resolveu fugir... a culpa recairia sobre ele. Iria tentar a vida bem longe. Era melhor. Ela criaria seu filho, com o apoio da família. Ele sairia por mau e irresponsável. Foi dormir, assim, triste, sofrido, com essa decisão na cabeça.

Dormindo, José teve um sonho. O anjo do Senhor veio lhe explicar que o que aconteceu com Maria foi da vontade de Deus, que ela concebeu pela ação do Espírito Santo; que ele não tivesse medo de recebê-la como esposa; e que desse ao filho o nome de Jesus. José acordou assustado, mas decidido. Fez como o anjo do Senhor havia mandado.

O que será que o anjo realmente mandou José fazer? Primeiro, receber Maria por esposa. Estar ao lado de Maria, em sua gravidez, na educação do seu filho e em tudo, como esposo, companheiro, apoiando-a, protegendo-a, partilhando com ela as responsabilidades de uma família. E José, que tanto amor tinha por Maria, abraçou essa missão de esposo. Segundo, o anjo mandou que ele desse o nome de Jesus ao menino. E a missão do menino já estava expressa no seu nome: salvar o seu povo dos seus pecados. Dar o nome ao menino significava reconhecê-lo publicamente como filho, garantir sua pertença à família de Davi. Por meio de José, o filho de Deus seria também filho de Davi, seu descendente. E foi assim que José assumiu a condição de pai da criança.




Guardando a mensagem

Aproximando-nos do natal, contemplamos hoje uma figura muito especial, o esposo de Maria e pai adotivo de Jesus. José é o homem obediente a Deus. Ele faz a vontade de Deus, assim que a conhece, com toda dedicação e enfrentando qualquer dificuldade. A sua acolhida da vontade de Deus é um grande exemplo para nós. José é também uma testemunha de Jesus. Com sua vida de pai e de esposo, ele nos diz quem é esse Jesus, que vai aprender com ele a ser um homem justo, um judeu piedoso, um carpinteiro útil na comunidade: ele foi concebido pela ação do Espírito Santo em Maria Virgem, ele veio salvar o seu povo dos seus pecados, ele é o filho de Deus e o filho de Davi.

José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. (Mt 1,20)


Rezando a Palavra

No final da carta apostólica sobre São José, o Papa lhe dedicou uma breve oração, que rezamos agora:

Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós 
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém.


Vivendo a Palavra

Nesta terceira semana do advento, que começou com a insistência no 'Testemunho', contemplemos a adesão de José à vontade de Deus. A vida de José foi um testemunho sobre Jesus, apontando-nos o Salvador em sua encarnação, em sua condição de filho do carpinteiro da Galileia. 

Comunicando

Hoje, tem Novena de Natal, às 20 horas, no Youtube. O tema deste 4º Encontro tem a ver com o evangelho de hoje:
"Jesus vem no seio de uma família que Deus preparou".


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


17 comentários:

  1. Glória a Vós Senhor!
    Mesmo Maria sendo prometida em casamento para José, ambos tiveram insegurança e medo do Plano que DEUS, a partir daquele momento construía para todos nós, filhos agraciados com o Projeto Perfeito, isto é o Arcanjo Gabriel anunciando a Maria a Ave cheia de Graça que confiasse, pois seu Filho seria concebido pelo Poder do Espírito Santo. Assim também foi para que se concretizasse a vontade do Pai através da união da Sagrada Família, que tornou para nós o modelo de Santidade e obediência e com toda certeza ficará para todos os tempos da humanidade.
    Más para concretizar esse Plano Perfeito o Pai enviou novamente o Seu Arcanjo Anunciador para convencer num sonho José a acreditar e vencer o medo, pois desta união abençoada nasceria Jesus Cristo, o Único Cordeiro sem manchas, o Cordeiro de DEUS, conhecido como Emanuel, que significa DEUS Conosco, o Messias enviado para viver e assumir nossa humanidade, mesmo passando por todos nossos sentimentos, tribulações, desafios, provou que é possível resistir de todas as formas ao pecado. Assim em toda Sua trajetória de vida humana, no final foi julgado, blasfemado, e sofrendo do pior jeito imaginável possível, demonstrando Paixão, morreu da pior forma, na cruz, más vencendo com Amor o último inimigo a morte, aniquilou todos os pecados da humanidade, garantindo a vida eterna a todos, até mesmos os que já se foram antes dEle mesmo, pois Ele vencendo a morte desceu a mansão dos mortos pra depois ressuscitar ao terceiro dia.
    É assim também nas nossas vidas o Anjo do Senhor fala conosco se nós permitimos e quando abrimos nossos corações sem medo, confiantes Ele nos indica o Caminho, basta acreditarmos, termos fé, assim encontraremos a felicidade constante, Jesus Cristo, a única Salvação para a vida eterna.
    Nós Cristãos não podemos deixar que deturpam nossos conceitos e destruam esse Plano Perfeito da Sagrada família, com influência nefasta nenhuma, (ideologia de gêneros, imposições, contrariedades e forças contrárias de governo, TV, novelas, músicas, filmes, etc...) em fim irmãos lutemos para que nada e nem ninguém destrua este modelo Divino que é a família Cristã, a Sagrada Família de DEUS,.

    ResponderExcluir
  2. A decisão de José foi o maior amor a Deus. Se Maria ficasse grávida hoje que não fosse seu noivo seria certamente repetida. Abençoada sejam Maria. José e o menino Jesus

    ResponderExcluir
  3. Glória a vós senhor,pai e protetor de todos! São José intersedei e rogai por nós, nós te amamos.!🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Bom dia irmãos e irmãs, Deus esteja sempre conosco, muito bom ouvir palavras de Deus gratidão

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre, Deus nós abençoe e proteja de todobo mal, abençoe eu , meus filhos Lucas e Gabriel e toda a minha família, obrigada por tudo. Amem

    ResponderExcluir
  6. Deus abençoe o padre João Carlos. São José, Rogai por nós!

    ResponderExcluir
  7. Jose e Maria,simbolo perfeito da sagrada familia!

    ResponderExcluir
  8. Glória a vós Senhor. Viva São José..

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Muita gratidão por tudo que Deus nos dá todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora e todos. Protege abençoa nosso dia amém.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia 🌻 são José rogai por nós 📿🛐

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, São José, rogai por nós, que nos abençoe com saúde e paz a mim e minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. São José esposo da Virgem Maria rogai por nós para que sejamos dignos de alcançar as promessas de Cristo Amém 🙏🙌♥️

    ResponderExcluir
  13. Virgem Maria rogai por nós 🙏🙏❤️

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde Pe.João Carlos, Juberlita Ferreira de São José do Egito-PE, Sua Bênção Padre! São José Rogai por a saúde de meus familiares e Paz do mundo inteiro!!!Amém!!

    ResponderExcluir
  15. Ó Deus, eu LHE agradeço pela Solenidade de Nossa Senhora do Ó. No entanto, me ajude seguir o caminho do Espírito Santo, do profetismo, da sabedoria, da justiça, da retidão, da salvação, da libertação, da luz, da tranquilidade e da obediência. Me ajude ser justo. Me ajude fugir do pecado. Me ajude vencer o medo. Me ajude ter bons pensamentos e bons sonhos. Me ajude ser uma boa morada da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Padre João Carlos Deus abençoe sempre São José rogai a Deus por todos nós❤️🙏🙏🙏🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  17. Como é grande o amor do pai para com todos nós! Enviou o seu filho Jesus para nos salvar!
    Obrigada pai muito amado!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS