PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Não cruze os braços diante de um problema.

Não cruze os braços diante de um problema.



   18 de novembro de 2023.   

Sábado da 32ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho   


Lc 18,1-8

Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

   Meditação.   


E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? (Lc 18, 7)

O juiz e a viúva. A viúva tinha uma causa na justiça. O juiz era iníquo, não temia a Deus, não respeitava ninguém. As chances da viúva eram mínimas. É a situação de muita gente. Tendo um problema sério para resolver, encontra barreiras muito grandes para ultrapassar. Tem diante de si um sistema burocrático, a força do poder econômico, a má vontade de quem deveria encaminhar uma solução... é problema de trabalho, é problema de saúde, é problema de família. Problemas grandes, com pouca chance de solução. Não seria o seu caso?

Bom, na parábola que Jesus contou, a situação estava difícil para a viúva. Ela tinha uma causa na justiça. E o juiz não era confiável. A fama dele era de injusto, sem temor a Deus. Tudo levava a crer que o juiz iria demorar demais a resolver o assunto e, claro, como não tinha compromisso com a justiça, iria prejudicá-la, pois ela era a parte mais frágil, mais desprotegida.

Mas, não foi bem assim. Ela conseguiu que ele julgasse o processo e lhe desse ganho de causa. Olha que surpresa! E o que mudou a situação? Jesus deixou claro: a insistência da viúva. Frequentemente, ela estava na porta do juiz: “Faça-me justiça contra o meu adversário”. O seu pedido insistente, perseverante acabou chateando o juiz. Ele pensou: vou resolver logo isso, senão essa viúva vai acabar com o meu juízo. E resolveu logo. E resolveu dando razão a quem tinha razão, à viúva. Que história interessante!

Por que será que Jesus contou essa história? Com certeza, pra gente não desanimar diante dos problemas, pra gente não cruzar os braços diante de situações difíceis; ir à luta, insistir, lutar pelo certo, pela verdade, pela justiça... A viúva não ficou em casa, se lamentando.... “Estou perdida, eu sou uma pobre viúva, e aquele juiz é um sujeito corrupto”. Não, não ficou se lamentando. Foi à luta, enfrentou o juiz, insistiu, cobrou, encheu a paciência daquele homem... Nada de ficar esperando pra ver no que vai dar, nada de se bloquear imaginando-se sem chance... Ir à luta, enfrentar, cobrar, insistir.

A parábola também pode ser aplicada ao nosso relacionamento com Deus. Mesmo que Deus não tenha nada de parecido com o juiz da história, precisamos ser perseverantes naquilo que pedimos. É que Deus, como bom educador, quer ver a gente se mexendo pra encontrar solução para os problemas; quer que tenhamos um grau de compromisso com o que estamos pedindo; quer que cultivemos sentimento de verdadeira confiança nele.




Guardando a mensagem

A viúva da história de Jesus é um exemplo para nós. Diante de dificuldade quase intransponível, acreditou na sua causa e, de tanto insistir, terminou mobilizando o injusto juiz em seu favor, com o incômodo de sua cobrança persistente. Você mesmo tem coisas difíceis pra realizar, sonhos quase impossíveis pra conquistar. Aprenda da viúva do evangelho. Não fique de braços cruzados. Não se deixe vencer pelo desânimo, pelo cansaço. A vitória depende de sua perseverança, de sua insistência. Deus também, como um bom pai que é, gosta de dar um tempo quando a gente faz um pedido. Ele quer ver a gente se mexer com confiança e perseverança e amadurecer o grau de compromisso com aquilo que estamos pedindo. Só pais inexperientes dão tudo o que filho pede e na velocidade que ele deseja.

E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? (Lc 18, 7)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
quantas lições, aprendemos no teu santo evangelho! Hoje, nos dizes para sermos perseverantes, insistentes, chatos se for preciso, mas não desistirmos diante das dificuldades. E disseste isto comparando também com a oração. Deus não é como aquele juiz. Ele é um pai amoroso. Mas, é um pai que quer o nosso bem, e sabe se o que pedimos servirá mesmo para o nosso crescimento; e conhece a hora oportuna para recebermos o que pedimos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Comente, hoje, esse evangelho com alguém. O pequeno vence pela insistência, pela perseverança e pela confiança em Deus.

Comunicando

Grato por se associar à AMA. Obrigado por estar conosco na missão.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

36 comentários:

  1. Senhor, dá-me o dom da perseverança na oração, para que possa estar sempre perto de ti. Para que esteja vigilante na hora em que Tu passar e caminhe sempre contigo 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não estou cruzando os braços diante de dificuldade, mas sim reconhecendo a minha pequenes diante de Deus e pedindo a Graça de não me afastar d'Ele, pois sei que sem Ele eu não sou nada e que preciso d'Ele em minha vida, Amém?!

      Excluir
  2. O meu entender é que temos quer ser insistente na quilo que temos consciência que estamos certo não cruzar os braços e esperar sentados.

    ResponderExcluir
  3. Temos que ser persistente com as coisas em nosso favor e tambem com o próximo

    ResponderExcluir
  4. Senhor Jesus almentai a minha fé tudo posso com o seu santo nome me dê o dom da humildade e a perseverança na oração!!!!!! Amém. Aleluia!!!!

    ResponderExcluir
  5. Que Deus mim dê muita paciência pra vim vencer esse problema no nariz mas com fé e paciência eu vou vencer em nome no Salvador amém

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Padre João. Que Deus lhe de muita saúde e que seja perseverante no seu sacerdócio.
    Um abraço grande...

    ResponderExcluir
  7. Amém bom dia Padre sua benção. Parabéns Padre Que Deus o Abençoe e lhe dê força, sabedoria e muita saúde e Paz 🙏🙌📖📿 PAZ E BEM

    ResponderExcluir
  8. É só colocar Deus na frente que tudo se resolverá, ele nos guiará estimulando inclusive a persistir.

    ResponderExcluir
  9. Ajuda- me senhor, aumentar a minha fé.

    ResponderExcluir
  10. Rosa Lúcia18/11/23 07:13

    Acreditar que temos um Deus Vivo bem ao nosso lado; que caminha conosco; ... ser fiel a ELE, segurar em Suas mãos .... celebrar, comungar esse amor 💘 EU CREIO, CONFIO, ESPERO NO MEU DEUS QUE É MISERICORDIOSO.

    ResponderExcluir
  11. Deus Onipotente enche nossa vida com teu espírito de amor e santidade e faze-nos novas criaturas, cheias de ânimo, confiança e luz. Abençoa a viagem e a prova da minha filha. Amém

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado pelas msg de sabedoria q o senhor nós passa. Bom dia.Deus te der muita saúde.

    ResponderExcluir
  13. Que Deus o abençoe e continue dando ao senhor padre muita sabedoria pra continuar nos proporcionando essas meditações abençoadas. Que Deus abençoe todos os meus familiares. Bom dia .

    ResponderExcluir
  14. Acreditar que temos um Deus vivo ao nosso lado 🙏

    ResponderExcluir
  15. Meu Deus e Meu Senhor, ajuda-me a nunca desistir, dai-me força e aumentai-me minha fé, só tenho Vois anjos e Santos para me socorrer e me dar ganho de causa a meu filho . Deus rogai por ele.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada Padre João Carlos por ter mudado a minha vida após receber diariamente o Evangelho de Cristo, A Palavra que fez aumentar a minha fé, mudar hábitos, ter horários certos no dia para conversar com Deus. E levar a "Palavra" a todos com quem eu tiver oportunidade diariamente. Estou persistindo na minha reforma íntima buscando na oração, na caridade, na empatia e no amor de Jesus, ter um coração parecido com o Dele. Um abençoado dia para todos vcs.🙌🙏

    ResponderExcluir
  17. Padre, eu sou Marizete Ferreira de Morais e esse comentário acima é meu. Sou São José da Laje ,Alagoas.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia amados irmãos, a paz do Senhor Jesus, louvado seja o seu santo nome, esse evangelho é muito forte.

    ResponderExcluir
  19. Agradeco ao pe. Joao carlos por enviar a palavra todos os dias. Nao sou de ler a biblia nao pir neigencia mas por achar dificil a interpretaca, no entanto a palavra diaria e tambem interpretativa.
    Soy agrafecida.

    ResponderExcluir
  20. Obrigado, pe.joão Carlos pela visão,e direcionamento. eu era uma pessoa q mim sentia muito diminuído meio aos as dificuldade q a vida, emponhe.mais depois q recebir o chamado de Deus para fazer parte do grupo do ECC da minha cidade.minha visão hj em dia ioué outra muito obrigado q Deus abençoe

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Pe João Carlos, peço minha benção, que Deus mim ajude a ser perseverante, com fé, e esperar pelo tempo de Deus. Que Deus em sua infinita bondade, mim abençoe e a minha familia, com saúde e paz, para o nosso Pe João Carlos, com muita saúde e sabedoria. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  22. Bom dia padre João Carlos a sua benção peço a Deus que aumente a minha fé a cada dia a minha esperança!

    ResponderExcluir
  23. Amém ao evangelho. Que Deus abençoe a todos nós

    ResponderExcluir
  24. Senhor restaura meu relacionamento que eu tenha paciência de esperar o seu tempo ...mas sou como esta viúva clamando todos os dias para que o Senhor me de ganho de causa amem

    ResponderExcluir
  25. Glória a Vós Senhor!
    Nesta parábola do juíz iníquo, Jesus nos orienta a rezar sempre e não desistirmos de pedir e suplicar a graça, pois precisamos acreditar que, sempre prevalecerá a justiça Divina e não a justiça dos homens, assim cada vez mais nos reconhecemos pequenos e totalmente dependentes da Graça e da Misericórdia do Senhor, conscientes que devemos entregar nas mãos de DEUS tudo aquilo que por um motivo ou outro humanamente já não conseguimos compreender e nem resolver, desta forma quando nos esforçamos para manter a comunhão com DEUS, sendo persistentes na oração, aprendemos esperar o tempo necessário para justiça Divina acontecer, más evitando murmurar e se esforçando para não desistir, na certeza que o bem sempre prevalecerá, pois DEUS é justo, nos ama sem igual e quer o melhor para cada um de nós, basta confiar que Ele o Justo Juiz e tudo fará,.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Temos q ser persistentes e ter muita fé. Às vezes o q pedimos parece impossível, mas para Deus nada é impossível. Peço saúde para mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora e para todos. Peço q aumente a minha fé Senhor, todos os dias peço pela cura do meu netinho Bento, que tem o problema neurológico, causado por um excesso de anestesia. Peço q ele seja curado e que ele consiga falar. Cura Senhor e dá -nos a insistência da viúva para nunca desistirmos pela fé amém

    ResponderExcluir
  27. Que Santo Evangelho MARAVILHOSO. . Jesus nos leva há várias reflexões. Que não devemos ficarmos reclsmanxo mais perserverarmos com Fe6 e paciência. Insistpque mudarsm totalmente minha vida . Amém ir nunca desistir. Orar Sempre . Por isso eu peço meu JESUS dai-me força Coragem e perseverança . 0BRIGADA Padre tenho aprendido muito com essas leituras e

    ResponderExcluir
  28. Padre João Carlos, o senhor é uma benção em nossas vidas. A exemplo da Viúva do Evangelho, o senhor nos dá o alimento de cada dia, que é a Palavra de Deus, rezada, vivida e compartilhada e nos ensina através da Palavra, que todo aquele que persevera no Senhor, um dia receberá a recompensa Divina. Deus seja louvado por sua vida e vocação;
    Sua benção!

    ResponderExcluir
  29. Amém boa tarde a todos que Deus abençoe a todos e minha família que eu tanto amo.

    ResponderExcluir
  30. Olá padre João Carlos que Evangelho belíssimo o de hoje. Temos que perceberá. É deposita tudo aos pés de Jesus

    ResponderExcluir
  31. Ana sou de santa cruz da Baixa Verde 18 do 11 de 2023 obrigado padre João pela sua boa vontade de nus explicar o evangelho todos os dias que Deus lhe muita sabedoria paz e saúde, vou ficar sempre perseverante na minha fé Amém

    ResponderExcluir
  32. Padre João Carlos, a palavra do Evangelho de hoje, nos faz entendermos que nem sempre devemos ficar no anonimato, mas continuarmos a labuta ao que almejamos,mesmo quando na maioria das vezes caímos diante do desânimo,e da acomodação.obrigada por tantos discernimento,e esse dom inabalável que Deus lhes concedeu.

    ResponderExcluir
  33. Giane Ferreira
    Amém 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS