PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A missão de erguer os encurvados.

A missão de erguer os encurvados.


   30 de outubro de 2023.   

Segunda-feira da 30ª Semana do Tempo Comum

   Evangelho.   



Lc 13,10-17


Naquele tempo, 10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. 13Jesus pôs as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus.

14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, não em dia de sábado”.

15O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?” 17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.


   Meditação.   



Jesus colocou as mãos sobre a mulher encurvada, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus (Lc 13, 13)


Nos filmes de guerra, aparece o general vencedor e seu exército entrando na cidade, num desfile onde se exibe inimigos acorrentados como troféus. Eles desfilam sua humilhação, de cabeça baixa.


Nas partidas de futebol, ao apito final, o time vencedor festeja aos pulos e gritos, partilhando a euforia da torcida. Os jogadores do time perdedor retiram-se, desviando-se no quanto possível da torcida e da imprensa. Escondem-se do constrangimento, de cabeça baixa.


Na vida real, pessoas habituadas a serem tratadas aos gritos, a sempre cumprir ordens sem serem ouvidas, humilhadas pela miséria ou atormentadas pelo sentimento de impotência ou inferioridade se apresentam, em público, de cabeça baixa.


"Cabeça baixa" é um sinal da pessoa vencida, humilhada, perdedora; arqueada pela prepotência, pela impotência; aviltada em sua dignidade de ser humano. Há pessoas que de tanto sofrimento, de tanto olhar para o chão, adoecem fisicamente, contraem doenças na coluna vertebral.


Era um dia de sábado. Jesus estava pregando numa sinagoga. E curou uma mulher encurvada. O chefe da Sinagoga não gostou. Achou que Jesus estava fazendo um trabalho que não devia ser feito no dia de sábado. E falou ao povo: ‘Em dia de sábado, não. São seis dias de trabalho na semana, venham nesses dias’. Mas Jesus insistia em curar no sábado. Por quê? Bom, a Obra da Criação, que teve seu ponto alto na criação do ser humano, foi coroada com o descanso de Deus, no sétimo dia, no sábado. Mas, o homem, obra prima de Deus foi desfigurado pelo pecado. Então, era preciso libertar o homem para que a glória de Deus fosse realmente completa. E ‘a glória de Deus é o homem vivo’, escreveu Santo Irineu, um dos primeiros teólogos da Igreja. O ser humano de pé é glória para Deus, gente de cabeça erguida, não de cabeça baixa, humilhada, desfigurada. Esse, sim, manifesta a glória de Deus, de quem é a imagem. O sétimo dia, o sábado da Bíblia, é o dia da glória de Deus, da obra de Deus perfeita, restaurada. É o trabalho de Jesus, coroado na ressurreição no primeiro dia da semana.


No texto, está dito que um espírito a fazia doente esse tempo todo. Temos que fazer um desconto: o povo de Jesus achava que toda doença era uma obra de um espírito mal. Mas, de verdade o sofrimento, a humilhação, a violência geram pessoas fisicamente cabisbaixas, encurvadas. O evangelho de hoje está nos ensinando que a obra de Jesus é a restauração da pessoa humana. Ele ‘conserta’ a obra prima de Deus arrebentada pelo pecado (o próprio ou o dos outros). Ele nos liberta de tudo o que tira nossa dignidade de filhos de Deus.





Guardando a mensagem


Num sábado, numa sinagoga, Jesus cura uma mulher encurvada. As lideranças da comunidade consideram que não se pode fazer esse trabalho em dia de sábado. Mas, Jesus aparece sempre curando no sábado. O sábado é o dia de dar glória a Deus. E a glória de Deus é ver seus filhos libertados e felizes. Jesus está restaurando o homem decaído pelo pecado. A obra de Jesus, o seu trabalho, é esse mesmo: conduzir-nos da morte para a vida, nos ressuscitar para vivermos na dignidade de filhos e filhas de Deus. Há muita coisa que oprime as pessoas: a violência doméstica, a falta de oportunidades, o trabalho escravo, a prostituição infantil, o preconceito... Sobre tudo isso, nossa fé em Cristo nos faz vitoriosos. Com ele, trabalhamos para erguer os encurvados.


Jesus colocou as mãos sobre a mulher encurvada, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus (Lc 13, 13)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

recordamos-te, hoje, todos os que estão na situação de encurvados, humilhados pelo desemprego, pela miséria, pelo abandono, pela violência. Concede-nos viver, com destemor, a dignidade de filhos e filhas de Deus, em solidariedade com todos os que precisam do nosso apoio, de nossa consciência cidadã, de nossa caridade cristã. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

No dia de hoje, tente identificar, no seu convívio, alguma pessoa “encurvada” e veja em que você pode ajudá-la a não perder a esperança e a não se deixar vencer pelo desânimo.

Comunicando

Está terminando o mês de outubro, o mês do rosário. O desafio deste mês foi rezar o terço diariamente. Você conseguiu? Sim, não, mais ou menos, tentou? Por favor, deixe a sua resposta no formulário que está seguindo.

Pe. João Carlos Ribeiro sdb

96 comentários:

  1. Obrigada senhor padre por mais um alimento da vida . Consegui rezar o rosário esse mês com muita dedicação e me sinto leve e feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, todos os dias e peço orações para Perseverança de rezar todos os dias.

      Excluir
    2. Sim,eu consegui e vou continuar rezando o terço todos os dias!!Obrigada,Pe João Carlos!

      Excluir
    3. Consegui sim, graças a Deus.

      Excluir
    4. Rezei só algum s dias

      Excluir
    5. Sim,com a Graça de Deus.

      Excluir
    6. Eu não rezei o terço!

      Excluir
    7. Consegui, graças a Deus, faltei uns 03 dias, mas, sou Católico Mariano, amo Jesus Cristo e sua generosa mãe Maria Santíssima.! 🙏🏻🙏🏻☘️

      Excluir
    8. Sim quase todos os dias

      Excluir
    9. Sim, rezo todos os dias

      Excluir
    10. Não consegui

      Excluir
    11. Sim Padre eu consegui rezar o terço até mais de um por dia Deus seja louvado amém 🙏🙏

      Excluir
  2. Mais ou menos

    ResponderExcluir
  3. Sim com a graça de Deus tds os dias ofereci um ramalhete de rosas a virgem Santa santíssima, gratidão padre por nós ajudar com propósito firme e concreto de aproximarmos mais da Boa Mãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim consegui com a graça de Deus.

      Excluir
    2. Sim,com a Graça de Deus e a proteção de Nossa Senhora.

      Excluir
    3. Angela Reis30/10/23 06:49

      Sim, estou terminando o mês rezando o Rosário completo. Descobri este mês que posso ser missionária na oração.

      Excluir
    4. Sim conseguí rezar o Santo Terco e vou continuar, se Deus me permitir. Obrigada Pe pelo incentivo . Deus lhe abençoe.

      Excluir
    5. Bom dia, padre João Carlos
      Consegui rezar o terço quase todos os dias. Infelizmente ontem à noite não consegui. Passei o dia com visita e quando fui dormir não consegui.
      Muito obrigada por tudo!
      Deus o abençoe e proteja sempre, e ilumine sua linda missão 🙏🙏🙏🙌🙌

      Excluir
    6. Sim estou resando🙏

      Excluir
    7. Bom dia.Infelizmente não consegui ,mas rezei e vou até dia 31.Deus nós abençoe a todos nós.

      Excluir
    8. A pessoa "encurvada" sou eu mesma.

      Excluir
    9. Sim. Com Graças à Deus

      Excluir
    10. Consegui rezar um terço todos os dias sempre eu rezar um terço que Maria passa na frente da minha vida e família e da sua padre amém

      Excluir
    11. Apenas alguns dias.

      Excluir
    12. Bom dia ! Consegui rezar o terço alguns dias, pretendo com fé continuar rezando o terço

      Excluir
    13. Com a Graça de Deus consegui meditar o terço de N. SENHORA todos os dias e fambem a Ladainha.

      Excluir
    14. Sim padre eu já rezo todos os dias três hora da tarde as seis da noite e quando vou dormir

      Excluir
    15. Sim eu rezo todos os dias ja tenho esse costume.
      Bom dia Padre João Carlos Deus abençoe vocês sempre com saúde e proteção divina. ❤️‍🔥
      Sua benção, gostei muito do evangelho e da música 🎶 também. Amém

      Excluir
    16. Rezei quase todos os dias

      Excluir
    17. Sim padre rezo o terço todos os dias e me sinto muito bem e por isso não foi difícil o desafio 🙌🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

      Excluir
    18. Bom dia AMA
      QUERO SER MUITO FRANCO;
      MEUS PAIS ME DERAM ESTE EXEMPLO. MAS NAO CONSEGUI.
      O QUE FAÇO TODOS OS DIAS É REZAR O Pai
      NOSSO 3 AVE-MAIAS E AS JACULATÓRIA.

      Excluir
    19. Anônimo.

      Excluir
    20. Entendi que pra Deus nada é impossível ele nos cura até dos nossos.pecados que está nos encurtando.Amem.

      Excluir
    21. Bom fia eu rezei

      Excluir
    22. Bom dia! A paz de Cristo a todos! Rezei todos os dias! Exceto 2 ou 3 dias que acabei por dormir.

      Excluir
    23. Eu não consegui, mas fiz muitas outras orações! Mas vou rezar o rosário hoje ou amanhã!

      Excluir
    24. Eu consegui rezar todos os dias.

      Excluir
    25. Eu consegui. Eu rezo o terço diariamente

      Excluir
    26. Sim tou rezando o terço

      Excluir
    27. Tentei 🙏

      Excluir
    28. Boa noite vou começar a rezar hoje 🙏🙏

      Excluir
    29. Rezamos alguns dias eu e meu esposo

      Excluir
    30. Rezei 24 dias

      Excluir
  4. Consegui rezar o terço alguns dias

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre, eu rezo todos os dias o terço, nesse mês esqueci de rezar ontem

    ResponderExcluir
  6. Obrigada meu Deus por todo seu amor por mim e pelos q eu amo ❤️

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos, muito feliz de estar cumprindo a meta de rezar o terço durante esse mês 🙏🏻obrigada por nos instigar e ensinar a compreender a palavra de Deus 😊

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a paz obrigada pelas palavras quantas mulheres continua incurvada

    ResponderExcluir
  9. Que o espírito santo nos abençoe nesse dia e que nossa mãe Maria passa a frente amem

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos e salve Maria!rezei o terço quase todos os dias teve dias que tentei e não consegui começava e não conseguia terminar só por Jesus e Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Aparecida Gomes sim padre , consegui rezar todos os dias o terço

    ResponderExcluir
  12. Sim todas as noites eu rezo obrigada me sinto muito bem

    ResponderExcluir
  13. Hj foi o primeiro dia que participei da mediação não conheci esse trabalho, sendo assim não participei do terço gostei muito da mediação quero passar a acompanhar todos os dias.

    ResponderExcluir
  14. Louvado seja Deus, eu rezo o ROSÁRIO todos os dias, é está no céu aqui na terra.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre João Carlos, olha eu não rezei todos os dias o terço completo , mais rezei durante o mês várias vezes . E as vozes uma dezena por dia .sua benção padre João Carlos

    ResponderExcluir
  16. Me chamo edna Souza sou de maracaçumé Maranhão. Como minha comunidade a padroeira é nossa senhora Aparecida tive a oportunidade de rezar vários dias o terço. Porém não rezei todos os dias completo .sua benção padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre , Deus nós abençoe e nós livra de todo o mal, senhor cometca una nova semana que venha com muitas graças e livramento e muita vitória, senhor obrigada por tudo e proteja toda a minha família, amém, abençoe a mim e meus filhos .

    ResponderExcluir
  18. Não consegui reza todos os dias. Rezei alguns dias.

    ResponderExcluir
  19. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Que o senhor Jesus Cristo tenha misericórdia de nós 🙏🙌sim graças a Deus eu rezo o terço todos os dias 🙏📖📿

    ResponderExcluir
  20. Sim, este mês rezei o Terço bem mais q.costumo fazê-lo.Só Bençãos Deus é Mais!!!

    ResponderExcluir
  21. Glória a Vós Senhor!
    Aquela mulher sendo curvada por Satanás a 18 anos, todos vendo e sabendo que ela não conseguia endireitar se, pois estava dominada pelo mau, e quando Jesus a curou a libertando daquele aprisionamento físico e com certeza espiritual, só por ser dia de sábado aproveitaram para julgá-lo?
    No nosso dia a dia infelizmente ainda existem muitos fariseus e mestres da lei descaracterizados, esperando ansiosamente para nos julgar e assim nos desvalorizar, mas não nos preocupamos com isso, pois nosso DEUS é muito maior que tudo.
    Jesus conhecia e conhece o coração de cada um, hoje temos o discernimento e também a certeza que Ele é o Justo Juiz e sempre tem o melhor para cada um. Tenhamos fé, confiando que quando estamos fazendo o bem, quando acreditamos na proteção da Santíssima Trindade, mau nenhum tem vez nas nossas vidas, inveja nenhuma nem forças negativas terão efeito, porque aquele que está em Cristo sempre prevalecerá a paz e o bem, pois quando somos piedosos e agimos com misericórdia Jesus nos defenderá, nos protegerá e nos salvará!

    ResponderExcluir
  22. Parece uma tentação. Eu sou atuante na minha comunidade. Não rezo o terço frequentemente. Porém de tempos em tempos sinto-me animada e começo a rezar por um tempo seguido , depois paro e não me sinto animada mais. O que será que acontece comigo Padre. ? Sinto minha fé muito fraca.

    ResponderExcluir
  23. Sim graças a deus tds rezo adeus vós abençoe sempre saúde ilumine seus passos amém abçs

    ResponderExcluir
  24. Pe. João Carlos, estou em tempo de deserto. Não consigo rezar todos os dias o terço. Tenho forças pra fazer o que me proponho, na hora de rezar tem sempre algo pra distrair minha atenção. Senhor aumentai a minha fé.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, rezei o terço todos os dias, já rezo meu terço todos os dias, continuarei a rezar meu terço, que Nossa Senhora de Fátima, nos dê saúde e amor e muitas bença com Nosso Senhor Jesus Cristo,para mim e minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  26. Tenho invocado o Senhor com um terço diariamente.. Obrigado

    ResponderExcluir
  27. Tenho rezado mais do que o habitual..Um terço diariamente.. Obrigado.

    ResponderExcluir
  28. Graças a Deus eu e meu esposo já temos o hábito de rezar o terço todos os dias. Que Nossa Senhora do Rosário nos mantenha fiéis!

    ResponderExcluir
  29. Eu não entendo muito de Internet, mas vou pedir pra me ajudar.

    ResponderExcluir
  30. Nao consegui rezas o terço todos os dia mss tentei

    ResponderExcluir
  31. É muito bom te ouvir 👂 todos os dias desde já agradeço por transmitir a palavra de Deus vivo pra mim e pra o mundo 🌎 inteiro Amém

    ResponderExcluir
  32. Hoje sua música 🎶 foi pra mim graças a Deus.

    ResponderExcluir
  33. Todas as noites adormeço com o rosario.começo resando tem noite que nao consigo resar ele todo....amanheço com ele nas maos

    ResponderExcluir
  34. Quando éramos crianças aprendemos a rezar o terço com a minha mãe e dona Lourdes uma vizinha(in memória).Rezo o terço da Mãe da Piedade.E antes de rezar deixo uma 🪑,abro a porta da nossa morada para nossa Senhora entrar e sentar com seu filho Jesus no colo.

    ResponderExcluir
  35. Paulo R Queiroga30/10/23 10:00

    O grande significado da mensagem de hoje é a necessidade de compreendermos que não existe dia específico para praticar boas ações. As boas ações são parte do nosso compromisso de vida cristã e, sendo vida, ela acontece todos os dias. Não é possível suspender o curso da vida para retomá-lo depois.

    Por outro lado, a pessoa necessitada, aquela que por algum motivo tenha sido “aviltada em sua dignidade de ser humano”, tem pressa e a percepção dessa pressa é fundamental.

    Às vezes ficamos insensíveis ou mesmo sem saber como agir com relação a determinada necessidade, porque as diferenças sociais e econômicas, bem como as de estilos e opções de vida, criam entre nós e os necessitados uma distância tão grande, que a imagem que conseguimos enxergar não oferece a nitidez necessária para reconhecer o momento e a forma de agir. Mas temos saída. Na meditação de hoje. Em palavras diretas e claras, o Padre João Carlos nos dá exemplos de situações dos que têm pressa: a violência (doméstica ou não), a falta de oportunidades, o trabalho escravo, a prostituição infantil, o preconceito, o desemprego, a miséria e o abandono, entre outros.

    São pistas muito oportunas.

    ResponderExcluir
  36. Padre João Carlos peço sua benção hoje é o penúltimo dia do mês pela graça de Deus eu consegui cumprir o desafio até ontem e não faltei nem um dia e sei que se for a vontade de Deus venserei o desafio, porque já tenho costume de resar todos os dias as18 horas para colocar os pedidos do dia estarei hoje colocando por todos os pedidos e todos o missionário para que possamos fazer a vontade de Deus Pai que assim seja amém

    ResponderExcluir
  37. Anonimo 30/10/23 10:16olá padre João carlos Bom dia gratidão pela palavra de Deus semeada todos os dias na minha vida uma reflexão tão bela vós sois o segundo João Batista sim o desafio de resar o terço Mariano neste mês venho comprindo!

    ResponderExcluir
  38. Graças a Deus. O terço diário é uma bênção .e nós fortalece na caminhada .Um abraço a todos e a paz de Deus Amém

    ResponderExcluir
  39. Glória a vós senhor 🙏

    ResponderExcluir
  40. Eu rezo o terço às 18:00hs, todos os dias a muito tempo.

    ResponderExcluir
  41. Bom diaaaaaa 📿 sua benção padre

    ResponderExcluir
  42. Sim até porque eu rezo todos os dias amém 🙏

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Estou rezando o terço todos os dias. Agradeço a Deus por tudo q nos concede todos os dias e peço saúde para mim, minha família, filhos, netos, genros e nora e todos os outros. Quero poder sempre olhar e ajudar os mais necessitados. Peço pela cirurgia do meu filho agora a tarde na retirada de dis sisos. Senhor abençoe e protege o dia de todos nós e principalmente, faz cessar essa guerra amém

    ResponderExcluir
  44. Sim, consegui.

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde ! Padre João Carlos, fiquei muito feliz com essa iniciativa de rezarmos o terço Mariano neste mês de outubro, graças a Deus até agora só houve duas noites que não acompanhei ,mas com a graça de Deus e de nossa senhora Auxiliadora vou finalizar .

    ResponderExcluir
  46. Deus eterno e todo-poderoso, eu LHE agradeço pela vida de São Marcelo Tânger. Entretanto, me ensine fugir do pecado, da hipocrisia e da fúria. Me ensine ser conduzido pelo Espírito Santo. Me ensine vencer o medo e o sofrimento. Me ensine glorificá-Lo e louvá-Lo. Me ensine seguir o caminho da alegria, da evangelização, da cura e da libertação. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  47. Com a graça de Deus, rezei todos os dias e vou continuar rezando. Recebi muitas graças com a oração do terço.

    ResponderExcluir
  48. Rezo todos os dias, Pe João Carlos

    ResponderExcluir
  49. Não consegui rezar todos os dias.infelizmente!!!

    ResponderExcluir
  50. Eu sou Terezinha e rezo 2 terços por dia rezo catena rezo ofício de nossa senhora oração da manhã com irmão Tony Allison as vezes a noite rezo todos os dias as orações que o senhor manda pra minha irmã de igreja ela manda pra mim abraços

    ResponderExcluir
  51. Eloisa campo grande Ms graças a Deus e minha Nossa Senhora rezei o terço todos os dias.e todos os dias faço minhas orações seguido do terço amem e ouço suas mensagens pelo wats

    ResponderExcluir
  52. Não consegui todos os dias, mas de segunda a sexta fui mais fiel

    ResponderExcluir
  53. Rezo há muitos anos, diariamente o terço, juntamente com meu marido🙏🏻. E desde que recebi através de uma amiga, a sua meditação, ouço diariamente e recebo sua benção.

    ResponderExcluir
  54. Graças a Deus já rezo todos os dias! Quero de pronto agradecer esta linda forma de evangelizar! Salve Maria!
    Paz e bem!!!

    ResponderExcluir
  55. Realmente por ser a oração predileta de Mãe de Deus talvez seja por isso que é tão difícil rezar diariamente. Mas, mesmo quando não consigo rezar o Rosário, eu tento pelo. Menos o terço..

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS