PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Quem é a noiva?

Quem é a noiva?

 



   15 de outubro de 2023.   

28º Domingo do Tempo Comum

   Evangelho.   


Mt 22,1-14

Naquele tempo, 1Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, 2dizendo: “O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho. 3E mandou os seus empregados chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir.
4O rei mandou outros empregados, dizendo: ‘Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!’ 5Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, 6outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram.
7O rei ficou indignado e mandou suas tropas, para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles. 8Em seguida, o rei disse aos empregados: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. 9Portanto, ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes’.
10Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados. 11Quando o rei entrou para ver os convidados observou ali um homem que não estava usando traje de festa 12e perguntou-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu.
13Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrai os pés e as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão! Ali haverá choro e ranger de dentes’. 14Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos”.

   Meditação.   


Quando o rei entrou para ver os convidados, observou ali um homem que não estava usando traje de festa (Mt 22, 11)

Jesus comparou o Reino de Deus com uma festa de casamento. O rei preparou a festa de casamento do filho e mandou chamar os convidados. Os que foram convidados disseram que não iam. Ele mandou um segundo recado. Eles ignoraram. Mandou então os seus empregados convidarem todo mundo que encontrassem pelo caminho. O salão de festa ficou cheio de convidados. Mas, o rei, passando para cumprimentar os convidados, notou um que estava sem o traje de festa. E mandou colocá-lo pra fora.

O Evangelho é um convite. O convite é para participarmos da grande festa de casamento do filho do rei. O rei é Deus Pai. O filho, o noivo, é Jesus. Os empregados que levam o convite são os profetas, os missionários, os evangelizadores. E por que essa imagem da festa de casamento? Porque Deus celebrou uma aliança com o seu povo, no Antigo Testamento. E Jesus, no Novo Testamento, celebrou, no seu sangue, a nova e eterna aliança de Deus com o povo redimido. E quem é a noiva? Precisamos descobrir nessa parábola quem é a noiva. E, também, por que alguém foi excluído da festa por estar sem a roupa apropriada?

No tempo de Jesus, a grande rejeição veio das elites do seu povo. Veja que exatamente Jesus está contando esta parábola às lideranças de Jerusalém. São eles que reagiram violentamente maltratando e matando os missionários. Assim, Jesus já vê que a destruição do país pelos romanos mais adiante é resultado de sua rejeição. Agora, você entende porque, na parábola, o rei ficou furioso e mandou destruir e tocar fogo nas cidades deles.

Um palpite de estudiosos da Bíblia é o seguinte: nós somos os convidados. Claro, isso você já sabia. Os convidados deviam estar com o traje da festa, vestidos com a roupa nupcial, pois era uma festa de casamento. Isto, você também já suspeitava. Olha o segredo da parábola: A noiva são os convidados. Os convidados são a noiva, por isso que eles precisam estar com a roupa nupcial, o traje da festa. Entendeu? Jesus é o noivo. A noiva é a Igreja, nós, o povo de Deus. Claro. A noiva somos nós, os convidados.

Só falta uma coisa: o que é esse traje nupcial? Aí temos que pensar um pouco mais. Quer um palpite? Podemos pensar numa coisa simples. A coisa que não pode faltar em quem vai se casar é... é o amor. Claro, sem amor a Jesus, não tem casamento. Sem adesão à pessoa de Jesus Salvador, não há salvação, não há aliança, não há casamento. Nossa adesão a Jesus é celebrada no batismo, quando pelo banho do Espírito Santo somos lavados do pecado e nos revestimos de Cristo. No batismo, até trajamos uma roupinha branca, nova, a veste nupcial. O traje de festa é o amor a Cristo, a nossa adesão a ele celebrada no batismo, a nossa condição de pessoas convertidas e perdoadas do pecado.




Guardando a mensagem

A aliança que Deus fez com Israel é como um casamento, no qual Deus é o esposo e a nação santa é a esposa. Jesus restaurou, no seu sangue, essa aliança enfraquecida ou rompida pela infidelidade. Jesus comparou o Reino de Deus com a festa de casamento que Deus preparou. Para essa festa, os primeiros convidados reagiram com violência. Foi a reação dos que o levaram à morte. Todos somos convidados para a grande festa. Pela evangelização, continuamos a ser convocados para ela. Na verdade, os convidados são a noiva. E precisam estar com o traje nupcial, que pode ser a adesão a Cristo pela fé, pelo amor e pela conversão. É isso que celebramos no batismo. Para representar nossa aliança com Cristo no batismo, nos trajamos com a veste nupcial.

Quando o rei entrou para ver os convidados, observou ali um homem que não estava usando traje de festa (Mt 22, 11)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
que linda comparação fizeste para entendermos o Reino de Deus: uma festa de casamento, no qual és o noivo e nós, tua Igreja, somos a noiva. Essa aliança de amor entre nós é a razão de tanta alegria, na grande casa do teu Pai e nosso Pai, do teu Deus e nosso Deus. Obrigado, Senhor, pelo maravilhoso serviço da evangelização, pelo qual o Pai continua a nos convocar para a grande festa. Que nenhuma desculpa nos impeça de comparecer ou de retardar nossa presença na tua festa. E que ninguém de nós compareça sem o traje nupcial que é a fé e a conversão com que fomos lavados do pecado no batismo. Foi no batismo que nos revestimos do homem novo, da roupa nova da graça. Como está escrito no Apocalipse: “Felizes os convidados para a ceia nupcial do cordeiro”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Para entender ainda melhor o comentário de hoje, leia o evangelho e a meditação. Leia, não só ouça. O acesso ao texto é pelo link que estou lhe enviando. Não tendo o link, acesse www.padrejoaocarlos.com

Comunicando

Hoje, 15 de outubro, é o nosso Dia Missionário na AMA. Ao meio dia, vamos rezar o Ângelus com todos os associados, pela Rádio Amanhecer e pelas Redes Sociais. Rezando pela missão, da qual todos nós somos responsáveis.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

25 comentários:

  1. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Santa Teresa de Ávila, rogai por nós. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Amém com certeza está com nosso poderoso pai que Deus abençoou você e família Amém

    ResponderExcluir
  3. Deus Pai todo poderoso abençoai-nos com sua luz Divina e proteção!

    ResponderExcluir
  4. Louvado seja o santo nome do SENHOR JESUS CRISTO ., Amém

    ResponderExcluir
  5. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Viroria Marques15/10/23 07:42

    Somos de uma comunidade de Irmãs Escolares em Forquilhinha e em nossa oração acompanhamos o áudio do comentário do Evangelho do dia. Obrigada, Ir. Vitória Marques
    vitoria296@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Que linda homilia, Meu nome é Ione, sou de Natal RN e é a primeira vez que leio o evangelho publicado pelo sr. Já ouvi em audios algumas vezes, mais gostei muito de ler. Que Deus abençoe o sr e essa obra de evangelização.

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor!
    Fazendo uma analogia da parábola, festa do rei com as nossas vidas, entendemos que fomos escolhidos desde a gestação no ventre das nossas mães, como criaturas e após batizados recebemos o traje de festa, ou o selo da marca da Promessa, com o sinal da cruz através do óleo bálsamo somos ungidos, convidados para o convívio dos eleitos.
    DEUS nos chama de todas as formas, todos os dias para participar do banquete, não o do mundo, mas o celestial, onde Jesus Eucarístico o Pão Vivo desce do céu, transfigurado como Seu Corpo e Seu preciosicimo Sangue Redentor Se oferece como alimento para nos saciar todos os dias, ainda com todo Seu Amor respeita nosso livre arbítrio.
    Más se não quisermos O seguir, como na parábola muitos não quiseram se importando com outras distrações.
    Se nós nem tão pouco conhecermos melhor a Sua Palavra e Seus ensinamentos, se não nos preocupamos em sermos piedosos e caridosos, enfim se não amamos, recusamos o chamado certamente seremos sujos, contaminados pelo mundão e cairemos na escuridão, ficaremos diferentes como aquele homem que não usava o traje na festa por não ter sido um dos escolhidos para o convívio dos eleitos e seremos jogados para fora, onde haverá choro e ranger de dentes,.

    ResponderExcluir
  9. Paz e bem 📿 amém

    ResponderExcluir
  10. Me chamo Ana Maria, sou de Fortaleza de Minas, Minas Gerais. Muitos são chamados mas poucos sao escolhidos

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos, peço sua benção, louvado seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo, que Deus nos abençoe a mim e a minha família, com muita saúde, paz,amor, felicidade e que Deus abençoe nosso Pe João Carlos e a sua família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Rica reflexão sobre o domingo corrente. Gratidão sempre, aquela que brota do coração ❤️

    ResponderExcluir
  13. Amém 🙏 Oramos pela paz no mundo e pelas pessoas atingidas pelas enchente em meu estado.
    Marlene S.Berti - Blumenau/SC

    ResponderExcluir
  14. Grata por essa explicação. Fiquei maravilhada.

    ResponderExcluir
  15. Louvado seja Deus pelo tamanho da sua grandeza e bom em misericórdia 🙏

    ResponderExcluir
  16. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo q nos dá todos os dias. Peço pela saúde da minha família e em especial pelo meu netinho Bento q tem o problema neurológico e tá com muita tosse, cura Senhor e dá muita força a minha filha e meu genro. TB queria pela cura de dois amigos q estão em estado grave, mas Deus pode tudo. Fazei TB q não nos afastemos do Teu caminho da salvação que nos foi concedida pelo batismo qdo Cristo fez o grande sacrifício por nós amém

    ResponderExcluir
  17. Ana cleide sou de fortaleza ancure seus encinamento acada dia mim fortalece em cristo jesus pesso sua benção para toda minha familiha

    ResponderExcluir
  18. Viva todos e todas que PROFÉSSAM sua missão através da educação

    ResponderExcluir
  19. Presado Padre João Carlos todos os dias eu estou rezando o terço as18 horas por todos os pedidos do dia como de sempre estou no décimo quinto dia do desafio que Deus me concede cordeir desafio

    ResponderExcluir
  20. Oi padri fais uma orasão para mim

    ResponderExcluir
  21. Deus Santo e Misericordioso, eu LHE agradeço pela vida de Santa Teresa de Ávila. Contudo, me ensine seguir o caminho da alegria, da esperança, da confiança, da conversão, da santificação, da salvação, da vida e da libertação. Me ensine viver com a VOSSA proteção. Me ensine vencer o sofrimento e as dificuldades. Me ensine glorificá-Lo. Me ensine trabalhar na construção do Reino dos Céus. Me ensine participar da festa celeste. Me ensine fugir do pecado. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Que todos sigam a Palavra de Deus para obtenção da Salvação Eterna em Jesus Cristo. Amém!

    ResponderExcluir
  23. Amém que Deus nos abençoe e dê a paz.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS