PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Ouvir e praticar a Palavra.

Ouvir e praticar a Palavra.


   14 de outubro de 2023.   

Sábado do 27ª Semana do Tempo Comum

   Evangelho.   


Lc 11,27-28

Naquele tempo, 27enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.

   Meditação   


Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram (Lc 11, 27)

O elogio da mulher foi maravilhoso. Ela gritou alto no meio da multidão. “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. Ela louvou a mãe daquele profeta maravilhoso, Jesus, ali presente, encantando as pessoas com sua pregação e seus milagres. Parece ser essa uma forma comum no povo do Oriente de saudar assim uma pessoa muito querida e importante. Na verdade, é sempre assim em qualquer lugar: quer homenagear o filho, honre a sua mãe, não é verdade? A mulher louvou Jesus, por meio de sua mãe que o gerou e o amamentou.

E olha que esse detalhe da amamentação é uma coisa muito especial. Hoje, se sabe que o período da amamentação de uma criança é um tempo de grande influência na vida daquele ser humano. Amamentar é um ato em continuidade com a gestação, garantindo desenvolvimento físico, social e mental da criança. Da criança e da mãe também.

Na mesma linha, Izabel tinha feito o seu elogio. Nós, inclusive, continuamos a honrar a mãe do Salvador com suas palavras: “Bendito o fruto do teu ventre”. Izabel, cheia do Espírito Santo, louvou o fruto do ventre de Maria, louvou o filho, Jesus. Mesmo louvando quem foi gerado, não esqueceu a mãe, mencionando apropriadamente o seu ventre, o seu útero.

Jesus aproveitou o elogio da mulher à maternidade de Maria, que o gerou, para elevar ainda mais a louvação à sua mãe. Mais feliz ainda é ela por “ouvir a palavra de Deus e pô-la em prática”. Maria gerou o filho e o amamentou em atenção à palavra de Deus que o anjo lhe transmitira. Sua maternidade, antes de tudo, é obediência a Deus, realização de sua vontade. Nesse sentido, ela é um exemplo para todos os seguidores de Jesus. Todos podem participar de sua bem-aventurança: “ouvir a palavra de Deus e pô-la em prática”.




Guardando a mensagem

O elogio que a mulher fez, no meio da multidão, a Jesus foi cheio de sensibilidade. Ela o honrou, louvando sua mãe que o gerou e o amamentou. Hoje, a ciência conhece a importância que tem os nove meses de gestação e o tempo de amamentação para a vida de um ser humano. É um tempo sagrado em que a vida desabrocha como um verdadeiro milagre. Jesus completou o elogio que a mulher fez à sua mãe. ‘Muito mais feliz é ela por ter ouvido a palavra de Deus e tê-la praticado’. De verdade, a maternidade de Maria é fruto de sua obediência à vontade de Deus. Essa é a sua verdadeira bem-aventurança. Nós também participamos dessa bem-aventurança de Maria, na medida em que também realizarmos em nossa vida a Palavra do Senhor.

Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram (Lc 11, 27)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
estamos no mês do Rosário. Nessa oração tão simples e tão popular que é o Terço, meditamos, todos os dias, os mistérios de tua vida e de tua páscoa. E ao contemplarmos os passos de tua encarnação, pregação, paixão, morte e ressurreição, reconhecemos a presença amorosa e fiel de tua santa Mãe ao teu lado, fortalecendo tua obediência com a sua, sustentando tua missão com a sua incessante oração. E, com a tua volta ao Pai, ela continua cuidando da nova família que nasceu aos pés da tua cruz, o povo redimido pelo teu sacrifício redentor. Senhor, que nós a amemos sempre mais e a honremos como nossa mãe e modelo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

O dia de hoje está cheio de estímulos para você rezar o Terço Mariano. Faça isso como uma ressonância do evangelho de hoje.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

11 comentários:

  1. Que o espírito santo nos abençoe nesse dia e que nossa mãe Maria passa à frente
    Pesso paz pelo mundo que o pai abençoe aqueles países em queres e Maria interceda sua santa devoção que aja paz no mundo assim seja amém Jesus Maria e José nossa família vossa eh

    ResponderExcluir
  2. Maria que sejamos semelhantes a ti na nossa missão de mãe

    ResponderExcluir
  3. Glória a Vós Senhor!
    Sem dúvidas é uma felicidade inexplicável mesmo, ser a Escolhida como a Mãe do Salvador do mundo, mas antes de ser mãe, Ela também foi preparada como a primeira discípula de Jesus, e até hoje não encontramos modelo de mulher que se compare, ao seu discipulado, a sua obediência, e a sua Santidade, por isso foi consagrada Rainha do Céu e da Terra.
    Mas, Jesus afirma, que é ainda mais feliz "Quem" ouve a Palavra do Pai e a põe em prática.
    Então irmãos em forma de agradecimento só precisamos ser fiéis a Sua Palavra e aos Seus mandamentos e nos esforçar para viver o que testemunhamos e testemunhar o que vivemos, assim permanecer no estado de graça, e com amor corresponder sem nos desviarmos deste Plano perfeito, Divino que já nos foi garantido a Salvação,.

    ResponderExcluir
  4. Que todos os dias possamos consagrar os nossos filhos a Maria mãe de Jesus e nosssa.🙏

    ResponderExcluir
  5. Tive a hora de cer mãe e de ter um filho na noite de Natan exemplo de homem e tudo que tenho sol agradece gratidão de a ti senhor

    ResponderExcluir
  6. Anonimo 14/10/23 10: 40 olá padre João carlos Bom dia paz e bem, estou muito triste terminemos de seputar uma pessoa muito querida que Deus nos conforte.

    ResponderExcluir
  7. Hoje o Sato Padre Papa Francisco pede pra que todos nós rezemos pela a paz do mundo inteiro e principalmente pelos nossos governantes para que eles tomam consciência para que acabam com essa situação que está prejudicando tanto nossas famílias unimos nossas orações pela união dos povo uma abençoada tarde a todos

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite padre João Carlos, Deus te abençoe sempre com saúde e proteção divina.
    Gostei muito do evangelho de hoje, gosto muito de ouvir suas explicações sobre a palavra de Deus,gostei também da música 🎶, agradeço a Deus por todos vocês padres,bispos, Freis, o papa Francisco e todos os religiosos. Sua benção fico tão feliz guando o senhor abençoe a todos nós. Ora por minha saúde física e espiritual e mental e da alma. Salve Maria mãe de Jesus Cristo e nossa mãe também.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite a todos e obrigada pela meditação padre João Carlos. Vamos seguir o exemplo de Maria e procurar seguir o caminho de Seu Filho Jesus Cristo. Senhor obrigada por tudo, pela melhora de meus netinhos e pela viagem da minha filha. Peço pela saúde de toda minha família e do nosso amigo q está internado em estado grave. Senhor cura essa pessoa nós te pedimos e q Nossa Senhora interceda por ele amém

    ResponderExcluir
  10. Bom dia que Deus tenha misericórdia do mundo ❤️

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS