PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Problema é o que está dentro.

Problema é o que está dentro.




   17 de outubro de 2023.   

Dia de Santo Inácio de Antioquia, memória 


   Evangelho   


Lc 11,37-41

Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. 38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.



   Meditação.   


O seu interior está cheio de roubos e maldades (Lc 11, 39)

Um fariseu convidou Jesus para jantar em sua casa. E Jesus aceitou. Sentou-se à mesa na casa dele e começou a fazer a refeição. O fariseu ficou passado: o quê?! Ele come sem lavar as mãos antes da refeição! Ficou escandalizado.

Por que o fariseu ficou assim tão escandalizado? Porque Jesus estava descumprindo uma de suas normas religiosas. Eles viviam doentiamente focados na ideia de pureza. Para estar em comunhão com Deus, achavam que tinham que evitar tudo o que pudesse torná-los impuros no contato com pessoas de má reputação, sobretudo estrangeiros, ou com coisas que consideravam impuras, como o sangue. E tinham muitas regras em relação à alimentação. Na comida, vários alimentos eram terminantemente proibidos, como, por exemplo, a carne de porco e outros tipos de animais de casco fendido. E, para se manterem rigorosamente limpos, puros, havia maneiras corretas de se lavar os pratos e os copos e ações externas de purificação como era o caso de lavar as mãos ou banhar-se antes da refeição. Lavar as mãos não era apenas um hábito higiênico, era um item das leis de pureza. Sem isso, a pessoa ficava contaminada, suja, impura religiosamente. Eles viviam uma excessiva preocupação com o exterior.

Imagine se Jesus estava ligando pra isso! Nem ele, nem os discípulos dele. O problema não é o que está fora, pensava Jesus. Problema é o que está dentro. Ali mesmo, no jantar, ele disse ao fariseu: ‘vocês fariseus limpam o copo e o prato por fora. O interior de vocês é que está sujo, podre, cheio de roubos e maldades’.

O fariseu ficou escandalizado porque Jesus foi comer sem lavar as mãos. Isso só mostrava claramente a sua excessiva preocupação com o exterior, a ideia fixa da pureza legal. A religião que eles praticavam era especialmente de cumprimento de mandamentos e normas. Escandalizado porque Jesus não lavou as mãos, mas olhe só!... Eles eram cumpridores de centenas de normas e leis, mas descuidavam-se do principal da Aliança: a justiça, a misericórdia, a piedade. Cuidavam da limpeza exterior, mas o interior é que estava sujo.




Guardando a mensagem

A gente honra a Deus com os lábios, com a boca, quando reza, quando louva, quando canta um hino. Nós também o honramos quando dizemos que o amamos, que o reconhecemos como nosso Criador e Pai. Honrar a Deus com os lábios, com a boca, é uma coisa santa. Mas, lamentou Jesus em certa ocasião, ‘este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim’. O problema, então, está no coração: se ele está longe ou perto de Deus. O coração bem que pode estar cheio de coisas ruins, de maldades, de violência, de mágoas, de ódio. O fariseu estava preocupado com a pureza exterior. Jesus estava preocupado com a pureza interior, com o que tem dentro do coração.

O seu interior está cheio de roubos e maldades (Lc 11, 39)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
ainda vivemos preocupados com o exterior, com a aparência, com o cumprimento da norma pela norma. Naquela história que tu contaste, o irmão mais velho do filho pródigo cumpria todas as suas obrigações para com o seu pai, formalmente. Mas, não teve um coração misericordioso com o seu irmão que voltou arrependido, não teve caridade para com ele. De que adianta ter sido tão trabalhador, mas não ter tido misericórdia do seu irmão? Os fariseus do teu tempo faziam tudo certinho nas suas práticas religiosas, mas excluíam os pequenos, descriminavam os pobres, oprimiam os humildes. Obrigado, Senhor, por este ensinamento: menos preocupação com o exterior, a aparência e mais atenção com o que vai no coração de cada um, onde nascem as opções e as ações do ser humano. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Bom, lavar as mãos não deixa de ser importante para a nossa saúde. Mas, é bom lembrar, hoje, ao lavar as mãos antes da refeição, que é mais importante e necessário purificar o seu interior. E isso se faz com um bom exame de consciência, um ato de contrição, e se necessário, uma boa confissão. Ao lavar as mãos, hoje, lembre-se disso.

Comunicando


O Papa Francisco convocou para esta terça-feira, dia 17 de outubro, um dia de jejum e oração pela paz. Ele convidou todos os fiéis a, desta forma, se unirem à Igreja na Terra Santa. "A oração - explicou - é uma força mansa e santa para se opor à força diabólica do ódio, do terrorismo e da guerra". Você também faça sua parte nessa corrente de jejum e oração pela paz. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

28 comentários:

  1. Anonimo 17/10/23 5:25olá padre João carlos Bom dia neste momento terminei de resar o Rosario da imaculada Conceiçao para que ela interceda pela paz no mundo

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe o padre João Carlos e toda sua equipe, peço a Deus que me mostre um caminho para também poder fazer alguma coisa pelo próximo, identifiquei que me falta determinação e ação.

    ResponderExcluir
  3. Que o espírito santo nos abençoe nesse dia e que nossa mãe Maria passa à frente nessas guerras no mundo
    Que esses corações impuros si eleva o amor do pai e si alimente com amor do Espírito Santo amém
    Bom dia a todas

    ResponderExcluir
  4. Lúcia de Fátima17/10/23 06:43

    Amém Padre João!🌹

    ResponderExcluir
  5. Glória a voz senhor

    ResponderExcluir
  6. Passei a te ouvir todas as manhãs na hora do café. Como está sendo bom ouvir a meditação da Palavra do Senhor, ao lado do meu marido. Ele não é nem batizado, entende quase nada. Eu sou ativa na comunidade. Queria que ele também fosse. Luto por isso

    ResponderExcluir
  7. Bom dia , Deus nós abençoe e proteja a mim e meus filhos , Lucas e Gabriel e também para toda a minha familia , senhor peço proteção e livramento para mim e meus filhos e toda a minha família em especial para meu irmão Francisco Antônio aragao Sousa que ele fique curado e também proteção pois foi roubado e vai ter que ir banco , bisa senhora orasse na frente dele e que der tudo certo para ele , amém

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor!
    Precisamos saber distinguir preceitos humanos que fazem a vontade dos homens e mandamentos e ensinamentos Cristãos que obedecem a vontade de DEUS.
    Jesus nos alerta que o que nos torna impuros são as palavras e os sentimentos negativos que saem de dentro dos nossos corações, mas ao mesmo tempo nos proporciona os antídotos (encontrados na caminhada cristã) para retirarmos qualquer tipo de impurezas e sujeiras dos nossos corações, conseguimos através de um filtro que nunca falha chamado Espírito Santo, Ele não deixa passar nada além do Amor do Pai das Misericórdias.
    Se colocamos nossa confiança Nele, seremos o mais puros possíveis e ainda se por um motivo ou outro nos sujarmos, assim arrependidos, confessando e reconhecendo nossa imperfeição, nosso pecado, quando pedimos o perdão, na mesma hora somos lavados e purificados no preciosìcimo Sangue do Cordeiro, recebemos a vida nova em Cristo que vai nos libertando de todo apego terreno,.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia amém🙏 que Deus abençoe nosso dia 👏🙏

    ResponderExcluir
  10. Amém, obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Deus te abençõe e obrigada pelas suas palavras.

    ResponderExcluir
  12. Deus Santo Deus Forte Deus Imortal tende piedade de nós e do mundo inteiro

    ResponderExcluir
  13. Giane Ferreira
    Amém! Reflexão muito abençoada, Deus abençoe o padre.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Obrigada Senhor pela melhora dos meus netinhos. Daí força e muita fé a todos nós e em especial a essa minha filha e genro q estão passando por uma fase muito difícil. Que todos nós preocupemos com o interior para fazer o melhor como Cristo ensinou amém

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, sua benção Padre João Carlos 🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Pe João Carlos, peço minha benção, que Deus, faça com que nos lavamos nossas mãos, antes das refeições, pela nossa saúde, mais limparmos nossos corações, na oração, na solidariedade, no amor, sem ódio, com nossos irmãos. Que Deus nos abençoe com muita saúde, fé, amor e muita força para viver, que Deus abençoe a mim e a minha família, com amor, em nossos corações. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Senhor nos ajuda entender ,os atos que não seja certo para Deus e livrar de fazer aqui na terra para um dia participar do vosso Reino.

    ResponderExcluir
  18. Bom.dia P.joão Carlo sua bênçãs suas reflexões e muito importantes para mim me ajuda ter mas
    Pás na alma

    ResponderExcluir
  19. Muito linda essa MEDITACAO, que JESUS nos abençoe, e ao Sr. PADRE JOAO.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Padre João Carlos Deus abençoe vocês sempre com saúde e proteção divina. ❤️‍🔥 Sua benção fico muito feliz guando ouço o senhor abençoando as pessoas, eu sou do tempo que os pais abencoava seus filhos e eu até hoje gosto de abençoar meus filhos e as pessoas.
    Gosto muito de ouvir suas explicações sobre a palavra de Deus vivo e também da música 🎶 🎶.
    Sabe essa reunião que vejo aqui, ja vi na visão só que Deus me revelou la nas terras do bisavós do meu em baixo das mangueiras que tem até hoje. da parte do pai dele, foi uma linda imagem como se fosse real..obrigado por tudo que ouço do senhor..

    ResponderExcluir
  21. Deus seja Louvado Amy

    ResponderExcluir
  22. Muito bom as meditação do padre

    ResponderExcluir
  23. Em primeiro lugar peço a sua benção Padre João Carlos , lendo o evangelho de hoje vemos que não basta limpar as mãos ou apresentar com roupas lindas é preciso fazer um exame de nossa consciência par com Deus e também ser consciente de que estamos fazendo a vontade de Deus e amando nosso próximo e a Deus em primeiro lugar

    ResponderExcluir
  24. Olá, Padre João Carlos, sua benção! Diariamente ouço e compartilho à meditação da palavra do Senhor. Para mim a palavra de Deus é como um bálsamo para o coração, é fonte de vida eterna. Deus abençoe o senhor e sua equipe.

    ResponderExcluir
  25. Glória a vós senhor obrigada senhor por tudo que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós lindo evangelho meditação

    ResponderExcluir
  26. .Maria Ulissia
    Passa na frente Santíssima Virgem Maria e desfaz o coração de pedra que existe em nós humano e substitui por um coração manso e humilde igual o de teu

    ResponderExcluir
  27. Ó Deus, que curais nossos males, eu LHE agradeço pela vida de Santo Inácio de Antioquia. No entanto, me ajude seguir o caminho do evangelho, da pureza, da caridade, da hospitalidade, da sabedoria, da perfeição, da verdade, da salvação, da fé e da justiça. Me ajude ser justo. Me ajude fugir do pecado, da maldade, da idolatria, da mentira, da ira, da impiedade, da impureza, da insensatez e da iniquidade. Me ajude vencer a opressão e a ignorância. Me ajude fazer boas obras. Me ajude glorificá-Lo e bendizê-Lo. Me ajude ter um coração cheio de amor. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  28. Paulo R Queiroga18/10/23 10:19

    “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades.” Quando lido atentamente, este versículo nos deixa muito inquietos.

    Por sua vez, o Padre João Carlos faz uma brilhante síntese do trecho do evangelho de hoje: “Os fariseus faziam tudo certinho nas suas práticas religiosas, mas excluíam os pequenos, discriminavam os pobres, oprimiam os humildes”.

    Isto me alerta para a importância de aprendermos a dirigir o foco das nossas ações para o bem do próximo. Ou de forma mais concreta, ficar mais próximo daqueles que muitas vezes estão ao nosso lado e nem os percebemos, por serem pequenos, pobres e humildes.

    A estes menos favorecidos precisamos, sim, dirigir o nosso respeito pelas suas características pessoais, o nosso interesse na resolução dos seus problemas e dificuldades e, finalmente, o nosso amor.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS