PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Fogo sobre a terra.

Fogo sobre a terra.


   26 de outubro de 2023.   

Quinta-feira da 20ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Lc 12,49-53


Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!

51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.


   Meditação.   


Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! (Lc 12, 49)


Esse evangelho de hoje deixa todo mundo confuso. Como assim: Jesus veio para lançar fogo sobre a terra? Que fogo é esse? E ainda diz que está esperando receber um batismo. Que batismo será esse? E o que tem uma coisa com a outra, o fogo com o batismo? Calma. Vamos pedir ajuda ao profeta Malaquias.


Esse pequeno escrito do Antigo Testamento, o livro do Profeta Malaquias, fala, em alguns pontos, da vinda do Messias. Ao que parece, no tempo de Jesus, as profecias de Malaquias estavam muito presentes na mente das pessoas. Por exemplo, a ideia de que antes do Messias viria o Elias vem desse profeta. Por isso, alguns até diziam que Jesus era o Elias. Bom, isso só para dizer que esse escrito do profeta Malaquias tinha uma boa influência no povo do tempo de Jesus. Não seria estranho, então, Jesus usar imagens vindas deste escrito bíblico.


No capítulo 3, Malaquias descreve a chegada do Messias, depois da vinda do Mensageiro. Olha como está escrito: “Eis que ele chega. Quem poderá aguentar o dia de sua chegada? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Ele é igual ao FOGO de uma fundição. Sentado, o fundidor derrete a prata para beneficiá-la, assim também ele vai apurar os filhos de Levi, refiná-los como se fossem ouro ou prata. Só depois poderão se apresentar ao Senhor como uma oferenda como convém” (Ml 3, 1-3).


Malaquias passa a ideia de que o povo de Deus está precisando ser purificado, pois está como ouro misturado com outros minerais pobres ou sujeiras. Ora, Jesus veio para isso, para nos purificar do pecado. E o que faz o fundidor para purificar o ouro? Põe todo o material para derreter no fogo, dentro de um recipiente resistente. Agora, tem que ter muito fogo para chegar a uma temperatura super alta que derreta tudo e assim separe o ouro das impurezas. Perceba que o profeta Malaquias está falando da missão do Messias esperado. Ele iria fazer como um fundidor, purificaria o seu povo com o fogo. 


Agora, escute a palavra de Jesus de novo, no evangelho de hoje: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!”. Ele veio para nos purificar. E está usando a imagem do fundidor, como no profeta Malaquias.


Jesus disse também que iria receber um batismo. E estava ansioso até que tudo se cumprisse. Que batismo é esse? O batismo é para purificar do pecado. Mas, ele não tem pecado. É, mas nós temos. E ele tirou o nosso pecado, por meio desse batismo. Que batismo é esse? Sua paixão, a sua morte. Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, pelo sacrifício de sua vida.





Guardando a mensagem


Jesus disse que veio para lançar fogo sobre a terra. E que devia receber um batismo, pelo qual estava ansioso. O Profeta Malaquias nos ajuda a entender isso. Fogo e Batismo, nesse texto, estão em paralelo, os dois estão descrevendo a mesma obra de Jesus para nos purificar do pecado, para nos colocar em condições de ser uma oferenda digna. Como foi que ele nos purificou, nos libertou do pecado? Por sua paixão, morte e ressurreição. Esse foi o batismo a que ele se submeteu, embora não tivesse pecado. Ele assumiu o nosso lugar. Como foi que ele nos purificou, nos libertou do pecado? Por sua paixão, morte e ressurreição. Esse foi o grande fogo que nos possibilitou emergir como ouro puro, livre das impurezas e minerais de segunda, isto é, purificados do pecado. Essa sua obra redentora ele quer espalhar em favor de todos na face da terra. Esse seu serviço purificador revela e vence o mal, o pecado. Por isso, aparentemente, cria divisão, ao separar o ouro da impureza.


Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! (Lc 12 49)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

nós te agradecemos por tua obra redentora. Fomos lavados nas águas da tua morte, no teu batismo. Fomos purificados no fogo de tua paixão e cruz. Emergimos como ouro puro na tua ressurreição, como povo santo, justificado dos nossos pecados, em comunhão com Deus. Obrigado, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Em sinal de atenção à Palavra do Senhor, pegue hoje sua Bíblia e leia o livro do profeta Malaquias 3, 1-4. Só uma dica: Malaquias é o último livro do Antigo Testamento.


Comunicando


Na Santa Missa das 11 horas, vamos rezar por você e suas necessidades. No link que estou lhe enviando, você pode deixar sua intenção para a Missa de hoje. Podendo rezar conosco, vamos estar no Youtube.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

55 comentários:

  1. Padre João Carlos, boa noite!
    Estou meio crítica sobre a coincidência desses Ervangelhos, fazendo alusões muito negativas aos tempos em que estamos vivendo....quem escolhe estas passagens e os evangelistas ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Introdução Geral ao Missal Romano (IGMR), no n° 29, deixa estritamente claro a importância das leituras bíblicas: “Quando na Igreja se lê a Sagrada Escritura, é o próprio Deus quem fala ao seu povo, é Cristo, presente na sua Palavra, quem anuncia o Evangelho”. Na liturgia da Palavra é Deus quem comunica aos fiéis, por isso, a leitura das Sagradas Escrituras jamais podem ser substituídas por outras leituras que não estejam no Cânon Romano, por mais nobre que sejam.

      Excluir
    2. O Ano Litúrgico começa com o tempo do Advento, quatros semanas antes do Natal, e termina com a Solenidade de Cristo Rei, no ano civil seguinte. A Igreja, para celebrar o Mistério de Cristo presente na Palavra que é proclamada, dividiu as celebrações dominicais ao longo de três anos litúrgicos, chamados de: Ano A, Ano B e Ano C.

      A Igreja desejou que as leituras bíblicas proclamadas na liturgia dominical voltassem a ser lidas novamente após três anos, e assim se organizou o Ano Litúrgico em 3 ciclos de leituras (Evangelho e demais livros do Antigo e do Novo Testamento).

      No Ano A lemos o Evangelho de Mateus; no Ano B o Evangelho de Marcos e no Ano C, o Evangelho de Lucas.

      O Evangelho de João é reservado para ocasiões especiais, principalmente festas e solenidades.

      Excluir
    3. Purifica senhor desse desse fogo nossas famílias e nos dê saúde e paz.Amém

      Excluir
    4. Amém Amém Amém.

      Excluir
    5. A.ém Senhor, Amém

      Excluir
  2. Bom dia Sr Padre. Que a paz do Senhor esteja consigo. Peço-lhe que reze por mim, por meus filhos principalmente pelo Rui Cláudio sua mulher Ana Karina e pel Edna Marisa. Obrigada Sr Padre.

    ResponderExcluir
  3. Qualquer sacrifício para a purificação da alma, é um presente de Deus, você tira uma carga de cima de você em nome de Jesus Cristo.
    Pense!
    E aqueles que que não tem a recorrer, vive na escuridão.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Reverendo Padre! Entrego a minha vida e de todas as pessoas ligadas à mim nas vossas orações diárias 🙏🏼

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Padre João Carlos, nossa família está passando por um momento difícil, espero em Deus que logo tudo se resolva, peço humildemente orações pelas famílias, pelas crianças e idosos.
    Quanto ao evangelho vêm nos ajudar a entender que o Espírito Santo, purifica nossa vida e nos ajuda a seguir. Que receber o batismo é um bálsamo, sem o qual não teremos a salvação. Que este fogo ❤️‍🔥 venha logo em todas as famílias. Amém! Sua benção! 🙏🏼❤️‍🔥🙏🏼

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, padre peço oração pela minha filha q terminou sua faculdade mas ainda não conseguiu emprego .Q jesus possa abrir as portas p seu primeiro emprego e de mtos que viram pela frente. E tbm pela saúde e paz do mundo.. Deus nos abençoe sempre. Amém 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peça para sua filha encaminhar o currículo para elo@eloadm.com.br A/C Dpto Pessoal- Praia Grande -São Paulo

      Excluir
  7. Bom dia Padre João Carlos peço oração por todos da minha família, e peço que o senhor reze por minha aposentadoria que foi indeferida, eu me chamo Edilene Batista de Morais Cavalcante, moro em João Pessoa, mais sou de Belém do Brejo do Cruz alto sertão da paraiba. Sua benção Padre

    ResponderExcluir
  8. Saudações Padre João Carlos peço que ore pela minha família especialmente minha tia Jacinta Chilemo ela perdeu seu amado filho, está presa em uma depressão um abismo , peço que ore por ela para que se levante. Por mim que tenho constantemente os pés inchados e sem resposta médica. Falo de Angola.

    ResponderExcluir
  9. Que palavra linda que Deus conforte o meu coração sinto muita falta do meu esposo que foi mora com Deus

    ResponderExcluir
  10. Bom dia q apaz de Cristo esteja com nosco padre q Deus te abençoe grandemente todos os dias estou te ouvindo eu gostaria de falar com 0 senhor pelo o whsapp ficar com Deus

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre apaz esteja com tigo

    ResponderExcluir
  12. Amém bom dia Padre João Carlos sua benção 🙏 uma quinta feira abençoada pra todos nós irmãos em Cristo Jesus 🙌📖📿

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, Padre. Peço uma benção para minha família, em especial por Laís e Maria Beatriz. Gratidão. Deus Seja Louvado!!!!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre , Deus nós abençoe, peço por.
    mim e meus filhos , senhor te peço pelo meu irmão neném, o cure de sua doença , basta uma gota de seu sangue precioso e ele ficará curado , tenha piedade e misericórdia evoerdia os pecados dele , senhor peço também por toda a minha família, obrigada senhor por tudo, amém

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre, a paz esteja contigo
    Peço oração pela minha família Duarte
    Em especial pela libertação dos vicios do meu sobrinho Otávio,.

    ResponderExcluir
  16. Deus guarde no nosso coração a palavra de hoje. Amém

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre João Carlos. Peço oração pela PAZ no mundo e o FIM da guerra. Se for da vontade de DEUS que minhas necessidades sejam atendidas. Muita saúde,paz, alegria e sabedoria na sua vida e de toda sua equipe. Abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, Padre João Carlos! A minha mãe, irmãos e meus filhos estão passando por momentos de angústia por falta de muita saúde, todos estes não são muito diferentes dos problemas de suas saúdes! Peço - vos encarecidamente que outro por todos eles, em especial por minha mãezinha que se encontra bem fragilizada, já vai fazer 89 anos no dia 24 de dezembro!
    E que toda a família tenham paz de espírito e sempre convivendo com Deus! Agradeço muito pelo seu ato de rezar pela minha família! Quero também pedir pela paz no mundo inteiro, que Jesus tenha misericórdia e piedade do nosso mundo e do nosso Brasil.
    Muito obrigada, Deus o abençoe sempre 🖐️ padre.🙏

    ResponderExcluir
  19. Glória a Vós Senhor!
    Quando Jesus Cristo fala fogo na terra, significa que veio trazer o fogo, a unção do Espírito Santo e todo Amor do Pai, e exclama: Quanto gostaria de chegar e ver este fogo já aceso, ou seja referindo aos ensinamentos deixados na Palavra, e com a direção dos profetas e com escola do Amor com Seu testemunho, nos Evangelhos e se já estão em chamas nos nossos corações, fazendo com que nosso testemunho de fé também esteja iluminando e aquecendo todos os corações a nossa volta necessitados de atenção, de esperança e do verdadeiro Amor.
    Quando Ele diz divisão, seria separar os que se decidiram se converter dos que ainda não se decidiram, o bem de todo mau, ou seja as trevas da luz, assim nós Cristãos batizados, temos a oportunidade de sermos renovados a cada dia pela graça da comunhão da Palavra e da Eucaristia, neste Espírito Santo que nos purifica e nos faz entender qual é a vontade do Pai para cada um de nós, sabemos que seremos separados, assim precisamos agora em tempo decidir daqui para frente de que lado queremos ficar, pois só Jesus tem Palavra de vida eterna, assim também Ele nos disse:
    Conhecereis a Verdade e a Verdade os libertará!

    ResponderExcluir
  20. Concertando a palavra acima ( ore) me chamo Ana Maria!

    ResponderExcluir
  21. Bom Dia Padre. Peço oração por minha família em outro pais. Que Deus ilumine seus pensamentos para refletirem bem sobre esta distância. Que Deus faça o melhor. . Também peço pela Paz no mundo. Estamos necessitados .

    ResponderExcluir
  22. Peço desculpa a Jesus Cristo que morreu na cruz, devido os meus pecados. Entrego as minhas intenções , pedido: Saúde, lar conjugal, paz e as garantias e liberdades fundamentais de Cabinda.

    ResponderExcluir
  23. Peço que reze pela alma de Isabela Campregher da Silva que tenha um descanso eterno e por todas as almas. Amém.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Padre João Carlos,peço oração pela paz no mundo e por minha família e saúde para todos os doentes ,e muita saúde e paz p senhor.🙏🙏

    ResponderExcluir
  25. Bom dia padre João Carlos a sua bença 🙏 recebo suas mensagens todos os dias pelo irmão João Carlos pavin gosto muito das suas meditação.peço que coloque o nome do meu filho em suas orações Erick Tadeu Campos da Fonseca

    ResponderExcluir
  26. Peço oração pela alma de vadilson Candelário nove dias de sua morte amém

    ResponderExcluir
  27. *"Graças e Louvores Sejam Dados a Todo o Momento. Ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento...Amém" 🙏🏿*

    ResponderExcluir
  28. Bom dia reza por a obra de Roberta miranda para terminar logo pôs está gastando muito.so fazendo espaços para trabalhar com estética.
    É um pedido de mãe que ver tanto esforço nela.
    Obrigado a todos e ao padre

    ResponderExcluir
  29. A Bença padre João passei a te conhecer há poucos dias através de um sobrinho meu ,e agora sigo o Sr, gosto muito do seu comentário sobre o evangelho do dia moro na Bahia .
    Quero colocar a inscrição pela restauração do larde minha filha e pela saúde de meus netos , minha e todos, peço também pelo fim da guerra nos países em conflito

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Padre!Peço oração para Rogério lucio neves que está perdendo a visão.,Peço tbem saúde e proteção a mim e toda minha família.Gratidao!🙏

    ResponderExcluir
  31. Bom dia, padre! Graça e paz! Peço oração aos meus que se convertam e voltem para Deus e a mim pela minha aposentadoria e saúde. Pela paz no mundo e pelo fim das guerras.

    ResponderExcluir
  32. 26 .1o de 2o23
    Bom dia Padre peço oração por todos os doentes e pelo fim da guerra .

    ResponderExcluir
  33. Deus nos dê força e sabedoria pra vivermos como verdadeiros cristãos. Nós conceda a graça que tanto almejavamos, se assim formos merecedores 🙏

    ResponderExcluir
  34. Bom dia padre! Gosto muito da sua meditação no evangelho. Mas fico emaginando quando muitos pede
    ora- + mas nunca pergunta o que precisa fazer para completar com a-çaõ

    ResponderExcluir
  35. Padre João Carlos, escuto todos os dias suas meditações,gosto muito me sinto muito bem ouvindo suas palavras e aprendo muito!gostaria de pedir orações para minha família!sou Maria das Graças Reis Claro sou de Campinas SP muito obrigada! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  36. Pe Joáo Carlos, peço orações de cura e libertação de um problema que esta acontecendo em meu olho esquerdo estou vendo algumas manchas escuras e as vezes vejo raios. reze por mim padre por favor!

    ResponderExcluir
  37. Bom dia Padre sou de piracaia interior de São Paulo gosto muito de escutar suas palavras todos os dias me faz muito bem obrigado

    ResponderExcluir
  38. Paulinho Veloso26/10/23 09:57

    Bom dia! Obrigado pela explicação da palavra. Esta passagem sempre me foi estranha. Que Deus continue abençoando sua missão.

    ResponderExcluir
  39. Bom dia a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Obrigada por tudo Senhor. Peço que nos dê saúde para mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora e por todos. Peço força para o dia de hj que vai ser facilitado pela graça de Deus amém

    ResponderExcluir
  40. Bom dia Pe João Carlos, que Deus mim ajude a passar essa vida difícil que estou passando, mim abençoe Pe João Carlos, que Deus mim abençoe com saúde, para passar o que estou passando, que Deus abençoe sempre a mim e minha família, com saúde e paz. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  41. Peço oração pela minha cura do tendão que operei já faz 7 meses e sinto muita dor e duro e pela minha família amém 🙏

    ResponderExcluir
  42. Ouço todos os dias o seu evangelho muito obrigado

    ResponderExcluir
  43. Fátima Campos. Padre João Carlos, a meditação conjuntamente o evangelho torna,diariamente o meu dia mais próximo de Deus. Obrigada.

    ResponderExcluir
  44. Bom dia.. gostaria de pedir oração por mim e minha família, que possamos está sempre debaixo da proteção de Deus

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde, Padre! Gostaria de pedir orações para minha filha Bianca!

    ResponderExcluir
  46. Peço oração pela restauração da saúde de meu irmão Eduarda Aguiar !🙏

    ResponderExcluir
  47. Senhor Deus do Universo, eu LHE agradeço pela vida de Santo Evaristo. Entretanto, me ajude fugir do pecado e da impureza. Me ajude seguir o caminho do Espírito Santo, do discipulado, da paz, da justiça, da santificação e da vida eterna. Me ajude viver o meu batismo. Me ajude ter bons e santos pensamentos. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  48. Bom dia senhor padre, peço que o senhor padre ore por mim e pela minha família, nos falta saúde.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS