PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A tentação de Jesus

A tentação de Jesus



   03 de setembro de 2023.   

22º Domingo do Tempo Comum


   Evangelho.   


Mt 16, 21-27

Naquele tempo, 21Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.
22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!”
23Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”
24Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta”.



   Meditação   


Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga (Mt 16, 24).

Em princípio, todos nós queremos fazer a vontade de Deus. E a vontade de Deus é que nós sejamos bons, justos, honestos, trabalhadores, fieis, piedosos, santos. Acontece que há muita coisa que pode nos desviar da vontade de Deus. São as tentações.

Jesus veio para fazer a vontade de Deus. Aos poucos, ele foi entendendo o alcance da vontade do Pai em sua vida. Em mais de uma ocasião, conversou com os discípulos, comunicando-lhes que “deveria ir a Jerusalém, sofrer muito e que deveria ser morto e ressuscitar ao terceiro dia”. A perseguição era o desfecho da rejeição que a sua presença, sua pregação e seus milagres provocaram nas lideranças do seu povo, representadas pelos anciãos, sumos sacerdotes e mestres da Lei. A vontade de Deus era que Jesus seguisse fiel até o fim, até às últimas consequências.

Quadro parecido de dificuldades e perseguição viveu também o profeta Jeremias. A vontade de Deus era que ele anunciasse a sua Palavra, reprovando as ações do seu povo e de suas lideranças e lembrando-lhes qual seria o resultado de suas más ações. Pela reação, no dizer do profeta, a palavra do Senhor tornou-se para ele fonte de vergonha e de chacota.

Nós, seguidores de Jesus, também queremos conhecer e realizar a vontade de Deus. São Paulo, na carta aos Romanos, nos exortou a nos transformar, renovando a nossa maneira de pensar e de julgar, para podermos distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que é justo, o que lhe agrada, o que é perfeito.

Diante da realização da vontade de Deus, que pode nos trazer algum incômodo e sofrimento, vem a tentação de nos esquivarmos do que é difícil, do que exige sacrifício, do que pode nos trazer problemas. Jesus sentiu a posição de Pedro como uma tentação. Pedro repreendeu o Mestre com essas palavras: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça”. Pedro só queria o melhor para Jesus. Mas, estava agindo como o tentador, afastando Jesus da vontade de Deus, da fidelidade à sua missão. A reação de Jesus foi surpreendente, comparou essa tentação com a que tinha sofrido no deserto, no início de sua missão. “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens”.

Jeremias também teve sua tentação. Não queria mais falar em nome de Deus. Mas, um fogo ardente o devorava, impelindo-o a continuar a missão. Nós também, nos lembra São Paulo na carta aos Romanos, temos a nossa tentação: conformarmo-nos ao mundo, não à vontade de Deus.

O caminho do seguimento de Jesus nos pede uma cota de renúncia, de sacrifício para sermos fieis à vontade de Deus. Jesus foi claro: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”.



Guardando a mensagem

Jesus comunicou aos discípulos o que Deus queria dele: que fosse fiel até o fim, mesmo que tivesse que enfrentar a perseguição. Por isso, tomou a decisão de ir a Jerusalém e não fugir dos sofrimentos da morte que lhe seria imposta. Mas, não ficaria na morte, ressuscitaria. Pedro agiu como o tentador, repreendendo Jesus por essa decisão e assegurando que Deus não permitiria uma coisa daquela. Jesus está nos dizendo bem claro: para segui-lo, precisamos renunciar a nós mesmos e carregar a cruz de nossas dificuldades e sofrimentos, também.

Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga (Mt 16, 24).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
na oração do Pai Nosso, tu nos ensinaste a rezar, nos comprometendo com a vontade do Pai e pedindo-lhe que não nos deixe cair em tentação. São Paulo nos lembrou que não podemos ceder à tentação, nos conformando ao mundo, mas transformando-nos, oferecendo-nos em sacrifício espiritual a Deus. No monte das Oliveiras, em grande angústia, tu pediste ao Pai para afastar o cálice da paixão, mas, ao mesmo tempo, reafirmaste: “faça-se antes a tua vontade do que a minha”. Dá-nos, Senhor, a graça de vencermos a tentação que nos afasta da realização da vontade de Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Duas indicações para sua sintonia com a Igreja neste dia do Senhor: ler o texto do evangelho de hoje (Mateus 16, 21-27) e rezar pelo Papa Francisco, em sua viagem apostólica na Mongólia.

Comunicando

Gostaria que você conhecesse essa composição de minha autoria que retrata a passagem do Profeta Jeremias lida na liturgia deste domingo. Ela se intitula "Seduziste-me". Segue o áudio para você ouvi-la por completo. A letra vai junto com o texto da Meditação. É só seguir o link.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




CANÇÃO DO PROFETA JEREMIAS


SEDUZISTE-ME (Jr 20)
Pe João Carlos

Seduziste-me, Senhor,
E eu me deixei seduzir (bis).
Por tua causa e por teu nome,
Estão todos contra mim (bis).

Por que sempre que abro a boca
Devo gritar forte contra a opressão?
Por que denunciar me mandas
Tanta violência e exploração?

Quando eu comigo pensava:
"Dele nunca mais quero me lembrar",
A força de sua palavra
Era uma fogueira a me devorar.

Calúnias eu ouvi de muitos
Tramando o fracasso da minha missão.
Javé é quem está comigo,
E esses inimigos se envergonharão

Javé, justo e poderoso,
A ti confiada minha causa foi.
E todos ao Senhor celebrem,
Pois da mão perversa já me libertou

27 comentários:

  1. Anônimo2/9/23 23:09

    Que cada um carregue a sua cruz 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aderi ao novo em um sistema lento fechado haverá rejeição ser rejeitado por sua vez dá mais sabedoria, pois nas escrituras Jesus foi deixado de lado "pedra angular",Ele por sua vez continuou os mais frágios começaram a seguir daí então os ppdererosos, até compradores de imposto de sobraram deixaram vossos sonhos... Construção do novo requer bastante esforços e muitas tentativas ser regeitada faz parte do processo seletivo de humanidade isso é ser Cristão, também.

      Excluir
    2. Anônimo3/9/23 17:38

      Tudo que jesus quer.de nós é a fé sua benção padre João Carlos reze pela minha recuperação de uma prótese no joelho.que fiz a dez dias sou Angelina carli de pato branco Paraná

      Excluir
  2. De fato cada dia traz sua Cruz e cada cruz em nossa vida monta a cruz que devemos carregar. Pelas passagens e explicação entendo que é humano desanimar, é uma falha que o pecado nos deixou, mas ao mesmo tempo nos lembra que seguindo fielmente, ou seja, levantar quando cair, receberemos por nosso esforço.
    Dói muito, mas o amor de Deus em nós é intensamente e imensuravelmente maior que nossa dor, e isso é que faz os santos, o próprio Amor Crucificado, os apóstolos, e hoje tantas pessoas continuarem. Que Possamos nos abrir a esse amor e ter temor de Deus ao invés de temer a Deus, assim o sofrimento será amenizado com a presença do Amor em nós. Obedecer a Jesus sem dúvidas é o caminho.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/9/23 01:08

    Pe. João Carlos o senhor é uma pessoa superlativa que Jesus nos enviou para serviço de Deus em excelencia pura Carmen Novoa Sil:va.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3/9/23 01:12

    Fale sobre A CALÚNIA. FUI DIFAMADA POR DUAS VEZES.NÃO CONSIGO ESQUECER. MAS ORO POR ELAS

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/9/23 05:11

    Amém senhor obrigado senhor por mim tanto e por minha vida e dos meus filhos te agradeço senhor por tudo em minha vida que Deus abençoe o senhor padre João Carlos por ser um servo de Deus 🙌🙏

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/9/23 05:57

    Louvado seja Deus por sua perseverança Padre João! Ela é motivo de contínuar acreditando no poder e na misericórdia divina! 🌹

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3/9/23 06:11

    Bom dia padre João Carlos sua benção até amanhã se Deus quiser amém 🤚🙏

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3/9/23 06:47

    Sua bênção padre João Carlos

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3/9/23 07:36

    Bom dia que o espírito santo nos abençoe nesse dia e que nossa mãe Maria passa a frente amém

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3/9/23 08:21

    Hoje minha filha tomou a decisão de se batizar em outra Igreja, fiquei muito triste, sentir que eu não fui espelho para ela seguir firme a Igreja na qual foi batizada e que pra me é o caminho, pois não temos dois Senhores, Deus é Unipotente!!!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo3/9/23 09:10

    Obgda meu Deus por tudo 🙏📿🛐

    ResponderExcluir
  12. Anônimo3/9/23 09:39

    BOM-DIA PADRE JOÃO CARLOS .

    ResponderExcluir
  13. Anônimo3/9/23 10:14

    Amei, como é bom se deliciar da Palavra de Deus e compreender para vivenciar, Amém 🙏

    ResponderExcluir
  14. Anônimo3/9/23 10:14

    Quero receber todos os dias...

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Tenho sempre muito a agradecer e hj mais ainda pela cirurgia da minha irmã, que, apesar de demorada, saiu tudo bem. Peço pela saúde da minha família: filhos, netos, genros e nora, pela recuperação da minha irmã, e por todos amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/9/23 15:46

      Boa tarde padrinho João Carlos orar por mim estou presizsndo tanto meu nome nilzete amém sua benção

      Excluir
  16. Anônimo3/9/23 12:51

    Anônimo olá padre João carlos Boa tarde muito obrigada pela linda musica fiquei muito feliz vou caminhando e sempre catequisada pelo senhor essa musica bateu certo com minha caminhada de fé Deus o abençoe!!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo3/9/23 13:22

    AMEM EU CREIO EM NOME DE JESUS MEU SENHOR OBRIGADO POR TUDO AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  18. Anônimo3/9/23 13:36

    Glória a vós senhor Jesus descha Claro que devemos fazer a vantede de Deus mas nem todos querem fazer avantade de Deus gratidão senhor Jesus pôr tudo que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós osenhor e uma luz que brilha na terra

    ResponderExcluir
  19. Ó Deus, nosso protetor, eu LHE agradeço pela vida de São Gregório Magno. Todavia, me ensine ser um bom cristão. Me ensine vencer o sofrimento, o pecado e a maldade. Me ensine seguir o caminho do discipulado, da salvação, da ressurreição, da misericórdia, da perfeição e da santificação. Me ensine participar da melhor forma possível da Santa Missa. Me ensine ter bons pensamentos. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Me ensine renunciar o que não presta. Me ensine carregar a minha cruz. Me ensine glorificá-Lo. Me ensine ter uma boa conduta. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo3/9/23 18:13

    Como sempre padre João Carlos, o senhor brilha como evangelizador! Que i ESPÍRITO SANTO CONTINUE ILUMINANDO O SENHOR!

    ResponderExcluir
  21. Anônimo3/9/23 18:56

    Juberlita Ferreira, sua Benção Pe.João Carlos! Nos meus tempos de colégio li o Pequeno Príncipe (Exupéry), que me deixou uma grande lição sobre o sofrimento " Antes da Flor,vem o espinho "E assim consegui assimilar,que que todos nós, temos nossas cruzes!!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo3/9/23 22:09

    Deixar me seduzir por te senhor é o desejo do meu coração sempre que leio esse texto bíblico vejo que no caminho tem espinhos mais vale apena seguir 🙏

    ResponderExcluir
  23. Anônimo3/9/23 22:58

    Boa noite padre , peço sua benção, e muita força e livramentos, peço pelo meu filho Gabriel Aragão rola que ele faça o exame e der negativo , que seja apenas um algo que podemos tratar com remédio e ele fique curado , piedade , mesericordia, me ajude senhor .

    ResponderExcluir
  24. Anônimo5/9/23 17:26

    Boa noite Padre Joao Carlos vai orando por mim e minha familia

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Parece que o mundo não gosta de você.

04 de maio de 2024    Sábado da 5ª Semana da Páscoa.      Evangelho.   João 15,18-21 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18. &qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS