PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O maior mandamento de Deus.

O maior mandamento de Deus.

  


   25 de agosto de 2023.   

Sexta-feira da 20ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Mt 22,34-40

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36”Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

   Meditação.   


Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos (Mt 22, 40)

Na parábola do rei que preparou uma linda festa de casamento para o seu filho, os primeiros convidados rejeitaram com violência o convite para a festa e os seus mensageiros. Esses são os que não acolheram Jesus e tudo fizeram para eliminá-lo. Um grupo muito popular e muito religioso também movimentou-se o tempo todo contra Jesus: os fariseus. No evangelho de hoje, um grupo deles vem ao encontro de Jesus, disposto a desmoralizá-lo. Chegaram com uma pergunta aparentemente inocente: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”.

Os eruditos, os mestres da Lei, os mais estudados dos fariseus, viviam em intermináveis discussões sobre as centenas de mandamentos que eles reconheciam nas escrituras e na sua tradição oral. Qual seria o maior mandamento, como hierarquizar tantas normas? Jesus deu uma resposta convincente. ‘O maior e primeiro mandamento é este: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!”. Na verdade, Jesus recitou o início da oração diária de todo judeu, como está no Livro do Deuteronômio, a Oração do Shemá. Ninguém poderia discordar. E Jesus acrescentou: “O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’”.

Perguntaram pelo maior mandamento, Jesus respondeu com dois mandamentos. Amar a Deus e amar o próximo. Aproximou os dois, juntou os dois. Uma coisa não pode ser desligada da outra. Como escreveu São João na sua primeira carta: “Quem diz que ama a Deus que não vê e não ama o seu irmão que vê, é um mentiroso”. Essa relação íntima entre o amor a Deus a ao seu semelhante certamente não era uma novidade, já estava na Escritura. Mas, não estava na prática religiosa dos fariseus, que desprezavam os pobres e ignorantes. Não dá para amar a Deus e não amar os irmãos, particularmente os necessitados, os excluídos. E amar, não com palavras, mas com atitudes, obras, compromissos.

A palavra de Jesus, hoje, é um grande ensinamento para nossa vida. Amar a Deus e amar os irmãos. Esse é o mandamento. A prática da religião não é apenas louvar, glorificar, honrar a Deus com nossos cânticos e louvores. Esse amor a Deus transfigura os nossos relacionamentos, ilumina os nossos compromissos, nos compromete com a justiça, o bem, a verdade. Como amar o pai e não reconhecer e amar os outros filhos dele, seus irmãos e irmãs?



Guardando a palavra

O fariseu queria saber de Jesus qual é o maior mandamento da Lei. Jesus respondeu que o maior e primeiro mandamento é o amor a Deus. Mas, este sagrado dever está unido a um segundo, semelhante ao primeiro: amar o próximo como a si mesmo. Não é possível honrar a Deus com verdadeiro amor, sem interessar-se e comprometer-se com o bem dos seus irmãos, filhos e filhas do mesmo Pai. E amar com o coração do Pai é estar atento aos irmãos que estão em maior dificuldade, para incluí-los, para garantir-lhes as oportunidades necessárias, para estar ao seu lado como bom irmão, como boa irmã.

Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos (Mt 22, 40)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
disseste bem: “Toda a Lei e os Profetas dependem destes dois mandamentos”. A Lei e os Profetas são a Sagrada Escritura. Nela, se revela um Deus que ama seu povo, caminha com ele e o socorre na aflição. Nela, o fiel descobre que agrada a Deus e o honra quando o imita no seu amor pelos pequenos, na sua compaixão pelos sofredores, na sua misericórdia pelos pecadores. E depois de ter falado pelos profetas, o Pai nos fala por ti, Senhor Jesus, deixando tudo bem claro. O verdadeiro culto é fazer a vontade do Pai. O verdadeiro adorador é o samaritano que socorre o assaltado quase-morto, na estrada. O verdadeiro amor é o de quem dá a sua vida pelos amigos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze, com calma, o Pai Nosso. E veja como Jesus nos faz rezar como filhos, sem deixar ninguém de fora. Todos precisamos do pão, do perdão, da libertação, da vitória sobre o mal. Quando reza o Pai Nosso, você intercede por todos os seus irmãos e irmãs. 

Comunicando

Domingo que vem, dia 27, você vai estar comigo na Matriz da Paróquia de São José, em Carpina, Pernambuco. Vai ou não vai? Claro que vai. Mesmo se não for presencialmente, vai se unir à Missa de Ação de Graças pelos 40 anos de minha ordenação sacerdotal pelo rádio, pelo Canal do Youtube ou pela Rede Vida de Televisão. Oito horas da manhã. 

Até amanhã, se Deus quiser!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Eu sou o Kenny Dionísio, escrevo apartir de Luanda Angola, faço fé que Deus o abençoe rica e poderosamente neste 40 anos de sacerdócio, padre João Carlos.🙏

    ResponderExcluir
  2. Meu bom deu mim proteja de todo mau e mim faz ser filé a ti pai amém

    ResponderExcluir
  3. Eu Catarina Ngola escrevo apartir de Angola eu desejo-te muita felicidade ao senhor Padre João Carlos pelo 40 anos de sacerdote que Deus abençoe sempre a tua caminhada hoje e sempre o meu muito obrigada

    ResponderExcluir
  4. EU TE LOUVO PAI DO CÉU E DA TERRA DE TODO CORAÇÃO MEU CORAÇÃO E ALMA TE AMO MEU SENHOR AMEMAMEM MEU JESUS

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos obrigada por fazer parte da minha família e assim trazer de volta a aceitação de meu filho que mudou da água para o vinho ,essa benção já recebi agora aguardo a de meus 2 outros filhos e tenho fé em Deus que ainda darei meu testemunho. Fique na paz e continue sendo assim mensageiro da família de Deus a todos nós.

    ResponderExcluir
  6. Deus o abençoe e o ilumine cada dia mais para q possas continuar nos dando essa reflexão diária e tão simples de se compreender. Deus o ilumine pelos seus 40 anos de sacerdócio e o faça continuar espalhando a todos a Pakavra de Deus!

    ResponderExcluir
  7. Josefa gomes (bibigomes) bom dia Padre João Carlos sua benção parabéns pelos seus 40 anos de sacerdócio que Deus lhe abençoe grandemente para continua com essa missão tão linda e gratidão por me envia tds os dias a meditação da palavra amo e compartilho com amigos um abraço

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João felicitações pelo seu aniversário sacerdotal que Deus continue lhe abençoando com sabedoria vida longa. Que sua mensagem se propague pelo mundo a fora
    Obrigada por todos os dias compartilhar comigo da palavra de Deus
    Louvado seja o senhor Jesus
    (Marlete Manaus am)

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor!
    Quando Jesus afirma que toda a lei e os profetas dependem destes dois mandamentos, está contemplando o antigo e o novo testamento e nos resumindo todos os outros 8 demais, ou seja amando a DEUS sobre todas as coisas, acreditando e assumindo que não há nada nem ninguém que tenha mais importância em nossas vidas e que este mesmo sentimento de amor podemos e devemos transmitir e compartilhar aos nossos irmãos, sem que façamos indiferenças em nada, sem esperar nada em troca, aí nos concientisamos disso.
    O manual para seguir e vivermos esses critérios e termos uma vida digna, correta, justa, cristã, Ele já nos deixou, é a Santa Bíblia, a Sagrada Escritura, e ainda para nos convencer, o Pai submeteu Seu Filho Únigênito para sofrer e morrer da pior forma possível na cruz por nós, assim pagando todos os nossos pecados e nos salvar. Então meus irmãos nos basta só reconhecer e obedecer, O seguindo com fé, pois mesmo com todas as tribulações e dificuldades, Ele já venceu por nós e se perseverantes formos, com certeza continuaremos salvos em busca da santidade até alcançarmos a vida eterna,.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado ao padre, por nós prestigiar todos os dias com as escritas sagradas

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos . Obrigada pelo nosso dia, pelos meus filhos, netos genros e nora e para todos nós peço muita saúde. Principalmente para o meu netinho Bento que tem o problema neurológico. Que Deus nos abençoe a todos amém

    ResponderExcluir
  12. Senhor Deus do Universo, eu LHE agradeço pela vida de São Luís IX. Contudo, me ensine seguir o caminho da fé e da gratidão. Me ensine evitar o pecado. Me ensine amá-Lo com todo o meu coração, com toda a minha alma e com todo o meu entendimento. Me ensine amar o meu próximo como a mim mesmo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada deus por mas um dia ,obrigada por dar mas uma oportunidade de ler o envangelio de hoje

    ResponderExcluir
  14. Sou catequista da primeira comunhão moro em gorje Teixeira,jaru Rondônia,

    ResponderExcluir
  15. Desejo ao Senhor muita saúde, pra continuar esse belíssimo trabalho pastoral!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelos seus 40 anos de vida Saserdotal. Deus o abençoe e proteja sempre para continuar com a sua missão de levar a todos o Evangelho de Deus.

    ResponderExcluir
  17. Glória a voz senhor

    ResponderExcluir
  18. Querido padre João Carlos a sua benção gostaria muito de ir para caprina conversar com você. Mais não posso pois meu marido está intercedendo no imipe. Que Deus te abençoe parabéns um abração

    ResponderExcluir
  19. Realmente , aqui a gente ora a Palavra de Deus. Parabéns pelo seus "SINS" nestes 40 anos de sacerdócio.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS