07 de agosto de 2023.
Segunda-feira da 18ª Semana do Tempo Comum
Evangelho.
Mt 14,13-21
Naquele tempo, 13quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé. 14Ao sair da barca, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. 15Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!” 16Jesus porém lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!” 17Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes”. 18Jesus disse: “Trazei-os aqui”. 19Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. 20Todos comeram e ficaram satisfeitos, e dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. 21E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.
Meditação.
Eles não precisam ir embora. Vocês mesmos dêem-lhes de comer! (Mt 14, 16)
Como foi diferente o banquete de Jesus do banquete de Herodes! O banquete de Herodes é o texto que vem antes desta narração da multiplicação dos pães. As duas narrações estão interligadas. Jesus foi para um lugar deserto e afastado quando soube do que aconteceu com o profeta João Batista. Esta notícia, trazida pelos discípulos de João que sepultaram o seu corpo, mexeu profundamente com Jesus, claro. Além de seu primo, João o tinha batizado naquele movimento de renovação às margens do Rio Jordão. Quando ele tinha sido preso, conta o mesmo evangelho de São Mateus, Jesus tinha voltado para a Galileia, se transferido para Cafarnaum e começado a pregar abertamente. Agora, que soube de sua morte na corte de Herodes, em circunstâncias tão violentas, ele ficou muito abalado. E afastou-se para um lugar deserto.
A notícia do que tinha acontecido na corte do rei, em Tiberíades, circulou rapidamente no meio da população da Galileia. No banquete de aniversário, Herodes, dobrando-se ao capricho da esposa-cunhada, depois de um número de dança da sobrinha, mandou decepar a cabeça de João Batista no cárcere. Na presença dos convidados, foi apresentada a cabeça do profeta numa bandeja. Um banquete de violência onde o prato principal foi a morte do profeta de Deus, que tanta esperança tinha despertado no coração do povo. Um banquete de morte.
Não foi só Jesus que ficou triste. O povo também ficou chocado com o acontecido. E viu como Jesus tinha reagido, retirando-se para o deserto, com os discípulos. Por isso, de todo canto apareceu gente que foi ao encontro dele ou se antecipou à sua chegada. Ao desembarcar, Jesus já encontrou aquele povão todo. E encheu-se de compaixão por eles. Curou os que estavam doentes. E foi ficando com eles... Como já ia ficando tarde, os discípulos chamaram a sua atenção para que terminasse aquela reunião, para o povo voltar e encontrar o que comer pelas aldeias. Uma preocupação justa. Mas, Jesus recomendou que eles mesmos dessem um jeito. Mas, como dar um jeito, se eles só tinham cinco pães e dois peixes?! Seria o suficiente.
Realmente, daquela vez o povo não estava só atrás de benefícios para si. Estava chocado com os acontecimentos, vivendo quase um luto coletivo, solidário com Jesus, mas, ao mesmo tempo, sentindo-se consolado por ele. Mandá-los embora com fome, seria o contrário de tudo o que Jesus estava anunciando, com a proclamação da chegada do Reino de Deus. Assim, Jesus prepara o povo para uma grande refeição, um grande banquete, mandando o povo se sentar. O profeta Isaías tinha falado dessa fartura que Deus iria providenciar: “Vocês que não têm dinheiro, venham e comam!”. Um banquete de vida, Deus alimentando o seu povo, como no tempo do maná, também no deserto. Jesus pegou aquele pouco alimento e deu graças a Deus e começou a dividir os pães e depois os peixes e entrega-los aos discípulos que iam entregando ao povo. Um milagre da providência divina, a multiplicação dos pães e dos peixes. Todo mundo comeu e ficou satisfeito. Mandou ainda recolher as sobras em cestos.
O povo voltou para casa consolado pela atitude acolhedora e amorosa de Jesus, confortado por suas palavras e alimentado pelo pão abençoado, partido e distribuído por ele. Um banquete bem diferente do de Herodes. Lá, a corte celebrou a morte, sufocando a palavra de esperança que o profeta anunciava, pela qual convocava todos à conversão. No deserto, o povo celebrou a vida, no acolhimento de Jesus, em sua palavra de esperança e no pão repartido com todos.
Guardando a mensagem
Os encontros de multiplicação dos pães, nos evangelhos, nos prepararam para a Eucaristia, a Santa Missa. Na Santa Missa, celebramos o banquete da vida. O próprio Jesus acolhe com carinho o seu povo, conforta-o em suas necessidades, fala-lhes ao coração e o alimenta com o sacramento do seu próprio corpo e sangue. Continuamos a partir o pão, fazendo memória de sua vida entregue por nós, pão descido do céu para a vida do mundo.
Eles não precisam ir embora. Vocês mesmos dêem-lhes de comer! (Mt 14, 16)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
nós te bendizemos por tua proximidade, por tua encarnação. Tu és o Deus maravilhoso que se fez um de nós, participante de nossa história humana, companheiro de dores e alegrias. Em ti, experimentamos como é imenso o amor do Pai por nós. Naquele encontro no deserto, com aquele povo tão numeroso que te procurou, celebraste um banquete de vida, enchendo o seu coração de alegria e esperança. Assim, experimentaram que o Reino de Deus tinha chegado, vencendo o banquete de morte da corte de Herodes. Concede, Senhor, que em nossas celebrações eucarísticas experimentemos o acolhimento, a solidariedade, a comunhão contigo e com os irmãos, ao acolhermos tua santa palavra e comermos do mesmo pão que és tu mesmo, para nos fortalecer no caminho da vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Essa linda celebração de Jesus multiplicando os pães no deserto para o seu povo foi como uma preparação para a Santa Missa. A Santa Missa, que nós também chamamos de Celebração da Eucaristia, é a Última Ceia que Jesus celebrou com os seus discípulos na quinta-feira santa. O evangelho vai nos educando para sermos fiéis à participação ativa na Santa Missa dominical.
Começa hoje o Seminário de Salesianidade para voluntários e associados da AMA. O Seminário vai acontecer todas as tardes desta semana, das 14 às 16 horas. No Recife, será presencial, no auditório da Associação, com transmissão pelo Youtube para os voluntários e associados de longe. Para participar, comunique-se conosco pelo 81 3224-9284.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Deus é grande o tamanho da sua bondade é imensa louvado seja nosso senhor Jesus Cristo 🙏
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos sua benção que Deus abençoe sempre. a mim e minha família também 🙏 até amanhã se Deus quiser
ResponderExcluirPadre João Carlos bom dia que Deus abençoe o senhor e sua paróquia. Ea sua equipe de seminários. Amém.
ExcluirAmém
ExcluirEmuito bom isso para nos
ExcluirBom-dia padre João Carlos que Deus abençoe toda minha família e todo nós aqui na terra.
ResponderExcluirPeço orações por todos os padres de nosso Brasil e por todos os Padres do mundo pra Deus proteger e de força pra continuar cada dia mais firme na sua palavra e cuidar bem das ovelhas que Deus escolheu pra vocês cuidar .sua benção Padre e fica com Deus.
OSENHOR É MEUPASTOR E NADA MIM FALTARÁ AMEMAMEM
ResponderExcluirBom dia Padre
ResponderExcluirComecei a acompanhar a liturgia num momento muito difícil da minha vida, meu sobrinho teve pneumonia e bronquiolite e foi para UTI, diante de tantos pedidos com fé o nosso Deus misericordioso operou um milagre e ninguém, nenhum médico soube explicar que no dia seguinte ao entrar na UTI ele teve alta.
Agora, tenho sede da palavra de Deus e todos os dias acesso seu conteúdo no Spotify, Deus mudou a minha vida e todos ao meu redor.
“É impossível viver sem ti, é impossível não encontrar, é impossível não fazer de ti, meu ideal”
Glória a Vós Senhor!
ResponderExcluirNesta passagem, Jesus nos dá mais uma vez, a prova de que se colocarmos nossa esperança, nossa fé em DEUS e confiarmos que Ele tudo pode, quando já não conseguimos por nós mesmos, não precisamos nos preocupar, pois o Pai nos ama e tem o melhor para cada um de nós.
Por isso que utilizou como exemplo, em um de Seus Milagres deixados por Jesus. Entendendo que a multiplicação dos pães e peixes foi para acreditarmos que o pouco com DEUS se torna muito, e tudo que precisamos vem através da Divina Providência, aquilo que nos é permitido, claro desde que seja certo, agrade a DEUS e não prejudique o próximo se pedirmos com fé, apresentarmos ao Pai das misericórdias é possível se multiplicar, pois tudo estará sendo consagrado e abençoado, Ele nos conhece melhor que nós mesmos, sabe e valoriza nosso esforço, nosso cansaço, na Sua compaixão sacia nossa fome, conhece nossas necessidades, assim podemos confiar que tudo se realizará através da sua infinita Misericórdia,.
Paz e.bem obrigada padre pelas palavras é muito forte quando Jesus abençoa os pães que todos tenham o pão de cada dia .Jesus está com o seu povo .Que possamos repartir com os nossos irmãos necessitados .
ResponderExcluirBom dia Padre Joao Carlos. Sua mensagem transmite uma paz no meu coração. Muito obrigado. Que nosso bom Deus te abençoe sempre.
ResponderExcluirBom dia padre , peço sua benção para mim e meus filhos Lucas e Gabriel , nos proteja e afaste todo o mal obrigada senhor pelo dom da vida e perdão e neserucirdia pelid nosso pecado e abençoe também toda a minha família, amém
ResponderExcluirDeus nos abençoe!🙏
ResponderExcluirAMÉM 🙇 🙏 EIS EU QUE EU VENHO TE DAR EIS O QUE EU PONHA-O NO ALTAR O MEU CORAÇÃO 💟GRATIDÃO.
ResponderExcluirGlória a vós Senhor, obrigado por acorda mais um dia por poder ver o brilho do sol o canto dos pássaros pelo ar que respiro, te amo meu senhor ,Jesus manso e humilde de coração fazei o nosso coração semelhante ao vosso
ResponderExcluirBom dia a todos e obrigada pela meditação, Padre João Carlos. Gratidão por tudo q Deus nos dá todos os dias. Peço pela saúde da minha família: meus filhos, netos e genros e nora, pela minha mãezinha e pela união dos meus irmãos q estamos em conflito. Que Deus não s ajude a voltar à paz e à união amém
ResponderExcluirBoa tarde padre João Carlos gostaria de pedir oração pra minha irmã Maria elza silva pra saúde dela
ResponderExcluirBoa tarde ,padre João Carlos , gostaria de receber a palavra que o senhor manda
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos Deus te abençoe sempre com saúde e proteção divina. ❤️🔥
ResponderExcluirSua benção, gosto muito de suas explicações sobre a palavra de Deus e da música também. 🎶. Fico feliz quando o senhor fala baixa a cabeça pra te abençoar.
Boa tarde Padre João carlos, muito obrigado por suas meditacoes, facilita o entendimento. Que Deus o abençoe e ilumine sempre
ResponderExcluirDeus, Pai de misericórdia, eu LHE agradeço pela vida de São Sisto II. No entanto, me ensine evitar o pecado e a lamentação. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine seguir o caminho do discipulado, da oração, da compaixão, da cura, da partilha, da caridade e da bênção. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.
ResponderExcluirGlória, a Deus ? Abençoe grandemente este grande momento das bençãos da divisão de cinco peixes e dois pães,, Deus abençoou e todos ficaram sa
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirObrigada Padre pela palavra
ResponderExcluirSua benção padre João Carlos obrigada por tudo padre João
ResponderExcluirDeus abençoe abundantemente a vida do Senhor. Eu ter essas mensagens da Bíblia no meu celular é uma benção, às vezes, sinceramente, não tenho paciência de ler tudo, mas a primeira estrofe eu não deixo de ler e frisar o conteúdo.E passo para algumas pessoas ou grupos E que abençoada Evangelizaçao essas mensagens! Deus o ilumine cada vez mais!
ResponderExcluir