PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Nós vamos rezar com Jesus na montanha. Você não quer vir também?

Nós vamos rezar com Jesus na montanha. Você não quer vir também?





   06 de agosto de 2023.   

Festa da Transfiguração do Senhor
Encerramento 
da Jornada Mundial da Juventude 
Lisboa 2023


   Evangelho.   


Mt 17,1-9

Naquele tempo, 1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. 4Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias”. 5Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!” 6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos, e não tenhais medo”. 8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.



   Meditação.   


E Jesus foi transfigurado diante deles. O seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz (Mt 17, 2)

Talvez você já tenha passado por isso. Você viajou com aquela pessoa ou a encontrou em algum lugar, mas não se deu conta quem realmente era, ou melhor, quão especial e socialmente importante era aquela pessoa. Já lhe aconteceu algo parecido? Podemos falar isso de pessoas prestigiadas, mas também de pessoas com quem a gente convive no dia-a-dia. Nem sempre, nos damos conta da grandeza moral daquele colega de trabalho, daquela liderança com quem convivemos ou até daquele pai ou mãe que temos. Um dia, mais tarde, ou já tarde, podemos, com surpresa, descobrir quão grande era aquela pessoa.

Os discípulos de Jesus andavam com ele. Conversavam, comiam, rezavam com ele. E, naquele momento, estavam sentindo o clima tenso ao redor dele. E ele mesmo falando em sofrimento, em morte. Eles estavam ficando tristes e apreensivos. Não estamos entendendo as coisas. Quem realmente é ele, o que ele quer? Um dia, alguns deles fizeram uma experiência muito especial: foram rezar com Jesus, na montanha, e o viram transfigurado, iluminado. Ficaram maravilhados. Foi como se de repente o véu caísse e eles vissem quem realmente era o Mestre que eles seguiam. Foi um momento de revelação, que encheu os seus corações de alegria e de júbilo.

O evangelho de hoje quer nos levar à montanha, para estarmos em oração com Jesus. E contando a cena da transfiguração, quer que também nós nos maravilhemos com a revelação de quem é Jesus. Nós o seguimos, nos batizamos em seu nome, nós o invocamos na oração, comungamos com ele... ele é alguém com quem convivemos, a quem queremos bem. Mas, talvez estejamos precisando dessa experiência da oração da montanha para contemplá-lo em toda a sua grandeza, em toda a sua glória.

A narração do evangelista de hoje, São Mateus, está construída sobre as histórias da revelação de Deus no monte Sinai. Lá, no livro do Êxodo, capítulo 19, Moisés sobe a montanha do Sinai acompanhado de algumas lideranças. Vai encontrar Deus e receber dele a Lei para o seu povo. Como Moisés, Jesus sobe a montanha, com três discípulos. É a primeira revelação:
Jesus é o novo Moisés, o legislador do Reino de Deus. 

Na história do Sinai, quando Moisés desceu da montanha, estava com o rosto todo iluminado, o povo nem conseguia fita-lo. Os discípulos veem Jesus transfigurado, o rosto como sol, as roupas iluminadas. E ele conversando com Moisés e Elias. Estes dois homens de Deus de séculos passados eram tidos como representantes das Escrituras do antigo povo de Deus, que as descreviam como a Lei e os Profetas. A Palavra da Deus ilumina a pessoa de Jesus, nos diz quem é ele.
É a segunda revelação: Jesus é o enviado de Des, o prometido das Escrituras. 

No Sinai, Deus falava a Moisés do meio de uma nuvem. Os discípulos viram-se no meio de uma nuvem e ouviram a voz de Deus: Este é o meu filho amado. Escutem-no! Deus mesmo lhes diz quem é Jesus. É a terceira revelação: Jesus é o filho amado de Deus. Ele o deu para nossa salvação.

O povo antigo recebeu a Lei de Deus na Montanha do Sinai. Todo dia, na oração em que recitavam os 10 mandamentos, o povo de Deus começava com as palavras “Shemá, Israel... Ouve, Israel”. Deus diz aos discípulos que ouçam Jesus. Escutem-no! É a quarta revelação: Jesus não é só portador de uma mensagem de Deus, ele é a própria Palavra de Deus.  Precisamos escutá-lo. São João escreveu, no seu evangelho, que ele era o Verbo, a palavra, que se fez carne.


Guardando a mensagem

Na montanha, em oração, os três discípulos receberam uma revelação sobre quem é Jesus: Ele é o novo Moisés, que nos trouxe a Lei de Deus; Ele é o enviado, o prometido das Escrituras; Ele é o Filho amado de Deus; Ele é a própria palavra do Senhor, a comunicação perfeita de Deus a nós. Diante dessa revelação divina sobre quem é Jesus, aos discípulos cabe acolhê-lo, ouvi-lo, segui-lo. Esse momento de céu foi uma força para os discípulos que estavam apreensivos com o clima que precedeu a paixão de Jesus. A orientação que receberam foi de não contar nada a ninguém, até que ele ressuscitasse dos mortos. A ressurreição é a condição divina, gloriosa, vitoriosa de Jesus, o filho de Deus, sobre o pecado, o mal e a morte.

E Jesus foi transfigurado diante deles. O seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz (Mt 17, 2)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
hoje, temos a oportunidade de tomar contato com este belo testemunho sobre a tua pessoa. Tu és o novo Moisés. Como ele, edificas o povo de Deus sobre o evangelho do Reino. Tu és o Messias, o enviado, a realização das promessas de Deus nas Escrituras. Tu és o filho de Deus, filho amado que o Pai enviou ao mundo para nossa salvação. Tu és a própria comunicação de Deus às suas criaturas e aos seus filhos. Dá-nos, Senhor, a graça de verdadeiramente nos deixar maravilhar por esta revelação de tua pessoa. Que pela graça do teu Santo Espírito, esse conhecimento da fé encha nossa vida de sentido e de alegria, para enfrentarmos o dia-a-dia com um novo olhar, com nova disposição. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Jesus pode ser uma pessoa com quem você fala todo dia e não se dá conta de sua grandeza, de sua identidade divina. Contemple Jesus na cruz e fique imaginando esta cena da transfiguração.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


40 comentários:

  1. Respostas
    1. Anônimo6/8/23 07:35

      Amém amém senhor.

      Excluir
    2. Anônimo6/8/23 10:37

      Áurea Dornelas graças e louvor a todos os momentos

      Excluir
    3. Anônimo6/8/23 14:19

      AMÉM

      Excluir
    4. Anônimo6/8/23 14:24

      Deus seja louvado.

      Excluir
    5. Anônimo6/8/23 21:36

      Amém, que Jesus seja Louvado!

      Excluir
  2. Anônimo5/8/23 22:18

    Meu Deus é muito lindo imaginar a sua transfiguração!ja pensou?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/8/23 04:51

    Glória a Deus Senhor Amém

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/8/23 06:45

    Louvado seja Deus que nos enviou seu amado filho para nos salvar.
    Amém 🙏🏼

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6/8/23 06:59

    Amén louvado sejaDeus

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6/8/23 06:59

    Amén louvado sejaDeus

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6/8/23 07:01

    Glória a Deus senhor dos.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/8/23 07:10

    Que sabedoria tem essas lindas pslsvras.Obrigsda .meu ,Deus por iluminar a nosss vida

    ResponderExcluir
  9. Anônimo6/8/23 07:24

    Bom dia! que testemunho lindo Glória a Deus

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6/8/23 07:39

    Amém! Que eu veja essa luz para seguir o filho amado.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6/8/23 07:51

    Amém bom dia Padre João Carlos sua benção 🙏🏼 🙌

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6/8/23 07:53

    Amém 🙏🏽 🙏🏽

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6/8/23 09:25

      Obrigada meu Deus por existir na minha vida!!Sou grata por tudo ,Sois a minha fortaleza!!..

      Excluir
    2. Anônimo6/8/23 09:59

      Obrigada meu Deus , por tudo que tenho,pelos meus filhos e netos, que tua graça permaneça sobre eles

      Excluir
    3. Anônimo6/8/23 15:46

      JESUS É A LUZ DIVINA QUE NOS ENVOLVE A TODOS, É AMOR INCONDICIONAL, É A VERDADE E A VIDA. DO PAI É O REINO, O PODER E A GLORIA PARA TODO O SEMPRE. ERGAMOS NOSSOS OLHOS AO ALTO, DE ONDE VIRÁ O AUXÍLIO.

      Excluir
  13. Anônimo6/8/23 08:07

    Bom dia Padre, lindo o Evangelho, que Jesus possa sempre nos abençoar!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo6/8/23 08:38

    Bom dia padre , feliz dia do senhor , peço por mim e pelo dois filhos , misericórdia ,piedade e livramentos e também para toda mi há família proteção e saúde, que nos livre de todo o mal , abençoe nossa visita aos nisso irmão com paz e tranquilidade, amém e muito obrigada por tudo .

    ResponderExcluir
  15. Anônimo6/8/23 09:21

    Obrigada, Senhor, pela vida do Padre João Carlos, que o Senhor o guarde e o conserve, para que ele possa ajudar ainda muitas pessoas a encontrar o caminho! Que maravilha suas reflexões e ensinamentos! Gratidão!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo6/8/23 09:35

    AMÉM 🙇 🙏 PROCLAMAMOS A JESUS DE NAZARÉ GLORIOSÍSSIMO TRIUNFANTE DEUS CONOSCO ESTÁ, EM CADA LAR ONDE ENCONTRA UM CORAÇÃO FRATERNO 💟

    ResponderExcluir
  17. Anônimo6/8/23 09:39

    Amém SENHOR 🙏

    ResponderExcluir
  18. Anônimo6/8/23 10:37

    Obrigada senhor por sua misericórdia infinita.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo6/8/23 10:48

    Amé🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  20. Anônimo6/8/23 11:23

    AMEM QUA MARAVILHOSO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SALVADOR DO MUNDO AMEME

    ResponderExcluir
  21. Anônimo6/8/23 11:33

    Ótima reflexão 🙏 Podemos fazer esta mesma experiência em nossas vida: a da ORAÇÃO 🙏
    Ótima reflexão padre!

    ResponderExcluir
  22. Glória a Vós Senhor!
    Quanta honra para Pedro, Tiago e João serem chamados para ver a Transfiguração de Jesus, viram também os profetas Elias e Moisés representantes do antigo testamento conversando com Jesus, agora com certeza o mais impressionante mesmo foi a nuvem e a voz de DEUS Pai dizendo, “Este é o Meu Filho amado. Escutai o que Ele diz!” Todos os dias temos a oportunidade de escutar esta mesma voz, basta nós entrarmos em sintonia e abrirmos nossos corações nas orações, nas nossas entregas buscando através da Palavra do Senhor uma visão Profética e aumentar nossa intimidade com o Pai, pois quando permitimos Ele fala conosco, quando reconhecemos ser totalmente dependentes dEle suplicando a Sua Misericórdia infinita Ele vem ao nosso auxilio, quando caídos Ele nos toca com Seu Amor e nos levanta afirmando para nós não temermos nada, pois DEUS nos fala através do Pai, do Filho e do Espírito Santo nos orientando o que devemos fazer, qual o caminho devemos seguir, ou seja mesmo que quando está bom demais com Jesus, precisamos descer a montanha e testemunhar para que outros também subam ao monte e façam a mesma experiência da transfiguração com Jesus ressuscitado,.

    ResponderExcluir
  23. Como sempre uma meditação q nos ajuda a compreender melhor esse momento tão lindo da transfiguração. Obrigada Padre João Carlos. Gratidão pela minha família e pedindo pela saúde de todos em especial dos meus filhos, genros, nora e netinhos. E peço orações pela união entre meus irmãos: estamos super divididos. Que Deus nos ilumine para reencontrarmos o caminho da união amém

    ResponderExcluir
  24. Anônimo6/8/23 12:07

    Senhor JESUS dai-me sabedoria e discernimento.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo6/8/23 14:05

    Por que sendo filho muito amado deixou-o sofrer até a morte de uma forma tão cruel?

    ResponderExcluir
  26. Anônimo6/8/23 14:26

    Deus seja louvado e transfegure o nosso coração. 🙏

    ResponderExcluir
  27. Pai Santo, eu LHE agradeço pela Festa da Transfiguração do Senhor. Todavia, me ajude seguir o caminho do santo temor, do discipulado, do profetismo, do serviço, do testemunho, do amor, da fé, da adoração, da luz, da santificação, da transfiguração e da ressurreição. Me ajude viver na VOSSA presença. Me ajude glorificá-Lo e honrá-Lo. Me ajude trabalhar na construção do VOSSO REINO. Me ajude escutar, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ajude vencer o medo. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo7/8/23 01:23

    Gloria a Deus

    ResponderExcluir
  29. Anônimo7/8/23 07:32

    Bom dia padre João Carlos. Que bela homilia a transfiguração de Jesus. Que eu possa está nessa montanha com Jesus em oração. Jesus é o filho amado de Deus.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo7/8/23 09:08

    Senhor Jesus dai-me a sabedoria de ti louvar passar pra réus filho o ensinamentos glória au pai ao filho e ao espírito santo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

É pouco tempo.

09 de maio de 2024   Quinta-feira da 6ª Semana da Páscoa.       Evangelho     Jo 16,16-20 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16...

POSTAGENS MAIS VISTAS