PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Como Jesus reagiu à morte de João Batista

Como Jesus reagiu à morte de João Batista

 


   05 de agosto de 2023.   

Sábado da 17ª Semana do Tempo Comum


   Evangleho.   


Mt 14,1-12

1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”.
3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou para a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.

   Meditação.   


Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta (Mt 14, 5)

Herodes, que mandara matar o profeta João Batista, ficou sabendo da fama de Jesus e ficou cheio de temores. Pensou logo “é João Batista que voltou, ressuscitou”. O evangelista Mateus aproveita para contar como foi a morte de João Batista e quem era esse mesquinho e violento governante.

Herodes era rei na Galiléia, a região onde Jesus morava. Tinha construído uma cidade para sua capital, à beira do Mar da Galiléia. Era um monarca vassalo de Tibério César, imperador romano. Para agradá-lo, Herodes pôs o nome de sua capital de Tiberíades. Mantinha-se às custas de impostos arrancados da população da Galiléia.

Era o tempo do profeta João Batista. E o Batista andou criticando o rei por suas maldades e por sua vida familiar escandalosa: estava vivendo com a mulher do seu irmão Felipe.

Olhando direitinho o texto, dá pra gente identificar os sete pecados do rei Herodes.

1. Ao ouvir falar de Jesus, imaginou que era João Batista que tivesse voltado. Ficou logo com medo.

2. João Batista bem que tinha razão. O rei devia dar exemplo, não viver maritalmente com a cunhada.

3. Ele mandou prender João Batista por causa das críticas que o profeta lhe fazia, publicamente. E queria mata-lo. Só não o fez logo, com medo da reação do povo. Mandou prender, amarrar, colocar na prisão o profeta inocente e desarmado.

4. Na festa do seu aniversário, no seu palácio, os convidados eram gente graúda que o sustentava no trono, gente que se beneficiava do seu governo.

5. Gostou da dança da mocinha, sua enteada, prometeu-lhe dar qualquer coisa que pedisse. Agiu com grande irresponsabilidade.

6. A mãe mandou a filha pedir a cabeça de João Batista em um prato. Ele ficou triste, mas não teve coragem de negar-se a atender o capricho da amante e voltar atrás diante dos convidados.

7. Mandou degolar João Batista na prisão, sem nenhum processo ou julgamento.

Com a morte de João Batista, não morreu a esperança que ele suscitou com sua pregação e com o batismo de penitência no Rio Jordão. Jesus, visivelmente, tomou o seu lugar no imaginário do povo. Ele que andava pela Judeia, voltou para sua região, a Galileia, se estabeleceu em Cafarnaum e começou o seu trabalho missionário. Por isso, Herodes ficou tão preocupado.


Guardando a mensagem

Por que será que o evangelho conta essa história da morte de João Batista com tantos detalhes, realçando os graves defeitos do governante Herodes? Com certeza, para enaltecer a figura do profeta João e o vigor de sua pregação que convocava todos a se converterem, do pequeno ao grande; também para preparar o leitor para a perseguição que as autoridades de Jerusalém moveriam contra Jesus.

Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta (Mt 14, 5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
lemos no evangelho, que quando soubeste desta morte cruel do teu primo João Batista, voltaste da Judeia para a Galileia, para a tua região, onde tinham ocorrido esses episódios tão tristes. Não te deixaste intimidar. Pelo contrário, foi a oportunidade para começares a tua missão publicamente, pregando o Reino de Deus. É como quem diz, caiu um profeta, levanta-se outro. Senhor, teu exemplo é um grande ensinamento para nós. Ajuda-nos a não nos deixarmos paralisar pelo medo ou pela omissão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Preparando a sua participação na Missa deste domingo, dê uma olhada no evangelho de amanhã: Mt 17,1-9, o evangelho que narra a Transfiguração do Senhor.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Anônimo4/8/23 22:56

    A vida cristã é muito difícil passasse por muitas coisas o exemplo maior foi o que Jesus passou durante a sua trajetória pela terra. Que Deus continue tendo compaixão de nós 🙏

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/8/23 07:34

    Bom dia padre João Carlos sua benção Tou muito aperiada com minha dívida que não consigo sair ori pôr mim Pará que posso viver em paz 🙏. que Deus abençoe e mim ajudei não consigo dormir pensando como sair dessas dividas mim ajudar com suas orações. até amanhã se.Deus quiser

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/8/23 07:38

    O SENHOR GRADE EM MINHA VIDA NADA VAI NOS SEPARAR DE TE MEUE.TE.AMO AMEM.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/8/23 07:40

    Obrigada Padre João Paulo! Deus te abençoe, o Senhor me faz muito bem com a meditação da Palavra, sou grata as sua interpretação da palavra.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/8/23 07:59

    Bom dia padre , Deus te abençoe, senhor obrigada pelo dom da vida minha e dos meus filhos e toda minha família , te peço perdão e mesericordia para mim e meus filhos e toda minha família , Deus na sua infinita bondade nós proteja e nós livra de todo o mal , amém

    ResponderExcluir
  6. Glória a Vós Senhor!
    Naquele tempo a força do mal, da ganância já perseguia os autênticos na fé, os profetas e os seguidores de Cristo, como provado no Evangelho, a filha de Herodes induzida pela mãe, pede a cabeça de João Batista numa bandeja.
    Vários outros Cristãos desde os Apóstolos, sabemos que tiveram o mesmo fim. Podemos afirmar que mesmo sofrendo até a morte, quando acreditamos em um DEUS Misericordioso, que venceu a morte para que tivéssemos vida plena, então concluímos que aqueles que seguem um DEUS verdadeiro, DEUS de Abrão de Jacó e de Moisés, DEUS dos deuses alimenta no coração a certeza que pelo batismo, nasceu para vida eterna.
    Enquanto quem renegar a DEUS se corrompendo para o lado do mal, perderá sua vida para sempre, porque não importa quanto tempo passe, o mal que é forte já foi derrotado por Aquele que é bem mais Forte.
    Este é um chamado que DEUS nos faz, para que como Igreja peregrina oremos pedindo proteção aos irmãos que estão até os dias atuais sendo perseguidos pela fé, que sejam fortes pois o Eu Sou, o Advogado fiel o Paráclito está e sempre estará ao lado dos justos até o fim,.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/8/23 08:19

    Bom dia padre João Carlos que nossa mãe Maria passa à frente e o espiro santo nos abençoe nesse dia
    Hoje meu pedido de oração vai para todos aqueles moradores de rua e os presos e aqueles que tão no leito de Ospital amém

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nus cubra com seu manto sagrado, com muita saúde,paz, felicidade,para mim, minha família e para todos nós. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/8/23 09:00

    Gosto do seu método pedagógico. É difícil entender trechos da Bíblia. Que Jesus nos abençoe

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço pela minha família e peço a união entre meus irmãos q estamos sempre em conflitos. Peço pela saúde dos meus filhos, netos, nora e genros, em especial do Bentinho que tem um problema neurológico, que a misericórdia Divina através dos terapeutas o ajudem a ficar bom amém.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/8/23 16:28

    Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5/8/23 19:02

    Linda mensagem padre João Carlos. Quanta coragem!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo5/8/23 20:57

    Senhor peço pela saúde da minha filha,Maria Alice para uma rápida recuperação. Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Senhor, mostra-nos o Pai!

27 de abril de 2024    Sábado da 4ª Semana da Páscoa.       Evangelho    Jo 14,7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós m...

POSTAGENS MAIS VISTAS