PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Marta, Maria e Lázaro, discípulos e amigos de Jesus

Marta, Maria e Lázaro, discípulos e amigos de Jesus



   29 de julho de 2023.   

Dia dos Santos Marta, Maria e Lázaro, 
discípulos e amigos de Jesus


   Evangelho.   



Jo 11,19-27


Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.

21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.

25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.


   Meditação.   


Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele (Jo 11, 20).


Na Igreja, hoje estamos festejando os irmãos Marta, Maria e Lázaro, discípulos do Senhor. Marta é a figura de uma cristã cheia de fé, especialmente nos momentos de maior dificuldade e sofrimento. O caminho de fé de Marta é o caminho de fé da comunidade cristã e de cada um de nós.


Marta - você lembra dela - é a irmã de Maria e de Lázaro, amigos de Jesus que moravam em Betânia. Maria é aquela que ficou sentada aos pés de Jesus, escutando seu ensinamento, enquanto Marta ocupava-se dos afazeres da casa, lembra?! Na cena de hoje, Marta foi ao encontro de Jesus quando ele estava chegando e Maria ficou em casa, sentada.


Bom, tinha acontecido uma coisa muito triste. Lázaro tinha morrido. Elas, suas irmãs, tinham mandado chamar Jesus quando ele ainda estava gravemente enfermo. Mas, Jesus não apareceu. Quando ele veio chegar, Lázaro já estava morto há quatro dias. A cena é essa: Jesus está chegando... Marta vai ao encontro dele, antes dele visitar o túmulo do amigo.


Vamos prestar atenção nas quatro coisas que Marta disse a Jesus:


A primeira palavra de Marta foi essa: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido”. Na verdade, isso é uma queixa, porque Jesus demorou a ir ver o seu amigo. Elas contavam que Jesus o curasse da doença. Nós também passamos por momentos de muita dificuldade. Clamamos por Deus. Às vezes, parece que ele não vem nos socorrer. Nossa oração toma então um tom de reclamação.


Vamos à segunda palavra de Marta: “Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. Uma palavra que mostra sua confiança no poder de Deus que opera em Jesus. Seu coração está aberto à ação de Deus. Mesmo não sendo prontamente atendidos como pretendíamos, manifestamos ao Senhor nossa confiança. Confiamos nele. Não entendemos os seus planos, mas confiamos nele.


A terceira palavra de Marta no diálogo com Jesus foi essa: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. Ela tem a crença que boa parte do seu povo tem: no último dia, haverá a ressurreição dos mortos. Sabe que Deus agirá no tempo dele. Nós também temos uma fé como a de Marta. Acreditamos que Deus é Senhor de tudo e, lá no fim da história, vai realizar todas as suas promessas.


A quarta e última palavra de Marta foi impressionante. “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”. É uma bela afirmação de sua fé. Reconhece que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, o prometido. Ela está dizendo que crê em Jesus que está ali presente, a revelação plena do Pai. Jesus tinha lhe dito: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais”. Ela confessa sua fé em Jesus, que está ali diante dela. O dom de Deus é não só para o final de nossa jornada. O dom de Deus, em Cristo, é já para hoje. Ele é a ressurreição e a vida.


Marta fez o caminho da fé, os quatro passos. Está pronta para o sinal da ressurreição do seu irmão Lázaro.





Guardando a mensagem


Marta é uma discípula de Jesus. O seu caminho de fé é também o caminho de cada cristão, o nosso caminho. No seu caminho de fé, ela deu quatro passos no seu encontro com Jesus: passou da queixa para a confiança nele; e de uma fé genérica para uma fé pessoal em Jesus Salvador. Que bom que você possa percorrer esse mesmo itinerário: da queixa passar à confiança em Jesus; da fé genérica passar a uma adesão pessoal a Jesus Salvador. Nele, manifestou-se a vida de Deus.


Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele (Jo 11, 20).


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

como Marta, que perdeu seu irmão Lázaro, nós também passamos pela perda de um ente querido. É uma dor profunda, uma tristeza muito grande que se experimenta, sobretudo se se tratar de um pai, de uma mãe ou de um filho ou filha. Em muitas situações, rogou-se ardorosamente pela cura daquela pessoa e o milagre aparentemente não aconteceu. Perdoa, Senhor, se não compreendemos os teus desígnios. Essa vida biológica que nos deste se esgota com o tempo. Mas, a vida que nos deste não termina na morte do corpo. Olhamos para ti, Jesus, e contemplamos a tua ressurreição. Cremos que venceste a morte e estás vivo e ressuscitado. Cremos na ressurreição da carne. Como tu, seremos ressuscitados para vivermos sempre contigo, na comunhão do Pai e do Santo Espírito. Sabemos, na fé, que a ressurreição será plena e total, quando chegar o dia da ressurreição da carne, na tua volta. Queremos viver, Senhor, nessa fé. E acompanhar, na oração, os que partiram. Recebe a todos eles na tua santa morada. E conforta os corações sofridos pela ausência dos seus entes queridos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Reze, hoje, pelos seus falecidos. E, aparecendo oportunidade conforte alguém enlutado, com as palavras da fé.


Comunicando


Começa hoje o Módulo III do nosso estudo bíblico sobre o Livro do Profeta Ezequiel. Mesmo quem não participou dos módulos anteriores, vai poder começar agora. O módulo começa com um repasse dos estudos feitos até o presente. Nosso encontro semanal, na Segunda Bíbica, é no Youtube, no Canal Padre Joao Carlos e começa às oito e meia da noite.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. SUA BENÇÃO PADRE. POR ACASO ENCONTREI SEU BLOG, ESTOU GOSTANDO MUITO DE ACOMPANHAR A REFLEXÃO DO EVANGELHO POR AQUI. DEUS TE ABENÇOE SEMPRE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua bênção padre João Carlos. Eu escuto as suas meditação todos os dias.

      Excluir
  2. Bom dia .Amém 🙏🏿🙏🏽🙏🏿🙏🏽🙏🏿🙏🏿

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pe João Carlos, peço minha benção,que meus queridos familiares e amigos, que já si foram, principalmente minha mainha, que Deus a levou para sua nova morada, mais que mim conforte meu coração,que sofro muito com a sua ausência. Abençoe a mim e minha família e a todos nós. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Padre pesso que reze por meus entes queridos. Obrigado.

      Excluir
  4. Bom dia sua benção padre que Deus e Jesus nos derrama todas as bençãos as famílias amigos e parentes amém 🙏🙏🙏♥️♥️❤️❤️

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amo suas reflexões abençoe minha família amém

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Padre João Carlos, pela preciosa meditação diária da Palavras de Deus!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia 🌄, a paz de Cristo e amor de Maria.
    Para todos nós 🙏🙌. DEUS minha família tua é. DEUS abençoe 🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos e mais uma vez obrigada pela meditação, Padre João Carlos. Gratidão pela minha mãezinha, pelos meus filhos e toda minha família. Peço a Deus saúde para todos e em especial para meu netinho Bento, q tem um problema neurológico, que Deus realize o milagre da cura nele amém

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Padre João Carlos. Não esqueça de rezar por Ieda Sobral . Conto com suas orações. Agradeço muito. Deus o abençoe e proteja.

    ResponderExcluir
  10. Amei a meditação do Evangelho.

    ResponderExcluir
  11. Glória a vós senhor nesse evangelho jesus descha bem Claro que quem vive crê em mim não morera já más jesus e o caminho a verdade ávida gratidão por tudo que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós boa tarde 🙏

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos suas reflexões são uma grande benção. Pe. Abençoe minha família Cuiabá e Paraná.Jesus manso e humilde fazei nosso coração semelhante o vosso amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você consegue amar seus inimigos?

     12 de setembro de 2024.    Quinta-feira da 23ª Semana do Tempo Comum    Evangelho    Lc 6,27-38 Naquele tempo, falou Jesus aos seus dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS