PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A semente que caiu no meio dos empinhos

A semente que caiu no meio dos empinhos




   28 de julho de 2023.    

Sexta-feira da 16ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho    


Mt 13,18-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Ouvi a parábola do semeador: 19Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.
20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.
22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.
23A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem outro sessenta e outro trinta”.



   Meditação    


A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto (Mt 13, 22)

Aquele povo todo estava ouvindo Jesus. Ele, na barca, sentado. Era nessa posição que os mestres ensinavam: sentados. O povo à beira mar, ouvindo. E Jesus contando a parábola dos terrenos. O semeador saiu semeando a sua semente. E ela caiu em quatro terrenos diferentes. Quatro, claro, para falar de todos os terrenos que recebem a semente. Quatro é um número de totalidade. Uma parte caiu à beira do caminho. Outra, num terreno pedregoso. Outra, no meio de espinhos. E o quarto terreno foi uma terra boa.

Uma história como essa, todo mundo ali podia entender. Grande parte dos seus ouvintes eram agricultores. E plantar era com eles. Será que eles entendiam o significado da parábola? Com certeza, alguma coisa, entendiam. Mas, depois, conversando entre eles, certamente vinham muitas ideias. E parábola é assim. Não tem um único significado. Não é um enunciado de uma verdade arrumadinha. É uma chave para o entendimento de uma alguma coisa que está acontecendo.

E o que está acontecendo? Bom, a pregação do evangelho. Ontem e hoje, a palavra está sendo semeada. E as pessoas, como você, recebem a palavra em situações diferentes. Umas como um terreno à beira do caminho. Outras, como um terreno pedregoso. Alguém como um terreno de espinhos. Por sorte, tem também quem a receba como um terreno bom. Só aí vai prosperar a palavra semeada.

Podemos imaginar essa parte do terreno de espinhos. Que plantas estariam nesse terreno? Pensa aí: Cactos, cardos, maliça, esporão, unha de gato... bom, já tem bastante. Coitada da semente que cair num terreno desse! Não vai pra frente. Pode até nascer e crescer, mesmo fraquinha, mas será sufocada pelos espinhos. Não dá fruto nenhum.

Olha o que Jesus explicou: "
A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto" (Mt 13, 22).

Então, esses espinhos têm nome: as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza. O que poderiam ser preocupações do mundo? Bom, eu fico pensando na vaidade, na ostentação, na ditadura da opinião formulada pela mídia... E o que seria ilusão da riqueza? Aqui é mais fácil: a ganância, o apego ao dinheiro, a tentação do luxo, a discriminação dos pobres... 

O certo é que realizar a palavra, isto é viver a palavra que nós recebemos, pode nos custar, nos pedir renúncia, nos indicar novas atitudes. O terreno (que somos nós) precisa se abrir a essa palavra, recebê-la bem, permitir que ela crie raízes, cresça em nós. Não permitamos que o ritmo do dia, as preocupações da vida, e mesmo as distrações, a
 ilusão dos bens deste mundo nos afastem dela, pior ainda, a sufoquem.




Guardando a mensagem

A palavra é como a semente que o agricultor semeia, espalha pelos terrenos. A parte que caiu no terreno cheio de espinhos não deu fruto nenhum. A plantinha até cresceu, mas foi sufocada pelos espinhos. Espinhos pode ser o modo de pensar do mundo (que privilegia a aparência, que nos estimula à vaidade e ao orgulho, etc.). Espinhos podem ser também a ilusão da riqueza (o apego aos bens materiais, o desprezo pelos humildes, a ganância). Espinhos são também desejos que fujam do nosso controle (na sexualidade desregrada, na dependência do álcool, por exemplo). O que será que nós poderíamos fazer para receber melhor a semente da palavra de Deus, no caso de seu terreno estar assim cheio de espinhos? Quem sabe, comecemos procurando limpar o terreno, deixar algumas coisas ruins de lado. Deixemos que a semente, a palavra, reoriente a nossa vida. Vamos dar ao Reino de Deus o primeiro lugar. Não deixemos que ninguém sufocar essa semente. Ela está destinada a dar muitos frutos em nossa vida.

A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto (Mt 13, 22)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
no meu terreno, tem uns espinhozinhos, não vou negar. Mas, sei que a tua própria palavra é uma força para me ajudar a removê-los. Conto com a tua graça. Quero que a tua palavra, que recebo cada dia com grande alegria, seja a luz a orientar a minha vida. Dá-me, Senhor, a paciência do agricultor que prepara o terreno, rega a plantinha, limpa os matos e espera pacientemente que ela cresça e produza frutos. Que a tua palavra cresça, dia após dia, em minha vida e dela tu possas colher muitos frutos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Lendo o texto de hoje em sua Bíblia (Mt 13,18-23), escolha uma palavra ou uma pequena frase e marque-a em sua própria bíblia. Podendo, transcreva-a no seu caderno espiritual.

Comunicando

Hoje, faço show na cidade de Goiana, PE, dentro dos festejos de Nossa Senhora do Carmo. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. Está página de Mateus e suas parábolas é interessante para nossas vidas semeando fé e colhendo confiança em Deus que sejamos capazes de entender a Palavra e dar frutos bons para a sociedade

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA TUAS PALAVRAS SENHOR ME ALIMENTA CADADIA MAISE MAISAMAISA

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre à sua bênção

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!!mi chamo Diva luiza amo as meditações

    ResponderExcluir
  5. Glória a Vós Senhor!
    Hoje o Evangelista Mateus nos orienta com mais uma parábola do Reino, esplicando que Jesus é o Semeador, nossos corações os terrenos os solos e as nossas vidas são as sementes.
    Sabemos que todas as árvores dependem de cuidados para brotar, formar, crescer e produzir frutos.
    Estes cuidados são nada mais que, viver constantemente o Amor de DEUS em tudo, isto é, valorizando e praticando a Palavra, obedecendo os Seus mandamentos, valorizando Seus Sacramentos, vivendo a humildade e fazendo nosso melhor ao próximo, posso afirmar que como autênticos Cristãos, se testemunhamos nossa fé e nos atentamos para estes cuidados, não importa em qual terreno hoje está nossos corações.
    Se decididos estamos em ouvir e por em prática o Evangelho, Jesus nos transforma em terra boa, nossos corações florescerão e sempre iremos exalar o perfume de DEUS nos nossos frutos aqui em vida e ainda levaremos esta fragrância até alcançarmos o objetivo principal, o paraíso celestial,.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos que nossa mãe Maria passa à frente e o espiro santo nos abençoe nesse dia tão especial amém

    ResponderExcluir
  7. Que benção receber a palavra todos os dias! Obrigada, Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  8. Amém glória a vós senhor Jesus descha bem Claro que e presesomos observa bem apalpava gratidão por tudo que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós bom dia

    ResponderExcluir
  9. AMÉM 🙇 🙏. Que maravilha 🌼 QUE HAJA PACIÊNCIA AMOR EM NOSSOS CORAÇÕES 💕 PARA COMPREENDER O EVANGELHO DE JESUS COM GRATIDÃO. DEUS TE ABENÇOE PE.JOÃO CARLOS.


    ResponderExcluir
  10. Bom dia . A semente é a palavra de Deus que é entregue ao semeador para trazer até nós ajudando a nos preparar o nosso terreno para receber, mas muitas o semeador não tem o cuidado a preparação para semear e deixa cair ao longo do caminho o que fazer para ajudar nesta missão.

    ResponderExcluir
  11. Gratidão pela meditação que tanto bem nos faz!

    ResponderExcluir
  12. Cada dia compreendo melhor evangelho, obgda padre

    ResponderExcluir
  13. Esse evangelho de hoje é forte é nosso dia.a dia peço-lhe oração pra enfrentar os meus dias sua. Benção padre João Carlos uma filha de Deus de pato branco Paraná

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Muita gratidão por tudo, por superamos tantos obstáculos com a graça de Deus. Peço saúde para minha família, filhos, netos, genros e nora e TB para toda a família. Que Deus nos ajude a sermos a terra boa para a semente da sua palavra possa prosperar, amém

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Pe João Carlos! Gratidão por suas lindas reflexões da Palvra de Deus, que me ajuda a rezar com mais fervor e sentir sempre mais gosto pela oração! Deus o abençoe e o Espírito Santo ilumine sempre mais seu sacerdócio e sua missão Unidos em oração Edleuza

    ResponderExcluir
  16. Ó Senhor bom e clemente, eu LHE agradeço pela vida de Santo Inocêncio I. entretanto, me ajude compreender e viver a VOSSA palavra. Me ajude fugir do pecado e da idolatria. Me ajude seguir o caminho do amor, do discipulado, da bênção, da santificação, da libertação, da adoração, da fidelidade e da misericórdia. Me ajude guardar os VOSSOS mandamentos. Me ajude vencer o sofrimento, a escravidão e a perseguição. Me ajude produzir bons frutos. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém

    ResponderExcluir
  17. Boa noite;
    Que linda meditação, nos ensina senhor a colher os bons frutos!

    ResponderExcluir
  18. Seja bendito o teu santo nome senhor Jesus abençoe todos do mundo inteiro obrigada padre sua benção

    ResponderExcluir
  19. Senhor nos ajude a Dener em boas terras para colher bons frutos

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Padre João Carlos obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Padre,JOÃO CARLO, ouvi pela primeira vez o seu evangelho aqui nesse blog,enviado por um amigo e vou começar a te seguir, sou baiano,mas moro em Campo Grande/ MS

    ResponderExcluir
  22. Anônimo1/8/23 11:15

    As parábolas de Jesus é sempre um alívio em nossa alma

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Peçam e receberão.

  10 de outubro de 2024.   Quinta-feira da 27ª Semana do Tempo Comum   Evangelho   Lc 11,5-13 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos...

POSTAGENS MAIS VISTAS