PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A evangelização liberta as pessoa de sua mudez.

A evangelização liberta as pessoa de sua mudez.

 



   11 de julho de 2023.   

Terça-feira da 14ª Semana do Tempo Comum

     Evangelho.    


Mt 9,32-38

Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.
35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

     Meditação.    


Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar (Mt 9, 33)

Você é um cidadão. Você é uma cidadã. Coisa muito boa, parabéns. Mas, é um cidadão que participa ou que apenas assiste o que está acontecendo? Olha que aqui vai uma grande diferença, não é verdade? Há cidadãos que acompanham o movimento da sociedade, formam sua opinião, discutem, dão palpite... de alguma forma, participam. E há cidadãos que estão por fora, estão à margem, não se sentem em condições de dar sua opinião. Estão mudos, silenciosos. Não participam. Você conhece pessoas assim?

Por que será que há pessoas assim, mudas, num país democrático e numa Igreja de comunidades? Talvez o país não seja tão democrático assim. E a Igreja não esteja assim tão comunitária. O fato é este e é grave: há pessoas deixadas à margem, sem efetiva participação, que não têm opinião para dar ou que apenas repetem a visão dos grupos econômicos detentores dos grandes veículos de comunicação.

Esse problema, com certeza, havia no tempo de Jesus. Gente calada, silenciada por uma educação autoritária ou por uma situação política repressora. Gente acostumada a viver à margem, desconsiderada, só contada para os impostos, mas sem nenhuma participação e envolvimento na vida do país. 

No evangelho de hoje, está dito que Jesus, vendo o seu povo, compadeceu-se dele, vendo, naquela gente cansada e abatida, ovelhas sem pastor. E por onde ele andasse – povoados, cidades, sinagogas – ensinava, pregava o evangelho do Reino e curava todo tipo de doença e enfermidade. As curas eram uma forma de concretização do efeito da pregação. A Palavra de Deus resgata a dignidade da pessoa, acorda a sua condição de filho de Deus, devolve sua condição de protagonista de sua própria história. Boa parte das doenças se alimenta do abatimento das pessoas, de sua permanente humilhação, de sua falta de horizonte. Jesus, com a força divina, anunciava o amor de Deus, libertando, curando, expulsando o mal da vida das pessoas.

E é aí que entra a história do homem mudo que apresentaram a Jesus. Como eles entendiam, estava mudo porque estava possuído por um demônio. Justo. Povo calado, silencioso, sem opinião sobre nada de importante só pode mesmo estar possuído por uma força maligna que o impede de se sentir e de se expressar como filho de Deus, como cidadão participante e informado, capaz de dizer sua palavra sobre o mundo. Quando o demônio foi expulso, ele começou a falar.

É isso que ocorre com a pregação do Evangelho, o amor de Deus comunicado pela presença de Jesus... os que estão à margem são chamados para o centro; aos que não estão enxergando, os cegos, é dada a luz da fé; os que estão possuídos pelo mal, pela doença, experimentam o poder libertador de Deus. O mudo começa a falar... o cidadão passivo começa a participar.


Guardando a mensagem

Apresentaram um mudo a Jesus. Quase sempre a doença era explicada pela dominação de um mau espírito. Jesus expulsou o demônio e o mudo começou a falar. Em nossa sociedade, há um grande número de cidadãos mudos, silenciosos, à margem dos processos sociais. A verdadeira evangelização liberta essas pessoas de sua mudez, fazendo delas cidadãos participantes na sociedade e na Igreja.

Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar (Mt 9, 33)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
ficamos felizes quando percebemos que a pregação da Palavra de Deus está gerando cristãos conscientes, responsáveis e participativos na vida da Igreja.  Ficamos felizes quando percebemos que cidadãos antes passivos, desconsiderados, começam a ter sua opinião, a se sentir envolvidos e participantes nos processos. É assim que tu continuas curando os mudos, libertando-os das correntes da dominação do mal. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Talvez hoje se apresente uma situação em que você precise emitir sua opinião. Faça um esforço para participar. Participando, a gente contribui, esclarece, aprende, forma opinião. A evangelização cura as pessoas de sua mudez.

Comunicando

Por favor, marque aí na sua agenda: 27 de agosto, último domingo do mês vocacional, Missa de Ação de Graças pela passagem dos meus 40 anos de ordenação sacerdotal. A Missa será em Carpina, Pernambuco. E por que em Carpina? 
Porque foi lá que eu me ordenei. Se você não puder participar presencialmente, programe-se para participar pelas redes sociais. 27 de agosto, 9 horas da manhã. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

29 comentários:

  1. Que saibamos ser amigo da verdade que seja sim ou que seja não? Senhor te abençoado padre por nos orientar o caminho que leva a Jesus🙏 Por Juliana e por seu pai cada um Deus já sabe o que peço iluminação 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo.

      Excluir
    2. Amei o evangelho de hj do homem mudo ou seja a mudez.Parabéns pelos anos de Servidão ao Senhor 🙏🙏🙏🙏

      Excluir
    3. Palavras da Salvação Glória a vós senhor amém

      Excluir
  2. Deus o abençoe, Pe João Carlos! O inspire sempre seguir os passos de Dom Bosco, utilizando das redes sociais na evangelização e a cantar as maravilhas do Senhor numa linguagem profética, anunciando o novo reino. Parabéns pelos 40 anos dedicados ao povo de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João.gosto muito de suas reflexões. A primeira coisa que faço quando levanto é a reflexo sua. Quando não tem fico sentindo falta.
    No dia do Evangelho dos porcos ñ recebi fiquei com pena. Deveria ser bem interessante é profunda.muito obrigada.creio que todos os que recebem gostam de suas reflexões...abraco fraterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode "adicionar à tela" o link do blog e ter acesso rápido a todo o conteúdo das meditações, inclusive as que já foram publicadas.

      Excluir
  4. Moro no Rio de Janeiro. Estou rezando por sua perseverança.

    ResponderExcluir
  5. Airam Martins11/7/23 07:08

    Bom dia
    Q deus abençoe tdos os pastores , q suas ovelhas se multipliquem com sabedoria no evangélio em nomw de jesus..Amém..

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Deus te abençoe sempre com muita saúde paz sabedoria.

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    Jesus com seu Poder de curar pela imposição das mãos, no tocar ou até mesmo de longe, seu objetivo sempre foi através da cura, na Palavra no ungir, no testemunho para sempre salvar, mas por ser justo Ele sempre chamava atenção e incomodava aqueles que se achavam sábios e conhecedores da lei.
    Sabemos que a esperança de Jesus e a alegria do Pai é que sejamos Seu discipulado nesta geração e nos esforçando para viver a lei do Amor pela Graça sejamos salvos, assim nós aproveitando todos exemplos deixados difundir o Evangelho anunciando a Boa nova e guiados pelo Espírito conseguir aumentar ao máximo possível o Reino do Céu.
    Quando Jesus disse: Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”
    Podemos entender que diz: pedir ao Pai para quê envie Cristãos autênticos para evangelizar, servir, mostrando o Caminho para todos os povos cansados e abatidos, presos pelas idéias mundanas e que ainda infelizmente estão sem Pastor, melhor dizendo, aqueles que precisam de todas as formas de cura e de libertação, aqueles que ainda não conhecem a Palavra de DEUS e desconhecem os princípios do Reino que conduzem a salvação,.

    ResponderExcluir
  8. Cristo veio para quebrar todas as algemas porém e importante perceber que o silenciar nem sempre vem de fora mas muitos se calar por e ficam mudos dentro de nossas igrejas,por não ter "pastores que orientem para o caminho da verdade assim como a sociedade digo o mundo secular e preciso abrir os olhos e a mente para entender que e preciso olhar para dentro de nós que estamos anunciando jesus caminho verdade e vida não o contrário Padre sua homilia e extraordinária que bom se muitos de nossos sacerdotes ao invez de se preocupar com luxos olha_se para o real sentido de terem se tornado sacerdotes não digo só o clero mas muitos de nos agentes de pastorais ficamos fechando nossos ouvidos e nos falamos para oque está acontecendo ao nosso redor

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre , Deus nós abençoe, peço por toda a minha família, senhor Jesus obrigada por dom da vida e dos meus filhos e tida a minha família, e perdão meus nossos pecados e tenha compaixão e mesericordia, amém

    ResponderExcluir
  10. Que o Espírito Santo de Deus nos ilumine hoje e sempre Amém....Bom dia a todos!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia ! E verdade quando se diz que a doenca é um demônio , tive uma experiência com a depressao , as vezes eu estava bem , conversando , trabalhando e do nada eu sentia um peso nos meus ombros , meu semblante caía , minha voz mudava e estava eu na angustia da depressão. Passei a dormir a base de remedios é uma das piores doenças , a doenca da alma .

    ResponderExcluir
  12. Bom dia,muito obrigada pelos esclarecimentos e por rezar por nós Padre,rogo a Deus por todos que estão com a doença da alma,principalmente da minha família, que encontre nestas Palavras uma luz,uma força!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia,Deus abençoe o senhor padre

    ResponderExcluir
  14. PadreJoao Carlos inha Bênção sou Maria das Graças e agradeço muito a Deus por tudo que ele tem feito em minha vida e de todos que acompanha o Senhor principalmente os acamados que nem eu é um remedio pra nossa alma e almenta cada vez mas a minha Fé moro em cajueiro seco Pernambuco eu queria receber as meditações por sua Equipe Deus é Maravilhoso eu recebo por minha amiga da Capela Senhor do Bom Fim e hoje a palavra ta bem clara basta crer e confiar em Deus ouvir e ingerir a palavra e esperar o tempo de Deus obrigado Padre que Deus te der saúde pra continuar dando a nós esse encinamento saude pra sua Equipe e pra a AMA que faz um trabalho muito lindo pensa no prossimo eu não sei botar pra eu receber a meditação eu colocar prateve dois Avc e as vez falo errado como eu queria ter essas meditações enviadas por sua Equipe as vez no acompanho sua missa no horario certo porque tomo remedios controlado mas depois assito pelo youtub eu queria que enviace a meditação pra eu Deus abençoe todos voces poderosamente os seus louvores é muito Bom eu até durmo quando estou com dores eu tambem teve Câncer no colo do útero faz seis anos e ainda to em tratamento peço que Reze por eu Amem minha Bênção Padre Joao Carlos

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde a todos. Vamos rezar por todos q pediram e que estão precisando. Também peço pelo meu netinho, Bento ( e hoje é o dia de São Bento) q sofre com uma sequela neurológica muito difícil. O nome é distonia. Ele não sustenta o corpo, não tem boa deglutição, não senta não fala e não anda. Mas tenho fé que Deus vai curá-lo. Por isso peço muitas orações e sua benção padre João Carlos, amém.

    ResponderExcluir
  16. Olá padre João Carlos a sua benção. O poder de Deus é grandioso me dá força senhor nessa caminhada de Evangelização.

    ResponderExcluir
  17. Deus bondoso, eu LHE agradeço pela vida de São Bento. No entanto, me ensine vencer o sofrimento. Me ensine seguir o caminho do discipulado, da bênção, da compaixão, da evangelização, da cura e da oração. Me ensine expulsar o que não presta. Me ensine fugir do pecado e da blasfêmia. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Rogério barbosa11/7/23 19:20

    Eu quero me aproximar de Deus, busco todos os dias ser mais parecido com o pai, seguir os mandamentos que ele nos deixou, quero que o espírito santo entre em mim e não me deixe nunca mais! Na minha vida ele está acima de tudo, ele é o primeiro e eu o segundo.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite padre João Carlos sua benção eu Maria pesso oração pó um problema na minha vista quase não enchergo pra ler a meditação da palavra de Deus eu gosto de ler mas se torna difícil pesso suas orações

    ResponderExcluir
  20. Parabéns padre João Carlos, pelas bênçãos dos seus quarenta anos de evangelização!!!

    ResponderExcluir
  21. Seja louvado nosso Senhor Jesus Cristo, hoje e sempre. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Que Deus nos abençoe e nos cure e livre de todas as enfermidades.


    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, Padre João Carlos, que Deus dê muita saúde, e os abençõe hoje e sempre, fraterno abraço

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O Espírito Santo nos conduz ao amor.

08 de maio de 2024   Quarta-feira da 6ª Semana da Páscoa.      Evangelho    Jo 16,12-15 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“T...

POSTAGENS MAIS VISTAS