PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Não foram vocês que me escolheram

Não foram vocês que me escolheram



12 de maio de 2023

Sexta-feira da 5ª Semana da Páscoa 


                               Evangelho                                


Jo 15,12-17

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

                               Meditação                                 


Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês (Jo 15, 16)

Que grande graça, nós sermos cristãos. Nós aceitamos seguir Jesus, nós o escolhemos como referência fundamental de nossa vida. É por isso que nos chamam de cristãos. Somos seus seguidores. Nós fizemos uma opção por ele, como nosso modelo e salvador. Mas, olha o que ele hoje está nos dizendo: “Não foram vocês que me escolheram, fui eu que escolhi vocês”. Ele nos amou e nos escolheu, por primeiro. O amor dele foi antes do nosso. Como disse o apóstolo: “Quando ainda éramos pecadores, ele nos amou e se entregou por nós”.

O amor de Deus nos precede. Ele deu o primeiro passo, quando ainda estávamos no pecado. A gente sempre pensa com uma lógica diferente. Um dia, meditando a história do filho pródigo (Lucas 15), me dei conta que o filho errado voltou pra casa, em primeiro lugar porque havia um pai misericordioso esperando-o. Esse amor, que ele já tinha experimentado quando estava em casa, vinha antes de sua própria conversão. Movido por esse amor, encorajado por ele, é que este filho pródigo se levantou arrependido e começou o seu caminho de retorno à casa do Pai. Não foi só a conversão que o levou de volta para casa. Em primeiro lugar, foi o amor do Pai que o atraiu e criou as condições para a sua volta. Meditando assim, compus aquela música ‘Meu Bom Deus’. “Meu bom Deus, o teu amor me trouxe aqui”. O amor de Deus é antes do nosso.

A Igreja, no Concílio de Trento, concluído em 1563, explicou que o início da justificação brota da graça preveniente de Deus, por Jesus Cristo, pela qual somos chamados, sem qualquer merecimento de nossa parte. Em resposta, podemos consentir livremente nesta graça e cooperar com ela (Cf Trento 797).

O mesmo mandamento do amor fraterno está baseado nesta experiência de termos sido amados por primeiro. “Amem-se uns aos outros, como eu amei vocês”. Aliás, esse amor vem bem antes no amor do Pai por Jesus: “Como o Pai me amou, eu amei vocês”.


Guardando a mensagem

No antigo catecismo de perguntas e respostas, nós decorávamos uma resposta muito especial. Éramos perguntados: “Você é cristão?”. Respondíamos, em coro: “Sim, sou cristão pela graça de Deus”. É disso que nos fala o evangelho de hoje. A salvação é uma iniciativa de Deus que nos amou primeiro, vindo ao nosso encontro, nos oferecendo a graça da redenção em Cristo. Ele nos amou primeiro. Em resposta, acolhemos a graça do Senhor e procuramos, cheios de gratidão, viver como discípulos de Jesus, apoiados pela graça do seu Espírito em nós.

Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês (Jo 15, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nós te bendizemos por nos teres escolhido como teus discípulos e discípulas. O Pai nos amou e te enviou para nossa salvação. Tu nos escolheste e nos designaste para darmos fruto. O fruto primeiro é nos tornarmos teus discípulos. Obrigado, Senhor. Dá-nos a graça de sermos perseverantes e fiéis no teu caminho. Senhor, nos dias de hoje, mesmo no meio de dificuldades, dá que o teu povo realize a sua missão de ser luz do mundo. Que nós teus discípulos e discípulas, mostremo-nos responsáveis na proteção da vida, generosos na solidariedade e confiantes na misericórdia divina. É assim que vamos manifestando amor uns pelos outros e revelando ao mundo o amor com que nos escolheste e amaste. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, comente a palavra de hoje: "Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês".

Comunicando

O Canal Padre João Carlos no Youtube alcançou a marca de 100 mil inscritos. E parece que você ainda não se inscreveu nele. É tão simples. É só clicar onde está escrito: inscrever-se. E é sempre bom clicar no sininho para receber um aviso quando estivermos ao vivo. Estou lhe enviando o link do Canal para você se inscrever. Pode ser?
 
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Glória a Vós Senhor!
    Estes são os mais importantes dos mandamentos, "Amarás teu DEUS de todo teu coração sobre toda existência e amai ao próximo como o próprio Jesus nos amou", ou seja dar a vida se necessário pelo próximo (sem distinguir e nem diferenciar em nada), fazer tudo que está ao nosso alcance de coração, sem nada esperar em troca.
    Bondade, gentileza, camaradagem, doação, desapego, enfim a cultura do bem, tudo isso alegra o coração do Pai e foram deixados de herança pelo Filho, nosso Salvador, assim devemos como Cristãos compartilhar este sentimento fraterno de amigo com nossos irmãos, conduzindo a Boa nova, demonstrando sempre esperanças, nos esforçando para estar no estado de graça e servindo na alegria do Cristão estaremos preparados para vencer qualquer situação, pois fomos escolhidos a exemplo dos primeiros Cristãos da Igreja primitiva, para viver em comunidade, em comunhão e partilha, como amigos, com nossos irmãos e na fé em Cristo sermos mais que vencedores,.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre Deus abençõe o Senhor

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João sua benção

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos não deixo de ouvir suas meditações que recebo de grandes amigos. Sou evangélica mas sou cristã e louvar a Deus não nos distancia uns dos outros.
    Ouvir a palavra todos os dia me renova e me alegra. Parabéns!! Bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória à Deus que em Cristo nos reconciliou!!

      Excluir
  5. Amém glória a vós senhor Jesus desse não foi vocês que me escureram foi eu que esculhe vocês gratidão senhor por tudo obrigada padre João Carlos por tudo que enviaste para nós minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo

    ResponderExcluir
  6. Amém 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻 obrigado Jesus 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos Deus te abençoe sempre com saúde e proteção divina. ❤️‍🔥 o ❤️‍🔥.
    Lindo o evangelho de hoje.
    Sua benção.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos minha benção, que Deus, Nosso senhor Jesus Cristo, que nos conceda a graça, de sermos escolhidos por seu grande amor por nós. Abençoe minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Que Deus nos ajude a sermos fiéis e dignos do amor de Deus sempre amém

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde senhor padre sua b

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde senhor padre sua bênçãos Deus abençoe tds nós e mundo inteiro amem assino de portugal

    ResponderExcluir
  12. CONTINUA COM O TEXTO DO EVANGELHO DESCONFIGURADO!!!

    ResponderExcluir
  13. Padre joao carlos, obrigado pelas mensagens de todos os dia: Robson santiago de BH/MG

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos a sua benção que belo reflexão obrigada. Que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  15. Pai santo, Pai querido, Pai amado, eu LHE agradeço por tudo de bom que foi feito na vida do VOSSO povo. Entretanto, me conceda a graça para seguir o caminho do Espírito Santo, do apostolado, do amor, da fidelidade, da alegria e da virtude. Me conceda a graça para ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça para fugir do pecado e das perturbações. Me conceda a graça para fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça para fazer bons frutos. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Padre João Carlos lhe assisto todos os dias lhe admiro muito gosto do seu trabalho de nos ensinar,a amar e respeitar a Deus,lhe desejo muitos anos aqui conosco dando pra nós tanta sabedoria.imgtande abraço.

    ResponderExcluir
  17. josefaramostravasso@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Os intelectuais no tempo de Jesus, sumiram de cena! Misericórdia, Senhor. Marcio/MG.

    ResponderExcluir
  19. Obrigada nossa senhora de Fátima 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  20. Coloque meu número pra receber as meditação 85 991247980 e o da minha amiga 86 994408773

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS