PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Estamos no mundo, mas não pertencemos ao mundo.

Estamos no mundo, mas não pertencemos ao mundo.

 



 13 de maio de 2023

  Dia de Nossa Senhora de Fátima.  

Sábado da 5ª Semana da Páscoa


                               Evangelho                             


Jo 15,18-21

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.
20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.

                               Meditação                            


Se o mundo odeia vocês, saibam que primeiro me odiou (Jo 15, 18)

Quando você começa a se comportar como um cristão de verdade, muita gente estranha. É o que Jesus está nos dizendo hoje: “o mundo gosta do que é seu”. No evangelho de João, fica bem clara a oposição que o mundo faz a Jesus. O mundo, na compreensão desse evangelho, são as pessoas e as estruturas que se opõem a Deus. É bem verdade que Deus amou tanto o mundo que enviou o seu filho único para salvá-lo. Mas, nem todo mundo acolheu Jesus. E, na verdade, boa parte de seu mundo estranhou sua mensagem e suas atitudes e o rejeitou, levando-o à morte de malfeitor na cruz.

O mundo está dominado pelo pecado e, portanto, está sempre na oposição a Deus, em oposição ao Deus verdadeiro revelado por Jesus. O mundo pode até formar para si uma imagem falsa de Deus, ter um deus que lhe convenha. Pode ver que as pessoas que tramaram a morte de Jesus eram pessoas religiosas, mas serviam a uma falsa imagem de Deus. Sentiram-se ameaçadas pelo jeito de Jesus falar de Deus e tratar os sofredores e, em nome do seu deus, mataram-no.

O cristão é alguém que é tirado do mundo. É bom explicar melhor isso. Jesus falou assim: “O mundo odeia vocês porque eu os escolhi e os apartei do mundo”. Jesus nos escolheu, nos chamou. Ser escolhido por Jesus, seguir Jesus é afastar-se do mundo, isto é, desvincular-se do mal do mundo. Dá pra entender? Não é que o cristão possa viver fora do mundo. Ele afasta-se do mal que está no mundo, mas vive no mundo. Na ceia, Jesus pediu ao Pai: “Eu não peço que os tires do mundo, mas que os livres do maligno”. Estamos no mundo, mas não somos do mundo.

O mundo perseguiu Jesus. E desconfia de qualquer um que se pareça com Jesus. Olha o que ele fala no evangelho de hoje: “Se o mundo odeia vocês, saibam que primeiro ele me odiou”. E por que o mundo odeia Jesus? Pela mesma razão que o mundo do tempo de Jesus o odiou e o matou. A mensagem de Jesus e o seu modo de se conduzir na vida eram uma permanente denúncia contra o egoísmo, a dominação, a manipulação, a alienação que movem o mundo. Jesus vivia e pregava radicalmente a fraternidade, a prioridade dos pequenos e sofredores, a liberdade, o amor a Deus e aos irmãos, a vida segundo a vontade de Deus. A vida dos cristãos devia ser uma pregação permanente (mesmo sem sermão) contra a infidelidade, a desonestidade, a busca de privilégios, a exploração; uma pregação em favor da santidade do matrimônio, da sacralidade da vida, da justiça e do perdão como caminho para a paz. Quem anda assim, afastou-se do mundo, mesmo vivendo nele.

Sair do mundo é como a saída do povo do cativeiro do Egito. É obra de Deus em nós. Jesus disse isso a Nicodemos: “tem que nascer de novo”. Sair do mundo é um êxodo, é um novo nascimento. Obra de Deus, com nossa adesão.


Guardando a mensagem

O seguidor de Jesus, a seguidora de Jesus, pautando-se pelo seu evangelho, com certeza, pelo estranhamento do mundo, vai sofrer incompreensão, pode sofrer rejeição e até perseguição. Foi assim com Jesus. Se o comportamento e as palavras de um cristão não incomodam o mundo, tem alguma coisa errada nele. Não porque procuremos oposição e encrenca. Jesus não procurou confronto e briga. Mas, o mundo só gosta do que é seu.

Se o mundo odeia vocês, saibam que primeiro me odiou (Jo 15, 18)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
disseste “se me perseguiram, também perseguirão vocês”. E estamos começando a entender o porquê: porque o cristão não pertence mais ao mundo, não pensa e não age mais como o mundo. Agora, isso não é fácil, Senhor. É verdade, tu não nos disseste que seria fácil. Na verdade, nos ensinaste a tomar o caminho estreito, pois larga é a estrada que conduz à perdição. Continua, Senhor, rezando por nós ao Pai, pedindo que não nos tire do mundo, mas que nos livre do mal que está nele. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Vá planejando o seu domingo. Há uma enorme diferença entre um dia de folga e o Dia do Senhor.

Comunicando

Neste dia de N. Sra. de Fátima, que tanto recomendou a oração do Rosário, que tal você fazer uma forcinha e rezar o terço, hoje? Querendo rezar conosco, baixe o aplicativo Rádio Amanhecer, no seu celular. O terço mariano nessa emissora começa às 18 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Aceitar que não pertencemos ao mundo é um grande DESAFIO para o Cristão. Aceitar que o seguimento de Jesus trás PERSEGUIÇÃO e não bajulação nos meios sociais em que vivemos é um grande DESAFIO comportamental.

    ResponderExcluir
  2. Obgda por um dia da palavra do senhor Jesus Cristo amém

    ResponderExcluir
  3. Maria Elisabete Sampaio

    ResponderExcluir
  4. Senhor, perdão por aqueles que não te buscam,nao te querem e não te amam. Sacia suas almas sedenta com o vosso amor.Um amor misericordioso de um Pai,que busca resgatar suas vidas, libertando-as da morte e do pecado.Mas,eles não O reconhecem,e muitos preferem permanecer em seus erros e pecados.Perdão e misericórdia,pelos os meus pecados e os pecados da humanidade.

    ResponderExcluir
  5. Glória a Vós Senhor!
    Quando Jesus nos diz o mundo, pode se traduzir imundo o maligno, as trevas, o mal odeia os que seguem a Luz, aquela que não se apaga jamais, Jesus Cristo, porque ao nascerem são batizados com o Espírito Santo de DEUS, e neste momento recebem o Selo indelével a marca da Promessa, assim deixamos de ser criaturas e pela Graça Santificante somos filhos amados, somos apartados e retirados do mundo, ou seja recebemos a oportunidade de Santidade, nos é oferecida a Promessa, a garantia do céu.
    Assim fomos protegidos de todo mal, conforme a Palavra, o Evangelho nos afirma todos os dias, nossa batalha não é contra carne e osso, más sim espiritual. Observemos que, quanto mais evoluímos espiritualmente o inimigo inventa e investe mais de todos os lados (tecnologias, distorções dos princípios cristãos, distrações diversas) para roubar nosso tempo, para nos prender as coisas passageiras, as mundanas e não termos tempo para DEUS.
    Ai a necessidade de utilizarmos o discernimento e a percepção da fé e entender que precisamos nos revestir com a armadura do cristão e alimentar O Doce hóspede da nossa alma, o Espírito Santo que em todas situações vem ao nosso auxílio, ao nosso socorro, guia nossos caminhos, aí a importância de priorizarmos as coisas edificantes, aquelas que não passam, nos esforcarmos buscando constantemente sabedoria e aumentar a nossa intimidade com o Senhor dia a dia,.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Nossa Senhora de Fátima, mim abençoe mim dê saúde e orientação da minha vida, para toda a minha família e para todos nós 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Senhor Jesus Cristo perdão por nossas faltas e perdoe os nossos pecados e nos ajude a ter mais fé e paciência... amém 🙏🙏.

    ResponderExcluir
  8. Amém 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos e muito obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Temos q assumir nossa missão de cristãos no mundo, mesmo que seja difícil. Que o Espírito Santo de Deus nos dê essa força amém

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus,cura teus filhos de todas as doecas deste mundo,coloca mais amor em nossos coracoes,tendes puedade e misericordia dos teus filhos desanparados e abondonados,os drogados e marginalizados pela alta sociedade,e por todos os teus filhos com alguma deficiencia,fisica,mental e espiritual.

    ResponderExcluir
  11. Deus, nosso Pastor, eu LHE agradeço pela Solenidade de Nossa Senhora de Fátima. Todavia, me ensine seguir o caminho do apostolado, do serviço, da pregação, da oração e da fé. Me ensine dá bons testemunhos. Me ensine viver o meu batismo. Me ensine ser um bom missionário. Me ensine ser obediente ao Espírito Santo. Me ensine fugir do ódio, do pecado e da perseguição. Me ensine guardar a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Que o senhor Deus por meio de seu filho e de sua Mãe Maria santíssima nos de as bênçãos e nos ilumine sempre Amém
    Em especial para todos aqueles que precisam de Maria assim como os pastorinhos tiveram a proeza de serem visitados por ela e os abençoou Amém .

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Se pedirdes em meu nome....

  03 de maio de 2023   Festa de São Felipe e São Tiago, apóstolos.    Evangelho   Jo 14,6-14 Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o C...

POSTAGENS MAIS VISTAS