PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Jesus em oração por nós

Jesus em oração por nós



23 de maio de 2023

   Terça-feira da Sétima Semana da Páscoa.  


      Evangelho.     


Jo 17,1-11a

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, 2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste.
3Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. 5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.
6Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, 8pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste.
9Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. 11aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”.



     Meditação.     


Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus (Jo 17, 9)

Você já viu um pai rezando por seus filhos? Uma mãe rezando por seus filhos? O que eles pedem a Deus? Eles começam agradecendo pelos filhos que têm, não é verdade? Reconhecem que eles lhes foram confiados por Deus para que cuidassem deles. E rogam todo bem em seu favor: a saúde, a solução dos seus problemas, a fortaleza para vencerem as adversidades. Os mais idosos também dizem a Deus que já cumpriram sua tarefa, a missão que receberam. E, assim, pedem a Deus que, no dia em que partirem, seus filhos se conservem firmes na fé que receberam. Assim é a oração dos pais cristãos.

No evangelho de hoje, podemos ver Jesus rezando pelos seus discípulos, rezando por nós. Durante a ceia, num certo momento, Jesus se dirige ao Pai, com toda intimidade, e reza por nós, seus discípulos. “Eu te rogo por eles, porque são teus”. Estamos começando a leitura do capítulo 17 de São João, que é chamado de a 'oração sacerdotal de Jesus'. E como foi a oração de Jesus naquele momento?

Primeiro, ele reconheceu que foi o Pai que lhe confiou aquele grupo, de quem ele se tornou tão próximo e tão amigo. Ele disse: “Eles eram teus e tu os confiaste a mim”. Os discípulos ali estavam no lugar de todos os seguidores de Jesus, eles nos representavam. Depois, Jesus disse ao Pai que tinha feito tudo quanto ele tinha mandado. “Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer”. Disse que tinha manifestado o nome do Pai aos discípulos, isto é, lhes revelara o Pai. E como ele tinha feito bem a obra de Deus, ele disse que também os discípulos fizeram bem a sua parte: guardaram a sua palavra, as palavras do Pai que ele lhes comunicou, acreditaram que ele era o enviado do Pai. 

Nessa oração, Jesus pediu para nós uma coisa muito especial. Queria nos dar a vida eterna. Foi isso que ele pediu ao Pai. ‘Quero comunicar a vida eterna a eles, com o poder que me deste’. E a vida eterna, disse o próprio Jesus, é que te conheçam, Pai, a ti e a mim, que tu enviaste. E ele insistiu: “Não rogo pelo mundo, rogo por eles. Eu já não estou no mundo. Eles permanecem no mundo”. Aí pediu que nos livrasse do maligno, do mal que está no mundo; que o Pai nos consagrasse na verdade; e nos conservasse unidos a ele. 

Quanta coisa bonita Jesus pediu pra gente ao Pai, naquela bela oração de despedida!




Guardando a mensagem


Jesus rezou por nós, que coisa maravilhosa! Aprendemos muitas coisas com sua prece. O Pai nos confiou a Jesus, para que ele cuidasse de nós, nos conduzisse de volta para sua casa. Em obediência ao Pai, Jesus nos revelou o amor deste Deus maravilhoso. E valorizou a nossa resposta: a nossa fé, o nosso amor por ele, o zelo que temos por sua palavra. O presente mais precioso que podemos receber, conforme Jesus rogou ao Pai, é a vida eterna. A vida eterna é a nossa vida humana cheia da glória de Deus, plenificada pelo seu amor, vida que a morte não mata mais; vida que desemboca na eternidade, como felicidade e realização em Deus. E essa foi a obra de Jesus, por excelência. Pela doação de sua vida, ele nos comunica a vida eterna. Continuamos no mundo, mas não somos do mundo. Somos de Cristo, somos de Deus. Mas, continuamos no mundo, onde temos a grande responsabilidade de transformá-lo, promovendo a verdade, construindo a unidade e vencendo o mal.

Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus (Jo 17, 9)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu realizaste bem a obra que o Pai te deu para fazer. Tu nos revelaste o imenso amor do Pai por nós, pelo mundo, por todos. Nesta tua oração sacerdotal, nos sentimos todos incluídos e abraçados por tua preocupação, por teu carinho, por tua prece. É a oração de quem ama, de quem dá a vida pelos seus. Sabias bem, Senhor, que iríamos encontrar muitas dificuldades nesse mundo e que, por isso, precisaríamos da força de Deus. Continua, Senhor, orando por nós: para que não nos deixemos seduzir pelo mal da injustiça, da mentira, da violência. Ora por nós para que não cedamos à tentação da divisão, da indiferença e da incredulidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Rezando a Novena de N. Sr.a Auxiliadora

Hoje é o 9º e último dia da Novena, com o tema "Com Maria, cantemos o louvor de Deus!"

Senhora, sob o sopro do Espírito, tu disseste que as gerações te chamariam bem-aventurada. Nós retomamos o canto das gerações passadas para que não se interrompa esse reconhecimento amoroso: o Senhor fez grandes coisas em teu favor. E exaltamos em ti o que de mais luminoso a humanidade ofereceu a Deus, a criatura humana na sua perfeição, de novo criada em justiça e santidade.

Ó Maria, Virgem poderosa, Tu, grande e ilustre defensora da Igreja, Tu, Auxílio maravilhoso dos cristãos, Tu, terrível como exército ordenado em batalha, Tu, que só destruíste toda heresia em todo o mundo: nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições, defende-nos do inimigo; e na hora da morte, acolhe a nossa alma no paraíso. Assim seja.

Comunicando

Hoje é o último dia para você escrever sua cartinha a Nossa Senhora, com o seu pedido. Depois de escrevê-la, fotografe com o seu celular e nos mande pelo whatsapp 81 3224-9284. Nós vamos imprimir o arquivo e levar amanhã, dia 24, ao Santuário de N. Sra. Auxiliadora, em Jaboatão, na peregrinação da AMA.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Glória a Vós Senhor!
    Esta oração, é uma da mais belas que Jesus faz ao Pai, onde se entrega sem reservas de corpo, alma e Espírito Em Divindade, chamada oração sacerdotal de Jesus, onde também Jesus vem nos dá a certeza que se nós também com nossas vidas O glorificarmos, ou seja O aceitarmos como nosso único Salvador, formos perseverantes, fiéis aos mandamentos de DEUS e tomarmos a sua Palavra como guia, cheios do Espírito Santo, na sabedoria e no discernimento, estaremos sempre negando os prazeres mundanos, assim nos esforçando para aumentar cada vez mais nossa intimidade com o Pai e permanecer no estado de graça, também alcançaremos o céu, a Glória eterna, morada dos Anjos,.

    DEUS enviou seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo mas para que o mundo seja salvo por Ele. (Jo 3,17)

    ResponderExcluir
  2. Que o espiro santo nos abençoe nesse dia amém

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Eu. Maria das Mercês de Jesus Silva venho parabenizar o padre João Carlos pela soletração da novena de nossa senhora Auçilhadoura e pedir a nossa. Senhora saúde paz e a6 alegria e força para viver que ela enterceda a nosso sr Jesus Cristo por. Nós amém e. Ao padre João carlosmuita forca paracondusir suas. Ovelhas amém?

      Excluir
  4. Dia senhor Jesus, obrigada pelo dom da vida ea dos meus filhos ,nós abençoe e proteja a mim e meus filhos e tida minha família, senhor cura meu irmão nenem , tenha mesericordia e o salve , nossa senhora auxiliadora rigor por nós , amém

    ResponderExcluir
  5. Que Deus abençoe sempre a minha família, dando paz, saúde e proteção e que Nossa Senhora cobre todos com o seu Manto Sagrado.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, o texto do evangelho, continua desconfigurado. Percebo que o problema está nas frases com tarjas e que estão formatadas de forma centralizada, diferente do resto do texto que está formatado na margem esquerda. Bom, creio que é isso.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela meditação diária, Padre João Carlos que Fernando n

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Que Deus siga nos protegendo e abençoando todos os dias. Peço pela saúde de toda a minha família, dos meus filhos e minha sempre amém

    ResponderExcluir
  9. Pertencemos a Deus. Nós não pertencemos ao mundo. Misericórdia de nós, Senhor. Sua benção Padre. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela meditaçao Padre Joao Carlos eu sou a Marisia

    ResponderExcluir
  11. Bomdia .gratidão por suas palavras tão abencoadas,e que sejamos sempre tocados por essa luz divina de compreender cada vez mas a palavra de Deus. Amen

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS