PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Enfrentar as tribulações com coragem e confiança em Deus

Enfrentar as tribulações com coragem e confiança em Deus



22 de maio de 2023

   Segunda-feira da 7ª Semana da Páscoa.  


     Evangelho.     

Jo 16,29-33

Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”

      Meditação.      


No mundo, vocês terão tribulações. Mas, tenham coragem! Eu venci o mundo (Jo 16, 33)

Estamos no final do diálogo de Jesus com os discípulos, ainda à mesa da ceia pascal, a última ceia. Embora os discípulos demonstrem adesão a Jesus e aos seus ensinamentos, a verdade é que na hora da paixão se dispersarão e Jesus vai estar sozinho. Foi o que Jesus comentou: “Eis que vem a hora – e já chegou – em que vocês se dispersarão, cada um para o seu lado, e me deixarão só”.

É nesse momento que Jesus reafirma sua total confiança no Pai que o enviou, que o sustenta, que estará sempre ao seu lado. “Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”, tinha dito em outra ocasião. E ele está certo do apoio do Pai, porque está sempre em comunicação com ele pela oração e porque está sempre fazendo a sua vontade. Ali, à mesa, ele disse uma coisa impressionante: “Mas eu não estou só; o Pai está comigo”.

Ainda assim, você pode pensar: mesmo com toda confiança em Deus, na cruz, Jesus se sentiu só e abandonado. Na cruz, pelas três da tarde, gritou em alta voz: “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?”. É uma palavra que impressiona, uma oração no meio da agonia naquela cruz. Mas também ali, ele está em oração. É uma oração que brota de suas dores físicas e de seu sentimento humano de quem se sente traído e injustiçado. Ele se sente só e abandonado. A oração de Jesus não é uma oração de revolta, mas uma oração de confiança. Reclama ao Pai, porque o sabe presente. Na verdade, essas suas palavras brotam do Salmo 21 (22). Apesar desse refrão tão forte – Meu Deus, porque me abandonaste – este salmo celebra a defesa que Deus faz do seu servo sofredor e a confiança nele. A ressurreição foi a resposta do Pai à prece do seu filho. A ressurreição é a sua vitória sobre o pecado, o mal e a morte. Jesus enfrentou tudo e venceu.

Esta confiança no Pai, Jesus quer passar para o seu rebanho. “No mundo, vocês terão tribulações. Mas, tenham coragem! Eu venci o mundo”. O discípulo, a discípula, mesmo enfrentando os dramas da vida, as crises que não faltam, olha para Jesus e se sente acompanhado, acompanhada. Ele não nos deixa sós. Ele está conosco. Sua ascensão, isto é sua condição de estar agora em Deus, lhe permite estar conosco de uma forma real e diferente de antes. O Espírito Santo é quem atualiza a sua palavra e a sua missão. Assim, ele, que passou por tanto sofrimento e venceu, nos oferece a sua experiência, a sua graça, a sua confiança em Deus. E mais: nos oferece a vitória que ele alcançou em nosso favor, o perdão, a reconciliação com Deus. Na ascensão, nós o contemplamos vitorioso. Nessa condição, ele continua nos animando a resistir nas adversidades, a lutar com esperança e a confiar em Deus.


Guardando a mensagem

Nós - seguidores de Jesus, seus irmãos e irmãs - também passamos por muitas dificuldades, problemas, fracassos, perseguições,... Nós nos encontramos, por vezes, na mesma condição dele, que foi incompreendido e perseguido. Se nossas provações forem vividas em comunhão com Deus e se estivermos de fato fazendo a sua vontade, então essa confiança de Jesus no Pai pode ser também nossa. E de onde vem essa confiança de Jesus? Jesus faz referência a Deus, o seu Pai. Ele confere o seu caminho, permanentemente, pela oração. Conhece o Pai, sabe que ele é fiel, que o ama, que sempre estará ao seu lado. Você também pode ter os mesmos sentimentos de Jesus, como São Paulo nos recomendou. Fortaleça, no seu coração, a convicção que Deus, na sua imensa misericórdia, por causa do seu filho Jesus, ama você, é eternamente fiel e não lhe abandonará nunca.

No mundo, vocês terão tribulações. Mas, tenham coragem! Eu venci o mundo (Jo 16, 33)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a tua palavra vai nos edificando como pessoas renascidas na fé e fortes nas dificuldades. Naquela tempestade no mar, tu acalmaste os discípulos, dizendo: “Sou eu. Não tenham medo”. No meio daquele vendaval, naquela noite escura, os discípulos fizeram uma experiência maravilhosa: a tua presença redentora. Tu, Senhor Jesus, és o Deus que domina o mar, que acalma a tempestade. Pensando bem, nunca nos deixaste sozinhos no meio das tormentas. Nós é que somos distraídos. É quando experimentamos, com emoção, a força de tua proteção e a grandeza do teu amor. Muito obrigado, Senhor. Em nossas travessias difíceis, enche-nos de confiança. Em nossas noites escuras, reveste-nos da fé. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Novena de N. Sra. Auxiliadora

Hoje é o 8º dia da Novena de Nossa Senhora Auxiliadora, com o tema "Com Maria, sejamos promotores da vida".

A santa Mãe de Deus nos ensina que o primeiro passo para dar vida àquilo que nos rodeia é amá-lo dentro de nós, escreveu o Papa Francisco. Diz o Evangelho que ela: “conservava todas estas coisas, meditando-as no seu coração” (cf. Lc 2, 19). Como é importante educar o coração para o cuidado, para cuidar das pessoas e das coisas. Com Maria, sejamos promotores da vida. 

Ó Maria, Virgem poderosa, Tu, grande e ilustre defensora da Igreja, Tu, Auxílio maravilhoso dos cristãos, Tu, terrível como exército ordenado em batalha, Tu, que só destruíste toda heresia em todo o mundo: nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições, defende-nos do inimigo; e na hora da morte, acolhe a nossa alma no paraíso. Assim seja.

Hoje é dia de você escrever sua cartinha a N. Senhora Auxiliadora. Depois de escrevê-la, fotografe com o seu celular e nos mande, pelo whatsapp 81 3224-9284. Nós vamos imprimir o arquivo e levar na quarta-feira, dia 24, ao Santuário, de N. Sra. Auxiliadora, em Jaboatão, na peregrinação da AMA.

Comunicando

Hoje, você vai poder conferir o show que gravamos recentemente. Um show orante. Você vai gostar. É só acessar o Canal Padre João Carlos no Youtube. Arrume um tempinho para assistir o show integralmente. Vai valer a pena.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

25 comentários:

  1. Não estamos sozinhos. As tribulações virão, mas sejamos fortes na fé. Sua benção, padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre , Deus nós abençoe, hoje venho te pedir saúde oara meu irmão Francisco Antônio Aragão Carlos, tenha mesericordia , piedade o cure senhor Jesus, peço que proteja toda minha família , cuida de mim e dos meus dois filhos e obrigada senhor .

    ResponderExcluir
  3. Amém bom dia sua benção padre João Carlos fico feliz de tudo amém vou mandar minha cartinha abençoe minha família

    ResponderExcluir
  4. Glória a Vós Senhor!
    Imaginemos a dor no coração de Jesus quando Ele perguntou " Credes agora?", como pode aqueles escolhidos que viveram e aprenderam tudo com Ele, nós podemos perceber que a todos os momentos foram tiradas as dúvidas, e mesmo assim ainda não acreditavam fielmente, só porque Jesus falava em figuras e exemplos, ou seja em parábolas ?
    Irmãos fiquemos atentos, pois Jesus continua falando conosco nas coisas simples, a cada momento nos ensina através da Palavra de DEUS que continua sendo a mesma daquela época, creiamos e ajudemos outros a crer enquanto há tempo, antes que Ele diga: Eis que vem a hora, Ele retornará e não sabemos quando Ele dirá nem tão pouco quanto tempo nos resta, temos que estar sempre preparados com a mala arrumada, no estado de graça esperançosos para o Seu retorno Glorioso.
    Ele já sabia e sabe de tudo, pois afirma, no mundo tereis tribulações" Eu não estou só, o Pai está comigo", assim devemos acreditar nós também não estamos só, o Espírito Santo habita em nós e nos acompanha,.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia
    Falou de Angola, gostaria de receber a sua meditação directamente no meu celular. Eu recebo do meu padrinho só que quando Ele não me envia, fico sem acompanhar

    ResponderExcluir
  6. Amém 🙌🙇‍♀️

    ResponderExcluir
  7. Peço orações por mim e minha família 👪

    ResponderExcluir
  8. Padre peço orações p meu irmão está precisando de muitas orações agora teve uma péssima notícia na próstata obrigado José Calazans passos . obrigada 😌

    ResponderExcluir
  9. padre peço oração para meu netinho

    ResponderExcluir
  10. Bom dia e obrigada pela meditação, padre João Carlos. Que Deus aumente sempre a nossa confiança, a nossa para q possamos vencer todos os momentos difíceis, as adversidade e saíamos vitoriosos pela graça de Deus. Peço saúde pra mim e toda minha família e dois amigos q precisam muito da cura amém.

    ResponderExcluir
  11. Amém glória a vós senhor Jesus desse enfretais as tribulhsaçaos can coragem canfiança é Deus no mundo vocês passaram por tribulação más eu vencis omondo Eli quer dizer que nós tobem venceremos gratidão senhor por tudo obrigada padre João Carlos por tudo que enviaste para nós minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo bom dia

    ResponderExcluir
  12. Sua benção, gratidão a vida, preciso de um milagre na vida do meu marido a cura e libertação do álcool e da enguimorancao

    ResponderExcluir
  13. Vídeos das narrações bíblica

    ResponderExcluir
  14. Peço oração pela restauração do meu casamento

    ResponderExcluir
  15. Jesus ué confio e espero em te . Não vou desistir dá minha graça

    ResponderExcluir
  16. Ó N.Senhora Auxiliadora clame a Deus pelo meu impossível.amem.meu noma também é Auxiliadora

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde padre João Carlos.
    Esse evangelho é minha vida eu também me sinto abandonado pela família da minha mãe, minha foi pra vida eterna eu era criança não me lembro dela, só conheço a família do meu pai.
    Sua benção. ❤️‍🔥 e Deus abençoe vocês sempre com saúde e proteção divina. ❤️‍🔥 a ❤️‍🔥 ora por mim e minha família 👪 👪 👪.

    ResponderExcluir
  18. Olá padre João a sua benção. Esse Evangelho de hoje é belíssimo. Temos que ter coragem são as palavras de Jesus hoje vivemos num mundo assustador .a nossa esperança está no senhor. Já fiz o meu pedido a nossa Boa mãe..

    ResponderExcluir
  19. Ó Deus querido, eu LHE agradeço pela vida de Santa Rita de Cássia. Contudo, me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, do profetismo, da coragem, da fé, da conversão, da verdade, da evangelização, da paz e da fidelidade. Me ensine viver o meu batismo. Me ensine falar com sabedoria. Me ensine ser uma boa morada da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ensine vencer o sofrimento e as tribulações. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  20. senhor eu creio ,eu confio,espero no senhor.

    ResponderExcluir
  21. Santa Rita de Cassia rogai por nós.

    ResponderExcluir
  22. Peço oração todos os dias

    ResponderExcluir
  23. Peço por todosda minha minha familiAPRINCIPAL OS MAIS doente confio e espero

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS