PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A unidade começa no coração.

A unidade começa no coração.


25 de maio de 2023

   Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa.   


     Evangelho.    


Jo 17,20-26

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20“Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.
22Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste.
26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”

     Meditação.    


Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um (Jo 17,22)

Ao aproximar-se a festa de Pentecostes, quando celebramos a vinda do Santo Espírito, a Igreja nos lê a oração sacerdotal de Jesus, em João capítulo 17. Na última ceia, com os discípulos, Jesus ora por nós. Ontem, ficamos encantados como ele pediu ao Pai que não nos tirasse do mundo, mas nos livrasse do mal. Hoje, ele fez um pedido ainda mais especial: ‘que todos sejamos um’, isto é, que vivamos em perfeita unidade.

O que será essa ‘unidade’ que Jesus está pedindo ao Pai para nós? O que podemos pensar de ‘unidade’, nós um povo marcado por tanta divisão, nós mesmos tão egoístas e interesseiros, com tanta gente desencantada pelo desamor e até pela traição. A gente fala de unidade, mas nem sabe mesmo o que realmente seja, nem acredita que realmente ela possa existir entre nós.

Jesus pediu ao Pai que nós sejamos um, como ele e o Pai são um, isto é, como eles estão identificados no amor. Olha como ele disse: “para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste”.

Então, entre Jesus e o Pai existe essa unidade perfeita. A unidade é uma expressão do amor. Jesus, entre nós, manifestou o amor do Pai. Ele nos deu a conhecer quem é o Pai. O Pai amou o mundo e enviou Jesus. O que é de um é do outro. “O que é meu é teu e o que é teu é meu”. No dizer de Jesus, o Pai lhe deu suas palavras e a sua glória. Jesus ama o Pai e realiza, com todo amor, a sua vontade. Nada do que Jesus diz ou faz, o faz por sua conta, mas porque o Pai mandou fazer ou dizer. É tanta identificação, que, mesmo sendo duas pessoas, os dois são um, estão em perfeita unidade.

Essa unidade entre o Pai e Jesus é o modelo de unidade que ele está nos apresentando. É assim que devemos viver na comunidade, em unidade, como Jesus e o Pai. O mandamento que ele nos deu foi o amor fraterno - ‘amem-se uns aos outros’ - com um finalzinho muito, muito sério: ‘como eu amei vocês’. E como foi que Jesus nos amou? Dando-se por nós, entregando-se em nosso favor, tomando o nosso lugar na morte. Esse é o amor com que ele nos amou: ‘morrendo por nós’. Então, esse é o amor que devemos aos irmãos: acolher, ser solidário, compreender, perdoar, sacrificar-se pelos outros,... A unidade é uma expressão do nosso amor.

O que Jesus pediu ao Pai, então? Que ele nos ajude a amar; a permanecer nele, nos identificando com ele; a amar os irmãos, como ele nos amou. Jesus nos deu a glória do Pai, que é o seu amor, cuja máxima expressão é o dom do seu Espírito. É o Espírito Santo que nos faz filhos de Deus, que nos forma como discípulos, com os mesmos sentimentos de Jesus. É o Espírito da verdade que nos conduz para a unidade perfeita entre nós e com o Pai e o Filho.



Guardando a mensagem

Jesus pediu para os que crerem nele o dom da unidade, sermos um, vivermos em perfeita unidade entre nós e com Deus. Não somente imitemos o Pai e o Filho, mas estejamos neles, na sua própria unidade. Isso é possível, particularmente, pelo grande dom do Espírito Santo, que nos faz filhos, unidos a Cristo. A unidade é possível, porque ela já existe entre Jesus e o Pai, no Espírito Santo. E nós fomos alcançados pelo amor de Deus manifestado em Jesus, por suas palavras e suas obras e, sobretudo, pelo dom de sua vida em nosso favor.

Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um (Jo 17,22)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nós estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Tu disseste, Senhor, que a unidade é a condição para que o mundo creia. Perdoa, Senhor, nossas faltas contra a unidade do teu rebanho, pelo pouco amor que demonstramos por tua Igreja e pela distância que alimentamos dos que creem em ti, mas pertencem a outras tradições cristãs. Pelo dom do teu Espírito, estamos unidos a ti, que nos amas de verdade. Por este mesmo dom, estamos unidos a todos os que creem em ti. Que o nosso amor, vivido nas comunidades cristãs e espalhado na sociedade, seja motivo de alegria e de glória para o Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Se hoje, se apresentar uma ocasião, fale com respeito e amor de sua comunidade cristã. Com igual afeto, faça referências a outras denominações cristãs. A unidade começa no coração.

Comunicando

A área metropolitana do Recife amanheceu, ontem, sob fortes chuvas, com alagamentos, aulas suspensas e vias interditadas. Por essa razão, a peregrinação ao Santuário de N. Sra. Auxiliadora, em Jaboatão, teve que ser adiada. Mas, já foi marcada uma nova data. A peregrinação vai acontecer no dia 31 de maio, no encerramento do mês mariano.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

15 comentários:

  1. Sou Maria Helena,gostei das palavras, todas as igreja publicam todos os dias e vive buscando mais fiéis.Assim enta na vida do cristão, assim nossa igreja católica , também deveria agir Divulgar mais arrebanhar mais, a fim de que o rebanho não seja dispersos..Sou católica, até escuto pregações de outras igrejas,catolicismo vem dos meus ancestrais ninguém fará eu mudar,na existe pessoas que não pensam assim.Ai perdemos.Pense nisso..!MHSR

    ResponderExcluir
  2. Glória a Vós Senhor!
    Quando Jesus diz nesta oração Sacerdotal, Eu não Te rogo somente por eles, nos diz o mesmo que: Eu acredito que mesmo que hoje tenha alguém sem conhecer a Palavra ou se está desviado do Caminho da Verdade da Vida, pois o Próprio Jesus roga ao Pai suplicando a unidade perfeita. Com isso podemos compreender que, todos são chamados mas poucos são os escolhidos. Aqueles que vivem e colocam em prática Seus ensinamentos, estes que um dia deram seu SIM e continuam perseverando mesmo com todas as tribulações e dificuldades do dia a dia continuam perseverantes se comportando como irmãos em Cristo, esses são os escolhidos.
    Então reflitamos, quem somos nós para decidirmos julgar ou até mesmo, ir a favor de tirar a vida de um irmão que hoje foi condenado pelos juízes do mundo? Temos que concordar que mesmo este condenado, se arrepender e aceitar Jesus como seu Salvador e continuar caminhando com Jesus, poderá daqui a segundos para frente converter sua vida e também testemunhando o Amor de DEUS, se tornar um pescador de homens e ainda em tempo ser um dos escolhidos a contemplar a Glória do convívio dos eleitos, (dos escolhidos),.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos.. como e bom ouvir suas palavras sua meditação 🧘‍♀️ logo cedo para começar o dia com Jesus!! Deus abençoe 🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jader 25.05.23 - para que eu possa ver Jesus no Irmão, é preciso que eu o Ame em primeiro : tenha FÉ, sua luz e verdade no Coração. Sou Cristão e Católico de longa data, isto é : da Igreja Santa fundada por Ele na Rocha!

      Excluir
  4. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, ontem em Parnamirim RN, na capela Selisiano, foi uma grande festa,missa, coroação Nossa Senhora Auxiliadora, foi muito lindo, que Nossa Senhora Auxiliadora abençoe a mim , minha família e a todos nós. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Sou Viviane dos Santos Lisboa Borges e sou ouvinte assídua do padre João Carlos todos os dias sua palavra e um bálsamo para minha alma...e também repasso para vários amigos.

    ResponderExcluir
  6. AMÉM 🙇 🙏 ASSIM SEJA SENHOR JESUS, unidos contigo aos irmãos em Cristo, que maravilha 💜🤍🕊🌱

    ResponderExcluir
  7. Caro Pe. João Carlos, gosto muito das suas reflexões e sempre as compartilho no grupo de orações do qual faço parte. Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia

    Sou Luís, devemos estar sempre agarrados a deus e buscar, compartilhar sua palavra, que nos conforta TDS os dias. Amém 🙌

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos e obrigada pela meditação, Padre João Carlos. Muita gratidão por essas palavras e que possamos estar cada vez mais unidos em Cristo e aos irmãos, principalmente àqueles que tanto precisam. Que tenhamos um dia abençoado amém

    ResponderExcluir
  10. Obrigada padre João Carlos pela meditação sempre tão esclarecedora. Que Deus nos permita viver em unidade cada vez mais. Gratidão por tudo, pela união da minha família, para q não haja divisões. E que possamos sempre buscar a unidade com todos amém

    ResponderExcluir
  11. Robson de oliveira santiago de BH/MG. Obrigado padre joao carlos por estas mensagens maravolhosas de todos os dias.

    ResponderExcluir
  12. Bom Padre muito obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  13. A palavra de Deus deve ser lida ouvida todos os dias e guardada em nossos 💚 afim de podermos meditar melhor o que Deus nos fala...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS