PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Pelo sinal da Santa Cruz

Pelo sinal da Santa Cruz

 




17 de abril de 2023

Segunda-feira da Segunda Semana da Páscoa


                              Evangelho                                


Jo 3,1-8

1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.
3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”
5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.


                             Meditação                                 


Você deve nascer de novo (Jo 3, 7)

Você se lembra de Nicodemos! Foi aquele fariseu, mestre da lei, membro do Sinédrio de Jerusalém, que foi falar com Jesus, de maneira sigilosa, à noite. Ele tinha uma simpatia por Jesus. Mas, como membro do Sinédrio, o grande conselho da capital, tinha medo da reação dos seus colegas e com certeza medo de perder sua posição. Quando Jesus foi preso, ele protestou contra a decisão já tomada, sem ao menos o acusado ter sido ouvido. Quando Jesus morreu na cruz, ele ajudou José de Arimateia a cuidar do seu enterro. Nicodemos é o tipo da pessoa importante, que por causa das conveniências do poder, tem dificuldade em assumir publicamente sua adesão a Jesus e ao seu Evangelho.

As lideranças também precisam ser evangelizadas, claro. É o que Jesus fez com Nicodemos. Jesus lhe disse que ele precisava nascer de novo. Ele era um mestre da lei, com assento no grande conselho de Jerusalém. Isso não lhe fazia cidadão do Reino. Só renunciando a si mesmo, se pode seguir Jesus. Só se fazendo pequeno é que se entra no Reino de Deus. Ele precisava nascer de novo. Passar por uma conversão. Renovar-se pelo batismo. Nascer de Deus.

Jesus disse a Nicodemos que ele tinha que nascer de novo. Essa expressão pode ser traduzida também por nascer do alto. Nicodemos quis tomar a palavra de Jesus ao pé da letra, dizendo que não cabia mais no ventre de sua mãe. Não se trata disso. Alguém pode pensar em reencarnação, também não se trata disso. Trata-se de ser renovado pela graça da redenção alcançada na cruz e celebrada no batismo. O batismo é o novo nascimento. Nele, nascemos de Deus, sendo lavados dos nossos pecados pela ação santificadora do Espírito Santo. Jesus explicou a Nicodemos: “Quem nasce da carne é carne. Quem nasce do Espírito é espírito”. Nascer na carne é a nossa vida biológica, nossa condição natural. Nascer do Espírito é ser renovado pela graça de Deus. O novo nascimento é o batismo. Foi o que Jesus explicou a Nicodemos: “Quem não nascer da água e do Espírito, não poderá entrar no Reino de Deus”.

Como Nicodemos era profundo conhecedor das Escrituras, Jesus lembrou-lhe o episódio da serpente de bronze, no deserto. Ele, como mestre da Lei, poderia perceber facilmente que Jesus foi enviado pelo Pai para salvar o seu povo. No tempo passado, o povo estava atravessando o deserto, depois da saída da escravidão do Egito. O povo começou a se cansar e se revoltar contra Deus, reclamando do calor do deserto, da comida repetida que era o maná, do cansaço da caminhada. Deu uma peste de serpentes venenosas. Começou a morrer muita gente por causa de sua má vontade, do clima de murmuração e de revolta contra Deus. A haste com uma serpente de bronze foi um sinal. Deus mandou Moisés fazer essa representação. Quem fosse picado pelas serpentes, olhando para aquele sinal seria salvo da morte.

Esse símbolo, no Antigo Testamento, preparou o sinal de Jesus na cruz. A verdadeira salvação, a verdadeira cura, a libertação do pecado é Jesus em sua cruz. Fomos salvos por sua vida oferecida naquela haste da cruz. Como o povo antigo no deserto olhando para a haste com a serpente de bronze se curava, assim também nós pecadores temos um sinal de salvação, a cruz de Cristo, isto é a morte redentora de Jesus. Crendo em Jesus que morreu e ressuscitou por nós, encontramos a vida eterna.




Guardando a mensagem

Nicodemos é o representante das pessoas importantes, chamadas também à conversão. Ele, que tinha tanto conhecimento das Escrituras, poderia facilmente entender o que Jesus estava explicando. Deus o mandou para salvar o mundo. O povo está, como aquela gente do tempo do deserto, morrendo por causa dos seus pecados. E como no deserto, agora Deus também está nos dando um sinal de salvação. Crendo em Jesus crucificado e ressuscitado, o pecador encontra a salvação.

Você deve nascer de novo (Jo 3, 7)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
vemos em Nicodemos, que para acolher o Reino de Deus, é preciso se desapegar de sua grandeza, de seu poder, de seus grandes conhecimentos. O filho de Deus nasce do alto, do Espírito Santo. A cruz, que é a grande humilhação que te impusemos, Jesus, longe de ser um sinal do teu fracasso, é o sinal de tua vitória e da salvação para todos os que aceitam o teu caminho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

A cruz nos lembra o sacrifício redentor de Cristo, pelo qual fomos salvos. Você sabe fazer o sinal da cruz? Se não sabe, peça a ajuda de alguém com mais experiência. Faça, hoje, mais de uma vez, o sinal da cruz.

Pelo sinal + da santa cruz + livrai-nos Deus + nosso Senhor + dos nossos + inimigos + Em nome do Pai + e do Filho + e do Espírito Santo. Amém.

Comunicando

Como todas as noites de segunda-feira, hoje é dia do Programa Encontros no meu Canal do Youtube. Hoje, vamos mostrar como foi a missão na Semana Santa no Piauí. Espero você, no Youtube, às 20 horas.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Glória a Vós Senhor!
    O nascer do alto que Jesus nos fala através de João, seria traduzindo, uma mudança de vida, se converter em tempo, ser batizado no Espírito Santo e a partir daquele momento tomar uma firme e determinada decisão de viver os conceitos e preceitos da lei de DEUS, ou seja por amor se esforçar para respeitar os dez mandamentos, escutar o anjo da guarda através do discernimento, isto é norteando sempre ser um autêntico seguidor de Cristo, retribuindo toda gratidão de Seu Amor incomparável de entrega na Sua dolorosa Paixão e entrega na cruz para nos salvar.
    Assim irmãos também devemos fazer como Nicodemos, os Apóstolos e alguns dos discípulos fizeram quando entenderam o que significava nascer de novo. Somos orientados a usar sempre de misericórdia, sobre tudo a perdoarmos, da melhor forma possível, assim alimentando esperanças ao próximo, assim seremos exemplos, isto é sendo Sal da Terra e luz para o mundo.
    Esta é nossa missão aqui, não importa nossa inteligência, nem tão pouco nossos conhecimentos, precisamos sempre nascer de novo, nascer como os Santos e Santas, negando todas as distrações mundanas, nascendo do alto, sendo templos do Espírito Santo contribuir para aumentar ao máximo o Reino do Céu,.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia , Deus abençoe essa semana nos proteja e abençoe eu, Lucas e Gabriel e toda minha familia obrigada senhor por tudo

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pe João Carlos,minha benção, obrigada senhor por tudo que tem feito por mim e minha família, abençoe todos eu e minha família, que Deus abençoe sempre o nosso Pe João Carlos. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Eu quero e preciso, nascer de novo. Intercedam por mim a Drus.
    Preciso de suas orações

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Senhor por me dar mais uma chance neste dia para me converter.senhor o que me afasta de ti? Espírito Santo move meu coração a estar atenta sua voz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre para nave dinovo e vive uma nova vida

      Excluir
    2. Bom dia a todos e obrigada padre João Carlos pela meditação diária. Venho agradecer pelo nascimento do meu netinho e pedir pela recuperação da minha, peço orações por ela. Que Deus nos abençoe a todos amém

      Excluir
  6. Padre o senhor é um anjo que veio no mundo nos ensinar o evangelho tenha um lindo e abençoado dia

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe.João Carlos sua benção peço oração pra toda minha família principalmente pra mim que estou me recuperando de um AVC a mais de dois anos. Meu nome é Maria do Carmo.

    ResponderExcluir
  8. Padre peço sua benção no dia de hoje, pois é meu aniversário. Que Deus me abençoe por meio do senhor! Amém

    ResponderExcluir
  9. Anônimo 17/4/2023 10:55 olá padre João Bom dia paz e bem que o Espirito santo nos ilumine cada dia, fico sempre feliz com a mensagem do Evangelho que o senhor nos transmite me cinto com mais força e fé na caminhada!!

    ResponderExcluir
  10. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo 🙏🏾

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde padre João. É a primeira vez que envio mensagrm para o Sr. Gosto muito da sua reflexão. Que o Espírito Santo continue lhe abençoado e lhe dando muita sabedoria .

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado por trazer a palavra de Deus, peça a Jesus por mim, pois me encontro sem emprego, um grande abraço padre João, boa tarde.

    ResponderExcluir
  13. Eu desejo muito nascer de novo, da forma que Cristo falou. Renunciar à minha antiga forma de viver e começar uma vida nova em Cristo. Rogo a Deus pra mudar de vida. Quem puder, ore a Deus por mim, pela minha mudança de vida.

    ResponderExcluir
  14. Amo as reflexões e as músicas do Pé João Carlos anonima

    ResponderExcluir
  15. Que Deus continue abençoando a cada um de nós

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde. Que essa semanaseja iluminada por Nosso senhor Jesus cristo wue aprendamos nos nascer de novo pela água do espirito santo gostei muito de ler sobre Jesus e Nicodemos

    ResponderExcluir
  17. Peço orações pela conversão de minha família

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você consegue amar seus inimigos?

     12 de setembro de 2024.    Quinta-feira da 23ª Semana do Tempo Comum    Evangelho    Lc 6,27-38 Naquele tempo, falou Jesus aos seus dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS