PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Pela fé e pelo batismo, somos novas criaturas.

Pela fé e pelo batismo, somos novas criaturas.

 


18 de abril de 2023

Terça-feira da Segunda Semana da Páscoa


                                Evangelho                               


Jo 3,7b-15

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b“Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.
9Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.

                                Meditação                                


Se vocês não acreditam, quando lhes falo das coisas da terra, como acreditarão se lhes falar das coisas do céu? (Jo 3, 12).

Nesta terça-feira, Nicodemos ainda está em cena, conversando com Jesus. Nicodemos representa o povo de Israel, na dificuldade que teve de entender e acolher Jesus. Nos anos que se seguiram à ressurreição de Jesus, as comunidades cristãs foram se organizando e se espalhando por toda parte. As comunidades guardavam a memória de Jesus e viviam e difundiam o seu evangelho, com grande fervor. Nas comunidades, além de judeus, começaram a ser acolhidos também os pagãos. E como viviam junto ou dentro das comunidades judaicas, o conflito foi crescendo entre as comunidades cristãs e as sinagogas. Nesse diálogo entre Jesus e Nicodemos, está muito dos debates entre os cristãos e os judeus desse período.

Nicodemos é um mestre da Lei, um fariseu, membro do grande conselho de Jerusalém. E Jesus está lhe dizendo que ele precisa nascer de novo, nascer do alto. ‘Que história é essa – pensa Nicodemos – o Messias que nós estamos esperando vem restaurar Israel, levar nosso povo à vitória contra nossos inimigos, vem elevar nossa nação. E esse Jesus, em vez de anunciar a restauração de Israel, está falando do homem novo, de uma nova humanidade; não de um novo Israel, mas de um novo homem’.

Isso mesmo. Jesus está dizendo que, para entrar no Reino de Deus, é preciso nascer de novo, nascer do alto. Ele está explicando que o que dá acesso ao Reino não é o título de membro do povo de Deus ou a prática da Lei de Moisés, mas ser renovado por obra de Deus. O novo nascimento é obra de Deus, pelo seu Espírito Santo.

A essa altura, podemos nos perguntar: Por que Nicodemos não se tornou abertamente um discípulo de Jesus, depois dessa conversa tão esclarecedora?

Nicodemos, ao que parece, permaneceu apenas um admirador de Jesus. Para tornar-se discípulo, precisava abandonar a segurança que ele encontrava na Lei de Moisés. Para ele, o Reino de Deus se ganhava pelo cumprimento fiel do que a Lei mandava. E Jesus explicava que o Reino não é um prêmio aos mais comportados, mas um dom de Deus a quem ele ama. Na verdade, a todos que o amam, reconhecendo nele o enviado do Pai.

Nicodemos, ao que parece, não se tornou abertamente um seguidor de Jesus porque aderir a Jesus significava aderir ao seu evangelho, à sua pregação, aos seus ensinamentos. E Jesus abertamente amava e defendia os mais fracos, os mais sofridos, os discriminados. Isso implicaria ele ter um modo de viver e agir como Jesus, sem a busca de privilégios pessoais e na defesa dos injustiçados e oprimidos. Isso seria uma mudança muito grande para uma pessoa como ele, da elite social e religiosa do seu povo. Certamente, isso pegaria muito mal no Sinédrio. Ele seria mal visto, criticado e, quem sabe, até expulso do grande conselho. Ele não quis correr esse risco.

Guardando a mensagem

Nicodemos, mesmo reconhecendo que Jesus era um homem de Deus, parece que não conseguiu dar o grande passo da conversão. Permaneceu na sua condição de segurança como Mestre da Lei, não percebendo que a novidade estava em Jesus que, por sua morte e ressurreição, comunicava o perdão, a vida de Deus, o Santo Espírito. Pelo Espírito comunicado pelo ressuscitado, renascemos para uma nova vida, a vida da graça e da comunhão com Deus e com os irmãos. O novo ser humano, nascido do Espírito Santo, como o vento, é livre. Não está mais amarrado à letra da Lei, mas se move com liberdade nas suas novas opções.

Se vocês não acreditam, quando lhes falo das coisas da terra, como acreditarão se lhes falar das coisas do céu? (Jo 3, 12).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o novo nascimento de que falavas, na conversa com Nicodemos, é o batismo. O batismo, o recebem os que creem em ti e aderem à tua pessoa e ao teu evangelho. No batismo, celebramos o derramamento do teu Espírito sobre nós, nos lavando dos pecados e nos comunicando a graça de sermos filhos de Deus. Dá-nos, Senhor, a graça de viver santamente a nossa nova condição de filhos e irmãos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Será que, em você, há alguma coisa de Nicodemos? Em seu momento de oração de hoje, peça a Jesus a graça da conversão; conversão que é adesão fervorosa a Jesus e ao seu estilo de vida.

Comunicando

Compartilho, com vocês, minha agenda dos próximos dias: 26 de abril - Show na cidade de Bom Conselho, PE; 15 de junho - Show em Caruaru, PE;  20 de maio - Missa dos Ouvintes da Rádio 9 de julho, no Mosteiro da Luz, São Paulo (capital); 24 de maio: Peregrinação ao Santuário-Basílica de N. Senhora Auxiliadora, em Jaboatão .

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Bendigamos ao Senhor! Graças a Deus. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Que a paz do senhor Jesus Cristo esteja sempre com convosco
    Ti agradeço pai pela noite de sono
    Agradeço pela benção de acorda bem com paz no coração amém
    Que tanha-.mos um santo dia amém

    ResponderExcluir
  3. Jesus foi tão humilde e pregou a humildade. Hoje, a Igreja Católica inclusive o Vaticano faz questão da exuberância, dos cale-se de ouro, das vestes que remetem a riqueza. Jesus ficou aborrecido com o comércio existente num templo, e hoje a Igreja não se conforma só com o dízimo, quer sempre mais dinheiro, vende velas, folhinha, cobra quando pedimos orações. E ainda temos um Papa e Bispo da CNBB que defende políticos corruptos, comunistas e os apoiam publicamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala sério: amor ao próximo e a prática da justiça! Comunista é regime totalitário e ateu. Faça sua oferta pra DEUS... Pois se V. Sa. estiver ofertando para o Santo Papa, o Bispo, o Padre de sua paróquia, o Pregador de sua Igreja Matriz ou Capela, V. Sa. pode estar cometendo um GRANDE EQUIVOCO. Faça sua oferta, que, seja 1 centavo de reais, mas faça de coração grato pra DEUS. "Afasta de mim esse Cálice" e esse Cale-se de Ouro dos ditadores. Amém.

      Excluir
  4. Peço como intenção hj a silugia que eu consiga e possa mim cura desse problema de respiração amém

    ResponderExcluir
  5. Dos cálices de ouro, corrigindo acima

    ResponderExcluir
  6. Que o divino Espírito Santo nos dê sua luz de paz e muitas bênçãos!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos sua benção 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor!
    Naquela época, o povo que não se alimentava pela Sagrada Escritura e não se deixava serem conduzidos pelo Espírito Santo, só pensavam que os milagres fossem feitos por cada homem que o realizasse, isto é sem a permissão das mãos de Jesus, ou mesmo até sem intervenção da Graça de DEUS.
    Jesus usou o exemplo da natureza, melhor dizendo do vento para que Nicodemos, vendo e sentindo acreditasse no Poder do alto, que é o sobrenatural da vontade do Pai, ou seja a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo de DEUS.
    Somos pequenos demais mesmo para entender toda a nossa existência, o tempo, nem o sol, nem a lua, o porque os formatos dos planetas e satélites, a natureza, os animais, dentre outros mistérios Divinos mais.
    Mas a Sagrada Escritura prova que, como Moisés para salvar o povo no antigo testamento da escravidão Egípcia precisou levantar a serpente, assim Jesus também precisou ser levantado, na Cruz do madeiro para libertar não só o povo judeu, más toda a humanidade, e até antes da Sua entrega na Cruz ainda era tudo normal, acreditava se que eram, realizações e feitos humanos, a partir do terceiro dia quando o nosso Salvador ressuscitou dos mortos, assim nos concedendo a vida eterna. Está claro que, um Poder maior agia e continua agindo sobre todas as coisas, nos protegendo e abençoando Divinamente, conforme o oxigênio do vento, sem explicação, basta acreditarmos e somente agradecer por Ele nos conceder a graça de nascer do alto todos os dias, Só Ele sabe o tempo certo de todas as coisas e o melhor para cada um de nós,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Que Nossa Senhora da Ressurreição transforme sua vida ! Cristo por meio de Maria , irá operar em sua vida . Muitas maravilhas nossa senhora quer chegar a toda sua família , aos seus amigos , especialmente aos que mais ecessitam d' Ela . Santa e abençoada noite . Sa

      Excluir
  9. Bom dia peço orações por mim e minha família

    ResponderExcluir
  10. Nem morrendo na cruz entendem
    Qtos comentários pobres
    Sugestão vai estudar antes de abrir a boca vai
    Principalmente a igreja e seu ministério

    ResponderExcluir
  11. Sejamos novas criaturas não nos deixemos empregnar por ideias separatistas

    ResponderExcluir
  12. Muito boa reflexão da palavra de Deus

    ResponderExcluir
  13. As vezes fico pensando : será que não foi suficiente a morte na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo ???? Muitos irmãos sem noção .... Deus nos abençoe e nos guarde !

    ResponderExcluir
  14. Peço a Jesus que restaure a minha saúde !!

    ResponderExcluir
  15. Obrigada padre João Carlos pela meditação diária. Quero pedir orações pela minha mãe que teve um AVC e está hospitalizada, para q fique ligo curada amém

    ResponderExcluir
  16. Amém padre,que Deus continue abençoando a cada um de nós 💕 🙌

    ResponderExcluir
  17. Pai do Céu, eu LHE agradeço pela vida de São Galdino. Todavia, me ensine seguir o caminho do apostolado, da caridade, da fidelidade, da união, da partilha, da fé e da consolação. Me ensine dá testemunho do RESSUSCITADO. Me ensine nascer do alto, nascer do Espírito. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS