PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Pelas mãos da Igreja, na Santa Missa, Jesus se oferece pela salvação de todos.

Pelas mãos da Igreja, na Santa Missa, Jesus se oferece pela salvação de todos.

 


27 de abril de 2023

  Quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa.  


                            Evangelho                                   


Jo 6,44-51

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.
48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.


                           Meditação                                   


E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo (Jo 6, 51)

Esse capítulo 6 de São João é uma bela catequese de Jesus sobre a Eucaristia. O povo que o rodeava depois da multiplicação dos pães e nós hoje também, todos precisamos dessa catequese. Só assim poderemos viver melhor o sacramento da Eucaristia, que ele celebrou na última Ceia.

Pão é uma representação universal do alimento, de tudo que precisamos para viver. E Jesus, na sua catequese ao povo, em Cafarnaum, se compara com o pão. “Eu sou o pão da vida”. E retoma aquela imagem do Antigo Testamento, o maná. No deserto, quando caminhava para a terra prometida, o povo de Deus foi alimentado pelo maná. Era o pão descido do céu. O verdadeiro pão descido do céu, esse sim, é um pão que garante a vida eterna. Quem dele come, vence a morte. Esse pão é o próprio Jesus. ‘Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo’.

A Eucaristia, nos ensina a Igreja, é o memorial da Páscoa de Cristo, isto é, da obra da salvação realizada pela vida, morte e ressurreição de Cristo (Catecismo da Igereja Católica 1409). Jesus se ofereceu por nós, em sacrifício. Ele se deu por nós. Na ceia com os discípulos, ele fez a oferta de si mesmo a Deus. Na cruz, ele realizou essa oferta de sua vida. A Missa torna presente o sacrifício da cruz que foi oferecido uma única vez, em favor da humanidade.

E Jesus nos une ao seu sacrifício. Nós nos unimos a ele pela fé, pela escuta de sua palavra, pela comunhão no seu sacrifício. Na Missa, unimos nossos sofrimentos, nossas dores com a dele. Estamos unidos com ele na oferta de sua vida. Estamos unidos com ele nos frutos de sua morte e ressurreição.

A ceia de páscoa com os discípulos foi também um grande louvor a Deus: pelos dons da criação, pela história da salvação, pela entrega obediente de Jesus. A Missa é uma grande ação de graças, um grande louvor. A palavra Eucaristia quer dizer ação de graças. E, com Jesus, damos graças a Deus pela criação, pela redenção, pela santificação, pela obra maravilhosa de Deus entre nós. Louvamos a Deus, particularmente, pela morte e ressurreição de Jesus.

É assim que, começamos a compreender melhor o que ele disse ao povo: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para vida do mundo”.


Guardando a mensagem

O sacrifício de Jesus na cruz e a sua ressurreição nos trouxeram vida, alcançando-nos o perdão dos nossos pecados e a vida nova de filhos de Deus. O sacrifício foi o oferecimento de sua vida. Carne e sangue representam a sua vida humana sacrificada. Na última ceia, Jesus antecipou sua oferta na cruz, celebrando a ceia da páscoa com os seus discípulos. Foi na ceia que ele tomou o pão e o vinho e disse aos discípulos que comessem e bebessem deles, pois era o seu corpo entregue e o seu sangue derramado. E pediu aos discípulos: “Façam isso em memória de mim”. A Missa é o memorial de sua morte e de sua ressurreição. Nela, continuamos a apresentar ao Pai a oferta de Jesus em sua cruz. Nela, entramos em profunda comunhão com ele, escutando sua palavra e comungando no seu corpo e no seu sangue. A Missa é o grande louvor que elevamos a Deus, por Cristo, com Cristo e em Cristo.

E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo (Jo 6, 51)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
quando a comunidade cristã, a Igreja, se reúne para celebrar a Ceia do Senhor, estás presente e ages entre nós: na assembleia dos irmãos, na palavra proclamada, no ministro que te representa e, de maneira muito especial, no sacramento do pão e do vinho consagrados. E, nós, Senhor, nesta ceia santa, estamos unidos a ti. E é por ti que sobem ao Pai os nossos louvores, a nossa confissão de fé, a nossa intercessão pelas necessidades da Igreja e do mundo. E de novo, pelas mãos da Igreja, te ofereces pela salvação de todos. E por teu intermédio, descem tantas bênçãos e graças do céu em nossas vidas! Tu és o pão vivo que desceu do céu para a vida do mundo. Bendito seja o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Vou lhe dizer uma palavra de Dom Bosco que eu musiquei: "A Santa Missa. Para mim não pode haver festa maior". Pense um pouco sobre isso.

Comunicando

Sendo possível, participe da Santa Missa desta quinta-feira (11 horas), que celebramos semanalmente pelos associados e ouvintes, com transmissão pelo Rádio e pelo Youtube. Hoje, preside o jovem padre salesiano Antonio Neto. Anote sua intenção no formulário. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

42 comentários:

  1. Muito obrigada pela rica palavra de vida que me alimenta diariamente.Bem haja padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Pela Saúde de Maria de Fátima Rodrigues Teixeira. Para que se desate todos os nós de sua vida. Amém

    ResponderExcluir
  3. Pela saúde e recuperação de Nilza Alves

    ResponderExcluir
  4. Por um novo emprego

    ResponderExcluir
  5. Pelos desafios diários Senhor. Me faz forte e corajoso. Se faça presente em minha vida e dai-me a graça de ter sabedoria e entender tua voz em mim. Amém. Te amo Jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. padre Marco muito obrigada pela sua palestra

      Excluir
  6. Obrigado Senhor por este alimento que me torna melhor a cada dia gratidão🙏🙌

    ResponderExcluir
  7. Junior Amorim.
    Obrigado senhor por tudo que nós tem dado.abençoe nossa família e meus amigos.🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Júnior Amorim! Peço graças adeus pele nossas empresas e funcionários. Que Deus nos der paz alegria e muita saúde.

    ResponderExcluir
  9. Pela minha saúde mental

    ResponderExcluir
  10. Agradeço pelo dom da vida que nos é dada pela eucarística, peço pela vida e conversão de toda minha família 👪

    ResponderExcluir
  11. AMEM SENHOR JESUS ES NOSSO PÃO DA VIDA EU CREIO AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  12. Meu Senhor e meu Pai! Envia Teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha a Tua santa Palavra!

    ResponderExcluir
  13. Selma. Peço oração e a graça pela cura da crise de ansiedade pela convenção do meu esposo e bençãos divinas sobre meus filhos Edsom fhelliphe e Miguel Marcelino. Peço também oração por todos do mundo inteiro.sua Bença padre que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  14. Glória a Vós Senhor!
    Nós só poderemos contemplar a face de DEUS se aceitarmos o nosso discipulado e formos merecedores do Céu, no ultimo dia depois de sermos ressuscitados, assim Irmãos continuemos confiantes na infinita Misericórdia depois de por toda Graça de DEUS na perseverança da nossa fé vencermos todas tribulações, só assim seremos merecedores do descanso na vida eterna.
    Jesus continua falando sobre a importância da Santíssima Eucaristia, afirmando e reafirmando que Ele é o Próprio Pão da vida e que só quem crê sem ter visto e comer, se alimentar da Sua Carne e beber o Seu preciosícimo Sangue, será saciado com o Pão vivo que vem do Céu, sendo assim precisamos deixar sermos atraídos e instruídos por Jesus Cristo através do DEUS Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo,.

    ResponderExcluir
  15. PELA CONVERSAO. SAUDE. PAZ E AMOR DO
    MUNDO INTEIRO NO CORAÇÃO DE JESUS

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Pe João Carlos, peço minha benção, que Deus em minhas orações,para que mim proteja e a minha família, que nos conceda a paz, saúde, união, que Deus,Jesus Cristo, permaneça em nossos corações, abrindo compreensão e muita Paz.Que Deus abençoe o nosso querido Pe João Carlos sempre. Amém 🙏🙏🙏🙏 o

    ResponderExcluir
  17. Peço pelos meus filhos que não estão conseguindo gerar um filho, que Deus opere se for de Tua vontade um grande milagre. Amém

    ResponderExcluir
  18. Que Deus abençoe a cada um de nós e o nosso querido Padre João Carlos, que nos transite tanta paz e luz. Bom e abençoado dia para todos. Sob o manto protetor de Nossa Senhora, saúde e paz. 🙏🏼🙌🏻❤️‍🔥💐

    ResponderExcluir
  19. Eu peço pela saúde de minha sogra é pela a conversão da minha família

    ResponderExcluir
  20. Muito linda e perfeira reflexao,parabens,pela sua dedicacao a Jesus,e a nos tambem! Muito obg.pelo seu carinho.🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  21. Gratidão a Deus por seus ensinamentos, tenho aprendido e vivenciado esse aprendizado em minha vida, e tenho colhido muitos frutos vivos! Que Deus derrame chuvas de benções sobre vcs da Ama e ao Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Pe Carlos! Obrigada por nos ajudar na reflexão da Palavra de Deus! Unidos em oração! Edleuza

    ResponderExcluir
  23. Peço pelo meu filho :Marcos Vinícius ,Miguel ,Leonardo Adriana Amanda e Eduardo minhas netas Sara Maria Alice e o vizinho que a minha nora espera Ariele

    ResponderExcluir
  24. Eu pesso oração pelo meu trabalho

    ResponderExcluir
  25. Eu pesso oração para desatar os nós da minha vida financeira

    ResponderExcluir
  26. Gratidão Senhor pelo alimento maior q e a vossa palavra...obg pelo Dom da vida,pela minha saúde e de toda minha família e amigos ..

    ResponderExcluir
  27. Obrigado pela essa meditação tão linda da palavra do senhor.

    ResponderExcluir
  28. Mto obrigada Padre João Carlos pela meditação da palavra q nos alimenta e nos fortalece espiritualmente. Deus abençoe o senhor.

    ResponderExcluir
  29. Srs. Pela quarta vez, informo que essas tarjas em azul estão desconfigurando a formatação do texto.
    Por que continuam insistindo nesse erro???

    ResponderExcluir
  30. Bom dia a todos e muito obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Que todos tenhamos um dia abençoado amém

    ResponderExcluir
  31. Padre essas reflexões do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo nos ilumina a alma e nos fortalece na caminhada que Deus em sua infinita bondade e misericórdia ilumine e abençoe sempre mais a sua preciosa vida e o seu precioso e abençoado Sacerdócio abraços fica com Deus

    ResponderExcluir
  32. Amém e obrigado meu Deus por tudo que você faz por mim Amém

    ResponderExcluir
  33. Amém e obrigado meu Deus por tudo que você faz por mim

    ResponderExcluir
  34. Amem e obrigadacmeu Deus por tudo o que tens feito por mim

    ResponderExcluir
  35. 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  36. Deus de toda ternura, eu LHE agradeço por todos os anjos que foram colocados no meu caminho. Contudo, me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, do profetismo, do discipulado, da oração, da alegria, da evangelização, da humildade, da justiça, da obediência, da fé e da ressurreição. Me ensine sofrer com paciência. Me ensine viver o meu batismo. Me ensine comungar santamente. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  37. Tenho recebido de um amigo o encaminhamento do texto bíblico que vem com as explicações do Pe João Carlos, que com muita clareza nos enriquece para entender melhor a Palavra. Que Deus continue abençoando o Pe na sua nobre missão missao sacerdotal. Gratidão.

    ResponderExcluir
  38. Obrigado padre João Carlos, por todas as meditações e orações por nós. Eu também rezo pelo senhor e por todos os padres.

    ResponderExcluir
  39. Divanete maciel Alves

    ResponderExcluir
  40. Pe João Carlos que bênção poder ouvir a meditação do evangelho todos os dias Que o espírito santo te ilumine sempre abraço fraterno

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS