PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A beleza e a grandeza da Santa Missa

A beleza e a grandeza da Santa Missa


 
28 de abril de 2023

  Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa. 


                                Evangelho                               


Jo 6,52-59

Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”.
59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.


                             Meditação                                

Aquele que come este pão viverá para sempre (Jo 6, 59)

O capítulo 6 do Evangelho de São João é uma linda catequese sobre a obra redentora de Jesus, celebrada na Eucaristia. Ele falou muitas vezes sobre o alimento que ele daria para a vida eterna: sua carne e seu sangue. Muita gente achou aquilo muito estranho e se afastou. Mas, quando as comunidades começaram a celebrar do jeito que Jesus fez na última ceia, começaram a entender esse seu ensinamento.

E o que Jesus fez na última ceia? Ele antecipou a sua entrega na cruz, entregando-se ao Pai em nosso favor. Na cruz, ele deu a sua vida por nós. Aquela oferta generosa e obediente de si mesmo na cruz foi a mesma da ceia. É a mesma da Missa. A Missa renova aquela oferta do calvário, a sua morte redentora em favor da humanidade. A morte cruenta foi uma única vez. Mas, na Missa, como na última ceia, esse sacrifício é renovado, reapresentado a Deus.

Jesus fez sua celebração com os discípulos na ceia da páscoa. A última ceia foi uma ceia de páscoa. Na ceia da páscoa, comia-se o cordeiro assado, cordeiro que tinha sido antes oferecido em sacrifício a Deus. Na ceia de Jesus, não houve cordeiro sacrificado. O cordeiro era Jesus. Ele seria sacrificado. Ele seria o alimento a ser comido, na ceia da páscoa.

A Missa é a ceia da páscoa. O cordeiro que comemos, em família, em ação de graças pela libertação, é o próprio Jesus. Jesus está sacramentalmente presente no pão e no vinho consagrados. “Comam. Este é o meu corpo”. “Bebam. Este é o meu sangue”.

Na ceia pascal, a grande família rendia graças a Deus por todas as maravilhas que o Senhor realizara na história do seu povo, desde a criação, a escolha daquele povo, a libertação do cativeiro do Egito, a posse da terra prometida e muito mais. Na ceia dos cristãos, tudo é ação de graças ao Pai, por tudo que ele fez desde a criação até a vinda de Jesus e do Santo Espírito. Ação de Graças virou o nome da ceia pascal dos cristãos, Eucaristia.

Ele disse ao povo: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”. De fato, por sua morte, ele nos trouxe a vida. Ressuscitado, ele apresentou-se aos discípulos e lhes comunicou a paz e o Espírito. A sua vida entregue expiou o nosso pecado. Ressuscitado, ele nos abriu as portas da casa de Deus: pelo dom do seu Espírito, agora somos filhos Deus. Na sua morte, ele nos deu a vida.

Na missa, na nossa ceia pascal, nos unimos a Cristo pela fé, pela caridade, pela oração e, muito especialmente, pela comunhão no pão e no vinho consagrados. Nós nos associamos ao seu sacrifício com nossas dores, nossos sofrimentos, nossas lutas. “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”. Na comunhão, nos unimos a ele e ele se une a nós.


Guardando a mensagem

Jesus falou de sua carne e de seu sangue que ele daria para a vida do mundo. Ninguém entendeu. E muitos se afastaram. De fato, foi o sacrifício de sua vida na cruz – corpo entregue e sangue derramado – que nos trouxe a vida, a salvação. Jesus celebrou essa entrega obediente de sua morte na ceia pascal, a última ceia. Do pão, fez sacramento do seu corpo e o deu em alimento. Do vinho, fez sacramento do seu sangue e o deu em bebida. No lugar do cordeiro sacrificado da ceia pascal, comemos pão e vinho, que, pelas palavras do Salvador e pela efusão do Espírito Santo, tornam-se substancialmente corpo e sangue de Cristo. Pela comunhão no seu corpo e no seu sangue, nos unimos profundamente a ele e ele a nós. Na Missa, elevamos ao Pai - com Cristo, em Cristo e por Cristo – a mais alta louvação e dele recebemos as mais elevadas graças e bênçãos.

Aquele que come este pão viverá para sempre (Jo 6, 59)

Rezando a Palavra

Esta é uma oração medieval rezada por Santo Inácio de Loyola, que continua sendo usada por milhões de cristãos após a comunhão.

Alma de Cristo, santificai-me.
Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me.
Água do lado de Cristo, lavai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me.
Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me.
Não permitais que me separe de vós.
Do espírito maligno, defendei-me.
Na hora da minha morte, chamai-me.
e mandai-me ir para vós,
para que vos louve com os vossos Santos,
por todos os séculos.
Amém.

Vivendo a palavra

Fale com alguém sobre esse evangelho de hoje. Você pode começar perguntando se ele (ou ela) participa da comunhão.

Comunicando

O mês de maio começa segunda-feira. O desafio de maio será rezar o terço mariano, todos os 31 dias do mês. Vá pensando no que isso significa pra você. Amanhã, vou lhe perguntar se topa o desafio.

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB

18 comentários:

  1. Bom dia Pe. João Carlos. Sou a Ilda de São Paulo Capital. Minha gratidão a Deus pelo seu sacerdócio missionário. Como faz bem receber o Evangelho todos os dias e partilhar com muitas famílias e amigos. Que Deus abençoe grandemente sua vida."Aí de mim se eu não evangelizar...!"

    ResponderExcluir
  2. AMÉM 🙇 🙏 OBRIGADA SENHOR JESUS POR TUDO QUE FEZ ,FAZ, E TEM FEITO POR NÓS!

    ResponderExcluir
  3. AMEM OBRIGADO SENHOR POR TUDO QUE TEM FEITO EM MINHA VIDA ENTREGO TUDO EM TUAS MAES AMEM AMEM MEU JESUS AMEM

    ResponderExcluir
  4. Glória a Vós Senhor!
    Jesus lendo os corações dos judeus, hoje vem nos confirmar mais uma vez, o Poder que tem a Santíssima Eucaristia, o Sacramento dos Sacramentos na vida dos cristãos.
    Naquela época o povo humanamente perguntavam, porquê não compreendiam, pois não tinham a visão profética e não viviam o sobrenatural, mas hoje nós já entendemos perfeitamente que o Messias em total obediência veio e cumpriu Sua missão, assim vencendo a morte Cristo ressuscitou e é o Pão da vida, o Pão que desceu do céu, porque DEUS Pai entregou Seu Único Filho na cruz para nos salvar, nos redimindo de todos os pecados e provando todo Seu Amor, desceu a mansão dos mortos e venceu o último inimigo, a morte e ressucitando no terceiro dia, assim Sua presença real se faz na celebração Eucarística todas as vezes onde é oferecido na transubstanciação do Seu Corpo sagrado e do Seu preciosíssimo Sangue Redentor, porque a vontade do Pai é que vivamos em Jesus todos os dias para que possamos ser conduzidos pelo Espírito Santo e viver o céu aqui na Terra e como peregrinos retornar a Jerusalém celeste um dia ao convívio dos eleitos, a morada eterna,.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João Carlos, peço minha benção, que Deus nos conceda, paz, saúde felicidade, que Deus proteja e ilumine eu e minha família, que hoje seja um dia de vitória, para meus familiares, com muita união e paz. Obrigada Pe João Carlos, por todas as meditações que recebo todos os dias, que Deus abençoe e ti ilumine sempre Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Anônimo 28/4/2023 8:09 olá padre João Bom dia obrigada por essa bela catequese que o senhor me dá todos os dias através da palavra de Deus.Todo aquele que come da carne e bebe do sangue será salvo!

    ResponderExcluir
  7. Deus está conosco e nos nele, somente assim podemos estar em paz. Amem

    ResponderExcluir
  8. Gratidão a Deus por todo seu amor por nós 🙏

    ResponderExcluir
  9. Oi padre João Carlos boa tarde sou Antônia Maria Silva Barbosa de Paramoti peço oração pra todos de minha família e para ó mundo inteiro

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde a todos e um dia abençoado. Obrigada padre João Carlos pela meditação diária, sempre nos ajudando a entender melhor a palavra de Cristo. Agradeço muito pela melhora da minha mãe. Fiquemos com Deus sempre amém

    ResponderExcluir
  11. Muito bom e verdadeiro tudo isto

    ResponderExcluir
  12. Senhor Deus do Universo, eu LHE agradeço pela instituição da Eucaristia. No entanto, me ajude seguir o caminho do discipulado, da cura, da evangelização, da fidelidade, da vida eterna e da obediência. Me ajude vencer o sofrimento, o pecado e a perseguição. Me ajude ficar cheio do Espírito Santo. Me ajude viver o meu batismo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Olá paz e bem o Evangelho de hoje é muito tocante eu sou uma apaixonada pela eucaristia quero comer sempre desse pão. Obrigada padre pelas palavras.

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada Padre pela meditaçáo

    ResponderExcluir
  15. Bóm día padré éu sempre recebo súas horaçaó q mé faz múíto bem houvir fica com Deús

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você consegue amar seus inimigos?

     12 de setembro de 2024.    Quinta-feira da 23ª Semana do Tempo Comum    Evangelho    Lc 6,27-38 Naquele tempo, falou Jesus aos seus dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS